Estresse no Trabalho: saiba como o RH pode auxiliar a criar um ambiente mais saudável para os colaboradores

criado em 4 de Maio de 2023

última atualização 3 de Outubro de 2023

Leia em 8 min

Desenvolver uma gestão de pessoas com eficiência, visando ter uma retenção de talentos, não é uma tarefa tão fácil. Por isso, o setor de RH precisa praticar mecanismos que trabalhem em prol do clima organizacional e do ambiente de trabalho. O mais comum atualmente é gerenciar e diminuir o desenvolvimento do estresse no trabalho

Seja uma causa profissional ou não, esse sentimento pode afetar muito a produtividade dos colaboradores e também pode prejudicar sua saúde física e mental. Além disso, o alto nível de estresse pode gerar a síndrome de burnout, em que o funcionário tem um grande desgaste e acaba precisando ser afastado temporariamente. 

Mas, para conseguir ajudar suas equipes e transformar o ambiente corporativo em um local de acolhimento e bem-estar, é necessário compreender todos os efeitos do estresse no trabalho. Então, para saber mais sobre esse assunto, é só continuar a leitura. 

Índice:

O que é Estresse no Trabalho?

O estresse no trabalho é uma resposta física, ou seja, uma reação a uma situação de tensão ou irritação que envolve a rotina de trabalho.

Esse estresse pode ser silencioso, como uma ida ao banheiro para chorar e se extravasar, ou impulsiva, em que há gritos e choro na frente da equipe. 

Além disso, ele pode acontecer de forma pontual, em uma situação bem específica que ativou algum gatilho do funcionário, ou de forma gradativa, sendo um acúmulo de situações estressantes, até chegar à gota d’água. 

Os tipos de Estresse

Podemos separar o conceito de estresse em três categorias. São elas:

Estresse Agudo

É o sentimento de estresse em situações pontuais, como uma reunião marcada de última hora, um e-mail de feedback, entre outros.

Isso causa uma tensão momentânea, com alterações nos batimentos cardíacos e outras manifestações no corpo, porém não causa sequelas a longo prazo.

Estresse Episódico

Esse é o famoso gatilho que dispara em algumas situações. O gatilho acontece por algum trauma ou medo, mesmo que inconsciente, que um indivíduo tem. Quando acontecem situações em que esse gatilho é disparado, o estresse pode ser um dos sintomas.


Dessa forma, o estresse episódico, como o próprio nome diz, acontece em episódios, porém, a longo prazo, pode se tornar prejudicial à saúde.

Estresse Crônico

O estresse crônico é aquele que acontece com certa frequência e constância, fazendo parte do dia a dia do indivíduo. Todas as ações podem gerar estresse e tensão, o que agrava a saúde mental e física de quem passa por isso.

Sintomas do Estresse no Trabalho

O estresse é um sentimento que, quando recorrente, pode ser considerado um problema de saúde. Ele acontece quando vivenciamos uma situação de perigo ou ameaça, quando realizamos um esforço elevado sob pressão, e não conseguimos lidar com a carga emocional gerada. Com isso, nosso organismo reage de diversas maneiras, podendo causar:

  • tonturas, dores de cabeça e musculares;
  • cansaço e insônia;
  • irritações na pele e queda de cabelo;
  • formigamento pelo corpo;
  • alterações de humor;
  • problemas de atenção, concentração e memória.

Quando estamos estressados, existe uma certa facilidade de assimilar esses sintomas ao problema. Porém, nem sempre a causa é identificada, o que dificulta o processo de diminuir o fator estressante. Os gatilhos de estresse são individuais e dependem da cultura, crença, visão, educação, vivências do ser, entre outros fatores.

Principais motivos de Estresse no Trabalho

O estresse no trabalho pode vir de diversas formas. Confira as principais a seguir.

Falta de ética profissional dos chefes

A falta de ética no trabalho pode gerar muita insatisfação por parte dos funcionários. Um profissional antiético pode atuar de maneira contra a lei e pode passar por cima de outras pessoas para atingir os resultados que deseja. Tudo isso pode trazer uma enorme frustração.

Ambiente de trabalho tóxico

O ambiente tóxico por si só gera estresse, pois não é um lugar que preza pelo bem-estar e saúde mental das pessoas ali presentes. Passar muito tempo nesse tipo de ambiente pode causar estresse crônico.

Ausência de uma cultura organizacional

A cultura organizacional dita o tom das interações e da forma de trabalho de uma corporação. Se a empresa possui uma cultura forte e consolidada, as chances de ser um ambiente com muito estresse diminuem.

Excesso de trabalho

A carga excessiva de trabalho gera ansiedade e frustração, já que nem sempre é possível entregar o melhor resultado e ainda continuar dentro do prazo. Esse tipo de sentimento pode evoluir para um quadro de estresse e causar danos à saúde mental.

Excesso de competitividade

A competitividade, até um certo nível, é saudável. Porém, quando exagerada pode ser uma característica estressante, pois coloca o seu conhecimento e produtividade à prova a todo tempo, sendo cansativo.

Metas inalcançáveis

Não atingir as metas estabelecidas frustra e pode gerar muito estresse pela falta de correspondência às expectativas geradas. 

Comunicação interna ruim

A falha na comunicação é um fator muito estressante no dia a dia de trabalho, pois mensagens erradas podem impactar negativamente a produtividade e a entrega de atividades. Tudo isso gera bastante estresse entre os funcionários.

Falta de reconhecimento

Quando o chefe é narcisista ou não sabe dar os devidos créditos aos seus liderados por suas conquistas e atividades, isso pode causar revolta, chateação e muito estresse.

Quais são as consequências do estresse?

A sobrecarga mental é um dos principais fatores de afastamento profissional, segundo o estudo da Previdência Social. As principais causas disso são o estresse excessivo, a alta tensão e a baixa produtividade no ambiente de trabalho. 

Com isso, a empresa perde não apenas talentos, mas também causa desfalque nas equipes, podendo sobrecarregar outros funcionários e gerar a recorrência desse problema. Além disso, a insatisfação do time aumenta, o clima organizacional fica comprometido e o índice de turnover cresce. 

Por isso, é preciso controlar e equilibrar o estresse no trabalho dentro da sua empresa para não acarretar diversos impactos negativos para a organização e colaboradores. O melhor a se fazer é oferecer uma cultura positiva e benefícios diferenciados, que causem um maior engajamento e motivação no ambiente corporativo. 

Como diferenciar estresse no trabalho e burnout?

Como foi comentado, o estresse é um dos fatores que levam à síndrome de burnout. Porém, mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas de como identificar cada um dos fatores para um burnout, pois eles podem ser também individuais ou pessoais. 

O estresse pode acontecer em diversas situações da vida, como no trabalho, em relacionamentos, na rotina e afins. Já o burnout é totalmente ligado ao esgotamento profissional.

Dessa forma, podemos classificar o burnout como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Tem como característica principal o estresse crônico e tensão emocional constante, causadas pelas suas atividades no trabalho. O estresse não necessariamente existe atrelado ao mundo corporativo.

5 dicas para o RH lidar com o estresse na equipe

O Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de maior índice de estresse no trabalho. E, segundo uma pesquisa da Isma-BR, 72% dos brasileiros sofrem desse problema de saúde profissional. 

Por isso, o RH tem o dever de implementar ações que minimizem esses números e levem mais bem-estar aos seus colaboradores. Algumas práticas positivas, são:

Melhore o gerenciamento de tempo

Ter uma agenda para organizar as atividades diárias é uma ótima maneira de oferecer controle e autonomia para seus funcionários. Estimule- os a organizar o seu tempo em listas de atividades menores, distribuindo-as durante a semana. Este comportamento auxilia o colaborador a perceber que há um acúmulo de tarefas, conseguindo assim distribuir para outros dias ou momentos. 

Dessa forma, ele não se sentirá pressionado a resolver tudo ao mesmo tempo, diminuindo a ansiedade e o estresse. Além disso, é extremamente importante separar o horário pessoal do profissional. Por isso, incentive seus funcionários a não levarem problemas ou trabalho para casa. 

Construa um ambiente seguro psicologicamente

É preciso gerar confiança nos seus colaboradores para que eles se sintam à vontade para se abrirem sobre qualquer problema pessoal ou profissional que possa surgir. 

Para isso, a equipe de RH pode realizar reuniões semanais ou quinzenais que tenham uma curta duração. Nelas, os líderes criam um diálogo para dar acolhimento e segurança aos funcionários, tendo uma troca mais humana e pessoal. 

Além disso, outras práticas como horários flexíveis, opções de trabalho remoto, benefícios diferenciados e momentos de descontração também podem ajudar no fortalecimento do ambiente psicologicamente seguro. 

Atente-se a quantidade de horas extras

Muitas horas extras significam muitos momentos que os funcionários perdem com a família, amigos ou até mesmo sozinho. E ter esse tempo é essencial para a saúde mental de qualquer pessoa. 

Por isso, é preciso limitar a quantidade de horas extras, para que os colaboradores não passem muito tempo exercendo suas tarefas. Assim, é possível diminuir o nível de cansaço e estresse no trabalho, além de oferecer uma melhor qualidade de vida para os colaboradores. 

Seja realista no número de tarefas 

Algumas lideranças que não possuem o real conhecimento sobre quanto tempo leva para cada atividade ser executada acabam não administrando bem suas equipes. Assim, os colaboradores ficam sobrecarregados e diversos problemas, como atrasos e erros, acontecem.

Portanto, ter um sistema em que os colaboradores conseguem acompanhar o tempo gasto em cada tarefa irá facilitar a gestão dos líderes. Isso gera um ambiente mais produtivo, com um fluxo positivo e uma melhor organização. 

Incentive hábitos saudáveis 

A prática de alguns hábitos diários podem aliviar muito o dia a dia da pessoa, tanto no pessoal como no profissional. Elas agem como medidas preventivas contra o estresse no trabalho com uma eficácia simples e prática. 

O setor de RH, por exemplo, pode implementar uma ginástica laboral (mesmo para ambientes virtuais) e elaborar uma lista de alimentos ou restaurantes saudáveis que seus funcionários possam comer. Isso fará uma grande diferença positiva no ambiente de trabalho. 

Para potencializar ainda mais essa estratégia, contar com um VA e VR para os colaboradores é essencial. O iFood sabe muito bem como gerar sorrisos em formato de comida para as pessoas. E a sua empresa pode levar os benefícios do iFood para toda a sua equipe. Quer saber como isso é possível? Então clique aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida