Psicologia positiva se refere a boas práticas que auxiliam na melhora do bem-estar individual, contribuindo para equipes mais disciplinadas, proativas e satisfeitas no ambiente de trabalho. 

Em linhas gerais, a psicologia positiva nas empresas possibilita que todas as pessoas possam acordar felizes e empolgadas em uma segunda-feira de manhã, não se sentindo desanimadas em ter que encarar mais um dia de trabalho. 

Por meio dela, a ciência por trás das boas emoções é explorada na rotina dos colaboradores, fazendo com que eles melhorem sua saúde física e mental, além de contribuir para a qualidade de vida e profissional. 

Sendo assim, implementar essa abordagem científica no ambiente de trabalho pode trazer diversos benefícios tanto para líderes, como também para os liderados. 

Então, como podemos cultivar a psicologia positiva nas organizações e garantir um melhor bem-estar para os funcionários?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender como auxiliar no desenvolvimento dos funcionários — e da empresa — por meio da implementação de ações focadas na felicidade e satisfação dos trabalhadores. 

O que é Psicologia Positiva?

A psicologia positiva é um campo de estudo que visa trabalhar a alegria, motivação e entusiasmo dos indivíduos. 

Nesse sentido, ela é focada no desenvolvimento de ações que trabalhem o bem-estar das pessoas, concentrando-se em aspectos de qualidade da existência humana. 

Em outras palavras, a psicologia positiva parte de uma premissa otimista sobre a realidade, buscando um treinamento do cérebro para que aspectos negativos sejam deixados de lado, exercitando a gratidão, a resiliência e a felicidade

Sendo assim, em tradução livre, ela pode ser descrita como um estudo científico que torna a vida mais digna de ser vivida. 

Como tal, os pensamentos, os sentimentos e o comportamento humano são estudados com foco nos pontos fortes de cada indivíduo. 

Quais suas principais aplicações?

De acordo com a psicologia positiva, o foco principal está em alcançar o bem-estar ou a felicidade. 

Dessa forma, para que isso seja possível, alguns pilares de construção devem ser priorizados. São eles:

  • emoção positiva: é uma realidade quando as pessoas conseguem analisar toda a sua vivência e sentir gratidão e alegria pelas suas realizações passadas no presente.  
  • engajamento: diz respeito ao foco dos indivíduos. Por exemplo, quando as pessoas estão realizando alguma atividade e conseguem se concentrar plenamente na execução da tarefa. Em linhas gerais, se refere a atenção ao momento presente. 
  • sentido da vida: Se trata do significado da vida de cada indivíduo. Por exemplo, quando as pessoas apoiam causas sociais, fazem caridade ou contribuem de qualquer maneira positiva com os outros indivíduos
  • realização positiva: se refere ao sentimento de vitória quando conseguimos alcançar algo que estávamos esperando. Em linhas gerais, pode se tratar também de quando olhamos para nossa vida no passado e nos sentimos alegres pelo momento atual
  • relacionamentos positivos: Quando cultivamos e fomentamos relações positivas com familiares, amigos e colegas de trabalho, nós estamos contribuindo para que o nosso bem-estar aumente, como também o prazer de vivenciar os dias. 

Dessa forma, seguindo todos os pilares que a psicologia positiva se baseia, o indivíduo pode melhorar a sua qualidade de vida e contribuir para aqueles que estão ao seu redor. 

Nesse contexto, com indivíduos mais alegres, prósperos e satisfeitos, toda a comunidade em que ele está inserido também será impactada. 

Em razão disso, trabalhar o desenvolvimento humano e a psicologia positiva nas empresas é uma ótima alternativa para cultivar um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. 

Como aplicar no ambiente de trabalho?

A psicologia positiva se concentra nos eventos e influências de bem-estar da vivência humana. 

Dessa maneira, as experiências positivas são fatores primordiais para que a sua aplicação funcione, independente do ambiente. 

Além disso, gratidão, resiliência e compaixão também precisam ser trabalhados para que as técnicas dessa prática sejam aplicadas corretamente. 

Em regra, a satisfação e a produtividade dos colaboradores estão diretamente conectados, uma vez que, para um funcionário se sentir motivado em realizar uma tarefa, ele precisa de um incentivo para tal. 

Um grande aliado para que a aplicação da psicologia positiva seja eficiente no ambiente de trabalho é o fornecimento de benefícios corporativos flexíveis. Com eles, o colaborador pode ter acesso a vale-refeição, alimentação e também a vale-cultura

Fornecendo tais benefícios, a empresa garante que o trabalhador se sinta mais satisfeito e possa se tornar mais engajado, fomentando emoções e relacionamentos positivos no ambiente de trabalho. 

Além disso, valorizar os colaboradores por meio de ações estratégicas também contribui para que a empresa possa trabalhar a psicologia positiva assertivamente. 

Confira alguns exemplos que podem ser aplicados:

Empenho

Para que os funcionários sejam empenhados organicamente a realizar um bom trabalho ou aumentar a sua produtividade, eles precisam do apoio dos gestores. 

Para fazer isso, busque realizar feedbacks quinzenais com o seu time, apontando para eles quais são os seus pontos fortes e como eles são valorizados dentro da empresa. 

Além disso, oferecer benefícios quando eles atingem metas também é uma ótima estratégia para garantir o empenho da equipe. 

Sendo assim, considere oferecer cartões-presente para os funcionários que atingirem as metas todo mês. Isso fará com que eles se sintam felizes e mais confortáveis. 

Incentive-os a ir além

Definir metas é a chave para a produtividade. Mas e incentivar os funcionários a fazer além?

Quando você mostra que acredita no potencial da sua equipe, eles se sentem encorajados a realizar serviços cada vez melhores e com resultados mais altos. 

Tudo isso faz com que a psicologia positiva na empresa seja trabalhada e tanto liderados como líderes sejam beneficiados. 

Ofereça recompensas 

Esse tópico está diretamente relacionado ao empenho, mas existe uma razão para isso. Quando os colaboradores são recompensados pelo árduo trabalho, isso faz com que exista mais qualidade de vida na empresa e que eles se tornem cada vez mais felizes no ambiente em que estão inseridos. 

Dado isso, oferecer soluções atrativas para a equipe de colaboradores pode ser muito positivo. 

Conheça todos os nossos serviços oferecidos clicando aqui!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.