Turnover: saiba como evitar e crie um ambiente de trabalho mais promissor

criado em 2 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

Você sabe o que é turnover e a importância de reduzi-lo para qualquer companhia se estabelecer no mercado e aumentar seu lucro? 

Hoje, o turnover é considerado um dos indicadores de desempenho mais importantes para uma organização. Isso porque uma taxa alta revela problemas a serem corrigidos e gera diversas consequências negativas para a empresa, como custos desnecessários e perda na produtividade.

Por outro lado, uma baixa taxa de rotatividade pode indicar que os gestores estão aplicando ótimas técnicas de gestão. Por isso, é importante saber como reduzir esta taxa para garantir os melhores resultados no médio e longo prazo.

Para entender melhor o que é turnover e ficar por dentro de dicas e estratégias de sucesso para reduzi-lo, continue a leitura!

Índice:

O que é turnover?

Uma mão substituindo uma peça por outra.

No meio empresarial, turnover é o índice que calcula a rotatividade dos colaboradores em uma companhia. Ou seja, quantas pessoas são demitidas ou pedem demissão em um determinado período de tempo e precisam ser substituídas por novos colaboradores.

É normal que toda empresa tenha um certo percentual de turnover. Isso pode gerar uma competição saudável e renovar o quadro de colaboradores da organização no médio e longo prazo. 

Porém, um alto índice de rotatividade indica que algo está errado e precisa ser corrigido, como uma cultura empresarial que não valoriza os funcionários ou uma média salarial abaixo do mercado, por exemplo.

Em uma pesquisa realizada pela Robert Half, o Brasil está entre os países que têm a maior taxa de turnover nas empresas, atingindo 82%, enquanto a média global é de 38%. Eles indicam, ainda, que o maior motivador para a rotatividade é a baixa remuneração e a falta de reconhecimento.

Antes de começar a calcular este indicador, no entanto, é preciso lembrar que os colaboradores podem deixar uma empresa por diversos motivos.

Conheça quais são os diferentes tipos!

Existem duas categorias de turnover. Confira a seguir.

Turnover voluntário

Turnover voluntário é quando o colaborador decide sair por conta própria. Nesta situação, é fundamental ter uma conversa com a pessoa que decidiu deixar a empresa para compreender bem os motivos. 

A razão pode ser uma melhor proposta da concorrência, por exemplo, ou insatisfação com algo na empresa. Se for esse o caso, podem ser necessários ajustes para melhorar a experiência dos funcionários e o clima no ambiente de trabalho.

Ao saber as motivações dos colaboradores que deixam a empresa por vontade própria, é possível traçar estratégias e realizar ações para eliminar as causas e reter os melhores talentos na sua equipe.

Turnover involuntário

Turnover involuntário é quando a empresa decide demitir o funcionário, seja por baixa performance, má conduta ou qualquer outra razão. 

Nesta situação, o custo do turnover é ainda maior, visto que a empresa precisa arcar com as despesas trabalhistas e todos os direitos que o funcionário possui nesses casos.

Por esta razão, toda decisão de demissão deve ser analisada pelo departamento de RH das empresas. Isso porque pode ser mais viável fazer com que o colaborador passe por um treinamento e melhore seu desempenho em vez de substituí-lo.

Por que é importante calcular a taxa de rotatividade?

Uma tela de um tablet com gráficos.
Saiba como dar o primeiro passo para melhorar o desempenho da sua empresa.

Através do cálculo do turnover, é possível ter um panorama sobre o clima organizacional e sobre a gestão de pessoas.

Quando a taxa de rotatividade está elevada, algumas mudanças precisam ser realizadas para mudar esse cenário, inovando os processos, prezando pela retenção de talentos e redução de custos global.

Um turnover elevado indica algum problema interno que precisa ser solucionado, por isso é tão importante calcular essa taxa periodicamente.

Quais são as principais causas do turnover?

Diversos fatores podem provocar a saída de colaboradores. Veja os mais frequentes:

Vagas que não correspondam às expectativas

Ao divulgar uma vaga, é normal ressaltar alguns atributos que a empresa considera positivos em sua cultura e dia a dia de trabalho. Porém, muitas organizações falam uma coisa e na prática funcionam de outra maneira. Isso pode frustrar o profissional, fazendo com que ele desista da oportunidade.

Insatisfação com as atividades desenvolvidas

Quando as atividades executadas saem do escopo original da vaga, é normal que surja uma insatisfação — e com bastante razão para tal. Além disso, outra situação que pode acontecer é quando o profissional deseja migrar de carreira ou trabalhar com outra função na sua área de atuação, e assim opta por sair da empresa.

Salários inadequados

Infelizmente ainda existem muitos casos de vagas que estão com salários abaixo do mercado, o que gera bastante insatisfação e desvalorização da profissão. O salário é a base para a motivação e bem-estar profissional.

Falta de comunicação e conflitos interpessoais

A comunicação quando não é assertiva e transparente, pode resultar em desavenças e conflitos desnecessários e desgastantes. Isso porque as informações podem chegar de forma atravessada e quebrada, atrapalhando a dinâmica do trabalho no dia a dia.

Insatisfação com a gestão da empresa

A liderança tem um papel fundamental para tornar o clima organizacional positivo e para desenvolver os colaboradores. Se a gestão da empresa não tem um perfil colaborativo e atencioso, os profissionais podem sentir desamparo e insatisfação.

Tratamento diferenciado dos colaboradores

Independentemente do cargo, todos os colaboradores precisam ser respeitados e ter a sua opinião considerada dentro das discussões. Quando isso não acontece e o tratamento entre cada um deles é diferenciado, há um impacto negativo nos relacionamentos interpessoais da equipe.

Ambiente hostil e cultura organizacional tóxica

Se sentir bem quisto e bem vindo no seu ambiente de trabalho é essencial para desempenhar bem as suas funções. Quando a cultura organizacional é tóxica, esse processo fica bem mais difícil, podendo gerar uma Síndrome de Burnout, ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

Os impactos negativos de uma alta taxa de Turnover

Um homem saindo de uma reunião com uma caixa na mão.
Não deixe a taxa de rotatividade de sua empresa aumentar.

As principais consequências negativas associadas a uma alta taxa de rotatividade são:

Perda de capital intelectual

O capital intelectual é a inteligência acumulada por meio da experiência ao longo dos anos de produção e gestão da sua empresa. 

Ao perder colaboradores, principalmente os mais capacitados e experientes, a inteligência de uma empresa não só é reduzida, como também é compartilhada com a concorrência.

Clima organizacional ruim

Não é agradável trabalhar em uma empresa na qual as pessoas são demitidas – ou se demitem – a todo momento. Isso afeta o clima organizacional de maneira negativa, gerando consequências como queda de produtividade e um turnover ainda maior.

Custos para a empresa

Demissões geram custos primários, secundários e terciários para as empresas. 

Os custos primários estão diretamente ligados às demissões, como valores de rescisão e novos processos de recrutamento, seleção e treinamento.

Já os custos secundários estão relacionados às consequências das demissões, como a perda de produtividade e o acúmulo de funções de outros colaboradores, devido à ausência temporária daquele que deixou a empresa.

Por fim, os custos terciários só são percebidos ao longo do tempo, como é o caso de queda de motivação, danos à imagem da empresa, menor qualidade dos produtos, perda de credibilidade, etc.

Perda de competitividade

As vagas em aberto podem prejudicar os processos internos e fazer com que os colaboradores não consigam ter total empenho no trabalho. Funcionários que propõem novas ideias para melhorar os resultados da empresa se tornam uma realidade mais distante ainda.

Queda nas vendas

Principalmente em equipes comerciais, o impacto do turnover, com a perda dos colaboradores, pode significar a fuga de clientes importantes e uma considerável queda nas vendas

Muitos clientes se identificam mais com o vendedor do que com a própria empresa.

Dificuldade na gestão de pessoas

Alta rotatividade de colaboradores e vagas em aberto também afetam a gestão de pessoas de maneira significativa. 

Isso porque, em vez de elaborar estratégias para melhorar os resultados da empresa, a liderança precisa se desdobrar para resolver os problemas causados pelas demissões.

Afinal, como calcular a taxa de Turnover?

Uma mulher com uma caderneta avaliando alguém.

Por tratar-se de um KPI (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho), o turnover pode ser medido em um percentual. 

Este é o primeiro passo para saber se a sua empresa tem problemas nesta área e definir as melhores estratégias. O cálculo é feito da seguinte forma:

Turnover (em %) = colaboradores que saíram da empresa / total de colaboradores no mesmo período x 100.

Assim, se uma empresa teve 100 funcionários durante um determinado ano, de janeiro a dezembro, mas foram constatadas 15 demissões, a rotatividade seria de 15%.

De acordo com os principais livros e artigos sobre o assunto, uma taxa acima de 5% já deve acender o sinal de alerta.

É bom lembrar que este cálculo deve ser feito em períodos de no mínimo um ano, a fim  de evitar possíveis distorções sazonais. A análise de períodos mais longos pode demonstrar como a empresa lida com a situação ao longo do tempo.

Saiba como reduzir a taxa de rotatividade!

Um homem cumprimentando uma mulher em uma mesa.
Manter talentos na empresa é essencial para reduzir a rotatividade.

Após saber o que é turnover e suas consequências, confira as melhores formas de reduzir este índice:

Contratações certeiras

Entrevistar e examinar candidatos com muito cuidado, garantindo que tenham as habilidades necessárias, mas também se encaixem com a cultura da empresa é fundamental.

Combinar competências técnicas e comportamentais é muito importante para a redução do turnover.

Política de benefícios para reter talentos

Colaboradores bem tratados costumam ficar por mais tempo nas empresas, reduzindo a taxa de turnover.

Por isso, esteja sempre atento aos principais benefícios corporativos oferecidos pelo mercado e implemente os que mais atraem sua equipe.

Uma tendência mundial de sucesso são os benefícios flexíveis e digitais – como o iFood Benefícios, o vale refeição do iFood -, que podem ser personalizados de acordo com as preferências e necessidades de cada colaborador. 

Aposte nessas inovações!

Cultura da empresa

A cultura da empresa reúne os seus valores, crenças e hábitos. Ou seja, é o que diferencia sua empresa das outras.

Dessa forma, uma cultura organizacional que se preocupa mais em cuidar do colaborador, colocando sua qualidade de vida e o impacto social criado pela empresa à frente do lucro, com certeza irá reduzir o índice de turnover.

Jornada de trabalho flexível

Muitos colaboradores costumam valorizar mais a qualidade de vida que o salário em si.

Oferecer home office, carga horária reduzida e flexível pode atrair os talentos da concorrência e manter sua equipe mais engajada.

Colaboradores motivados

Entenda o que motiva os seus colaboradores e utilize isso a favor da empresa. 

Para isso, é importante realizar conversas com sua equipe para definir quais as recompensas são mais atraentes e trariam melhores resultados.

Ambiente agradável

Trabalhar em um ambiente agradável e com maior liberdade aumenta a produtividade e a felicidade dos colaboradores. 

Para promover isso, invista na comunicação interna, com diversos canais para o diálogo, reveja a ergonomia dos móveis e as condições como umidade, temperatura, ruído etc. 

Reconhecimento

Crie uma cultura de reconhecimento na sua empresa e sempre reconheça todo trabalho bem feito. Simples elogios por e-mail já são uma forma de dar algum feedback positivo para sua equipe e evitar uma queda de turnover.

Plano de carreira

Os colaboradores querem saber até onde podem chegar e como fazer isso. Estabeleça planos de carreira desafiadores e claros, com metas definidas de performance, relacionadas ao tempo de empresa. 

Dividir as funções em júnior, pleno e sênior aumentam ainda mais as perspectivas de crescimento e o engajamento da equipe como um todo.

Liderança pelo exemplo

Não basta dizer, é preciso estar ao lado dos colaboradores e contribuir para alcançar os objetivos. 

Portanto, dê o exemplo em cada uma de suas ações, mostrando, com atitudes, o jeito certo de fazer as coisas. Profissionais que são inspirados por seus líderes ficam mais tempo nas empresas.

Quais estratégias de RH ajudam a diminuir o turnover?

Homem sendo apresentado por outro homem para o time da empresa

Além de saber o que é turnover, é preciso ter uma estratégia clara para a contratação e a retenção de talentos na empresa. A ideia é construir a imagem de uma empresa empregadora e, para isso, algumas dicas são importantes:

Alinhe os valores da empresa com o colaborador

É importante analisar os títulos e a experiência profissional dos candidatos, mas é preciso se assegurar, também, de que seus valores coincidam com os da empresa

Para isso, vale a pena realizar testes comportamentais, dinâmicas em grupo e até análises psicológicas com especialistas e verificação das redes sociais dos candidatos.

Utilize a tecnologia para recrutar talentos

A tecnologia pode otimizar cada uma das etapas da seleção, garantindo que mais candidatos participem e facilitando o processo de identificação dos perfis mais adequados a cada vaga.

As redes sociais, os portais de vagas e os programas de recrutamento e seleção de talentos são algumas das opções disponíveis. Dessa forma, economiza-se tempo e você alcançará excelentes resultados.

Viu como acompanhar a taxa de turnover da sua empresa é fundamental? Tenha sempre atenção a este índice para descobrir possíveis problemas e rotas e corrigir na sua empresa.

Agora que você já sabe o que é turnover, que tal conferir os benefícios oferecidos pelo iFood para lhe ajudar a reter, motivar e reconhecer os talentos da sua empresa? Conheça agora nossa revolução dos benefícios corporativos!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida