Basta fazer uma simples busca sobre estratégias utilizadas por grandes companhias do mercado mundial para encontrar uma unanimidade entre elas: a realização de treinamentos corporativos constantes. 

Proporcionar conhecimento aos colaboradores há muito tempo deixou de ser visto como um gasto desnecessário. Hoje, é encarado como um importante diferencial competitivo, pois uma equipe que prioriza conhecimento e inovação é essencial para maior agilidade no crescimento das empresas.

Acho que seria mais interessante trazer a capacitação como uma importante fonte de vantagem competitiva. No caso uma vantagem competitiva oriunda de fonte interna e atrelada ao conhecimento.

Afinal, não são poucas as pesquisas que indicam o quanto a falta de atenção ou despreparo dos funcionários pode ser danosa às companhias, tanto no que se diz a produção quanto a gestão.

Recentemente foi publicado no G1 uma matéria indicando um fator preocupante: a principal porta de entrada para invasões e crimes cibernéticos nos sistemas das companhias é o usuário final. 

A informação se torna ainda mais alarmante quando esses resultados são transformados em cifras, tendo em mente que cada ataque virtual pode representar uma perda milionária para a organização, além de causar um total descrédito junto aos clientes e perante o mercado como um todo.

Por esse e muitos outros fatores, torna-se necessário estar sempre atento ao sistema de treinamento da sua companhia, visando a maior fluidez dos processos de trabalho e uma otimização nas atividades cotidianas. 

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo sobre como estruturar esse repasse de conhecimento e torná-lo parte do dia a dia corporativo. Confira aqui, também, exemplos de modelos de treinamentos corporativos e muito mais sobre o assunto!

O que são treinamentos corporativos?

Os treinamentos corporativos são muito importantes para alinhar o conhecimento e habilidades de todos os colaboradores.

Em linhas gerais, podemos definir treinamentos corporativos como o ato de repassar aos funcionários novos conhecimentos relativos às suas funções de trabalho. Em outras palavras, essa ação visa ensinar os colaboradores a maneira correta de executar as suas atividades, tornando-os mais produtivos, otimizando o trabalho e diminuindo possíveis erros.

Nesse contexto, podem ser destacadas diversas subdivisões e categorias, porém, todas objetivando a mesma meta: melhorar a qualidade de realização das demandas individuais ou da equipe.

Vale mencionar que nem sempre o treinamento de pessoas está diretamente ligado a aplicações práticas nas funções relativas ao trabalho, como gerenciamento de estoque ou limpeza de objetos.

Em alguns casos, essa espécie de aula pode abordar temas diferentes, visando desenvolver habilidades amplas nos colaboradores, as famosas soft skills. Como trabalho em equipe e proatividade, bem como práticas de venda e relacionamento com o cliente.

Qual a importância da aplicar o treinamento corporativo nas companhias atuais?

Realizar o treinamento e desenvolvimento nas empresas há muito tempo já deixou de ser um ato que merece destaque por pioneirismo. 

Atualmente, investir em conhecimento para os colaboradores é uma tendência de mercado, que quando não realizada, faz com que a companhia se torne mal vista no mundo corporativo e também perca várias oportunidades de negócios.

Em 2017, por exemplo, os números de investimentos nessa área tiveram um crescimento de 37% em relação ao ano anterior. Desde então, os dados têm se mostrado cada vez mais favoráveis a essa prática, apresentando estatísticas em constante ascensão.

Os motivos são simples e de fácil compreensão: quanto melhor preparados estiverem os colaboradores, maior será o desempenho produtivo da companhia como um todo. Nesse cenário, eles trabalharão mais e em menos tempo, consequentemente aumentando o lucro da organização. 

No entanto, mesmo que esse cálculo pareça simples e seu resultado seja óbvio, é impossível dizer que não existem empresas que consideram desimportante a capacitação dos colaboradores. 

Em muitos casos, essa baixa preocupação com a capacitação dos colaboradores está  ligada diretamente ao temor de oferecer conhecimento ao funcionário e vê-lo receber outra proposta de trabalho, levando com ele todo o conhecimento adquirido.

Porém, basta ter uma noção mais ampla sobre o contexto do mercado atual para entender que essa equação está incorreta. Afinal, quanto mais apoio da empresa o funcionário recebe, mais motivado ele se sente, diminuindo os riscos dele deixar a corporação. 

Portanto, fica evidente que a oferta de treinamento nas organizações resulta  apenas em benefícios, tanto para a receita financeira da companhia quanto para seus gestores e líderes. 

Confira abaixo um pequeno resumo das principais vantagens de se fomentar a capacitação contínua  dos funcionários:

  • melhoria no clima organizacional, devido aos momentos de pausa e aprendizado;
  • aumento de autoestima das equipes, que se sentem mais preparadas para as tarefas;
  • maior motivação aos colaboradores, que se sentem mais valorizados pela gestão;
  • redução de turnover, com a criação de uma rotina corporativa mais leve;
  • aumento da produtividade geral da companhia;
  • redução de gastos com correção de erros e retrabalho.

Quais temas abordar no treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Segundo Alexandre Slivnik, diretor da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), para que um plano de capacitação seja desenvolvido corretamente, é preciso, em primeiro lugar, entender as maiores necessidades da companhia e trabalhar de modo a solucioná-los.

Nesse sentido, alguns problemas são bastante comuns e recorrentes em diversas companhias. Portanto, vale conhecer alguns dos conteúdos mais utilizados para treinamentos e adaptá-los dentro da situação da sua companhia. 

Confira abaixo os principais!

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

 O desenvolvimento dessa soft skill é muito valioso para o dia a dia corporativo. Pois ao estimular o trabalho em equipe os líderes a união dentro de seus setores, aumentando consequentemente a produtividade e o lucro da companhia.

Essa temática costuma ser abordada ao longo de palestras, apresentando dicas para lidar com conflitos de maneira natural, bem como meios de manter a motivação de todos os integrantes. 

Comunicação

Mais um dos temas que aborda uma soft skill importante para o bom andamento das atividades corporativas. Porém, esse treinamento é valioso para todos os níveis da equipe, dos líderes e gestores aos colaboradores da operação. 

Através de uma comunicação efetiva diminui-se o ruído e ganha-se mais confiabilidade dos membros da equipe. Além disso, diminui-se pequenos conflitos e desentendimentos  entre funcionários e tem-se uma linha de trabalho mais constante.

Marketing pessoal

Falar de marketing nem sempre está ligado ao ramo publicitário. Tratando-se da área pessoal, estamos falando sobre o melhor meio de criar a própria imagem dentro do ambiente profissional. 

Nesse contexto, inclui-se desde as amizades com demais colegas de equipe até a transmissão de um porte respeitável e competente aos gestores.

No treinamento de empresas de marketing pessoal os funcionários aprendem a zelar mais sobre a imagem que passarão dentro do ambiente. Consequentemente, passam a se tornar mais preocupados com as opiniões de seus gestores, visando mostrar maior força de trabalho, além de melhorar a imagem externa da empresa.

Como aplicar treinamentos corporativos? 

Os treinamentos corporativos sempre devem ser aplicados com foco na efetividade de aprendizado por parte dos colaboradores e demais participantes. Por isso, recomendamos que durante a estruturação dos treinamentos os organizadores se atentem prioritariamente aos métodos de interação e feedbacks.  

Estratégias de gamificação podem ser aplicadas como diferencial nas trilhas de treinamentos da organização. Proporcionando maior envolvimento e interesse, além de estimular a criatividade e inovação por parte dos colaboradores.

Nesse sentido, diferentes ferramentas para comunicação corporativa podem ser importantes aliadas e complementares às tradicionais e monótonas apresentações expositivas. Plataformas como, por exemplo, Kahoot, Infogram e Eko permitem que os conteúdos a serem apresentados sejam trabalhados de forma interativa. 

Essas dicas podem e devem ser utilizadas em todo tipo de reunião corporativa. E para te auxiliar ainda mais, elaboramos um infográfico com as melhores recomendações para reuniões ágeis e eficientes, confira! 

Como realizar treinamentos corporativos no trabalho remoto?

Mesmo adotando o modelo de trabalho remoto os treinamentos corporativos não devem ser esquecidos.

Com a evolução da tecnologia, diversos softwares estão sendo utilizados para treinar e desenvolver competências nos colaboradores. Sendo assim, essas ferramentas podem se fazer bastante úteis no contexto atual.

Em uma recente publicação, foi constatado que cerca de 43% das empresas estão trabalhando em home office. Esse número se torna ainda mais alarmante quando constatamos que seis a cada 10 brasileiros estão trabalhando de suas residências.

Com base nisso, é evidente que diversos ramos do mundo empresarial estão tendo que se adaptar a comunicação e execução remota dos seus serviços. Sendo o treinamento e desenvolvimento nas empresas um deles.

Por conta disso, acompanhe abaixo algumas dicas para adaptar a transmissão de conhecimento aos seus funcionários e assim não deixá-los sem suporte durante o cenário atual. 

Canal no YouTube

O YouTube, com toda a certeza, é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade. Sendo assim, é uma boa técnica criar um canal para postar palestras e aulas aos colaboradores. Por ser gratuito, todos os funcionários podem acessar, assistindo os vídeos no horário mais conveniente a eles. 

Lives em redes sociais

As lives são a comunicação do momento. Já são muitos os cantores e artistas que têm feito uso delas para transmitir suas mensagens. Porém, também podem ser um ótimo meio de treinar colaboradores.

Organize horários específicos e divulgue a todos que você estará online para conversar naquele momento. Caso deseje, pode pedir que os funcionários confirmem presença durante o vídeo, aumentando ainda mais o engajamento nas “aulas”.

Reuniões de equipe

Os aplicativos e ferramentas de reunião estão tendo uma procura bem grande no cenário atual. Google Meet e Skype são apenas alguns exemplos que podem ajudar bastante a conectar a equipe.

Através deles, várias pessoas podem ficar online simultaneamente, conversando e ouvindo seus colegas. 

Sendo assim, é uma ótima opção para fazer uma pequena reunião, aprender mais e ainda reencontrar os colegas que o distanciamento está afastando. Desse modo, aumenta-se a integração entre o gestor e os seus subordinados.

Empresas de treinamento corporativo

Atualmente, são muitas as empresas que oferecem modelos de treinamento terceirizado, podendo ser contratadas por palestras ou em um formato mensal. Para encontrar a empresa ideal para a sua companhia, a melhor opção é fazer uma pesquisa daquelas que atuam em sua região e quais métodos oferecem.

Porém, alguns nomes já são referências no mercado por seu histórico de transformação e qualidade. Confira duas das principais empresas de treinamento e desenvolvimento de equipes no Brasil!

MT Soluções

A MT Soluções é parceira de grandes corporações do mercado, como a Lupo e a Trifil. Seus treinamentos são focados em resolução de problemas, seja na área da tecnologia, produtos, pessoas ou processos.

Com cerca de 8 anos de atuação no mercado, já ajudou diversas companhias a tornarem seu dia a dia ainda mais produtivo e eficaz.

CAB – Compliance Advisory Brazil

A CAB oferece consultores especializados para fazer um estudo da sua empresa, encontrar os principais problemas, gaps e oferecer soluções. Porém, também possui uma gama de treinamentos prontos, voltados para a gestão de risco, compliance, integridade e governança das organizações, os quais podem ser bastante úteis nesse período que vivemos.

Recompensas por treinamentos corporativos

Como citamos anteriormente, os treinamentos corporativos são ótimos para aumentar a produtividade das equipes e torná-las mais motivadas.

Porém, eles não podem ser o único meio de estabelecer um contato próximo e íntimo com os colaboradores.

Por esse motivo, oferecer lembranças e o tão querido coffee break para os participantes dos treinamento é um ótimo meio de estreitar a relação com o grupo.

Nesse sentido, podem ser utilizados diversos tipos de artigos como recompensa, mas lembre-se de sempre manter o respeito e o zelo referentes a área profissional. 

Uma boa sugestão é aderir as soluções IFood Empresas, focadas em revolucionar a alimentação corporativa.

Assim, você pode oferecer uma experiência gastronômica iFood para os colaboradores, parceiros e clientes, mesmo em situações de home office.

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem te ajudar? Fale com o iFood! 

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Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

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