Trabalho Híbrido: saiba o que é e como gerenciar sua equipe para esse modelo de trabalho!

criado em 8 de Março de 2022

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Em 2020, vimos diversas relações de trabalho surgirem, inclusive o famoso modelo home office, que demonstrou ter muitas vantagens e desafios. Após a pandemia, com o retorno aos escritórios, essa realidade pode ser diferente nas empresas. Isso porque, há uma necessidade de flexibilidade e presença que só o trabalho híbrido consegue oferecer. 

Por isso, esse modelo se tornou uma grande opção para o presente e futuro dos ambientes corporativos. Quer entender um pouco mais sobre o trabalho híbrido e como implementá-lo na sua empresa? Então continue a leitura!

Índice:

O que é o Trabalho Híbrido?

O modelo híbrido é aquele que mescla o trabalho presencial com o home office. É um regime que oferece maior flexibilidade para o trabalhador, ao mesmo tempo que garante uma maior integração entre os times.

Assim, o trabalho híbrido pode funcionar bastante para empresas que não conseguem operar de forma 100% online, ou que não precisam estar no escritório todos os dias, mas querem realizar encontros e reuniões presenciais quando possível. 

Dessa forma, há um combinado entre corporação e colaboradores sobre quais são as regras do modelo híbrido vigente para que ele funcione da melhor maneira para todos.

Trabalho Híbrido conforme legislação

A formalização do trabalho híbrido ocorreu somente em março de 2022, através da Medida Provisória 1108/22. Antes os contratos de trabalho eram elaborados para jornadas presenciais ou remotas, mas, para acompanhar as novas tendências de mercado, houveram mudanças na legislação brasileira, como a possibilidade da escala híbrida.

Portanto, cabe à empresa definir junto ao colaborador como funcionará essa jornada e, assim, podem formalizar esse combinado através do contrato de trabalho. Vale ressaltar que o sistema híbrido exige que o trabalhador receba todos os benefícios para poder exercer sua função, como vale-transporte e vale-alimentação.

Diferença entre Trabalho Presencial, Remoto e Híbrido!

O trabalho presencial é o regime mais tradicional e amplamente utilizado por toda a sociedade. Nele a empresa possui uma sede, onde os trabalhadores se locomovem até ela para executar suas tarefas diárias. Além disso, geralmente a carga horária é bastante monitorada, com aplicação de ponto, por exemplo.

Já o trabalho remoto é aquele em que o trabalhador executa suas tarefas onde quiser, desde que tenha boa conexão de internet. Geralmente isso acontece em casa, mas existem pessoas que se consideram “nômades digitais” e acabam trabalhando de diversos locais do mundo. Dessa forma, a empresa conta com bastante aporte tecnológico, principalmente de softwares, para poder realizar todas as demandas e trocas de informações sem nenhum problema.

Por fim, temos o modelo híbrido, que mistura um pouco de cada tipo de trabalho que citamos acima. Esse regime gera mais autonomia e flexibilidade, permitindo que o colaborador organize sua semana, priorizando reuniões presenciais e tarefas mais complexas para o home office. 

Outro ponto é que muitas empresas que adotaram o modelo híbrido abriram mão da sua sede e optaram por contratar coworkings, a fim de economizar e ainda ter um espaço para os eventuais encontros.

Trabalho Híbrido: conheça suas vantagens!

Segundo um estudo da PwC Brasil, 67% dos profissionais brasileiros preferem trabalhar no regime híbrido ou 100% home office, sendo que 87% deles também afirmaram que a produtividade aumentou e que as tarefas podem facilmente ser feitas de casa ou à distância. Parece interessante, não é mesmo? Confira outras vantagens a seguir!

Diminuição dos custos

Em comparação ao regime presencial, o trabalho híbrido traz redução de custos, principalmente àqueles voltados para a manutenção do local de trabalho, como luz, água, energia elétrica, equipamentos e aluguel.

Como falamos, muitas empresas preferem alugar o coworking a ter um espaço fixo com despesas mensais. Isso pode gerar uma grande economia no final do mês.

Além disso, para o colaborador há também muitas vantagens, pois não precisa gastar tanto com deslocamento e alimentação fora de casa.

Melhor gestão de tempo

Além de não precisar perder tanto tempo no trânsito para ir trabalhar, o colaborador também pode fazer a sua autogestão, priorizando períodos de maior produtividade e intercalando com momentos de descanso ou tarefas domésticas. Ter esse equilíbrio permite maior qualidade de vida e, consequentemente, melhores resultados nas tarefas.

Flexibilidade no trabalho

A carga horária flexível é um dos principais benefícios do trabalho híbrido, pois oferece maior liberdade para se escolher a melhor forma de trabalhar. Assim, os profissionais podem se sentir mais tranquilos e motivados, já que não há a pressão de seguir os horários tradicionais de trabalho. 

Além disso, os momentos presenciais são melhor aproveitados, pois foram estruturados e acabam se tornando um momento de descontração na rotina.

Otimização das demandas

Como falamos nos demais tópicos, é possível concentrar as reuniões e discussões importantes nos dias de encontro presencial, enquanto as tarefas podem ser executadas nos dias de home office, em que se tem mais foco e tranquilidade para trabalhar.

Isso torna a rotina mais dinâmica e otimiza o tempo, evitando quebras de produtividade com várias reuniões ao longo dos dias.

Dicas de como preparar e gerenciar sua equipe

Como foi visto, o trabalho híbrido apresenta vantagens incríveis, mas também possui desafios a serem superados. E, ao preparar sua equipe para esse modelo, é importante colocar em prática essas 4 dicas abaixo. 

Liderança é essencial

Antes de tudo, o gestor precisa colocar a liderança em primeiro lugar, pois é ela que irá promover os outros pontos primordiais para a implementação do trabalho híbrido. Orientar os seus colaboradores faz com que se crie as condições ideais para esse estilo de trabalho. 

Por isso, fique atento e acompanhe a produtividade, desempenho e desenvolvimento das equipes, para que assim você saiba o que precisa ser mudado para melhorar os resultados. Além disso, procure promover ações em prol da cultura organizacional a fim de manter o time engajado e motivado. 

Isso pode ser feito através de uma boa comunicação interna e uso de tecnologia. Assim, você conseguirá fazer a gestão dos colaboradores com muito mais controle e atenção, deixando a flexibilidade do trabalho organizada e eficiente. 

Comunicação

A comunicação é essencial para um trabalho híbrido de qualidade entre os colaboradores. E, quando ela precisa ser feita de modo virtual, a atenção deve ser redobrada para não haver nenhum ruído. 

Por isso, é importante escutar e entender as opiniões dos funcionários sobre o assunto. Eles provavelmente possuem vivências, preocupações, padrões e comportamentos diferentes. Isso significa que algo pode ser bom para um e ruim para o outro. 

O gestor precisa saber como equilibrar tudo isso para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Isso irá gerar confiança e sentimento de pertencimento para os seus colaboradores, já que se sentirão ouvidos e respeitados.  

Organização 

Outro ponto extremamente importante é a organização, principalmente quando falamos de trabalho híbrido. Para começar, defina com sua equipe quais serão as escalas e datas para os dias presenciais e remotos, além dos dias de reuniões. Isso facilitará a organização mensal e impedirá desentendimentos e o zoom fatigue

Assim, os colaboradores conseguirão planejar suas semanas e programações, como por exemplo consultas médicas e atividades extras. Isso eleva a qualidade profissional e pessoal dos funcionários, resultando em um ambiente mais leve e produtivo, além de ser uma maneira de aproveitar a flexibilidade que o modelo híbrido oferece.

Invista em tecnologia

É através da tecnologia que você conseguirá manter o trabalho híbrido em ordem. Isso porque, com ela, é possível integrar as informações do escritório físico com o virtual. Essa etapa é muito necessária para que nenhum dado seja perdido e o trabalho possa ser mantido tanto presencialmente como remotamente. 

Os espaços para reuniões, as anotações e detalhes das demandas, as aprovações e agendamentos dos serviços, além de diversas outras questões do dia a dia no trabalho, precisam ser levadas em consideração. Assim, você consegue realizar a integração, automatização, segurança e flexibilidade que o trabalho híbrido necessita

Com o trabalho híbrido, você integra o conforto do home office com a agilidade do presencial, unindo as melhores vantagens desses modelos de trabalho. Mas pense também nos benefícios que devem atender as demandas deles, como por exemplo o vale-alimentação. 

Uma boa saída é utilizar o benefício do iFood! Com ele, seu colaborador consegue se alimentar tanto em restaurantes presenciais como solicitar sua comida por delivery. Essa é a melhor maneira de flexibilizar esse direito ao incluir o trabalho híbrido na sua empresa. Quer saber mais sobre o vale-alimentação do iFood? Então clique aqui

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida