Trabalho em Equipe: saiba como melhorar e crie um ambiente mais promissor!

criado em 2 de Maio de 2023

última atualização 18 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

Não importa se falamos de um pequeno negócio ou de uma multinacional: o sucesso de qualquer empresa é construído por pessoas. Por isso, investir no trabalho em equipe é investir em grandes resultados.

Não à toa, grande parte das grandes organizações já possuem políticas internas focadas em desenvolver equipes vitoriosas por meio do trabalho conjunto. E o objetivo desta estratégia são resultados de alta performance tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Quer saber mais sobre o assunto? No blog de hoje, vamos explicar qual a importância do trabalho em equipe e como manter os colaboradores integrados mesmo em home office.

Índice:

O que é Trabalho em Equipe?

Podemos dizer que o trabalho em equipe é aquele em que há interação entre os profissionais, prezando sempre pela colaboração e pelo compromisso com o trabalho em conjunto.

Dessa forma, quando há a união de duas ou mais pessoas trabalhando e se esforçando juntas em prol de um mesmo objetivo, já consideramos este um trabalho em equipe.

A importância do Trabalho em Equipe!

O incentivo e valorização ao trabalho em equipe, cada vez mais, tem se tornado parte da cultura organizacional de empresas comprometidas com alto desempenho.

Isto porque elas já entenderam que os profissionais são seu ativo mais valioso. E, por isso, investir na sua qualidade de vida no trabalho é essencial para conquistar grandes resultados.

Confira qual a importância do trabalho em equipe neste processo:

Melhoria do clima organizacional

Um dos principais reflexos do trabalho em equipe é a criação do sentimento de pertencimento ao grupo entre os colaboradores. O que tem um impacto direto no clima organizacional da empresa.

Afinal, quanto mais conectados os funcionários estiverem, mais saudável e colaborativo será o ambiente de trabalho. Seja ele presencial ou remoto. Além de também ser uma grande vantagem para o desenvolvimento conjunto de tarefas do dia a dia.

Engajamento entre a equipe

Os ganhos vão muito além da integração do time. Eles se refletem também na motivação dos colaboradores, no bem-estar coletivo, na produtividade e no engajamento da equipe. Logo, também nos resultados da organização.

Uma equipe engajada está em busca de crescimento constante, se preocupando com o futuro da empresa e com a qualidade de suas entregas. Isso é essencial para ter resultados positivos.

Maior satisfação dos colaboradores

Além disso, o trabalho em equipe também é fundamental para desenvolver uma liderança servidora. Ou seja, baseada em formas de poder mais horizontalizadas e colaborativas entre o gestor e os funcionários.

E o fato é que quanto maior a participação dos colaboradores nas tomadas de decisão e nos processos da empresa, maior é o sentimento de satisfação pessoal e profissional em fazer parte daquela equipe.

Vale lembrar que a melhoria do clima organizacional também impacta na satisfação dos funcionários. Assim, é possível perceber que os benefícios do trabalho em equipe estão relacionados. E, juntos, geram um importante impacto para a empresa.

Maior produtividade

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que atividades realizadas de maneira individual demoram até 64% a mais de tempo para serem realizadas. Nesse sentido, o resultado do trabalho em equipe não poderia ser diferente: o aumento na produtividade individual e coletiva.

Isto porque este é um cenário mais amigável para troca de conhecimentos e experiências entre os funcionários. Além de tornar mais simples que as tarefas sejam distribuídas de acordo com as habilidades de cada um.

Com isso, a gestão de tempo dos colaboradores é otimizada. Já que eles podem desenvolver suas atividades de maneira mais assertiva, evitando retrabalho e aumentando o engajamento e a produtividade do profissional. 

Skills necessárias para o Trabalho em Equipe

Fluxograma com as skills importantes para o trabalho em equipe.
Skills importantes para o trabalho em equipe.

Mesmo alocado em um time, nem todo profissional sabe trabalhar bem em equipe. Isso porque ainda faltam soft skills importantes para tornar o trabalho em equipe positivo. Confira quais são essas habilidades!

Empatia

Ser empático é saber se colocar no lugar do outro e entender suas dificuldades e anseios. Quem trabalha em equipe precisa saber ser compreensivo, evitando o pensamento individualista.

Respeito

Qualquer relação interpessoal precisa ter o respeito como base, e no trabalho isso é ainda mais importante. A equipe enfrentará desafios e dificuldades em conjunto, que podem ser complicados de superar. Entretanto, prezar pelo respeito acima de tudo é essencial.

Boa Comunicação

Ter uma comunicação constante, com bastante alinhamento interno, é fundamental para que a equipe esteja em sintonia e trabalhe em prol do mesmo objetivo. A falha na comunicação pode gerar desentendimentos e desgastes desnecessários.

Proatividade

Uma equipe geralmente é multidisciplinar, o que exige que o profissional seja proativo em atividades relacionadas à sua função. Além disso, o bom trabalho em equipe é aquele que todos buscam conhecimento para agregar as discussões e resoluções do dia a dia.

Gestão de conflitos

Desentendimentos acontecem, principalmente diante de algumas situações de crise ou problemáticas. Portanto, saber fazer uma boa gestão de conflitos irá colaborar para manter o bem-estar dos colaboradores e o bom clima dentro da equipe, apesar de qualquer adversidade.

Trabalho em Equipe no Home Office: quais são as dificuldades?

Não há como negar que o trabalho remoto trouxe inúmeras vantagens para profissionais e empresas. Mas estes benefícios podem ter um preço alto na rotina dos colaboradores. E a falta de estrutura para desenvolver um bom trabalho em equipe é um dos principais.

Afinal, manter a comunicação e a colaboração do time à distância pode ser um grande desafio tanto em termos de recursos quanto de motivação

Isto porque, se por um lado é mais complicado compartilhar informações e o andamento de projetos estando à distância, uma pesquisa da Harvard Business Review indicou que o isolamento do ambiente de trabalho pode reduzir a motivação para superar esta dificuldade.

Por isso, é fundamental que os gestores trabalhem dinâmicas de grupo. Pois, elas podem ser o diferencial para manter o relacionamento e a produtividade da equipe em alta.

Saiba como promover um bom Trabalho em Equipe!

É fundamental que a empresa esteja envolvida na construção de um senso de equipe para a realização de um bom trabalho. Para isso, aqui vão algumas dicas:

Tenha uma boa cultura organizacional

A cultura organizacional diz muito sobre o perfil dos profissionais que irão levantar a bandeira da empresa e propagar seus valores. Se a corporação valoriza uma cultura de respeito e colaboração, naturalmente os colaboradores que estão em sintonia com essas condutas irão se dedicar e colaborar para uma construção de um ambiente de trabalho saudável.

Promova uma comunicação interna adequada

Manter os colaboradores informados sobre os resultados, novidades e sobre o futuro da empresa, faz com que eles se sintam parte de toda essa trajetória. A comunicação interna tem um papel essencial na divulgação das metas e das conquistas, mostrando o valor que cada equipe tem e o impacto de seu trabalho.

Motive e engaje os colaboradores

Para se trabalhar em equipe é preciso que todos estejam engajados e motivados para que o fluxo de atividades seja executado da melhor forma. Portanto, ao fomentar desafios e discussões sobre temas de interesse da equipe, todos os membros estarão comprometidos a realizar, juntos, um excelente trabalho, a fim de entregar as soluções que o negócio precisa.

Dicas para melhorar o Trabalho em Equipe no home office

Agora que você já sabe qual a importância do trabalho em equipe e os principais empecilhos que o home office pode impor a esta estratégia, confira 3 dicas que vão te ajudar a lidar com este desafio:

Alinhe o propósito do time

Construir um propósito de time é uma das dicas fundamentais para manter os profissionais engajados com o trabalho em equipe durante o home office. Mas esta tarefa pode não ser tão simples quanto parece.

Isso acontece, principalmente, porque nem sempre os propósitos do colaborador ou de um grupo segmentado de colaboradores condizem com os propósitos da organização. 

Por isso, é fundamental investir na comunicação interna por meio de chamadas síncronas regulares, investimento de projetos conjuntos entre os setores e, principalmente, na cultura de feedbacks, para que todos estejam familiarizados e alinhados aos objetivos da empresa. Assim, é possível construir coletivamente um propósito de time. O que resulta em colaboradores mais motivados com o trabalho em equipe.

Tenha uma estrutura sólida

Outro fator determinante para o trabalho em home office é proporcionar uma estrutura sólida para os funcionários. Tanto no que diz respeito à ferramentas, quanto referente ao suporte e à integração do time.

Afinal, sem as ferramentas necessárias para desempenhar atividades do dia a dia e acompanhar a rotina da organização, dificilmente será possível incentivar o trabalho em equipe entre os seus funcionários. 

Além disso, ter este valor como um pilar da cultura organizacional da empresa também é um grande facilitador do processo. Pois, dessa forma, toda a estrutura de rotina da empresa também será focada no trabalho colaborativo.

Promova a diversidade

Neste sentido, a diversidade pode ser entendida como a aposta em funcionários com habilidades diferentes e complementares. O que pode gerar um impacto muito positivo no desempenho do trabalho em equipe entre os profissionais.

Isto porque se um colaborador tiver o perfil de liderança e outro de analista, por exemplo, trabalhando juntos, os dois podem complementar suas habilidades e oferecer um resultado mais completo e eficiente. Além de contribuírem para o desenvolvimento profissional um do outro.

Quer conhecer outras maneiras para motivar os seus colaboradores? Então, conheça o iFood Benefícios, o vale-alimentação e vale-refeição do iFood. Um benefício corporativo flexível pensado pela nossa empresa para contribuir para o sucesso da sua!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida