Explorando o MBTI: Uma Ferramenta Valiosa para Profissionais de RH

criado em 4 de Setembro de 2023

última atualização 9 de Outubro de 2023

Leia em 7 min

Você já procurou rotular seus funcionários para categorizá-los da melhor maneira? Com o teste do MBTI, é possível descobrir mais dos profissionais e assim conhecê-los mais profundamente.

Índice:

O que é e para que serve o Teste MBTI?

O teste do MBTI é um questionário de personalidade utilizado para descobrir a carreira e profissão ideal, recrutar colaboradores novos e até compreender melhor os sentimentos e preferências dos seus funcionários. 

Com ele, o RH consegue identificar o perfil de cada pessoa, facilitando o direcionamento das tarefas. Ou seja, o teste do MBTI garante uma contratação mais assertiva, além de enquadrar os funcionários em setores melhores. 

Qual a sua origem?

O teste do MBTI teve início no século 20, por conta da amizade entre Carl Gustav Jung e Sigmund Freud. Os dois filósofos se conheceram em 1907 e começaram a estudar a psique humana. Porém, houve divergências pessoais, que aconteceram por possuírem personalidades diferentes. 

Com isso, Jung iniciou um estudo mais profundo sobre o assunto, o que resultou no seu livro Tipos Psicológicos, de 1921. Nele, o filósofo fala da relação entre sensação e intuição, que é o meio de percebermos e buscarmos informações. Assim como também falou sobre o sentimento e pensamento, considerada a base para as nossas tomadas de decisões. 

Katharine Briggs, uma intelectual americana, após ler o livro de Jung, passou a estudar para aperfeiçoar a teoria. Então, com a ajuda de sua filha Isabel Briggs Myers, elas montaram o Myers-Briggs Type Indicator. Com isso, nascia em 1943, o teste do MBTI, uma maneira mais acessível de descobrir personalidades. 

Saiba como funciona o Teste MBTI

Nesse teste de personalidade, são criados quatro pilares, em que cada um apresenta subpilares. Isso resulta em um total de 16 tipos de personalidade, em que são representadas por letras e arquétipos. Esses pilares, são:

1.Energia e motivação

Essa personalidade conta os subpilares de extroversão (E) e introversão (I). As pessoas extrovertidas são mais motivadas e energizantes, geralmente agem antes de pensar e possuem um bom relacionamento com outras pessoas. Já os introvertidos gostam de atividades solitárias e normalmente refletem muito antes de qualquer ação. 

2.Percepção de mundo

Os subpilares aqui refletem a visão de vida, que podem ser sensoriais (S) ou intuitiva (N). Para as pessoas sensoriais, a sua percepção é voltada para os 5 sentidos, ou seja, é algo mais firme. Os intuitivos já possuem uma consciência mais abstrata, em que veem a vida de maneira mais simbólica ou intangível. 

3.Avaliação e tomada de decisão

Nesse pilar, encontram-se os racionalistas (T) e os sentimentais (F). Neste primeiro grupo estão as pessoas de raciocínio lógico e objetivas. Já para as pessoas do grupo F, seus critérios são mais subjetivos, considerando as necessidades e os valores humanos. 

4.Estilo de vida

O último pilar é sobre o estilo de vida, em que se encontram os julgadores (J) e os perceptivos (P). As pessoas julgadoras são mais decididas, se planejam, seguem as regras e tomam decisões com maior tranquilidade. Para os perceptivos, a liberdade e a improvisação são essenciais, pois assim conseguem viver com mais flexibilidade e adaptação

Realizar o teste é fácil, basta preencher o questionário com as frases que mais combinam com sua visão e experiência de vida. Ao final, ele mostrará qual é o seu arquétipo e personagem referente a sua psique. 

Conheça as personalidade do Teste MBTI

Pode parecer confuso entender 16 personalidades diferentes, mas o teste do MBTI consegue facilitar o trabalho através de seus arquétipos universais. Esses personagens são criados a partir das combinações de letras, como foi exemplificado no tópico anterior. 

Analistas

Esse é o primeiro arquétipo de personalidade, onde mostra as pessoas que são pragmáticas, ou também consideradas racionais. Seus personagens, são: 

1.Arquiteto (INTJ): essas pessoas são criativas, estrategistas, ambiciosas e sabem se planejar muito bem;  

2.Lógico (INTP): eles possuem uma alta habilidade logística, além de serem criativos e inventarem ou descobrirem soluções; 

3.Comandante (ENTJ): são aqueles que possuem muita energia, ousadia, criatividade e espírito de liderança. Além disso, também são carismáticos, confiantes e racionais;

4.Inovador (ENTP): esse grupo são aqueles muito espertos e curiosos, que gostam de desafios e de adquirir novos conhecimentos. 

Diplomatas

Esse arquétipo é daqueles que são idealistas. Os diplomatas possuem os seguintes personagens em seu grupo:

5.Advogado (INFJ): eles são idealistas e tomam decisões concretas. Sempre buscam aquilo que acreditam e impactam positivamente as pessoas ao seu redor; 

6.Mediador (INFP): essas são pessoas altruístas, positivas, tímidas, calmas e guiadas por seus princípios; 

7.Protagonista (ENFJ): possuem grande carisma e poder de inspiração, além de ótima comunicação, liderança e altruísmo. 

8.Ativista (ENFP): esse grupo possui alta criatividade, entusiasmo e sociabilidade. Eles são independentes e possuem espírito livre. 

Sentinelas

O arquétipo de sentinela também pode ser conhecido como guardião. Eles são pessoas normalmente sensíveis e de fácil confiança. Seus personagens, são:

9.Logístico (ISTJ): essas pessoas são muito práticas, gostam de se dedicar e confiar, além de serem intolerantes com a falta de decisão alheia; 

10.Defensor (ISFJ): esse grupo é empático, se importam com as pessoas, e por isso são protetores e acolhedores. Possuem muita bondade e generosidade; 

11.Executivo (ESTJ): as pessoas executivas tem a facilidade de administrar, gerenciar tarefas e pessoas, além de serem muito honestas; 

12.Cônsul (ESFJ): eles são atenciosos, sociáveis e populares, por isso gostam de ajudar e estão sempre dispostos. 

Exploradores

O último arquétipo é do explorador. Eles podem ser considerados como artesãos por serem muito expressivos e curiosos. Os seus personagens constituem:

13.Virtuoso (ISTP): os virtuosos possuem características práticas, com muita ousadia e excelente criatividade para solucionar problemas; 

14.Aventureiro (ISFP): eles gostam de seguir o que é diferente e experimentar coisas novas. Além disso, são muito flexíveis e amam explorar outras áreas; 

15.Empresário (ESTP): a inteligência, energia e alta percepção são as principais características dessas pessoas; 

16.Animador (ESFP): esse grupo de pessoas são normalmente espontâneos e animados. Gostam de encorajar outras pessoas e são muito sociáveis. 

Como fazer o Teste MBTI?

Se você deseja fazer o teste MBTI de forma autônoma, existe um site gratuito chamado 16Personalities. Basta acessar e responder o questionário. Ao final, você receberá o resultado e uma descrição das suas personalidades.

Existe também a possibilidade de realizar o teste junto ao RH da sua empresa, caso ela possua alguma plataforma ou ferramenta para realizar o teste MBTI. Se for do interesse da empresa aplicar testes de personalidade em seus colaboradores, ela pode optar por contratar uma consultoria especializada no assunto.

Quais os benefícios de usar este teste?

Afinal, porque é interessante utilizar o teste MBTI dentro de uma organização? Confira a seguir os principais motivos!

Melhor compreensão dos perfis dos colaboradores

Ao traçar um perfil mais detalhado e direcionado, fica mais fácil acessar características do colaborador que exigiriam muito tempo de convivência para a sua descoberta. Dessa forma, a gestão de pessoas será muito mais eficiente ao saber as atividades e posições que cada colaborador desempenharia melhor.

Aumento da eficiência nas tomadas de decisão de RH

Seja para promover, realocar ou apenas para dar um feedback, ter um teste de personalidade em mãos ajuda bastante a direcionar as tomadas de decisões. Em um plano de carreira, por exemplo, o colaborador pode ter mais aptidão para se tornar um líder a um especialista. Com isso identificado, o RH consegue mentorar e assessorar o colaborador para essa trilha de desenvolvimento.

Aprimoramento da comunicação e do trabalho em equipe

A comunicação flui muito mais quando conhecemos o jeito e a personalidade das pessoas que interagimos, não é mesmo? Quando sabemos a melhor forma de falar com alguém, temos uma comunicação mais assertiva e de fácil entendimento. Além disso, colabora para uma interação positiva entre membros de equipes durante a rotina de trabalho.

Identificação de talentos e potencial de desenvolvimento

Como falamos, as personalidades identificadas no teste MBTI ajudam a construir um plano de desenvolvimento individual, baseado nas aptidões de cada indivíduo. De acordo com a área de atuação, o RH consegue ajudar os colaboradores a se desenvolverem em habilidades que façam sentido para o seu estilo de trabalho.

Outro ponto importante é que, em momentos de recrutamento e seleção, o teste pode ser aplicado para ajudar a identificar talentos que tenham maior fit cultural com a organização. Isso ajuda em contratações mais assertivas.

Como esse teste pode ser utilizado de maneira estratégica pelas empresas?

O teste do MBTI é excelente para as empresas que buscam recrutar novos talentos. Nela, você consegue descobrir qual é a característica essencial dos candidatos e, assim, consegue selecionar aquele com fit cultural. 

Com isso, o processo de contratação fica mais assertivo, pois o teste de personalidade é abrangente e completo. Isso resulta em informações mais detalhadas, facilitando na hora de encontrar o candidato perfeito.

Tendo os profissionais ideais, é importante oferecer bons benefícios para reter seus talentos. O iFood oferece um ótimo benefício de vale-alimentação. Quer saber mais sobre e descobrir as vantagens dos benefícios iFood? Então, clique aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida