Você já procurou rotular seus funcionários para categorizá-los da melhor maneira? Com o teste do MBTI, é possível descobrir mais dos profissionais e assim conhecê-los mais profundamente.  

Como funciona o teste do MBTI

O teste do MBTI é um questionário de personalidade utilizado para descobrir a carreira e profissão ideal, recrutar colaboradores novos e até compreender melhor os sentimentos e preferências dos seus funcionários. 

Com ele, o RH consegue identificar o perfil de cada pessoa, facilitando o direcionamento das tarefas. Ou seja, o teste do MBTI garante uma contratação mais assertiva, além de enquadrar os funcionários em setores melhores. 

Como funciona

Nesse teste de personalidade, são criados quatro pilares, em que cada um apresenta subpilares. Isso resulta em um total de 16 tipos de personalidade, em que são representadas por letras e arquétipos. Esses pilares, são:

1.Energia e motivação

Essa personalidade conta os subpilares de extroversão (E) e introversão (I). As pessoas extrovertidas é mais motivada e energizante, geralmente age antes de pensar e possui um bom relacionamento com outras pessoas. Já os introvertidos gostam de atividades solitárias e normalmente refletem muito antes de qualquer ação. 

2.Percepção de mundo

Os subpilares aqui refletem a visão de vida, que podem ser sensoriais (S) ou intuitiva (N). Para as pessoas sensoriais, a sua percepção é voltada para os 5 sentidos, ou seja, é algo mais firme. Os intuitivos já possuem uma consciência mais abstrata, em que veem a vida de maneira mais simbólica ou intangível. 

3.Avaliação e tomada de decisão

Nesse pilar, encontram-se os racionalistas (T) e os sentimentais (F). Neste primeiro grupo estão as pessoas de raciocínio lógico e objetivas. Já para as pessoas do grupo F, seus critérios são mais subjetivos, considerando as necessidades e os valores humanos. 

4.Estilo de vida

O último pilar é sobre o estilo de vida, em que se encontram os julgadores (J) e os perceptivos (P). As pessoas julgadoras são mais decididas, se planejam, seguem as regras e tomam decisões com maior tranquilidade. Para os perceptivos, a liberdade e a improvisação são essenciais, pois assim conseguem viver com mais flexibilidade e adaptação

Realizar o teste é fácil, basta preencher o questionário com as frases que mais combinam com sua visão e experiência de vida. Ao final, ele mostrará qual é o seu arquétipo e personagem referente a sua psique. 

Origem

O teste do MBTI teve início no século 20, por conta da amizade entre Carl Gustav Jung e Sigmund Freud. Os dois filósofos se conheceram em 1907 e começaram a estudar a psique humana. Porém, houve divergências pessoais, que aconteceram por possuírem personalidades diferentes. 

Com isso, Jung iniciou um estudo mais profundo sobre o assunto, o que resultou no seu livro Tipos Psicológicos, de 1921. Nele, o filósofo fala da relação entre sensação e intuição, que é o meio de percebermos e buscarmos informações. Assim como também falou sobre o sentimento e pensamento, considerada a base para as nossas tomadas de decisões. 

Katharine Briggs, uma intelectual americana, após ler o livro de Jung, passou a estudar para aperfeiçoar a teoria. Então, com a ajuda de sua filha Isabel Briggs Myers, elas montaram o Myers-Briggs Type Indicator. Com isso, nascia em 1943, o teste do MBTI, uma maneira mais acessível de descobrir personalidades. 

Personalidade MBTI teste: entenda quais são

Pode parecer confuso entender 16 personalidades diferentes, mas o teste do MBTI consegue facilitar o trabalho através de seus arquétipos universais. Esses personagens são criados a partir das combinações de letras, como foi exemplificado no tópico anterior. 

Analistas

Esse é o primeiro arquétipo de personalidade, onde mostra as pessoas que são pragmáticas, ou também consideradas racionais. Seus personagens, são: 

1.Arquiteto (INTJ): essas pessoas são criativas, estrategistas, ambiciosas e sabem se planejar muito bem;  

2.Lógico (INTP): eles possuem uma alta habilidade logística, além de serem criativos e inventarem ou descobrirem soluções; 

3.Comandante (ENTJ): são aqueles que possuem muita energia, ousadia, criatividade e espírito de liderança. Além disso, também são carismáticos, confiantes e racionais;

4.Inovador (ENTP): esse grupo são aqueles muito espertos e curiosos, que gostam de desafios e de adquirir novos conhecimentos. 

Diplomatas

Esse arquétipo é daqueles que são idealistas. Os diplomatas possuem os seguintes personagens em seu grupo:

5.Advogado (INFJ): eles são idealistas e tomam decisões concretas. Sempre buscam aquilo que acreditam e impactam positivamente as pessoas ao seu redor; 

6.Mediador (INFP): essas são pessoas altruístas, positivas, tímidas, calmas e guiadas por seus princípios; 

7.Protagonista (ENFJ): possuem grande carisma e poder de inspiração, além de ótima comunicação, liderança e altruísmo. 

8.Ativista (ENFP): esse grupo possui alta criatividade, entusiasmo e sociabilidade. Eles são independentes e possuem espírito livre. 

Sentinelas

O arquétipo de sentinela também pode ser conhecido como guardião. Eles são pessoas normalmente sensíveis e de fácil confiança. Seus personagens, são:

9.Logístico (ISTJ): essas pessoas são muito práticas, gostam de se dedicar e confiar, além de serem intolerantes com a falta de decisão alheia; 

10.Defensor (ISFJ): esse grupo é empático, se importam com as pessoas, e por isso são protetores e acolhedores. Possuem muita bondade e generosidade; 

11.Executivo (ESTJ): as pessoas executivas tendem a facilidade de administrar, gerenciar tarefas e pessoas, além de serem muito honestas; 

12.Cônsul (ESFJ): eles são atenciosos, sociáveis e populares, por isso gostam de ajudar e estão sempre dispostos. 

Exploradores

O último arquétipo é do explorador. Eles podem ser considerados como artesãos por serem muito expressivos e curiosos. Os seus personagens constituem:

13.Virtuoso (ISTP): os virtuosos possuem características práticas, com muita ousadia e excelente criatividade para solucionar problemas; 

14.Aventureiro (ISFP): eles gostam de seguir o que é diferente e experimentar coisas novas. Além disso, são muito flexíveis e amam explorar outras áreas; 

15.Empresário (ESTP): a inteligência, energia e alta percepção são as principais características dessas pessoas; 

16.Animador (ESFP): esse grupo de pessoas são normalmente espontâneos e animados. Gostam de encorajar outras pessoas e são muito sociáveis. 

Como esse teste pode ser utilizado de maneira estratégica pelas empresas?

O teste do MBTI é excelente para as empresas que buscam recrutar novos talentos. Nela, você consegue descobrir qual é a característica essencial dos candidatos e, assim, consegue selecionar aquele com fit cultural. 

Com isso, o processo de contratação fica mais assertivo, pois o teste de personalidade é abrangente e completo. Isso resulta em informações mais detalhadas, facilitando na hora de encontrar o candidato perfeito. 
Tendo os profissionais ideais, é importante oferecer bons benefícios para reter seus talentos. O iFood oferece um ótimo benefício de vale-alimentação. Quer saber mais sobre e descobrir as vantagens dos benefícios iFood? Então clique aqui!

Gostou? Compartilhe!

Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.