Você sabe quais são as principais tendências para o futuro do RH? Existem muitas estratégias que virão com força, e até novidades para esse ano de 2022. Mas, para realizar uma boa gestão, é necessário conhecê-las bem. Apenas dessa maneira você saberá como e quais implementar na sua empresa. 

Para esse ano de 2022, o foco será ainda maior nas pessoas, pois o mercado compreende cada vez mais que uma abordagem flexível traz melhores resultados. Segundo pesquisa da Fast Company, 78% dos entrevistados afirmando que desejam manter o regime de trabalho flexível. 

E, é claro que a tecnologia continuará sendo a melhor aliada para os profissionais de RH. Entenda quais são essas abordagens, ferramentas e estratégias aqui abaixo!

Quais são as tendências para o futuro do RH? 

Antes de saber quais são as tendências de RH, é preciso entender que a cada nova temporada, novidades surgem. Mas nem sempre todas serão adaptáveis para a sua empresa. Por isso, compreenda bem cada uma antes de querer implementar todas elas no ambiente corporativo. 

Essas mudanças precisam atingir a cultura organizacional para de fato trazerem benefícios. É dessa maneira que as manutenções e gestão do RH conseguem atingir as expectativas de melhorias geradas para solucionar os problemas corriqueiros. 

E, como foi dito, a tecnologia será muito importante nesse processo de humanizar o espaço da instituição. Pode parecer contraditório, mas com as 6 tendências para o futuro do RH descritas abaixo, você irá compreender como isso funciona. 

1.People Analytics

Entender as pessoas individualmente, saber suas características, qualidades, pontos a melhorar e visão profissional sobre si é essencial. Esses dados trazem benefícios não apenas para o gerenciamento interno das empresas, mas também para recrutar novos funcionários. 

People analytics é uma área que avalia de forma analítica as informações dos seus colaboradores, a fim de gerenciar melhor a função de cada um. Essa área  já é conhecida para muitos, mas agora em 2022 ficará ainda mais evidente. 

Com ela, os profissionais de RH conseguirão estudar novas estratégias para gerir, qualificar, atualizar, engajar e garantir a satisfação profissional dos trabalhadores. Isso é capaz de gerar excelentes resultados para a empresa, como uma melhora motivacional e produtiva. 

2.Maior diversidade

Uma das maiores tendências para o futuro do RH é a diversidade social, que vem crescendo bastante nos últimos anos, e agora está ganhando força também no meio corporativo. O intuito dela é fazer com que pessoas de diferentes culturas, etnias, raças e crenças façam parte dos times profissionais. 

Com a diversidade e inclusão nas empresas, há uma maior variedade de equipes com conhecimentos e habilidades distintas. E, quando essa abordagem é implementada diretamente na cultura organizacional, a instituição consegue atrair novos talentos, desenvolver inovações, aumentar seu público e ganhar destaque competitivo no mercado. 

3.Trabalho remoto

O trabalho remoto, desde o início da pandemia do Covid-19, se tornou a principal tendência para o futuro do RH. Mas, após dois anos de estudos, mais inovações e vantagens foram descobertas para melhorar esse modelo de trabalho. 

Com ele, há um grande fortalecimento da gig economy, que oferece modelos alternativos de contratação para trabalhar com diferentes profissionais de modo pontual. Além disso, é possível criar equipes multigeracionais, em que englobam a inovação das mentes jovens e a experiência dos profissionais maduros. 

4.Saúde Mental

Esse é um assunto muito importante, principalmente após um período pandêmico. Muitos colaboradores podem ter adquirido sintomas de ansiedade, estresse ou depressão. Por isso, é importante o RH buscar abordagens dinâmicas para seu sistema, estrutura e estratégia de gestão das habilidades. 

Dessa forma, há uma melhor resposta à saúde mental dos colaboradores, e, consequentemente, no seu desenvolvimento profissional. Assim, é possível ter uma mudança de habilidade que capacite os funcionários a tomarem melhores decisões. 

Por isso, focar na saúde mental dos colaboradores, deixando o ambiente corporativo mais acolhedor e atencioso, é capaz de melhorar o desempenho dos colaboradores dentro e fora da empresa. 

5.Gamificação

Essa é uma tendência de RH muito divertida e diferenciada. Através da gamificação, a corporação consegue utilizar mecanismos de jogos em contextos variados para gerar resultados e objetivos específicos. Ou seja, com essa estratégia, você é capaz de moldar comportamentos e ter maior motivação dos colaboradores e clientes. 

Os benefícios são diversos, e envolvem um aumento de produtividade, melhoria no clima organizacional e no desenvolvimento de equipes, maior número de feedbacks, além de ser capaz de captar novos leads. E a gamificação pode ser utilizada em treinamentos, processos seletivos, plano de carreira, e até na comunicação interna. 

6.Foco em Employe Experience

Esse método consiste em um conjunto de ações que são desenvolvidas para melhorar  a vida do colaborador no ambiente corporativo. Essas experiências e necessidades geradas por eles devem ser levadas em consideração na hora da empresa tomar decisões. 

Por isso que a tendência inicia diretamente na implementação do employer branding. Ao estabelecer um foco das experiências dos colaboradores na cultura organizacional, automaticamente os valores da empresa estarão presentes no dia a dia de trabalho. Isso contribui para um aumento de produtividade, além de reter talentos e diminuir o turnover. 

Sempre siga as tendências!

É importante saber quais tendências de RH implementar na sua empresa. Mas, também é necessário seguir as novidades para deixar sua empresa atualizada e incluída nas mudanças do mercado. 

Para isso, se mantenha atento aos comportamentos individuais, do mercado e da sociedade. Tudo isso influencia no dia a dia das corporações e afetam a gestão do RH. Apostar em meios tecnológicos, automatizados e inteligências artificiais são capazes de gerar resultados mais assertivos e agilizar o trabalho desse setor. 

Todas essas tendências são capazes de desenvolver melhores benefícios para os colaboradores, que são o foco dessas tendências de RH. Com um melhor ambiente corporativo, as empresas conseguem destaque no mercado, além de melhorarem seus resultados de vendas e relacionamento com os clientes e público. 

Por isso que, para se ter uma boa gestão de mudanças e seguir as tendências para o futuro do RH, é necessário pensar sempre no melhor para os funcionários. E se você quer gerar novos sorrisos para eles nesse ano de 2022, conheça os benefícios do iFood. 
Neles, você encontra oportunidades de melhorar o clima organizacional, aumentar a motivação dos colaboradores e até atrair novos talentos. Quer saber mais sobre as vantagens que o iFood pode oferecer para sua empresa? Então clique aqui!

Gostou? Compartilhe!

Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.