Com a alta competitividade do mercado em todo o mundo, um dos maiores desafios das equipes de RH é entender como atrair e reter os melhores talentos profissionais para as suas companhias. Por isso, saber como fazer o talent acquisition é fundamental para a consolidação de uma empresa no mercado.

Investir no capital humano e na qualidade do ambiente de trabalho é essencial para manter a sua equipe motivada e engajada, e, consequentemente, aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

Uma das estratégias de sucesso para realizar essa tarefa é a aquisição de talentos. Aqui o intuito não é só preencher uma vaga quando necessário, e sim criar uma cultura de captação e retenção de talentos do mercado, mesmo quando a companhia não está com vagas abertas.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é talent acquisition, qual a sua importância, as diferenças comparadas aos métodos tradicionais de recrutamento e, ainda, dicas práticas para implantar essa estratégia na sua empresa. Boa leitura!

O que é talent acquisition

Saiba como atrair os melhores talentos do mercado.

Aquisição de talentos, em tradução livre, é o processo de procurar, encontrar, atrair, contratar e manter os melhores talentos do mercado de trabalho na sua empresa, de acordo com seus objetivos estratégicos e metas.

O talent acquisition é um processo contínuo que preza a construção de um relacionamento próximo com os profissionais que um dia possam trabalhar na sua empresa, antes mesmo que a necessidade de recrutamento aconteça, criando um bom networking.

Ou seja, a principal finalidade é antecipar as necessidades de contratação. É importante que você observe constantemente as demandas da empresa e procure sempre manter o relacionamento com potenciais candidatos que tenham o perfil da companhia.

O intuito é desenvolver e alimentar um banco de talentos de maneira contínua, facilitando a escolha de um profissional com as habilidades e comportamentos ideais quando a necessidade surgir.

Como surgiu e qual sua importância para as empresas

A busca por talentos é estratégia das melhores corporações. 

Essa estratégia de aquisição e retenção de talentos é relativamente nova, tendo sido desenvolvida pelo mercado empresarial a fim de seguir as transformações da sociedade e as suas mudanças constantes. 

Antes da revolução tecnológica, a definição de trabalho era, basicamente, encontrar uma ocupação compatível em uma empresa sólida e ficar ali até se aposentar ou arrumar algo melhor.

Essa dinâmica foi suficiente para empresas e funcionários até que a tecnologia começou a se desenvolver mais rapidamente e passou a afetar as relações de trabalho, o que alterou a forma como os recursos humanos trabalham.

Desde então, mais do que buscar por perfis de colaboradores e empresas, tornou-se indispensável a procura por talentos e empresas que promovam uma boa relação dos colaboradores com a empresa, criando um employee experience.

Assim, surgiu e ganha cada vez mais importância a estratégia de talent acquisition, uma forma estratégica de encontrar e atrair a mão de obra mais qualificada disponível no mercado de trabalho para a sua empresa, de acordo com os objetivos estratégicos traçados.

Valor da marca

A estratégia de talent acquisition ainda agrega valor à marca da empresa, pois há mais chance da companhia ser vista no mercado como uma boa empregadora. 

Afinal, uma empresa que faz questão de ter os melhores talentos do mercado pode ser vista mais facilmente como um bom lugar para se trabalhar, e esse é um fator importante para atrair os melhores talentos para a sua companhia.

Garantir que a empresa seja referência e reconhecida como um bom lugar para se trabalhar reflete não apenas na atração dos melhores talentos, mas também auxilia no crescimento da empresa de maneira geral, uma vez que a sociedade passa a ver a companhia com bons olhos, gerando, assim, mais negócios e melhores resultados.

A gestão de benefícios atrai talentos e proporciona mais competitividade para sua empresa. Leia mais em: Tudo sobre gestão de benefícios.

Diferenças entre recrutamento e talent acquisition

Mesmo que parecidos, recrutamento e talent acquisition são processos diferentes em muitos aspectos. As principais diferenças são o tempo dedicado e o objetivo principal.

Enquanto o recrutamento é mais rápido e tem como objetivo preencher uma vaga aberta com o melhor profissional disponível, o talent acquisition é feito constantemente e tem a finalidade de criar um relacionamento com os melhores talentos do mercado. Assim, eles vão querer trabalhar na empresa quando a contratação for necessária.

Portanto, podemos dizer que o recrutamento é imediatista e serve como resposta a uma necessidade latente da empresa. 

Já a aquisição de talentos, é uma estratégia contínua na qual os resultados aparecerão no longo prazo, na forma de mais competitividade e melhor produtividade para a empresa. Ou seja, o talent acquisition antecipa as necessidades da empresa de acordo com sua evolução.

Veja outras diferenças entre talent acquisition e recrutamento:

  • O talent acquisition atende as necessidades de diferentes áreas de uma empresa e em todos os seus níveis, enquanto o recrutamento foca nas vagas em aberto;
  • O talent acquisition ajuda a empresa a ser reconhecida como boa empregadora, o recrutamento apenas preenche as vagas necessárias no momento.

Por que o talent acquisition é mais eficiente?

A aquisição de talentos é mais eficiente que o simples recrutamento porque é mais completa, mais complexa e acontece rotineiramente em uma empresa, não apenas quando surge a necessidade de contratação de algum colaborador.

Dessa maneira, além de ter mais sucesso no seu employer branding, a empresa está preparada para suprir as suas necessidades de mão de obra da melhor maneira, uma vez que já terá identificado os melhores talentos do mercado e iniciado um relacionamento com eles.

Assim, o processo de recrutamento e seleção torna-se muito mais eficiente para a empresa, que não precisará entrevistar diversos candidatos (que podem não ser tão qualificados) para preencher uma vaga quando necessário.

Dicas práticas para um talent acquisition eficaz

Descubra como elaborar um bom talent acquisition.

Agora que você entendeu que a aquisição de talentos consiste em monitorar as necessidades da empresa e os melhores talentos do mercado, garantindo uma contratação mais adequada, veja algumas ações para um talent acquisition bem realizado:

1. Planejar com estratégia

Para conseguir atrair os melhores profissionais para a sua empresa é preciso ter uma estratégia eficiente. Para isso, componha uma equipe com conhecimentos específicos sobre as necessidades de cada setor da empresa.

Além disso, a equipe de RH precisa desenvolver uma visão de futuro, considerando as mudanças de comportamento do mercado e da sociedade no momento de buscar os melhores talentos do mercado.

2. Segmentar as áreas e atividades

É importante conhecer as diferentes posições, áreas, segmentos e atividades da empresa. 

Assim, você saberá quais são as habilidades e competências indispensáveis para cada cargo, além de ter todas as informações muito bem categorizadas.

Dessa forma, o processo de talent acquisition será mais rápido, prático e barato no momento de encontrar o talento certo para as vagas que eventualmente surgirem na empresa.

3. Antecipar as necessidades

A equipe ou pessoa responsável pelo talent acquisition precisa ter o hábito de antecipar as necessidades de mão de obra da empresa

Para isso, devem ser analisados os registros de entrada e saída de colaboradores para descobrir onde está a maior rotatividade, além de definir as posições com maior escassez de talentos no mercado.

Dessa maneira, é possível prever as áreas e cargos com mais necessidade de atenção e já começar a desenvolver o relacionamento com potenciais candidatos. 

Assim, quando a necessidade surgir, os candidatos já estarão propensos a trabalhar na sua empresa, facilitando e acelerando o processo de contratação.

4. Relacionar-se com os talentos

Como dito anteriormente, mesmo antes de novas contratações serem necessárias, é indispensável que a empresa estabeleça um relacionamento com os melhores talentos do mercado nas suas áreas de interesse.

Com a antecipação das necessidades citadas acima, será possível ter uma ideia de quais talentos serão necessários para a empresa no médio e longo prazo, e já apresentar a empresa como um bom lugar para trabalhar.

5. Desenvolver a imagem

Para garantir seu talent acquisition e uma boa retenção de talentos não adianta identificá-los e entrar em contato se sua empresa não tem uma boa imagem no mercado de trabalho. 

Para isso, é indispensável realizar ações de employer branding e apostar na melhor employee experience possível. 

Com a valorização do seu capital humano, além de melhorar a reputação da empresa como empregadora, ainda aumentará o engajamento e a motivação dos colaboradores.

6. Analisar as métricas

Métricas são indispensáveis em qualquer planejamento estratégico para mensurar resultados, corrigir problemas e desenvolver melhores processos

Portanto, faça relatórios de todos os pontos acima, transformando a informação em conhecimento para tomar decisões mais embasadas.

Além de tudo isso, dentre outros aspectos importantes na aquisição de talentos estão:

  • Comunicação – é preciso que os talentos saibam que a sua empresa está interessada em contratá-los, portanto, utilize as redes sociais e outros caminhos para chegar até eles;
  • Humanização – profissionais são pessoas, não apenas currículos, e merecem ser tratados como tal. Seja empático, educado e responda com rapidez.
  • Descrição dos cargos – muito importante para selecionar os melhores talentos, a descrição de um cargo deve ser o mais específica possível, pois vai definir quem se sentirá atraído pela vaga.

Oferecer os melhores benefícios é essencial para o talent acquisition

Os talentos do mercado se atraem por empresas com bons benefícios corporativos.

Ao final, a aquisição de talentos se resume a um trabalho constante de detecção das necessidades da empresa e dos melhores talentos do mercado, mantendo um relacionamento próximo para preencher com rapidez e eficiência qualquer vaga que surgir

Entretanto, é válido destacar que, garantir um excelente ambiente de trabalho e oferecer mais qualidade de vida aos seus colaboradores é essencial para que os melhores talentos disponíveis no mercado prefiram trabalhar na sua empresa, e não na concorrência.

Benefícios corporativos são um dos fatores mais considerados no momento de um colaborador aceitar uma vaga. Para isso, nada melhor que disponibilizar os melhores benefícios corporativos do mercado, como o iFood Refeição, o vale-refeição revolucionário da rede iFood.

Com ele, o seu colaborador tem a praticidade de poder fazer suas refeições usando toda a tecnologia, qualidade e praticidade iFood, que já conta com mais de 230 mil restaurantes parceiros em todo o país.

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Por: Marilizi Gonçalves

Analista de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em redação. Formação em Letras, cinéfila, apaixonada por ciências humanas, língua inglesa, marketing e fã de um bom cupom de desconto.

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