Short Friday: conheça o benefício que trará mais produtividade para a sua equipe!

criado em 29 de Maio de 2023

última atualização 5 de Outubro de 2023

O que é Short Friday e como funciona? Por que ela se destaca entre as maiores tendências do trabalho no futuro?

Pode até ser que há poucos anos atrás reter talentos era algo que dependia apenas de bons salários e alguns benefícios adicionais. Contudo, atualmente, isso está cada vez mais ligado às ações que valorizam o bem-estar e a autonomia das pessoas, como é o caso da Short Friday.

Não é por acaso que esse conceito está entre as principais tendências de gestão de pessoas. Ao estipular uma jornada flexível que reduz a carga horária do último dia da semana, ele permite uma melhor conciliação entre as demandas profissionais e a vida pessoal. 

Como você verá adiante, essa é a fórmula perfeita para melhorar o clima organizacional e a qualidade de vida no trabalho. Ao mesmo tempo, isso também incentiva uma melhor performance, engajamento e retenção dos colaboradores. 

Índice:

O que é Short Friday? 

Mesmo que o home office já seja uma realidade no futuro do trabalho pós-pandemia, a falta de flexibilidade ainda é um problema. Durante a semana, as pessoas não conseguem resolver seus compromissos e pendências. Afinal, elas estão ocupadas justamente no horário comercial. 

Para garantir mais equilíbrio na rotina dos profissionais, ampliar seu senso de liberdade e favorecer o bem-estar dos colaboradores, a Short Friday propõe a possibilidade de sair mais cedo dos postos laborais. 

Traduzido do inglês, o termo significa “sexta-feira curta”. Como o nome sugere, é bem no último dia útil da semana que ocorre a redução da jornada. Assim, as pessoas podem aproveitar para resolver suas questões pessoais e ainda somar o tempo livre ao restante do fim de semana.

Ao contrário do day off, que pode ocorrer em qualquer dia na forma de um benefício, a Short Friday não funciona como uma folga remunerada. Ela consiste basicamente em uma saída prévia na sexta-feira. Seu horário e recorrência são acordados previamente. 

Saiba como surgiu esse benefício!

A short friday surgiu, inicialmente, na capital da Islândia, Reykjavik. A partir dos resultados positivos e cases de sucesso, esse benefício se tornou popular ao redor do mundo, sendo utilizado por empresas de diversos segmentos. Confira a seguir como ele funciona!

Como funciona o Short Friday na prática?

Os horários para a liberação dos colaboradores variam entre as empresas. Geralmente, isso é feito depois do horário do almoço, às 15h ou às 16h. A recorrência também depende. Alguns negócios fazem Short Friday toda semana, outros de forma quinzenal ou mensalmente.

Em todos os casos, o período livre precisa ser acertado em comum acordo entre a organização e seus funcionários. Inclusive, a gestão do tempo é importante, pois é possível que o horário liberado na sexta-feira seja compensado. Entenda abaixo como isso funciona legalmente.

Short Friday e as leis trabalhistas: o que diz a CLT?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não prevê questões específicas para a flexibilidade de horários nas empresas. Contudo, é preciso ater-se à exigência da carga horária de 44 horas por semana. 

A fim de respeitar a legislação, a adoção da Short Friday quase sempre é estipulada por meio de um acordo coletivo. O mesmo envolve não só os próprios colaboradores, como também o sindicato de sua categoria. 

Normalmente, o tempo não trabalhado é compensado em outros dias úteis. Isso pode ser feito em reuniões extraordinárias, por exemplo. No home office, em que a CLT não exige controle de jornada, é possível simplesmente reduzir as demandas exigidas de trabalho para a equipe.  

Por que a empresa deve investir no Short Friday?

Uma empresa que deseja inserir na sua cultura a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, certamente deve investir no short friday. Isso porque ela vai além de um momento de folga e passa a ser um período destinado a tratar de questões e interesses pessoais que a rotina às vezes atrapalha sua realização.

Além disso, é uma maneira de aumentar a satisfação pessoal, dando a oportunidade do profissional escolher o que deseja fazer neste tempo livre.

Conheça os benefícios do Short Friday para a empresa

Como falamos, a Short Friday é uma maneira de incentivar a satisfação, a qualidade de vida, a saúde mental e a própria produtividade no trabalho. Simultaneamente, ela também é uma forma de adequar-se à nova realidade das empresas. 

Isso porque, a geração Z no mercado de trabalho é crescente. Isso significa que indivíduos nascidos entre a segunda metade da década de 90 e início de 2010 estão se consolidando na nova geração de profissionais. Para eles, os modelos laborais tradicionais já não servem mais.

De acordo com o estudo “2021 Millennial & Gen Z Survey”, as maiores prioridades profissionais dessa geração incluem valores como adaptabilidade e flexibilidade. Esses são justamente os diferenciais que ações como a Short Friday oferecem.

Portanto, estamos falando de um diferencial decisivo para atrair jovens talentos, para destacar-se diante dos novos paradigmas que devem tomar conta do mercado e ainda para gerar benefícios como: 

Aumento da motivação, engajamento e produtividade

Mesmo os melhores salários não compensam jornadas cansativas e a falta de flexibilidade. Oferecer mais liberdade aos colaboradores é demonstrar que a empresa os valoriza. Isso amplia sua motivação e engajamento com o trabalho, e naturalmente sua produtividade. 

Melhora do clima organizacional

O excesso de rigor em relação às jornadas e horários cria um ambiente estressante, que fica mais favorável a conflitos e problemas de relacionamento. A Short Friday é uma forma de tornar o clima organizacional mais leve, favorecendo a rotina de trabalho de todos. 

Atração e retenção de talentos

Por falar no clima da organização, é evidente que uma jornada de trabalho mais satisfatória e flexível gera funcionários mais satisfeitos. Isso é excelente para reter bons talentos na empresa, algo que é cada vez mais difícil frente ao dinamismo do mercado atual. 

Fortalecimento a marca empregadora

As empresas que oferecem Short Friday favorecem sua imagem de marcas empregadoras. Isso significa que elas são vistas como excelentes locais para trabalhar. Ou seja, é uma forma de atrair os melhores profissionais para o seu time. 

Incentivo a flexibilidade

Como reforçamos ao longo deste artigo, a noção de jornada flexível está se tornando uma regra no mercado. Quanto mais ações nesse sentido a sua empresa praticar, mais alinhada ela estará às principais tendências de trabalho. 

Saiba como aplicar o Short Friday na sua empresa

Confira algumas dicas de como implementar a short friday na sua empresa e começar a aproveitar todos os seus benefícios!

Passo a passo para implementar a short friday na empresa.

Tenha um bom planejamento

Antes de qualquer coisa, é preciso entender a viabilidade de implantar esse benefício. Portanto, faça um estudo de quantas horas mensais poderão ser concedidas aos colaboradores, sem que afetem a entrega e o faturamento da empresa.

Além disso, certifique-se das questões legais junto aos sindicatos e demais órgãos relacionados. Por fim, faça um benchmarking de como outras empresas aplicam o benefício e defina como ele funcionará na sua corporação.

Exerça uma comunicação interna eficiente com o time

Faça a divulgação dessa novidade de forma atraente e positiva, trazendo com clareza como irá funcionar e seus principais benefícios. Foque em alinhar com a liderança como essa gestão será feita, para que as tarefas sejam cumpridas ao longo da semana sem problemas.

Ajuste o benefício à realidade da empresa

A definição da frequência da short friday — semanal, quinzenal ou mensal — influencia na rotina da empresa, que precisa sofrer mudanças para continuar respeitando prazos e entregas.

Portanto, estude o cenário e pense na melhor forma de aplicar o benefício. Se quiser, comece com uma short friday por mês e aumente ao longo dos meses. Assim a adaptação será gradual.

Já que o assunto é flexibilidade, que tal ir além da Short Friday e incluir ainda mais ações para promovê-la junto ao seu time? Conheça o cartão iFood Benefícios e descubra como impulsionar a satisfação dos seus colaboradores com mais possibilidades no vale-refeição ou alimentação. 

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida