Retenção de talentos: saiba tudo sobre seu uso e importância

criado em 23 de Junho de 2022

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 11 min

Um desafio que as empresas têm enfrentado é a retenção de talentos na equipe de trabalho. Isso é importante não só para a satisfação dos colaboradores, mas também atua como uma vantagem competitiva de uma organização.

Tendo em vista que o capital humano é um fator determinante para que a empresa consiga atingir os seus objetivos através da distribuição de tarefas e execução de metas de equipe, é preciso manter sempre viva a perspectiva de que os talentos da sua empresa devem ser preservados pensando também na satisfação dos seus colaboradores.

Assim, você já parou para pensar que os benefícios oferecidos aos colaboradores pode ser um item de grande importância para a retenção de talentos na sua empresa? Por isso, acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto neste artigo.

O que é retenção de talentos? 

Grupo de pessoas reunidas no trabalho representando a retenção de talentos.
Comece sabendo o que é retenção de talentos e como ela é estratégica para a sua empresa!

A retenção de talentos trata-se de empenhar estratégias, políticas e ações que, quando aplicadas no contexto da organização, têm por finalidade reter talentos e mantê-los motivados na empresa.

Ou seja, é como manter um time motivado que está ganhando. Assim, é essencial para a estratégia e para o bom funcionamento da sua empresa valorizar cada membro da equipe.

Isso porque nenhum empregador deseja contratar um profissional e assim que ele atinge o seu grau máximo de produtividade e desempenho, a pessoa pede demissão ou é demitida. Isso não faz sentido, não é mesmo?

Então, os empregadores desejam desenvolver a sua equipe através de estratégias sólidas, ouvindo as necessidades e dores dos membros da sua equipe. Dessa forma, eles desenvolvem ao máximo as suas capacidades para que permaneçam por longo período na empresa.

Para ajudar na compreensão, uma pesquisa feita por uma firma global de gestão – a McKinsey – em 2017 e 2018 em diversas empresas do Exterior e no Brasil, indicou alguns pontos que valem a pena ser levados em consideração. Por exemplo, quando há uma gestão de talentos efetiva na empresa, a tendência é que a retenção de talentos aumente em até 80%. 

Isso mostra que as empresas precisam lidar com a parte profissional das pessoas, mas também com os seus conflitos e demandas pessoais. Assim, essa dinâmica positiva de aceitar os profissionais em um contexto completo prepara a empresa para mantê-los sempre produtivos e comprometidos.

É por motivos como este que, muitas vezes, a empresa entra em uma situação chamada ‘guerra de talentos’. Ou seja, uma alta competitividade entre as empresas para atraírem os melhores talentos para os cargos, principalmente os de liderança. 

Quais os benefícios da retenção de talentos para a empresa?

Pessoas reunidas em frente a um computador, comemorando.
A empresa que busca trabalhar com retenção de talentos tem benefícios a curto, médio e longo prazo.

Reter talentos é muito importante para que a empresa consiga atingir suas metas de maneira mais fácil com uma equipe engajada e motivada. 

Então, para saber se uma empresa está retendo talentos, é necessário observar alguns indicadores. Como, por exemplo, o índice de turnover, bem como o absenteísmo e o número de contratações que a empresa faz dentro de um curto espaço de tempo.

Assim, se esses indicadores mostraram níveis altos de pedidos de demissão, faltas e contratações recorrentes, então é hora de analisar o que está sendo feito e criar ações para retenção de talentos. 

Isso é possível através da implementação de benefícios para os funcionários, bem como um plano de carreira coerente com o que a organização acredita ser importante.  

Comprova a qualidade do trabalho 

Um dos grandes benefícios da retenção de talentos é que ela comprova a qualidade do trabalho nos diversos setores da organização. Ela mantém o alto desempenho das equipes, aumentando a produtividade e, com isso, a empresa evita problemas com retrabalho dos serviços ofertados e pode focar nos treinamentos, novas tecnologias e ferramentas que agilizem os processos. 

Engajamento – employer brand

Já a questão do engajamento – ou de employer brand – trata de manter os colaboradores engajados e comprometidos de maneira emocional e profissional na empresa. O employer brand significa então passar uma boa imagem dessa cultura de motivação ao mercado, o que também ajuda na retenção de talentos desde o recrutamento e seleção de talentos. 

Assim, faz parte do employer brand oferecer benefícios empresariais aos colaboradores: 

  • Plano de saúde e odontológico;
  • Seguro de vida;
  • Vale-alimentação e refeição;
  • Vale-transporte;
  • Acesso na academia;
  • Vale-cinema.

Além disso, você sabia que a gente conta também com Novos Saldos? Isso porque, pensando no bem-estar e no engajamento dos seus colaboradores, agora você pode contar com o iFood Benefícios também para auxílios: 

  • mobilidade, 
  • cultura&entretenimento,
  •  Home Office,
  • Educação.

Redução de custos 

Assim, você sabia que a redução de custos está diretamente relacionada à retenção de talento? Pois, ao investir no colaborador, ele retornará em produtividade e motivação. Isso impacta também:

  • A economia de ter que contratar e demitir colaboradores até encontrar o perfil certo para uma função;
  • Na diminuição das faltas dos funcionários insatisfeitos;
  • A demissão passa a ser uma situação mais rara na organização.

Tomada de decisão

Os donos das empresas, assim como os gestores de RH, precisam tomar decisões em relação à retenção de talentos, de maneira que beneficie colaboradores e empregadores. 

Dessa forma, tomar uma decisão de investir em um funcionário de maneira que ele cresça profissionalmente e obtenha benefícios na empresa, é apostar no futuro, esperando que ele seja ainda mais produtivo a longo prazo.

Quais os benefícios da retenção de talentos para os candidatos? 

Colaboradores reunidos comemorando os benefícios da retenção de talentos.
Você sabia que a retenção de talentos tem benefícios incríveis para os colaboradores?

Saiba os benefícios da retenção de talentos para os candidatos:

Melhora o clima organizacional 

Um ponto muito importante para os colaboradores é que, com um trabalho voltado para a retenção de talentos, há um bom clima organizacional. 

Isso porque os colaboradores têm uma convivência mais harmoniosa e respeitosa, vivendo uma experiência agradável todos os dias. Afinal, se você trabalha em um bom ambiente, com certeza não terá vontade de aceitar qualquer outra proposta de emprego, não é mesmo?

Promove a qualidade de vida 

Uma empresa que promove qualidade de vida retém talentos. Pelo menos foi isso que revelou um estudo realizado pela Deloitte. Assim, alguns dados dessa pesquisa são:

  • 86% dos entrevistados esperavam trabalhar em horários flexíveis;
  • 67% desejavam trabalhar em um bom escritório;
  • 63% desejavam ter acesso a snacks saudáveis
  • 60% das pessoas adorariam ter um programa de saúde mental

Isso significa que os profissionais estão cada vez mais preocupados com o que as empresas têm a oferecer. E aqui não importa se é um pequeno ou grande incentivo. O reconhecimento pelo trabalho é importante, afinal, quando você cumpre as suas metas com satisfação, tudo flui. 

Possibilita uma remuneração justa 

Outro benefício da retenção de talentos para os colaboradores é que ela possibilita uma remuneração justa. 

Tendo em vista que, ao investir em determinadas estratégias visando a retenção de talentos, é possível que o gestor de Recursos Humanos veja o quanto determinado colaborador se esforça na empresa. Assim, é importante sempre notar quem merece uma boa recompensa salarial.

Afinal, quanto mais resultados, melhor também será para o bolso do colaborador.

Será que uma boa gestão impacta na retenção de talentos? 

Para falarmos sobre como a retenção de talentos impacta nos resultados da empresa, aqui cabe muito bem um exemplo, não é mesmo?

Uma das empresas que investiu na retenção de talentos e teve resultados excelentes foi a Google. Isso porque ela desenvolveu um projeto chamado Project Oxygen (ou Projeto Oxigênio). O objetivo era saber se a organização poderia tratar os trabalhos de liderança e gestão como secundários, ou seja, será que os gerentes realmente seriam dispensáveis? 

O projeto também avaliou os motivos que levavam os colaboradores antigos a saírem da empresa e se isso tinha relação com os gestores. 

Assim, em 5 anos, tentou-se provar que a qualidade do gerente não afetava o trabalho das equipes. Para isso, um grupo de estudiosos foi contratado e eles avaliaram as diferenças entre os gerentes com classificação alta e baixa. 

Além disso, também foram realizadas análises qualitativas sobre a satisfação das pessoas no trabalho. Dessa forma, a retenção de talentos foi avaliada, assim como outros indicadores que influenciavam o trabalho do gestor frente ao seu time. 

Então, após a análise, constatou-se que uma boa gestão faz realmente diferença na empresa. Hoje, a Google vê as evidências científicas como fundamentais, e os dados coletados na época ajudaram os gerentes a melhorar o seu trabalho e a reter talentos. 

Qual o papel do RH na retenção de talentos?

O RH age de forma estratégica nas organizações e isso não é segredo. Ele é um importante aliado na gestão por  ser o grande responsável pelo recrutamento e seleção, desenvolvimento e gerenciamento de performance das equipes. 

Assim, o RH tem uma participação ativa, pois define práticas e políticas direcionadas à retenção de talentos

Desse modo, o gestor de Recursos Humanos ajuda no desenvolvimento dos colaboradores e traça ações que colaboram para a melhoria das equipes profissionais. Então, se ele conhece os colaboradores, poderá entendê-los e elaborar estratégias que funcionem muito bem para reter talentos. 

O que motiva novos talentos?

Como mencionamos anteriormente, não é só o salário o fator motivador dos colaboradores. Saber que a empresa irá valorizar as ações dos funcionários, promovendo o crescimento da carreira por meio dos benefícios empresariais é um dos fatores decisivos para estimulá-los. 

Uma pesquisa também realizada pela empresa de gestão McKinsey, apontou que 37% dos entrevistados afirmaram que o RH da empresa onde trabalham proporciona uma experiência extremamente positiva para toda a equipe. 

Outra pesquisa realizada pela empresa HayGroup, referência em gestão de pessoas, aponta que mais de 64% das organizações possuem dificuldade em reter talentos. Esse número pode ser ainda maior em organizações menores. 

Oferecer benefícios empresariais auxilia na retenção de talentos?

Em muitos casos, a questão dos benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores demonstra também respeito pelo seu trabalho, esforço e dedicação para com a empresa. 

Assim, além da remuneração, um ponto muito importante para a retenção de talentos é, justamente, o oferecimento de benefícios que tenham acordo com os valores da empresa e com o desejo de desenvolvimento dos seus colaboradores. É por isso que os benefícios também demonstram o alinhamento entre empresa e colaborador. 

E, é claro, também traduz o cuidado com a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

Quais estratégias investir na sua empresa para reter talentos?

Pessoas em uma seleção e recrutamento representando a retenção de talentos.
Veja como investir na retenção de talentos de maneira prática a partir de estratégias muito simples!

As empresas precisam se preparar para as novas relações de trabalho. Isto é, oferecer uma das melhores oportunidades de carreira para os colaboradores, e assim obter resultados sólidos.

Em contrapartida, o time estará motivado para trabalhar pela empresa, apesar dos desafios e dificuldades que surgirem no caminho. Pois, eles sabem que os gestores estão do lado deles investindo e incentivando o crescimento da carreira.

Vamos acompanhar agora as três estratégias que você pode usar no seu negócio para reter talentos de uma maneira única e assertiva:

  1. Seleção com divulgação dos benefícios

O recrutamento e seleção de novos profissionais pode começar na própria empresa. Ou seja, valorizar os talentos que você já tem disponível. Isso porque haverá sempre um colaborador preparado para assumir um cargo de confiança na organização.

Isso não só estimula o crescimento de carreira do funcionário, como também mostra à equipe que você confia no potencial de cada um, e abre a oportunidade primeiro para os seus colaboradores internos. 

Assim, depois de uma análise de perfil comportamental para decidir o desempenho em potencial de cada colaborador da sua equipe, pode surgir a necessidade de algum outro perfil muito específico e não tenha dentro da sua equipe. É neste momento, então, que surge a demanda de buscar um profissional fora.  

Então, decidido o momento de um novo processo de recrutamento e seleção, alguns pontos de atenção quanto aos benefícios serão necessários:

Ao invés de divulgar a função X com salário Y, que tal promover dessa forma: procura-se um profissional com as demais capacidades, oferecendo um salário X e também os benefícios A, B, C e D. Notou a diferença?

  1. Onboarding e cultura da empresa

O onboarding é uma maneira de motivar os colaboradores trazendo-os para a cultura da empresa. Esse processo é aplicado na contratação de um novo funcionário, explicando como funcionam as demandas, o que ele deve esperar da organização e para quem ele deve reportar quando necessário.

Aquele modelo de simplesmente contratar o funcionário e deixar que ele se vire quando tiver algum conflito ou dúvida, não é a melhor opção. As pessoas querem saber o porquê de elas estarem realizando aquela atividade. Assim, qual é o motivo que as fazem ir para a sua empresa diariamente?

Então, os colaboradores tendem a se esforçar muito mais quando se identificam com a cultura da empresa, sendo ela colaborativa e engajada com as causas sociais.

  1. Treinamentos e plano de carreira 

Todo colaborador precisa se sentir preparado para atuar plenamente na empresa. E para isso acontecer, a organização precisa criar a oportunidade de treinar os colaboradores com cursos, treinamentos e workshops.

Essas ações motivam os colaboradores a se esforçarem cada vez mais pelos projetos da empresa. 

  1. Escute a equipe de trabalho

Saber o que a equipe de trabalho pensa é a melhor maneira de reter talentos. Portanto, escute o que cada um tem a dizer e analise o que pode ser melhorado na organização. E então, pratique a escuta ativa: não deixe que a escuta seja somente uma sessão de desabafo, mas veja como as situações podem ser melhoradas.

  1. Valorize quem veste a camisa da empresa

É importante valorizar quem realmente veste a camisa da empresa. Por isso, reveja o salário ou ofereça aquele dia de folga. Há muitas maneiras de valorizar os funcionários e, consequentemente, reter talentos. 

  1. Ofereça boas capacitações

Para terminar, ofereça boas capacitações. Veja com a própria equipe de trabalho o que ela precisa. É um curso sobre marketing pessoal? É um treinamento para trabalhar com um equipamento moderno? Trate os colaboradores bem e a sua empresa colherá bons frutos.

Pode parecer um paradoxo quando falamos que investir nos talentos é mais barato do que contratar, demitir e recontratar um novo colaborador. Mas isso porque o tempo gasto para treinar um funcionário e engajá-lo com a empresa tende a ser maior, em torno de dois anos. 

Enquanto isso, você pode muito bem olhar para quem já está na sua empresa com mais carinho e ver como essa pessoa que já conhece a cultura da empresa pode melhorar ainda mais seus resultados.

Então, para garantir uma retenção de talentos eficiente em sua empresa, conheça o iFood benefícios e como ele pode ajudar a motivar os seus colaboradores. Clique aqui para saber tudo sobre os benefícios que temos para a sua empresa!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida