Responsabilidade Social Corporativa: a importância de ser uma empresa engajada!

criado em 1 de Junho de 2023

última atualização 9 de Outubro de 2023

Nos últimos anos, a responsabilidade social corporativa tem passado por um processo de mudança, deixando de ser um tema discutido apenas nas mesas de reunião das grandes empresas e passando a  estar presente também nas discussões do dia a dia dos clientes. 

Isso porque a cobrança por parte dos consumidores tem feito com que cada vez mais empresas entendam que ter um posicionamento no mercado não é apenas um diferencial, mas uma obrigação dentro do cenário atual. 

Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e aprenda ainda mais sobre responsabilidade social corporativa e o seu impacto no mundo atual!

Índice:

O que é Responsabilidade Social Corporativa?

Podemos definir a responsabilidade social corporativa como um conjunto de condutas que visam e prezam a ética no trabalho e que colaboram ativamente para melhorar a sociedade. Tudo isso é feito com ações e estratégias que tenham relação com o negócio e o segmento da corporação.

Dessa forma, são ações que precisam ser feitas constantemente, a longo prazo e de forma duradoura. Uma organização com responsabilidade social tem como um dos seus objetivos principais o bem-estar da comunidade, tanto dos colaboradores quanto das pessoas que de alguma forma possuam vínculo com a empresa, seja por meio da contratação de serviços ou fornecimento de matéria-prima. 

Conheça os 4 tipos de Responsabilidade Social Corporativa

Grupo de pessoas conversando sobre responsabilidade social corporativa.

Diversas são as demandas do mercado consumidor, exigindo das empresas a adequação a cada uma delas. Por esse motivo, dentro do mercado nacional e internacional podemos observar cases de corporações que estão realizando verdadeiras transformações através do uso da responsabilidade social corporativa.

Dessa forma, existem quatro tipos diferentes de responsabilidade social no que se refere ao universo corporativo. São elas:

Responsabilidade Social Empresarial

Muito similar a Responsabilidade Social Corporativa, porém, além de atuar na responsabilidade social no que se refere aos envolvidos no negócio, possui o diferencial de aumentar o seu campo de atuação, visto que as campanhas e planejamentos influenciam também todos os grupos interessados, como a população de um modo geral. 

Responsabilidade Social Corporativa

Representa o compromisso da empresa com a ética e o desenvolvimento econômico. Está focada principalmente na melhoria da qualidade de vida e do trabalho de todos aqueles que estão de alguma forma envolvidos em seu meio

Nesse conceito, famílias, comunidade local e sociedade como um todo são englobadas nas estratégias de negócio da empresa.

Responsabilidade Social Ambiental

É considerada uma das formas mais completas de ser uma empresa socialmente responsável, pois tem planos muito claros que beneficiam não somente as pessoas como também o meio ambiente, algo fundamental para a sociedade atual.

Responsabilidade Social Individual

A responsabilidade social individual é aquela em que há o envolvimento de cada indivíduo nas ações sociais da comunidade onde vive, buscando a solução de problemas locais.

Qual a responsabilidade social das empresas?

Todas as empresas têm como objetivo principal a geração de lucros e o aumento nas vendas. Em teoria, isso não está errado, pois é o que permite que a mesma continue ativa no mercado. 

No entanto, focar apenas no aspecto financeiro não é o suficiente para manter uma organização em crescimento, já que é preciso expandir a visão e acompanhar as rápidas mudanças que vivemos hoje. 

Portanto, deve ser uma iniciativa da empresa sem nenhum tipo de interesse além do de causar um impacto positivo na comunidade à sua volta. Senão, uma ação que seria benéfica, pode se transformar em um revés para a companhia.

Neste cenário, é imprescindível que essa ação seja bem planejada e tenha um alcance amplo, valorizando o aspecto comunitário. Afinal, se a empresa é feita de e por pessoas, os níveis de responsabilidade social corporativa trazem benefícios não apenas a terceiros, mas as próprias vivências pessoais criadas dentro da companhia.

Não menos importante é avaliar também os impactos ambientais que a sua empresa causa. A redução de ações não sustentáveis também exemplifica a responsabilidade social não somente com as pessoas, mas também com o meio ambiente onde elas vivem.

Os princípios da Responsabilidade Social Corporativa

Saiba quais são os pilares que sustentam o conceito de responsabilidade social corporativa.

Princípios da responsabilidade social corporativa.

Transparência

É ser transparente com seu comportamento social, liberando dados sobre suas ações sociais, através de relatórios, para qualquer um que queira saber se a empresa realmente cumpre com o que fala.

Ética nos negócios

A ética profissional é a base da responsabilidade social corporativa, e um conceito não existe sem o outro. Portanto, ser ético é prezar pelas boas práticas e condutas empresariais, seja no contexto financeiro, administrativo, ambiental ou em qualquer outra instância.

Responsabilidade ambiental

As chamadas “empresas verdes” ou “empresas sustentáveis” são aquelas que, além da responsabilidade social, também prezam pela responsabilidade ambiental. Isso vai desde a reorganização dos materiais utilizados nos processos diários da empresa, até o apoio a qualquer causa ambiental.

Respeito aos direitos humanos

Respeitar os direitos humanos é uma premissa básica para que a responsabilidade social corporativa realmente seja aceita em seu conceito pleno.

Visão ampla

A visão de sustentabilidade e responsabilidade social precisa ser ampla e atingir âmbitos locais, regionais e globais, pensando sempre nas futuras gerações.

Projeto de melhoria continuada

Ao longo do tempo é preciso realizar melhorias nas ações e prever novas possibilidades sempre com esse intuito de estar em constante evolução e transformação.

Por que é necessário ter responsabilidade social corporativa nas empresas?

Grupo de pessoas conversando sobre responsabilidade social.

Cada vez mais os consumidores estão exigentes com os produtos e serviços que consomem. A união da democratização da internet, com a facilidade de receber informações, gera impactos diretos nas escolhas dos clientes. 

Desse modo, eles optam sempre por aquelas companhias que, em algum nível, demonstram preocupação e apoio por causas sociais.

Uma pesquisa global realizada pela Nielsen destaca em números a importância de uma empresa se preocupar com esse aspecto. O primeiro resultado, referente ao ano de 2013, mostrou que 50% dos consumidores estavam dispostos a pagar mais por produtos e serviços que viessem de empresas cuja responsabilidade social corporativa era ativa.

Em 2014 esse número subiu para 55% e em 2015 já era de 66%. Isso mostra que quanto maior a conscientização, mais o consumidor irá priorizar as companhias que não apenas possuem um discurso de valores éticos, mas que de fato atuam perante a comunidade naquilo que lhes é cabível.

Desse modo, percebe-se que a responsabilidade social empresarial não é apenas uma ação para a melhoria da comunidade, como também aumenta o lucro das empresas.

Outra pesquisa importante realizada pelo Instituto Akatu informa quais os pontos que mais receberam destaque por parte dos consumidores na hora de finalizar uma compra. São eles:

  • atuação no combate a exploração de trabalho infantil;
  • igualdade de gêneros, raça, religião, orientação sexual;
  • investimento em programas de contratação de pessoas com deficiência;
  • atuação ativa para contribuir com o bem-estar da comunidade onde atua;
  • oferecer boas condições de trabalho para os funcionários.

Através dessas questões, fica evidente que as exigências do consumidor atual não tratam mais de grandes mudanças, mas de atos sociais simples, que já devem fazer parte de toda a sociedade.

Como ser uma empresa socialmente responsável na prática?

Para se tornar uma empresa socialmente responsável as organizações costumam trabalhar em duas frentes: internas e externas. Cada uma delas representa um aspecto diferente mediante os funcionários, consumidores e sobre a sociedade em geral.

Interna

No que se refere à dimensão interna, podemos citar algumas ações que são básicas, porém essenciais e de grande valia no estabelecimento de uma responsabilidade social corporativa concreta:

  • trabalhar corretamente na gestão dos recursos humanos através de contratações responsáveis, incluindo minorias e valorizando a qualificação dos profissionais;
  • priorizar a saúde e segurança dos colaboradores, não apenas cumprindo com a legislação, mas pelo cuidado com o capital humano;
  • ser adaptável às mudanças, levando em consideração o interesse de todos os envolvidos no que se refere a possíveis reestruturações de negócios;
  • fazer uma boa gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais, tomando os devidos cuidados nos possíveis danos que a empresa possa causar ao meio ambiente.

Externa

Já no que se refere à dimensão externa, alguns pontos também podem ser destacados e devem ser levados em consideração:

  • valorizar a comunidade local através da promoção de boas práticas dentro da comunidade;
  • desenvolver parcerias comerciais, fornecedores e consumidores encontrando soluções para melhorar cada vez mais o relacionamento entre todas as partes;
  • valorizar os direitos humanos, tendo um compromisso sério mediante a todas as pessoas, respeitando-as em todos os aspectos;
  • preocupar-se com o meio ambiente, pensar globalmente nos que diz respeito à sustentabilidade, trabalhando sempre para ajudar a natureza e reduzir os impactos causados pela produção em massa e o consumismo desenfreado.

Cada empresa pode desenvolver o seu próprio plano de ações para se tornar socialmente responsável, independente do seu porte ou área de atuação. 

Com valores particulares, as companhias possuem papel essencial para valorização da diversidade e quebra de tabus antiquados dentro da sociedade atual.

Exemplos de Responsabilidade Social Corporativa

Homem em uma mesa mexendo em um notebook.

Em um artigo da revista exame foram listados 20 empresas modelo em responsabilidade social no Brasil, a partir dessa informação, aproveitamos para listar alguns alguns modelos e estratégias que têm sido adotados: 

Bradesco

O Bradesco, uma das maiores instituições bancárias do Brasil, possui um grande projeto que leva educação financeira para as áreas mais pobres do país. Além disso, o banco também já investiu cerca de R$380 milhões em preservação ambiental, em um ato de parceria com a Fundação Amazônia Sustentável.

Philips

Outro case de muito sucesso é o da empresa Philips, que está trabalhando com a produção de lâmpadas “verdes”. Cerca de 7,7% dos lucros da companhia são destinados a investimentos em tecnologias mais sustentáveis para a criação dos produtos da empresa.

Recentemente a companhia investiu em um projeto experimental no estado de Santa Catarina, onde as lâmpadas comuns da iluminação urbana foram substituídas pelos LEDs da Philips. Com isso, foi possível economizar cerca de 84% em energia elétrica na região.

Com todas essas ações fica evidente que para investir em responsabilidade social é necessário que a companhia atue em diversas frentes, garantindo assim um ambiente de trabalho mais equilibrado e justo.

Como o iFood se posiciona perante suas responsabilidades sociais?

O iFood tem realizado várias ações e mantido uma postura responsável e solidária diante da crise. Dedicado a continuar atendendo de forma humanizada os entregadores, restaurantes e consumidores de maneira geral, dado ao fato de que neste momento os serviços de entrega são ainda mais indispensáveis.

Nesse cenário, o iFood tem buscado entender através do diálogo com as autoridades o tamanho da relevância do papel do delivery neste momento.

Uma medida que merece destaque e mostra o nível de responsabilidade social da empresa foi o fato do iFood ter criado um fundo solidário para os parceiros de entrega que precisassem ficar sem trabalhar.

Já no que diz respeito aos consumidores, a empresa disponibilizou para os usuários do aplicativo a opção ‘Entrega sem Contato’. Esta solução pode ser escolhida no momento da compra. 

Para que ela aconteça, basta que os pagamentos sejam realizados online através do aplicativo. Na sequência o entregador será avisado, tendo acesso aos direcionamentos enviados pelo cliente, garantindo assim a entrega sem interação.

A responsabilidade social corporativa é um tema que merece destaque não apenas em momentos de crise, mas em todo o crescimento e desenvolvimento das companhias. Afinal, ela pode ser a grande responsável pela descentralização de capital, permitindo uma distribuição mais justa e igualitária ao redor do mundo. 

Se você gosta de estar sempre por dentro das maiores novidades dentro do mundo corporativo, não perca nenhum artigo do nosso blog! 

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida