Formatos de relação de trabalho: como preparar sua empresa
novembro 24, 2021 | Por: Paulo Pacheco
As novas relações de trabalho tendem a ganhar ainda mais força nos próximos anos. Um deles é o home office, que passou a ser o modelo adotado por inúmeras empresas do Brasil e do mundo. Além de flexibilizar a jornada, essas novas formas de trabalho a...
As novas relações de trabalho tendem a ganhar ainda mais força nos próximos anos. Um deles é o home office, que passou a ser o modelo adotado por inúmeras empresas do Brasil e do mundo.
Além de flexibilizar a jornada, essas novas formas de trabalho acabam melhorando a produtividade do colaborador a longo prazo. Neste artigo, você vai saber porque esse assunto é relevante para a sua empresa.
Quais são os novos formatos de relação de trabalho?
Um número cada vez maior de pessoas busca a flexibilização da jornada de trabalho. Isso significa mais qualidade de vida pessoal e profissional, aumentando a produtividade em todos os aspectos.
Isso inclui o trabalho home office, Anywhere Office e outros que citaremos a seguir. É importante reforçar que as relações de trabalho estão cada vez mais modernas e que agradam tanto aos colaboradores, quanto aos gestores.
Um dos fatores que motivou ainda mais o trabalho em casa ou de qualquer lugar do país foi o advento da pandemia do coronavírus em 2020.
De lá para cá, o conceito de trabalhar em casa se materializou em uma rotina trabalhista oficial. Os colaboradores começaram a correr contra o tempo para se adaptarem à jornada de trabalho, sem prejudicar a produtividade.
Mesmo após o avanço da vacinação, o modelo de home office tem conquistado o coração da maioria dos colaboradores.
Essas relações de trabalho trouxeram benefícios para funcionários e empregadores. Ao mesmo tempo em que os trabalhadores produzem em casa, o empresário está economizando com o traslado de pessoas e entre outros gastos inerentes ao regulamento trabalhista.
Vamos conferir as principais formas das relações de trabalho do mercado moderno:
Modelo híbrido
Compreende o trabalho presencial na empresa e home office, ou seja, é um pouco dos dois modelos. Nesse sentido, o colaborador pode trabalhar alguns dias na empresa e outros em casa.
Anywhere office
A palavra anywhere vem do inglês e significa de qualquer lugar. Aplicando na organização, o Anywhere office quer dizer que o profissional pode trabalhar de qualquer parte do país ou da cidade onde mora.
Esse modelo é bem útil para empresas que possuem muitas filiais espalhadas pelo país e precisam de profissionais que se adaptem a uma nova cidade e realidade de trabalho.
Home office
É a forma de trabalho em casa ou remota. O colaborador precisa entregar o seu serviço, administrando o tempo em casa para trabalhar.
O conceito foi tão além que o home office se tornou uma tendência, algo que todos desejam implementar. Estabelecer um espaço na casa para os equipamentos de trabalho é algo que pode aumentar a produtividade.
O impacto da pandemia nessas mudanças
Como citamos no tópico anterior, a pandemia foi a grande responsável por fomentar o conceito de home office, na prática.
De acordo com uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), foram colhidos uma série de dados de 139 empresas pequenas, médias e de grande porte, em todo o Brasil.
Ela mostrou que 46% delas adotaram o home office como forma de manter a produtividade, somando quase 7,9 milhões de trabalhadores.
Assim, as pessoas não poderiam mais trabalhar 100% presencial, gerando a necessidade de treinar a equipe para que uma parte estivesse fisicamente na organização e a outra produzindo em casa.
Essas relações de trabalho passarão a ser mais comuns, mesmo que o isolamento social termine de vez.
Como saber se o seu negócio está preparado
O trabalho remoto é amparado pela lei trabalhista no artigo 75-B, afirmando que o colaborador pode utilizar tecnologias da informação e de comunicação em trabalho externo.
Após a pandemia, foi criada uma Medida Provisória 927 para que empresas e pessoas enfrentassem o estado de calamidade pública com a flexibilização do trabalho (exceto o modelo híbrido).
Assim, o uso de recursos tecnológicos passou a ser extremamente necessário para que o trabalho remoto funcione. Por isso, para saber se o seu negócio está preparado para essa dinâmica, deve-se observar alguns fatores:
1. Fazer uma pesquisa interna
Saber o que os colaboradores pensam sobre as novas relações de trabalho é essencial. Afinal, é necessário organizar as equipes de trabalho nos diferentes modelos disponíveis. Isso é possível através de uma pesquisa interna.
Os gestores podem enumerar a quantidade de colaboradores disponíveis na empresa e efetuar um rodízio de equipes: uma parte trabalha em home office e a outra de forma presencial.
2. Acompanhamento direto
Montadas e definidas as equipes, agora elas precisam de acompanhamento direto dos gestores. O uso da tecnologia ajuda e muito a se comunicar com as pessoas, tais como:
- Utilizar aplicativos de reuniões e ligações diretas;
- Redes sociais profissionais (LinkedIn, Slack e Feedz).
3. Cultura organizacional
Reforçar a flexibilização e a facilidade de trabalho são fatores que motivam os colaboradores, assim como saber qual é a missão, visão e valores da empresa. Isso também deve ser passado com clareza aos membros da equipe.
As pessoas tendem a trabalhar com mais motivação quando sabem o que precisam fazer, como devem executar e qual o resultado esperado.
4. Organização de processos
Passadas essas etapas, é hora de organizar os processos. Os líderes das equipes devem dividir as tarefas, estipular prazos de entrega e o que mais os membros precisarem dentro das relações de trabalho.
Ao trabalharem remotamente, eles irão necessitar de uma boa conexão com a internet e equipamentos modernos, por exemplo.
- Deve-se promover reuniões online para alinhar os objetivos da empresa para com a equipe;
- Deixar que os colaboradores reportem aos líderes e gestores sempre que se sentirem isolados ou com algum problema específico;
- O que a empresa espera do colaborador – as funções devem ser bem estabelecidas;
- A cultura de benefícios aos funcionários geram mais motivação a eles;
- Disponibilizar equipamentos para o trabalho dos colaboradores em casa (computadores, teclados e mouses).
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