Não é de hoje que as grandes empresas prezam pela qualidade de vida no trabalho — termo também conhecido pelas siglas QVT — com o intuito de aumentar a motivação dos funcionários e melhorar o desempenho da equipe como um todo.

Estar satisfeito com o próprio emprego e com os resultados alcançados por meio da dedicação no seu serviço é o principal ingrediente para funcionários comprometidos e eficientes. 

Logo, investir na qualidade de vida no trabalho é uma tendência crescente dentros das empresas e da qual não dá mais para fugir. Para isso, as multinacionais têm oferecido cada vez mais vantagens profissionais para os seus colaboradores, além de explorarem possibilidades diferenciadas de atuação dentro de um mesmo cargo. 

E se você deseja que o seu negócio esteja no mesmo ritmo das corporações internacionais, descubra neste guia quais passos seguir, incluindo como introduzir novos benefícios para os funcionários e como melhorar a produtividade no trabalho da equipe.

Entendendo o conceito de qualidade de vida no trabalho

Qualidade de vida no trabalho é um conceito muito importante para o bem-estar dos seus colaboradores.

Embora o setor de gestão de pessoas e RH seja um dos mais importantes para manter o equilíbrio e harmonia entre todos os colaboradores das mais diversas áreas, nem sempre foi dada tal importância para o bem-estar dos colaboradores dentro de uma organização.

Inicialmente, todo o cálculo de produtividade e desempenho de uma equipe era medido de forma semelhante ao das máquinas que operavam por horas seguidas. Ou seja, os benefícios para funcionários eram mínimos e as fábricas pensavam mais no lucro do que em quem estava ajudando a expandi-las.

No entanto, por volta da década de 50 — após alguns estudos sobre a relação indivíduo-trabalho-empresa —, foi identificada a necessidade de reconsiderar os sistemas de trabalho, uma vez que as jornadas eram árduas demais para a capacidade humana e prejudicavam o pleno desempenho das habilidades essenciais para exercer determinados cargos, especialmente os operacionais de força braçal.

A partir dos anos 70, com as transformações econômicas e culturais acontecendo em todo o mundo, o vínculo entre o indivíduo e o emprego recebeu diversas modificações, como a adesão ao conceito de qualidade de vida no trabalho em virtude da preservação do bem-estar geral da equipe que também impacta positivamente na produtividade interna da empresa.

Hoje em dia, empresas de renome têm investido fortemente em benefícios motivadores para seus colaboradores. Nesse sentido, a iFood é um grande exemplo, primeiro ,porque oferecem benefícios flexíveis, em formatos de pontos mensais, permitindo que os funcionários tenham liberdade de direcionar a quantidade de pontos para a área que acharem mais relevante. 

Segundo, porque investem em diversas melhorias no ambiente de trabalho, com escritórios modernos e divertidos, espaços de lazer e relaxamento, salas com TV e videogame, espaços colaborativos para trocas de ideias. Além disso tudo, mensalmente acontecem happy hour com cervejas e petiscos, visando a integração da equipe.

Todo esse investimento em novos modelos de gestão e negócios, garantem a qualidade de vida e bem-estar no trabalho, permitindo que os colaboradores realizem suas atividades com maior produtividade, dedicação e engajamento de equipe. 

Outra empresa que podemos citar é a Elektro, que oferece um programa que promove a melhoria da saúde e qualidade de vida dos seus colaboradores, como jogos, ginásticas, meditações, entre outras atividades. Além de todo resultado positivo na produtividade no trabalho, a empresa já conquistou alguns prêmios e reconhecimentos por adotar essa política de bem-estar.

A importância da QVT para a produtividade no trabalho

O conceito de qualidade de vida no trabalho é essencial para aumentar a produtividade no trabalho.

Levando em conta tudo o que os estudos sobre a qualidade de vida no trabalho abordam, três novos conceitos surgiram para solucionar possíveis falhas identificadas, sendo eles: saúde e segurança do trabalho, cultura clima organizacional e desenvolvimento na carreira, explicados em detalhe nos tópicos abaixo.

Saúde e segurança no trabalho

Conceito exclusivamente dedicado para garantir a integridade dos funcionários em todas as funções desempenhadas dentro de uma empresa. Tem a maior finalidade de prevenir acidentes de trabalho, evitar o desenvolvimento de enfermidades no ambiente corporativo — as chamadas doenças ocupacionais — e demais situações que coloquem em risco a saúde do colaborador.

Cultura e clima organizacional

A qualidade de vida no trabalho também exige uma cultura e clima organizacional saudável, comunicativo e colaborativo, a fim de aumentar a satisfação da equipe com o próprio cargo e motivar o empenho coletivo em busca das metas definidas para a organização. Por meio de ações de integração, agora é papel da empresa incentivar o bom convívio e sanar qualquer conflito interno que acarrete na performance dos funcionários.

Desenvolvimento na carreira

Possibilitar chances de crescimento na carreira dentro da empresa é um dos grandes trunfos da qualidade de vida no trabalho, incentivando uma atuação disciplinada e dedicada na sua função, além da permanência dos empregados na organização. Para isso, é fundamental articular um bom plano de carreira dentro da sua empresa, atraindo assim profissionais ainda mais qualificados e comprometidos.

Motivos para gestão empresarial investir em benefícios para funcionários

Já ficou nítido como a qualidade de vida no trabalho é importante para a saúde e segurança do profissional, mas não é só ele que sai ganhando com uma QVT bem planejada. 

Oferecer benefícios aos funcionários de uma empresa proporciona um aumento no desempenho profissional.

As empresas também se beneficiam quando seus colaboradores estão satisfeitos com as funções que desempenham. Pensando nisso, apresentamos  alguns dos motivos para incrementar mais benefícios para os funcionários do seu negócio:

Determinação clara de direitos e deveres

Quando a equipe sabe exatamente quais as suas recompensas por uma boa atuação, fica muito mais fácil compreender também quais são as obrigações e deveres a serem cumpridos enquanto funcionários. Ou seja, isso melhora tanto a qualidade de vida no trabalho quanto a harmonia e a relação entre profissional e empresa.

Estabelecimento de vínculo de equipe

Quando todos os setores da empresa funcionam em harmonia, o vínculo de equipe é naturalmente instalado e alguns atributos positivos adicionados, como clima colaborativo, agilidade no desenvolvimento de tarefas e esforço mútuo por um objetivo em comum. E essa é, com certeza, uma das características mais importantes de uma boa qualidade de vida no trabalho.

Otimização do tempo e da produtividade diária

Com uma equipe engajada e satisfeita com o ambiente de trabalho, as atividades se tornam mais conjuntas e no mesmo ritmo, assim, as demandas passam a ser concluídas com mais eficiência

Além disso, existem benefícios para funcionários que podem auxiliar na eliminação de processos manuais e otimizam o tempo de trabalho. Como é o caso do  iFood Office, que elimina toda burocracia de reembolso e checagem de notas fiscais.

Construção da cultura e identidade da empresa

A qualidade de vida no trabalho diz muito da imagem que a sua empresa deseja passar para o público. Em outras palavras, funcionários satisfeitos também funcionam como um reflexo do que é a sua marca e o seu produto. Até mesmo para a admissão de futuros colaboradores, é extremamente importante ter essa identidade bem definida.

5 ideias de benefícios criativos para funcionários

Existem alguns benefícios criativos que você pode aplicar em sua empresa.

Além das folgas, comissões, bônus e outros auxílios extras convencionais que inclusive já podem ser previstos por lei, é interessante que sua empresa também tenha benefícios criativos para funcionários

Afinal, essas vantagens exclusivas que só a sua firma oferece faz com ela se torne uma das mais disputadas por profissionais qualificados e referência em qualidade de vida no trabalho. Abaixo listamos algumas dicas que podem ser úteis no seu negócio:

1. Treinamentos e capacitações

Todo profissional almeja adquirir experiência e aprimorar o seu currículo sempre que é admitido em um novo emprego, certo? Se a sua empresa oferece chances para seus funcionários continuarem se aperfeiçoando em suas áreas — seja com cursos, com treinamentos ou com reciclagens —, certamente ela será uma das queridinhas entre os especialistas do ramo.

2. Confraternizações externas

A equipe que se dedica para fazer uma firma crescer também merece desfrutar dessa expansão com momentos de lazer e diversão. As confraternizações cumprem esse papel de forma impecável, além de ser uma das maneiras mais eficazes de melhorar a qualidade de vida no trabalho e a interação entre colegas.

3. Área recreativa na empresa

Ainda que seja apenas uma sala climatizada com sofás e poltronas confortáveis, além de uma cozinha adequada com equipamentos para realizar lanchinhos extras, ter essa área de “escape” é indispensável para aliviar a tensão natural do ambiente de trabalho e permitir que os funcionários sintam-se confortáveis e acolhidos na empresa.

4. Jornada de trabalho flexível

A qualidade de vida no trabalho está muito associada ao tempo que um colaborador dedica no seu emprego e o tempo livre que sobra para resolver demandas pessoais e ainda descansar. 

Uma jornada de trabalho com horários flexíveis proporciona mais ânimo e eficiência aos funcionários.

Oferecer a possibilidade de horário flexível de trabalho e negociação de dias com home office ou jornada reduzida, por exemplo, certamente proporcionam um fôlego a mais para que toda a equipe trabalho com muito mais ânimo e eficiência.

5. Cards de alimentação

O cartão de alimentação é uma ótima ideia de benefício criativo para funcionários, afinal, quando os colaboradores poder escolher o que comer, a alimentação proporciona uma vida mais prática e prazerosa.

Nesse sentido, o iFood Card é uma ótima solução, com ele seus colaboradores podem pedir a comida que quiserem e não precisam desembolsar dinheiro pessoal, pois realizam o pagamento através da conta iFood de sua empresa.

Essas são apenas algumas ideias que não só melhoram a qualidade de vida no trabalho, como também fortalecem a corporação por meio da satisfação do seu quadro de colaboradores

Impulsionar a qualidade de vida no trabalho

Notou como alguns simples benefícios para funcionários podem agilizar o dia a dia da sua empresa e melhorar a qualidade de vida no trabalho? E é justamente para te ajudar nessa missão que o iFood Empresas nasceu. 

Com nossas soluções práticas e tecnológicas, agora você elimina funções desnecessárias relacionadas ao reembolso de alimentação e ainda proporciona momentos deliciosos para o seu time.

Os produtos do iFood Empresas são a solução ideal os gestores que querem agilizar e revolucionar a forma como as empresas se alimentam. 

E o melhor de tudo é que é superfácil de utilizar, te dá todo o controle de gastos e acaba com o acúmulo de notas fiscais para checar. Um sistema desenvolvido para facilitar a rotina empresarial e que já está sendo usado por diversas multinacionais.

Para entender mais sobre cada um desses produtos e tornar seus colaboradores ainda mais produtivos, Tire todas as suas dúvidas e acabe com a fome dos seus funcionários agora mesmo!

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.