Programa de Estágio: saiba como funciona e como estruturar um bom programa para sua empresa

criado em 25 de Maio de 2023

última atualização 5 de Outubro de 2023

Leia em 6 min

O programa de estágio é uma grande oportunidade para as empresas desenvolverem novos talentos. Assim, as organizações estarão treinando uma pessoa do zero, ou seja, alguém que vai aprender a trabalhar de acordo com os processos da empresa.

Neste artigo, você vai saber como funcionam os programas de estágio e como iniciar esse projeto dentro da sua empresa. Vamos lá?

Índice:

O que é Programa de Estágio?

O programa de estágio tem por finalidade permitir que os novos profissionais apliquem o conhecimento obtido na faculdade dentro de uma empresa. Dessa forma, a organização desenvolve um ambiente propício para receber o estagiário e cria oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional.

Ademais, essa contratação de um profissional aprendiz é garantido pela Lei 11.788/2008, também conhecida como Lei do Estágio.

Saiba como funciona o Programa de Estágio

A função de um estagiário na empresa é aprender a trabalhar na área em que ele está sendo formado. Portanto, as tarefas empregadas a ele devem ser voltadas nesse sentido.

Algumas empresas acabam tendo uma ideia diferente do que um estagiário deve fazer na empresa. A principal função desse profissional aprendiz é realizar atividades que tenham a ver com a área estudada.

Assim que uma empresa decide contratar um estagiário, os gestores precisam ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente, sem deixá-los deslocados e sozinhos em suas tarefas na empresa. 

O papel dos gestores

  • Os gestores devem contratar um estagiário que tenha o perfil desejado da empresa, ou seja, esteja em um curso que tenha a ver com a área de atuação da organização;
  • Espera-se que o gestor delegue um líder para ajudar esse estagiário a se reportar sobre a suas atividades; 
  • A empresa deve treinar esse novo colaborador, sempre supervisionando e dando feedbacks sobre o que está sendo feito;
  • Respeitar o estagiário, dando-lhe funções pertinentes ao que ele precisa aprender;
  • Possibilidade de efetivar esse estagiário.

O papel dos estagiários

  • Comprometimento com as tarefas propostas, sendo o programa de estágio remunerado ou não;
  • Que ele mostre interesse nas atividades a serem desenvolvidas, respeitando o seu limite e a carga horária do estágio;
  • Que as suas funções na empresa não atrapalhem a sua carga de estudos na faculdade;
  • O estagiário deseja ser efetivado ao final do período.

A importância do Programa de Estágio

O programa de estágio pode ser benéfico tanto para a empresa quanto para o estagiário. Confira o porquê!

Para os estagiários

O estágio é um ótimo lugar e momento para adquirir conhecimentos e experiências profissionais que farão diferença no futuro do estudante. Através dele é possível desenvolver habilidades que, muitas vezes, não se ensinam na faculdade. 

Além disso, estagiar em uma empresa com um bom plano de desenvolvimento individual pode ser uma oportunidade de crescimento profissional importante.

Para as empresas

É uma oportunidade para renovar equipes e setores, além de ser um colaborador de baixo custo para a organização. O estágio nas empresas também é exigido por lei e precisa ser cumprido de acordo com o número de funcionários.

  • 1 estagiário para empresas de 1 a 5 funcionários;
  • 2 estagiários para empresas de 6 a 10 funcionários;
  • 5 estagiários para empresas de 11 a 25 funcionários;
  • 20% de estagiários para empresas com mais de 25 funcionários.

Conheça a Lei do Estágio

Antes pautada na Lei nº 6.494/1977, a Lei do Estágio passou por atualizações e elas foram acrescidas na Lei nº 11.788/2008

O objetivo desta Lei é estabelecer direitos e deveres de empresas, estagiários e Instituições de Ensino, em um contexto trabalhista.  

Um estágio não é considerado um emprego, portanto não há vínculo empregatício entre as partes. Assim, quando uma empresa o contrata, estará contribuindo efetivamente para o seu crescimento como profissional.  O compromisso entre estagiário e empresa pode vigorar por dois anos apenas. 

O artigo 9º da Lei do Estágio determina quem pode contratar estagiários:

  • Pessoas jurídicas privadas (até mesmo os microempreendedores individuais) e órgãos públicos Federais, Municipais ou Estaduais.
  • Profissionais Liberais, desde que tenham formação superior e sejam registrados nos órgãos e conselhos competentes (Conselho Regional de Medicina, Odontologia, Advogados, etc).

Ao ser contratado como estagiário, o indivíduo deve seguir as seguintes normas:

  • Manter a frequência na faculdade ou curso profissionalizante;
  • Assinar o contrato de estágio, sendo supervisionado por um profissional da Instituição de Ensino e na empresa.

Quais benefícios podem ser ofertados no Programa de Estágio? 

Os benefícios oferecidos aos estagiários devem estar de acordo com a Lei, mas também com as políticas da empresa. Tudo deve ser estabelecido em um contrato específico do programa de estágio. Entre os principais direitos assegurados pela legislação estão: 

A bolsa-auxílio não é obrigatória ao estagiário, mas se a empresa deseja fornecer, ela entrará como um benefício. 

Carga horária de até 30h

De acordo com a Lei do Estágio n° 11.788 / 2008, o estagiário só pode trabalhar 30 horas por semana, que é seis horas por dia (segunda a sexta).

Isso não só ajuda o profissional a se acostumar com a rotina de trabalho,como também permite que ele cumpra a sua grade curricular na faculdade. 

Recesso de 30 dias a cada 12 meses de estágio desenvolvido

Após completar um ano de contrato, o profissional poderá tirar férias de 30 dias, de preferência que sejam no mesmo período das férias na faculdade.

Vale-transporte, caso o estágio não seja obrigatório

Os estágios não-obrigatórios são aqueles feitos de maneira opcional, ou seja, por decisão do estudante. Portanto, cabe à empresa fornecer o vale transporte no valor adequado para o deslocamento do estagiário até o local de trabalho.

Apólice de seguro, com valores compatíveis ao mercado 

O seguro é obrigatório de acordo com a Lei do Estágio, no valor de R$ 10.000,00 a R$ 20.000,00 por estagiário. 

O objetivo da apólice é garantir proteção contra os acidentes pessoais e enquanto ele estiver exercendo as suas atividades na empresa, como:

  • Morte por acidente;
  • Invalidez total ou parcial do estagiário devido a acidentes;
  • Custos hospitalares.

Saiba como estruturar um bom Programa de Estágio

O programa de estágio deve ser atrativo e estar de acordo com a legislação trabalhista. Por isso, a empresa precisa definir quais são os perfis de estagiários adequados a cada cargo. Veja como estruturar essa prática em sua organização: 

1. Crie um padrão de recrutamento e seleção de estagiários, definindo quem ficará responsável pelas contratações;

2. Estabeleça um orçamento para o processo seletivo, qual o valor a ser gasto com remuneração e benefícios aos estagiários;

3. Identifique os perfis que mais se encaixam na empresa, o que eles desejam e como a empresa pode se beneficiar do estágio:

  • Qual a idade desejada dos candidatos?
  • Em que curso e faculdade eles precisam fazer para serem aceitos no programa?
  • Cidade ou região em que moram.


4. Como serão feitas as entrevistas com os candidatos: online ou presencial? Haverá a necessidade de usar dinâmicas de grupo? O ideal é que se faça a triagem dos melhores perfis em seguida.

5. Quanto maior a empresa for, mais estagiários ela poderá contratar. Por isso, aposte na divulgação das vagas de estágio nas redes sociais e no site da organização. 

6. Escolhido o perfil ideal de estagiário, é hora de contar a boa notícia! Fazer uma chamada de vídeo bem cativante pode levantar o ânimo da equipe e da pessoa que está entrando agora na empresa. 

Mas não para por aqui: o programa deve se aperfeiçoar constantemente para construir cada vez mais novos talentos na empresa.  

Pensando nisso, o iFood criou o melhor programa de benefícios do mercado. Com ele, você proporciona tudo o que há de melhor aos colaboradores e garante uma motivação maior na equipe. Vem ver como ele funciona na prática, clicando aqui.

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida