É profissional de RH? Então, mantenha-se atualizado!

criado em 18 de Abril de 2022

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 13 min

Como você tem buscado informações para se atualizar em sua área? Quer saber o que você, enquanto profissional de RH, precisa fazer para se atualizar? Se a resposta for positiva, saiba que tanto a administração de recursos humanos quanto os analistas de RH podem se beneficiar das dicas deste artigo!

Entre fevereiro e março deste ano, o iFood Benefícios fez uma pesquisa com mais de 540 profissionais de empresas de diferentes setores e tamanhos espalhadas por todo o país. Com isso, puderam ser retirados alguns insights a respeito do perfil do profissional de RH, a partir de dados reais.

Quer conferir mais informações sobre essa pesquisa e ficar por dentro de todas as tendências para os profissionais de RH? Então, continue a leitura e aproveite!

Perfil do profissional de RH

Existem inúmeras características constituintes do perfil do profissional de RH. Assim, de modo geral e abrangente, espera-se que o profissional de RH tenha:

  • Visão estratégica e multifacetada;
  • Boa capacidade comunicativa;
  • Agilidade e responsabilidade;
  • Espírito de liderança.

No entanto, além das competências mencionadas acima, o perfil do profissional de RH também pode ser traçado por meio de dados e estudos, de forma a desenhar o seu comportamento de uma maneira mais consistente.

Em vista disso, a seguir, apresentamos os resultados de uma pesquisa feita com 542 profissionais de empresas de diferentes áreas, de onde retiramos alguns dados sobre o profissional de RH.

Qual a idade e cargo dos profissionais de RH?

Das 542 pessoas entrevistadas, 73% têm entre 25 e 44 anos, 77% são profissionais de RH e 32% trabalham em empresas com mais de mil funcionários. Além disso, 18% ocupam cargos de gerência, outros 18% são analistas sêniores, 17% são analistas plenos e 16% são coordenadores. 

A grande maioria, 68%, está na região sudeste do país, sendo 16% na região sul, 10% na região nordeste, 5% no centro-oeste e 1% no norte.

Levando em consideração estes dados, conseguimos entender o que é, de fato, importante para essas pessoas, contribuindo, assim, para o aprimoramento do perfil do profissional de RH.

Quais são os temas relevantes para o mercado e de interesse de um profissional de RH?

Mulher em uma mesa acenando para a tela do notebook.
Todo profissional de RH precisa prestar bastante atenção às demandas de seus colaboradores.

O que é mais levado em conta: valores pessoais ou valores de mercado? Para descobrir isso, indicamos 12 itens para avaliação e perguntamos aos profissionais de RH quais deles eram geradores de maior interesse em suas vidas. 

Com isso, apenas um dos temas assumiu a liderança. O ‘bem-estar do colaborador’ é considerado, por 97% dos entrevistados, o tema mais relevante para o mercado. No entanto, apenas 67% têm interesse pelo assunto.

Esses dados mostram que não há uma correlação direta entre temas que são considerados relevantes, do ponto de vista profissional, e os que são considerados interessantes, do ponto de vista pessoal. 

São os casos de ‘People Analytics’ e ‘Avaliação de Desempenho sem Vieses’, temas que também são de grande relevância para a grande maioria (94%). Contudo, apenas 53% das pessoas têm interesse pelo primeiro tema e somente 44% pelo segundo.

Os pacotes de benefícios também são muito relevantes para 91% dos profissionais de RH. Esse número deixa esta categoria muito próxima das já consolidadas soft skills. Entre os entrevistados, 44% demonstraram interesse pelo primeiro item e 48% pelo segundo. 

Além de tudo, outros três assuntos relevantes para 89% dos profissionais e gestores de RH são:

Lifelong learning é um conteúdo de interesse para 60%, indicadores de desempenho, para 56%, e gestão 4.0, para 53%.

Existem outros temas de relevância e interesse para os profissionais de RH que foram levantados na pesquisa. Mas, agora, para que você continue aprendendo um pouco mais sobre dados que podem te ajudar a entender o perfil do profissional de RH, é interessante saber como eles têm buscado informações. Vamos lá?

Como os profissionais buscam e consomem informações sobre gestão de RH?

Segundo os profissionais de RH, os canais mais usados para acompanhar informações sobre o mercado são as redes sociais, principalmente o LinkedIn. Oitenta e um por cento (81%) dos entrevistados usam páginas de especialistas do mercado na plataforma para se informarem.

Em seguida, vem o Instagram. Quarenta e oito por cento (48%) dos entrevistados seguem especialistas em recursos humanos nessa rede social, como meio de buscarem atualizações. Quase na mesma proporção, 47% usam o LinkedIn Comunicação.

Para 41% deles, a publicação Você S/A (versão online) é referência. Já outros 37% buscam conteúdos no Youtube.

Na realidade, a predominância do consumo de informação por via online é grande. No mundo digital, além de se ter à disposição diversos canais, há a possibilidade de maior interação e acesso ao(s) autor(es). 

Além disso, essa diversidade de formatos pode agradar mais e facilitar a absorção do conhecimento, adaptando-se ao dia a dia dos profissionais:

  • 49% elegeram os vídeos como meios de se informarem;
  • 40% preferem e-books e/ou check lists e 39% optam por posts;
  • 33% acreditam que a apresentação de cases reais é o melhor formato, enquanto outros 21% preferem conteúdos informativos;
  • 14% gostam de dicas rápidas;
  • 12% assistem a entrevistas com especialistas; 
  • 9% se interessam por pesquisas, 6% por tendências e 5% leem newsletters.

Gostar de se informar com frequência é uma característica muito presente em todo profissional de RH. Cinquenta e sete por cento (57%) deles dizem consumir conteúdos relacionados à gestão de RH diariamente.

Se o conteúdo predominante é via online, a possibilidade de compartilhá-lo é facilitada, seja por redes sociais ou via e-mail. Assim, dentro desse contexto, 88% dos entrevistados dizem que podem compartilhar informações que consideram relevantes.

Quais são os temas de interesse do profissional de RH?

Se as redes sociais são as formas preferidas das pessoas entrevistadas para se informarem, é natural que elas busquem fontes em que se inspirem e confiem para isso.

Quando buscam por influenciadores, destacam-se aqueles que falam sobre pessoas (40%). Em seguida, temas como tecnologia (31%) e inovação (21%) também aparecem entre os preferidos.

Podcasts

Uma outra vertente bastante procurada por profissionais de RH são os podcasts. Aqueles que trazem em seus conteúdos entrevistas com especialistas de recursos humanos se destacam. Conteúdos e cursos para líderes também têm relevância. Além disso, canais com cunho voltado para diversidade, crise, digitalização e produtividade geram bastante interesse.

Tópicos relevantes

A pandemia mudou o mundo e afetou fortemente os modelos de trabalho nas empresas. Nesse sentido, pedimos que os 542 entrevistados destacassem quais tendências, na área de recursos humanos, mais interessam os profissionais atualmente.

A maior parte das respostas se concentrou em três grandes grupos, basicamente: 

  1. Pessoas;
  2. Diversidade;
  3. Modelo de trabalho.

Dentre essas vertentes, alguns temas se mostraram relevantes. Quando profissionais de RH citaram “pessoas”, entraram na pauta assuntos como: 

  1. Desenvolvimento de pessoas, de liderança e da organização;
  2. Bem-estar e saúde mental;
  3. Avaliação de desempenho;
  4. Benefícios;
  5. Treinamento/Continuidade;
  6. Plano de Carreira;
  7. Recrutamento e seleção.

O alto índice de demissões voluntárias nos Estados Unidos, no último ano, deixou em alerta as empresas para os movimentos de atração e retenção de talentos. Como desenvolver pessoas, liderança e uma cultura organizacional capaz de reter equipes se tornaram as principais preocupações de quase todo profissional de RH, em nível global. 

Algumas empresas estão adaptando os modelos de trabalho híbrido para cenários além da pandemia, a fim de darem maior liberdade para os colaboradores escolherem de onde e como querem trabalhar. 

Isso impacta fortemente na questão do bem-estar e saúde mental deles, pois uma coisa leva à outra. Assim, o novo cenário instaurado pela crise sanitária causada pelo Coronavírus deixou ainda mais evidente a necessidade de se olhar com maior profundidade para assuntos como bem-estar e saúde mental. 

De acordo com dados divulgados no início de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da COVID-19 desencadeou um aumento de 25% na prevalência de quadros de ansiedade e depressão em todo o mundo.

Como o tema “pessoas” é um dos mais relevantes para quase todo profissional de RH, chegou o momento de saber, no detalhe, as tendências para se manter atualizado. Afinal, o perfil do profissional de RH também se constrói e deve se moldar às necessidades do mercado e de acordo com as circunstâncias!

O profissional de RH e as tendências para se manter atualizado

Grupo de pessoas discutindo sobre as novas tendências da área do RH no mercado.
Todo profissional de RH precisa estar em dia com as novas tendências da área e do mercado.

Agora que você já viu alguns dados de uma pesquisa que expressa e contribui para um esboço mais consistente do perfil do profissional de RH, chegou o momento de conferir, no detalhe, as principais tendências para que você, enquanto profissional de recursos humanos, possa se atualizar ainda mais sobre a sua área.

Temas como treinamentos e plano de carreira, diversidade, modelo de trabalho e outros tópicos são os que não podem faltar no momento de se atualizar. Então, siga conosco e saiba mais sobre eles!

Alimentação e refeição

Cada vez mais em alta e muitas vezes um dos fatores decisivos na escolha de um emprego, os cartões benefícios têm ganhado papel de destaque na composição do salário.

Atualmente, as empresas oferecem benefícios que entregam soluções voltadas para refeição, alimentação, saúde, mobilidade, bem-estar e qualidade de vida. Dessa forma, como profissional de recursos humanos, você deve se atentar a isso!

Como já contamos aqui, o governo aprovou, no final do ano passado, um decreto com as novas regras para a modernização do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Com isso, já em 2023, os colaboradores poderão escolher em qual bandeira de vale-alimentação e refeição desejam fazer a portabilidade de seus créditos. Isso significa que, independentemente da empresa fornecedora de vale-alimentação e vale-refeição, o funcionário poderá escolher qual das ticketeiras responde melhor às suas necessidades.

O iFood é totalmente a favor da modernização do PAT, sobretudo porque direciona o poder de escolha para os trabalhadores, reduzindo taxas e incentivando uma maior concorrência entre restaurantes e mercados, que passarão a oferecer preços mais competitivos para atrair mais clientes.

Não é preciso dizer que cuidar da alimentação dos trabalhadores é cuidar diretamente de sua saúde. Quando uma pessoa adota uma rotina saudável, muitas coisas são alteradas no seu dia a dia. E isso permeia os mais diversos aspectos da vida, melhorando a disposição, dores crônicas, cansaço e até o desânimo.

Treinamentos e plano de carreira

Ao lado dos processos de recrutamento e seleção, tendências em treinamentos e planos de carreira também estão entre os assuntos que são considerados importantes para a gestão de pessoas e para a atualização do profissional de RH.

Sabemos que atrair e manter os colaboradores nas empresas é sempre um desafio grande para todo profissional de recursos humanos.

Pensando nisso, cada vez mais as empresas têm buscado modelos diferentes para chamar a atenção dos profissionais que têm o perfil certo para determinada cultura empresarial. Portanto, uma abordagem personalizada costuma ser o melhor caminho para que haja um “match” desde o primeiro contato. 

Com a escassez de mão de obra qualificada, os especialistas buscam benefícios que sejam atraentes para seguir para a proposta e a efetivação da vaga. 

Em setembro do ano passado, o iFood Benefícios, por exemplo, lançou uma campanha no LinkedIn que deu muito certo, abrindo, inclusive, uma vaga real para a empresa. Como mote, divulgou que havia sido criado um departamento especial, o Departamento do Sorriso, cuja gerente era a atriz Luana Xavier, chefe do humorista Rafael Portugal, seu assistente.

Em um primeiro momento, o objetivo era impactar gestores de RH, colaboradores das empresas, mercados e restaurantes. No entanto, a repercussão da ação fez com que a empresa decidisse abrir vagas para tal departamento. Como requisito básico, os candidatos teriam que ter habilidade para tirar sorrisos das pessoas.

Dessa forma, o nosso core business de inovação já se apresenta nestas ações, colaborando para que as pessoas compreendam nossos valores para além das nossas estruturas internas.

O resultado esperado é que pessoas que se identificarem com este perfil se inscrevam. Isso nos ajuda na filtragem de candidatos com o perfil esperado e nos auxilia no processo seletivo, já que aumenta as chances de encontrar o profissional ideal para a vaga e a empresa

Ainda, uma outra técnica de recrutamento e seleção é a da parceria entre empresas que precisam de mão de obra qualificada e edtechs, as startups com foco em educação. Muitas delas são voltadas para a qualificação, capacitação e formação profissional. 

O iFood possui algumas parcerias, como a Galena, o Instituto Ser Mais, a Let‘s Code e a Kenzie, para capacitação e recrutamento de jovens profissionais em diversas áreas.

Diversidade e gestão de times

A segunda tendência que mais chama a atenção dos profissionais é a diversidade!

Entre os desmembramentos desta vertente, os principais assuntos abordados pelos entrevistados foram:

  • Inclusão e Diversidade;
  • Employer Branding/Experience;
  • Inovação;
  • Inteligência emocional/ Humanização;
  • Tecnologia.

Estudos realizados pelo McKinsey, em 2020, apontam que empresas que adotam políticas inclusivas em relação à diversidade de gênero têm tendência a superar a performance financeira de suas concorrentes em 93%.

Isso porque conseguem, por meio de suas equipes, encontrar soluções através do olhar diferenciado sobre as necessidades internas e externas dos colaboradores.

Algumas formas de implementar tais iniciativas podem partir de parcerias com empresas, até mesmo startups, que tenham foco em capacitar profissionais nestas expertises.

Dessa maneira, é possível implementar políticas que consigam dar conta de diminuir o gap social entre os colaboradores e garantir que as mesmas oportunidades sejam oferecidas, independentemente de gênero, orientação sexual, raça, classe social, região ou faixa etária.

Employer branding e experiência

Employer branding é a reputação e a experiência que uma empresa empregadora oferece para seus colaboradores. Cada vez mais a tendência é que o colaborador seja o protagonista nas organizações.

A consequência dessa abordagem são equipes mais qualificadas e engajadas,  impactando diretamente no resultado financeiro das corporações. 

Entender como atrair e reter as pessoas mais qualificadas é uma das mais relevantes tarefas da atualidade para todo profissional de RH, principalmente para os gestores.

Construir uma proposta de valor, além da remuneração, que esteja alinhada aos objetivos e valores de vida das pessoas é muito importante neste processo. Quando buscam por um emprego, as pessoas querem se identificar com causas, crenças e visões de mundo. Elas querem participar de um processo de construção social, que vai além das paredes do escritório. Tem que ter sentido para elas!

Inteligência Emocional e Humanização

Outra tendência apontada pelos entrevistados e que permeia toda a cadeia hierárquica empresarial é o conceito de inteligência emocional. Ele remete à psicologia e descreve a capacidade que temos de reconhecer e avaliar nossos sentimentos e os dos outros, conseguindo, assim, lidar com eles de uma maneira mais saudável.

Atrelado a isso, o processo de humanização volta seus olhares para as pessoas, diferentemente daquele modelo clássico, em que o foco de atenção estava na produção e nos resultados.

Entretanto, voltar o olhar para as pessoas não significa o abandono do foco em resultados: o que muda é o percurso. Um ambiente aberto ao diálogo, que seja acolhedor e que olhe para o funcionário de forma singular dá melhores condições para um dia de trabalho mais leve e, consequentemente, mais produtivo. Com isso, melhora-se a saúde mental no trabalho, evitando crises em todos os sentidos.

Inovação e Tecnologia

O investimento em tecnologia e inovação dão agilidade aos processos. Como vimos no período da pandemia, a tecnologia permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar, o chamado anywhere office, colaborando para a flexibilidade na escolha  dos locais de trabalho, contratações e formação de equipes

Futuro do Trabalho

Com tantas mudanças ocorridas nas relações de trabalho em meio à pandemia, a tendência de adoção de novos modelos de trabalho é uma realidade para os entrevistados.

Eles querem entender como ficará o cenário no pós-pandemia. Os temas giram em torno de agilidade, Gestão 4.0 e os desafios do home office. Ainda, a adaptação ao período de retorno e qualidade do ambiente de trabalho aparecem, também, como preocupações dos profissionais de RH.

Diante de tantas mudanças, criar e manter uma cultura organizacional que transite entre todas essas formas de trabalho (presencial, remoto ou híbrido) passa a ser um tanto desafiador para estes gestores.

Os desafios do modelo híbrido

Uma pesquisa, realizada pela Robert Half e publicada em fevereiro de 2022, aponta que 48% das empresas optaram por adotar o modelo híbrido de trabalho no Brasil. Isto deve beneficiar a empresa de diversas formas, incluindo redução de custos com aluguel, impostos, manutenção e serviços.

Se por esse lado há uma vantagem enorme, todo profissional de RH, a partir de então, têm um desafio e tanto para criar e manter uma cultura organizacional que se adapte ao modelo híbrido e ao home office

Por fim, outra preocupação apontada pelos participantes está em como gerenciar a própria área de RH, tanto do ponto de vista do profissional de RH quanto dos colaboradores. As mudanças levaram a um replanejamento estrutural, que vai da aplicação de treinamentos à colaboração para o processo de qualificação profissional.

Ainda é cedo para apontar caminhos certos, mas a tendência é que os processos sejam cada vez mais objetivos e desburocratizados, sem perder a eficiência.

Conclusão

A competição entre as empresas vai muito além das questões financeiras. O pacote de benefícios tem que estar alinhado a uma cultura organizacional atraente, que realmente coloque o colaborador no centro das discussões.

Toda organização deve priorizar a cultura interna como grande alavanca de crescimento. Benefícios desalinhados com as demandas dos colaboradores dificilmente farão bons profissionais, competentes, engajados e comprometidos com os resultados da empresa.

Se você é um profissional de RH, queremos saber: como estão os processos na sua empresa? Deixe seus comentários que adoraremos te ouvir! Além de tudo, aproveite e confira um conteúdo exclusivo sobre as novas tendências para o futuro do RH.

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