Para muita gente, a saúde é o fator mais importante que existe na vida. Por isso, um plano de saúde empresarial, popularmente conhecido como convênio médico, é considerado um dos melhores benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus funcionários.

Não à toa, segundo pesquisa da Catho, o plano de saúde para empresas é o benefício corporativo mais valorizado por mais de 70% dos trabalhadores brasileiros, que veem nele um fator decisivo na escolha de uma empresa para trabalhar.

Ao contrário de um gasto, os planos de saúde empresarial é um investimento que demonstra a preocupação do empregador com a qualidade de vida de seus colaboradores. E esse investimento oferece, também, diversos benefícios para a empresa, como veremos ao longo do artigo.

Para saber como funcionam os planos de saúde corporativos, quais são as suas vantagens, os principais problemas e como escolher e contratar o melhor plano para sua empresa, acompanhe o conteúdo até o final. 

O que é um plano de saúde empresarial?

Saiba tudo sobre o benefício corporativo mais desejado pelos colaboradores.

Não existe muita diferença entre o plano de saúde para empresas quando comparado ao plano de saúde comum.

O plano empresarial funciona como um plano comum, oferecendo assistência médica e ambulatorial aos usuários, com diferentes coberturas e hospitais aceitos. 

O que muda, na verdade, é a maneira de contratar o plano e os valores pagos. 

Enquanto um plano de saúde individual pode ser contratado por qualquer indivíduo e tem valores mais altos, o empresarial deve ser contratado junto a uma empresa ou associação e tem valores mais acessíveis. 

Para obtê-lo, é necessário que seja contratado por uma empresa ou ser associado a algum órgão. 

O plano de saúde empresarial funciona da seguinte maneira: a empresa contrata o plano e o disponibiliza aos seus colaboradores, arcando com uma parte ou com a totalidade dos custos (a empresa decide). 

O plano pode cobrir, também, os familiares de até 3º grau dos colaboradores.

Como funciona um plano de saúde para empresas

Existem duas modalidades de planos de saúde corporativos no mercado:

1.Plano coletivo empresarial

Disponibilizado por empresas privadas para os seus colaboradores e familiares. Estagiários e sócios da empresa também podem contar com o benefício.

2. Plano coletivo por adesão

Oferecido por associações de classe, sindicatos etc. O integrante deve solicitar o plano de saúde empresarial e comprovar sua associação à sociedade que o representa.

Também é bom lembrar que todo plano de saúde tem um período de carência, e é necessário ficar atento nesse período para não ter dores de cabeça na hora de utilizar um novo plano. Entenda melhor sobre a carência.

Carências

É o prazo desde que você contrata o plano até poder utilizar, de fato, os atendimentos médicos. No plano de saúde empresarial a regra é a mesma, mas o prazo de carência costuma ser bem menor.

Em um plano de saúde individual, a carência para a realização de uma consulta médica é de 180 dias. 

Já no empresarial, normalmente é de 30 dias. Assim, o colaborador já pode utilizar os serviços após um curto período de tempo.

Vale lembrar que, em casos de emergências, como atendimentos relacionados ao novo coronavírus, não é preciso esperar o prazo de carência, os hospitais são obrigados a realizar o atendimento 24h horas após a contratação do plano.

Vantagens de oferecer esse benefício na sua empresa

Motive seus colaboradores e atraia novos talentos para a empresa.

Disponibilizar um plano de saúde empresarial para seus colaboradores gera diversos benefícios para a empresa. Veja os principais:

1. Valorização e motivação dos colaboradores

Ao oferecer um benefício tão valorizado pelos seus colaboradores, você estará demonstrando que se preocupa com a qualidade de vida da sua equipe

Esse tipo de benefício propicia mais tranquilidade para os colaboradores e seus familiares, o que resulta em uma equipe mais motivada e mais engajada a buscar os melhores resultados para a empresa.

Além disso, esse benefício ajuda a atrair e manter os melhores talentos do mercado de trabalho na sua empresa.

2. Redução das faltas

Com uma melhor assistência médica e a possibilidade de realizar exames preventivos, o colaborador vai perder menos dias de trabalho por conta de problemas de saúde, assim como para acompanhar seus familiares em consultas e tratamentos médicos.

Da mesma maneira, esse colaborador vai se sentir valorizado e mais motivado a realizar suas funções, o que também ajuda a diminuir o índice de faltas da sua empresa.

3. Ganho de produtividade

Com colaboradores mais motivados e com menos problemas de saúde, um impacto positivo para sua empresa é o ganho de produtividade

Uma equipe feliz e mais tranquila com relação à cobertura médica do plano de saúde empresarial vai produzir mais, auxiliando a empresa alcançar melhores resultados e se consolidar no mercado. 

4. Diferencial para pequenas empresas

Oferecer um plano de saúde para os colaboradores parece uma atitude adotada apenas por grandes corporações. Mas, na verdade, essa também pode ser uma ótima medida para as pequenas e médias empresas.

Isso porque essas empresas precisam de equipes engajadas e satisfeitas, além de pouca rotatividade de colaboradores para facilitar o seu crescimento. 

O simples fato de oferecer um plano de saúde corporativo já pode ser um grande diferencial para manter os seus talentos.

5. Abatimento de impostos

Por fim, os colaboradores e os empregadores podem abater parte dos custos com os planos de saúde corporativos em suas declarações de Imposto de Renda, o que gera ainda mais benefícios para todas as partes envolvidas.

Quais os planos existentes e o que eles cobrem?

Os planos de saúde empresariais dividem-se em diferentes segmentos, com diferentes coberturas. Veja:

Ambulatorial

O plano de saúde ambulatorial é o mais básico. Inclui consultas, exames e tratamentos sem internação, assim como os demais procedimentos ambulatoriais. 

Nesse plano, o paciente pode ficar internado por até 12 horas. Após esse período precisará arcar com todos os custos.

Hospitalar

O plano hospitalar já é mais abrangente. Inclui consulta, exames, tratamentos e internações por tempo indeterminado

Nesse plano, o contratante pode escolher incluir ou não a opção de obstetrícia, com atendimento pré-natal e parto.

Também é possível escolher o tipo de internação: em quarto privado ou enfermaria. As escolhas possíveis nesse tipo de plano de saúde empresarial influenciam diretamente em seu custo.

Odontológico

Esse tipo de plano cobre apenas procedimentos da saúde bucal, como consultas, exames e tratamentos ortodônticos.

Plano referência

Esse é um plano regulamentado pela ANS, a Agência Nacional de Saúde, que oferece a mesma cobertura do plano hospitalar com obstetrícia, mas com a internação sendo feita necessariamente na enfermaria.

Fatores que influenciam na escolha de um plano

Analise o plano que traga benefícios para a empresa e para o colaborador. 

Na hora de escolher um plano de saúde empresarial, é preciso ter atenção em alguns pontos:

1. Tempo de carência

As operadoras de plano de saúde têm diferentes políticas em relação ao tempo que o usuário precisa esperar desde que contratou o plano até poder, de fato, utilizá-lo. 

É sempre bom escolher o plano com a menor carência possível, o que beneficia principalmente gestantes.

2. Rede credenciada

Pode ser que aquele médico de referência não tenha convênio com o plano de saúde empresarial que está pensando em escolher.

Por isso, é bom ficar atento não apenas ao tipo de cobertura, mas também à rede de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais credenciados.

3. Acomodação nas internações

A maioria dos planos de baixo custo oferece internação apenas na enfermaria, ou seja, o espaço é dividido com outras pessoas internadas no mesmo hospital.

Se você deseja que seus colaboradores tenham um quarto privativo, precisa escolher um plano com essa opção.

4. Região de cobertura

Se sua empresa exige que seus funcionários viagem muito, é interessante contratar um plano com cobertura nacional

No entanto, se esse não é o caso, com certeza será mais barato contratar um plano regional, que atenda apenas dentro do mesmo estado, por exemplo.

5. Reembolso

É o valor que o usuário do plano recebe de volta quando realiza procedimentos fora da rede credenciada

Quanto maior o reembolso, maior o valor do plano. Por isso, é necessário estar atento ao tamanho da rede conveniada, pois quanto maior a rede, menor a necessidade de reembolso.

Vale lembrar que os maiores especialistas dificilmente têm convênios com plano de saúde, então o reembolso pode ser um diferencial para oferecer o melhor serviço médico a seus colaboradores.

6. Coparticipação

É uma opção em que o usuário do plano de saúde empresarial é cobrado por cada procedimento que for realizar. 

A taxa é pequena, cerca de 5% do valor do procedimento, mas torna o valor do plano menor e seu uso mais responsável, uma vez que os colaboradores vão pensar duas vezes antes de usar.

É importante ressaltar que, nessa modalidade, a operadora do plano não realiza a cobrança diretamente do colaborador. A empresa recebe um relatório mensal da coparticipação e é responsável pelos descontos.

7. Política de reajuste

Normalmente, os reajustes são feitos de acordo com a idade que o usuário do plano atinge. Por isso, é necessário analisar com calma a tabela de preços para saber se o plano que tem o menor preço inicial não será o mais caro depois de algum tempo.

Além disso, não deixe de acompanhar as notícias para saber a taxa máxima de reajuste do valor do plano de saúde, autorizada pela ANS, que as operadoras são obrigadas a seguir.

Como escolher e contratar o melhor plano de saúde empresarial?

Confira qual plano de saúde se encaixa no perfil de sua empresa. 

Após analisar os fatores que influenciam na decisão do convênio médico empresarial, uma boa estratégia é consultar o Índice de Desenvolvimento em Saúde Suplementar (IDSS), disponibilizado pela ANS, que considera fatores como qualidade do atendimento, garantia do acesso à rede credenciada, gestão dos processos e outros itens.

As principais operadoras de planos de saúde do país aparecem no topo desse ranking, sendo as opções mais seguras na hora da escolha.

Importância de avaliar o perfil do colaborador para a escolha

Outro fator de grande importância para escolher o melhor plano de saúde para sua empresa é conhecer seus colaboradores, já que suas características devem ser levadas em conta para que esse benefício corporativo seja aproveitado ao máximo e traga os melhores resultados.

Para isso, você pode realizar pesquisas internas, conversas com a equipe e verificar as informações disponíveis no departamento de RH da sua empresa. Assim, você consegue traçar um perfil dos colaboradores e escolher o plano de saúde empresarial mais adequado. 

Leia também: Trabalho em home office? Conheça as melhores dicas!

Problemas mais frequentes

Mesmo quem possui um plano de saúde, pode enfrentar problemas na hora de utilizar os serviços. Veja os mais comuns:

  • Aumento do valor do plano;
  • Demora na marcação de consultas;
  • Descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios listados na rede;
  • Rede de atendimento inadequada;
  • Longo tempo de carência.

Por isso, é de grande importância realizar uma pesquisa cuidadosa antes de contratar o plano.

Seguro saúde ou plano de saúde?

A diferença entre os dois modelos é simples. No plano de saúde, você paga a mensalidade e a operadora cobre os custos dos procedimentos. 

Já no seguro saúde, você paga os procedimentos e é reembolsado pela operadora. 

Além disso, no plano de saúde a rede credenciada costuma ser maior.

Benefícios corporativos: uma estratégia de sucesso

Oferecer outros benefícios corporativos, além de um bom plano de saúde empresarial, é fundamental para o crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, o iFood Empresas está promovendo uma verdadeira revolução nos benefícios corporativos digitais com o iFood Refeição, o vale-refeição da rede iFood; o iFood Office, que simplifica o processo de reembolso da sua empresa; e o iFood Card, o cartão-presente do iFood.

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Por: Marilizi Gonçalves

Analista de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em redação. Formação em Letras, cinéfila, apaixonada por ciências humanas, língua inglesa, marketing e fã de um bom cupom de desconto.

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