O eNPS é uma ferramenta desenvolvida para avaliar a visão que os colaboradores têm sobre a empresa. E, principalmente, para revelar se eles são promotores ou detratores do local de trabalho em seu círculo de convívio pessoal.

Quer aprender como aplicar esta pesquisa de maneira eficiente na sua empresa e descobrir o nível de engajamento dos seus funcionários? Então, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa eNPS.

O que é o eNPS?

O eNPS, ou employee Net Promoter Score, é um método utilizado pelas empresas para medir o nível de satisfação e o quão “promotores” os funcionários são em relação à empresa em que trabalham.

O termo é uma adaptação da metodologia NPS, que é uma ferramenta usada para medir a fidelidade de clientes. Mas, no caso da pesquisa eNPS, o objetivo é avaliar a probabilidade de um colaborador recomendar a empresa como um bom lugar para se trabalhar.

Neste cenário, é importante saber que, de acordo com uma pesquisa realizada pela MetLife, funcionários que são felizes no trabalho chegam a ser cerca de 50% mais leais à empresa. Além de serem ainda mais engajados quando sentem que são apoiados enquanto indivíduos.

Entenda como ele funciona e como calcular a nota

De maneira geral, uma pesquisa eNPS é baseada em perguntas objetivas e descritivas pensadas para medir a avaliação de três segmentos: 

  • Empresa;
  • Liderança;
  • Produto.

Nas perguntas objetivas, o gestor deve pedir ao colaborador que classifique com uma nota de 0 a 10 o segmento que está sendo analisado. Para isso, é possível apostar em perguntas como “’O quanto você recomendaria a empresa como um bom lugar de trabalho?’” ou ”O quanto você se sente feliz enquanto está trabalhando?”.

Já nas perguntas descritivas, é o momento de pedir para que o funcionário diga o que fez com que ele desse a determinada nota na pergunta anterior. Mesmo que tenha sido uma avaliação positiva.

A partir destas respostas, o gestor poderá classificar o funcionário como “detrator”, “neutro” ou “promotor”. Além de conseguir uma visão do que está sendo positivo e o que pode ser melhorado para otimizar o clima organizacional da empresa.

Promotores

Os promotores são os colaboradores mais engajados e leais à organização. Na pesquisa eNPS, o resultado da sua avaliação em relação aos temas abordados fica na escala de 9 a 10.

No geral, estas são pessoas que tendem a enxergar de maneira positiva todas as iniciativas organizacionais. Por isso, os gestores devem garantir oportunidades para que elas se sintam cada vez mais reconhecidas e valorizadas no desempenho da sua função.

Neutros

Colaboradores neutros são aqueles que avaliam a empresa com notas entre 7 e 8. Geralmente, isto indica que eles têm algum engajamento com a organização. Mas, não o suficiente para garantir uma recomendação positiva.

Dessa forma, é importante uma atuação estratégica do RH para planejar ações que possam motivar e engajar estes funcionários. E, em muitos casos, a solução para este desafio pode estar na resposta das perguntas descritivas. 

Detratores

Os detratores são aqueles que avaliam a organização com notas entre 0 e 6. Por este motivo, eles são os que mais merecem atenção imediata dos gestores. 

Isto porque, além de não contribuírem positivamente para a imagem da empresa, eles tendem a agregar valores negativos para a reputação da organização.

Por isso, é preciso investir o quanto antes quais são os focos da insatisfação no ambiente de trabalho. E o quanto isto tem afetado a qualidade do serviço, a produtividade e o relacionamento entre as equipes.

Vantagens em aplicar uma pesquisa enps na sua empresa

A principal vantagem de uma pesquisa eNPS é que ela oferece indicadores imediatos para os gestores. Dessa forma, é possível realizar uma tomada de ação imediata caso seja necessário.

Além disso, esta é uma pesquisa simples de ser realizada. Desde seu planejamento, aplicação e análise. Por isso, ela pode ser aplicada com mais frequência do que outros métodos que envolvem processos mais complexos.

Por fim, outro ponto determinante para o sucesso do eNPS é que ele pode ser feito de maneira anônima. O que garante mais segurança para o funcionário expressar suas opiniões e um feedback mais confiável para a empresa.

Dicas para aplicar essa pesquisa

Agora que já explicamos o que é o eNPS e como ele funciona na prática, separamos 3 dicas que vão te ajudar a tornar a sua pesquisa mais eficiente. 

Deixe claro para os funcionários a importância da pesquisa

Sem a participação plena dos colaboradores, o eNPS não tem como ser eficaz. Por isso, deixe clara a importância da pesquisa para desenvolver ações que vão beneficiar o clima organizacional da empresa. 

Para isso, compartilhe como funcionam os processos, quais serão as etapas, e principalmente, o impacto positivo que o resultado desta pesquisa pode trazer para o ambiente de trabalho e para os colaboradores.

Escolha perguntas corretas

Outro fator determinante para o sucesso desta pesquisa é escolher perguntas realmente estratégicas e, principalmente, em quantidade adequada.

Lembre-se que, se por um lado poucas perguntas não te darão uma visão completa, muitas perguntas podem desanimar as pessoas a terminar de responder o questionário. Por isso, concentre-se em perguntas simples e objetivas.

Analise a fundo os resultados obtidos

O eNPS é uma ferramenta que pode ajudar a gestão a entender diversos KPIs internos organizacionais. Mas, para isso, é preciso analisar os resultados da pesquisa com atenção e estratégia.

Dessa forma, reserve um tempo após o final da pesquisa de eNPS para analisar as respostas. E também, planejar como trabalhar as sugestões de maneira inclusiva para otimizar o ambiente de trabalho da empresa.

Além disso, uma maneira de incentivar funcionários neutros e detratores a se tornarem promotores da sua marca é oferecer uma boa cartela de benefícios corporativos.
Por isso, se você quer transformar a visão que seus colaboradores têm do seu negócio, conte com o apoio de um dos melhores benefícios flexíveis do mercado: o iFood Benefícios, o vale-alimentação e refeição do iFood.

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.