Os benefícios do People Analytics para o RH

criado em 31 de Agosto de 2023

última atualização 9 de Outubro de 2023

Leia em 8 min

People Analytics é um método que busca otimizar os processos de gestão de pessoas por meio da coleta de dados e análise sobre os colaboradores de uma organização.

No setor de RH, temas relacionados ao aumento das datas de aceitação de ofertas de trabalho, redução da rotatividade de funcionários, otimização da remuneração e estudos sobre employee experience na empresa são alguns dos tópicos mais abordados pelos profissionais de Recursos Humanos. 

Cada vez mais os colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento de equipes estão se perguntando como auxiliar na melhoria operacional e na satisfação dos trabalhadores de uma maneira assertiva. 

Sendo assim, o People Analytics surge como uma alternativa eficiente no que diz respeito à tomada de decisões mais eficazes pelo RH, uma vez que são utilizadas informações corretas para entender melhor o atual momento e o histórico dos colaboradores.

Sabendo disso, criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre esse tema e como ele pode auxiliar todas as áreas da empresa por meio da captação e análise de dados. Continue acompanhando e saiba mais.

Índice:

O que é People Analytics? 

Então, o que é exatamente People Analytics

Isso diz respeito aos dados que os gerentes ou o setor de RH de uma determinada empresa utilizam para tomar decisões assertivas sobre o trabalho dos funcionários. 

Sendo assim, utiliza-se estatísticas, matemática e tecnologia para otimizar o gerenciamento dos Recursos Humanos

Dessa maneira, People Analytics se refere basicamente a uma abordagem baseada em dados para garantir fatores de engajamento, produtividade e bem-estar dos colaboradores. 

Essa metodologia é indicada para pequenas, médias e grandes organizações para gerenciar sua força de trabalho. 

Assim, as empresas têm se beneficiado significativamente com a análise de pessoas, uma vez que insights são fornecidos com foco nas pessoas e no impacto que elas geram.

Como surgiu esse conceito?

É fato de que o mundo se tornou baseado na tecnologia. No entanto, o conceito de People Analytics e as principais implicações no que diz respeito à big data e análises são temas recentes que merecem a nossa atenção.

O conceito ficou popularmente conhecido após o Google adotar essa prática. Inicialmente o setor de recursos humanos era chamado de People Operations. Assim, através das análises de dados e plataformas analytics do Google para essa área, naturalmente o termo se alterou para People Analytics, popularizando-se por todo o mundo.

Assim, a análise de dados se tornou um excelente aliado na hora de recrutar e reter colaboradores — principalmente no Google, que recebia mais de 15 mil currículos por dia. O que torna as decisões mais acertadas sobre a melhora da experiência dos funcionários na empresa. Um exemplo disso é o fornecimento de benefícios corporativos flexíveis.

Como funciona o People Analytics

Chegou o momento em que os Recursos Humanos, tal como outros setores da sociedade, perceberam a importância dos dados para otimizar o seu trabalho e garantir resultados mais adequados. Dessa forma, entender como o people analytics funciona é essencial para aproveitar suas oportunidades. Confira a seguir mais informações!

Coleta de dados relevantes

O funcionamento principal do People Analytics é coletar dados relevantes para a área de RH. Assim, é necessário identificar e integrar todas as fontes de informação, como redes sociais, plataformas internas de RH, pesquisa de clima, pesquisa com candidatos, dados dos currículos dos profissionais, softwares de gestão e mais.

Análise e interpretação dos dados

A partir da coleta de dados, há o momento para interpretar e retirar uma análise dos resultados obtidos. Essa fase é importante para retirar insights que podem mudar o rumo da organização e da cultura organizacional.

Uso de ferramentas e tecnologias de análise de dados

Para ter um resultado mais preciso e avançado, contar com ferramentas de análise de dados é essencial. Elas otimizam o trabalho do gestor de RH, a partir do cruzamento de dados e identificação de padrões. Com essas informações, o profissional de RH pode avançar com seu trabalho.

Garantia da privacidade e ética na utilização dos dados

Como o People Analytics se baseia em dados para existir, é importante que haja o consentimento deste uso de dados. Alguns dados são considerados sensíveis e precisam da aprovação do seu respectivo dono para que a empresa os utilize, sempre mantendo a ética e a privacidade de dados.

Quais são as vantagens do People Analytics?

Confira a seguir as melhores vantagens de adotar as práticas de People Analytics.

Contratações mais acertadas

Para muitas pessoas do setor de RH, o processo de seleção e recrutamento a partir de dados ainda é desafiador. Porém, a verdade é que os dados auxiliam essa área a fazer uma contratação mais assertiva. 

As práticas de People Analytics nas organizações brasileiras só tendem a facilitar todos os processos de RH. Por meio de testes de personalidade e perguntas padronizadas, faz-se a contratação do perfil mais adequado para a vaga.  

Retenção de talentos

No caso da retenção de talentos, com o RH Analytics, os dados auxiliam a área a entender o que não está satisfazendo os colaboradores e procurar melhorar. Antes dessas informações, seriam apenas suposições sobre os colaboradores e seus sentimentos, o que dificulta muito o trabalho. 

Ações e resultados mensuráveis

Com o treinamento de People Analytic na área de RH, é possível tomar decisões mais assertivas, porque, com a análise de dados,  você consegue saber qual o efeito de uma ação antes mesmo de executá-la. O sistema também permite observar quais foram os resultados de uma ação tomada no passado. 

Dessa forma, gerir uma equipe sabendo quais resultados uma ação terá facilita o processo de tomadas de decisões.  

Maior controle dos processos

O People Analytics une diversos processos da equipe de RH em um mesmo sistema. Ele auxilia no controle do clima organizacional, plano de cargos e salários, processos seletivos, treinamento e desenvolvimento.

Assim que o RH possui todos esses dados unificados em um único sistema que auxilia na tomada de decisões, é possível obter maior organização e controle dos processos. 

Maior produtividade

A matemática é simples: colaboradores satisfeitos produzem mais. 

O sistema do People Analytics permite ao RH monitorar pessoas e grupos. Dessa forma, você consegue ter uma análise de quem está mais insatisfeito com o seu trabalho por meio de diagnósticos individuais.

A partir disso, é possível mudar a realidade daquele profissional. Ele pode estar se sentindo sobrecarregado com a quantidade de trabalho ou ele não está feliz no projeto em que está inserido. Com a análise de dados, é papel do RH fazer com que o profissional volte a se sentir confortável na empresa e, consequentemente, produza mais. 

Redução de custos

A prática de People Analytics faz com que o RH identifique todas as falhas dos processos de recrutamento e seleção e auxilia na contratação de profissionais mais assertivos. 

Além disso, o sistema ajuda a planejar e desenvolver treinamentos que sejam efetivos, uma vez que ele identifica o que necessita de melhoria na equipe. Consequentemente, a empresa reduz os gastos com demissões, contratações e falhas de produtividade. 

Melhor rendimento do RH

Com todos os dados unificados, o setor de RH foca suas ações em buscar melhorias e novas soluções para o desenvolvimento das equipes da empresa. Logo, ele atua de forma mais estratégica para aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Como o RH pode inserir conceitos do People Analytics no seu dia a dia?

Agora que você já conhece as vantagens do People Analytics, saiba como aplicá-lo na rotina da sua empresa!

Recrutamento e seleção mais eficientes

No processo de recrutamento e seleção é possível utilizar ferramentas específicas que ajudam na triagem dos currículos e na condução das etapas com os candidatos. Além disso, é possível cruzar os dados da vaga com os dados dos candidatos e identificar o perfil ideal para efetuar uma entrevista mais completa e uma contratação mais assertiva.

Avaliação de desempenho e feedback personalizado

O People Analytics traz avaliações periódicas dos colaboradores e das áreas, identificando pontos fortes e a melhorar em cada um deles. Assim é possível promover a melhoria contínua nos processos e no desempenho dos profissionais.

Gestão de talentos e plano de carreira

Além da gestão de desempenho, é possível identificar potenciais líderes e especialistas, o que ajuda a traçar um plano de carreira que faça sentido para o profissional e para a empresa. Assim, a organização pode investir em programas de capacitação e em treinamentos para desenvolver seus colaboradores.

Gestão da rotatividade e engajamento dos colaboradores

Se o turnover está muito alto, é necessário identificar a origem desse movimento. O People Analytics é uma ótima ferramenta para isso, já que consegue entender os fatores que promovem a rotatividade e ajuda na implementação de ações de engajamento.

Como adotar os benefícios na sua empresa?

Existem diversos motivos para você querer considerar a implementação do People Analytics na sua empresa. 

Ao longo do texto, mencionamos algumas vantagens, como a tomada de decisões mais eficiente, maior objetividade nas aplicações e redução de erros no momento de melhorar a experiência do funcionário. 

Então como adotar esses benefícios para a sua empresa e experimentar na prática esses bons resultados?

Em primeiro lugar, é essencial determinar quais são as principais necessidades da sua organização atualmente. 

Para tal, faça perguntas. Por exemplo, existe algum problema dentro da empresa que está impedindo que as vendas cresçam? A rotatividade dos funcionários está muito alta?

Assim, você consegue definir os objetivos que você quer alcançar com o People Analytics.

Portanto, adote ferramentas que podem ser utilizadas por todos os setores da empresa e garanta que todos os funcionários saibam utilizá-las por meio de treinamentos e consultorias. 

Além disso, uma boa prática é desenvolver um plano de implementação sobre as ferramentas com profissionais qualificados. 

Desse modo, a habilidade de se comunicar com todo o time será otimizada e ficará muito mais fácil para os trabalhadores entenderem o que está acontecendo na empresa. 

Por fim, considere construir uma cultura de dados. Isso contribui para a probabilidade de sucesso dessa metodologia. 

Ter uma cultura de dados é, basicamente, fomentar um processo organizado para lidar com todos os dados e garantir que as tomadas de decisões aconteçam do jeito mais certo possível. 

Enfim, com o People Analytics as empresas podem possibilitar a melhora da produtividade dos times e otimizar os processos do RH. 

Agora que você já sabe o seu conceito e os seus principais benefícios, que tal começar a implementá-lo na sua organização? Nesse cenário, o iFood Benefícios pode entrar como um aliado! Conheça todas as nossas soluções clicando aqui

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida