A cada ano que passa, novas gerações chegam ao mercado de trabalho. São pessoas que trazem novidades e inovações para o mercado, mas que vivem um modo e ritmo de vida diferente daqueles funcionários tradicionais.  

Além das demandas serem diferentes, esses profissionais também estão mais exigentes a respeito da qualidade de vida no trabalho. Nesse sentido, investir em um pacote de benefícios pode ser extremamente interessante.

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz e satisfeito é, em média, 31% mais produtivo, vende 37% mais e ainda é três vezes mais criativo que os outros. 

Ou seja, além de valorizar a empresa, um bom pacote de benefícios irá satisfazer os funcionários e possivelmente melhorará o ambiente de trabalho.

Quer saber como tornar seus colaboradores mais felizes? Confira as 4 dicas que separamos para você de como montar um pacote de benefícios atrativos!

Dica 1: Conheça as variedades para pacote de benefícios

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que alguns benefícios são exigidos por lei. Como por exemplo: 

  • FGTS;
  • Vale-Transporte;
  • Férias;
  • Décimo terceiro salário. 

Porém, se a sua empresa não conta com o modelo de trabalho CLT, garantir essas vantagens pode ser uma boa alternativa.

Além disso, independentemente do regime, há diversos benefícios muito bem vistos pelos colaboradores. Uma pesquisa da InfoJobs listou os 3 mais desejados por trabalhadores de todo o Brasil:

Vale Alimentação e Vale Refeição

Esses benefícios são os mais almejados, pelo fato de garantirem um determinado valor mensal para a compra de gêneros alimentícios e refeições. Eles também beneficiam a família do trabalhador, uma vez que os valores podem ser revertidos em refeições para todos.

Assistência médica e odontológica

Apesar de ser opcional, essa é uma vantagem competitiva na hora de atrair funcionários qualificados. Ou seja, item desejável para reter talentos. Esses benefícios demonstram cuidado e atenção dos empregadores com o empregado. A empresa pode arcar com todo o valor ou dividir com os colaboradores.

Vale combustível ou vale automóvel

Apesar do vale transporte ser um direito estabelecido pela lei, o vale combustível ou vale automóvel não é. No entanto, são itens essenciais na satisfação em trabalhos que exigem locomoção do colaborador.

Dica 2: Pacotes específicos para o trabalho remoto

É válido lembrar que pensar no trabalho, ou pelo menos híbrido, já é algo essencial para as empresas. Porém, com o começo da pandemia, essa liberdade vem se tornando um item essencial. Isso se dá pelo fato que as medidas de isolamento social se tornam cada vez mais necessárias no nosso país.

Com essa tendência no modo de trabalho, surgem alguns benefícios específicos para o home office. Como o trabalhador, provavelmente, irá precisar utilizar a sua própria internet e energia elétrica, auxiliar com essas contas podem ser os itens mais essenciais desse novo modelo.

Nesse sentido, as empresas que exigem uma tecnologia um pouco mais sofisticada, ou uma conexão de internet mais rápida, também podem auxiliar os colaboradores nesses itens. Bem como fornecer as ferramentas necessárias para que eles possam realizar os seus trabalhos.

Se o trabalhador tiver filhos pequenos, ofereça políticas de auxílio ao cuidado das crianças. Como por exemplo, benefícios para creches e escolas, mesmo que virtuais. Afinal, no trabalho remoto as pessoas continuam precisando de foco, não é mesmo?

Mantenha as mesmas políticas de férias. Os trabalhadores continuam exercendo suas funções, ou seja, ainda precisam do tempo de descanso necessário e previsto por lei.

Dica 3: Deixe o colaborador escolher

Conquiste a satisfação dos colaboradores sendo realmente relevante e não apenas fazendo número. Mais do que ninguém, os próprios funcionários sabem qual pacote de benefícios realmente vai significar uma melhora na sua qualidade de vida.

Se os benefícios oferecidos não os satisfazem, será considerado um mau negócio. Seja para o trabalhador, como para a empresa que irá investir renda em algo irrelevante para a sua equipe.

Nesse sentido, solicite a opinião dos funcionários. Peça recomendações, faça pesquisas de opinião e invista em feedbacks. Assim, é possível entender o que está realmente sendo relevante e o que não está dando certo.

Por mais que algumas demandas possam ser difíceis de atender, faça o possível para levar em conta todas as sugestões. Desse modo, a empresa poderá entender como montar um pacote de benefícios ideal para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Além disso, no cenário atual em que vivemos, os benefícios ligados à comida são cada vez mais bem vistos no ambiente de trabalho. Ao passarmos mais tempo em casa, aumentamos também o consumo de refeições entregues por delivery.

Uma pesquisa feita pela Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, ressalta que apenas no ano passado, houve um aumento de 149% no gasto de aplicativos de entrega de comida. Então, o programa de “indique iFood Benefícios” pode ser ideal para satisfazer os clientes da sua empresa. A ferramenta funciona como um vale refeição, mas mais moderno e flexível.

Dica 4: Análises de custo-benefício

Ao oferecer um pacote de benefícios atraente para os funcionários, a empresa deve realizar uma análise de custo-benefício. Esse entendimento irá auxiliar os empregadores a entender quais benefícios realmente estão sendo utilizados.

Procure saber se os funcionários realmente compreendem como utilizar estes benefícios da melhor forma. Invista na educação a respeito das ferramentas disponíveis. Realize pesquisas regularmente para entender o que o colaborador realmente acha atraente.

Nesse sentido, pergunte aos trabalhadores da sua empresa se eles gostariam do vale alimentação e refeição com maior cobertura no Brasil. O iFood Benefícios entrega para cada colaborador um cartão físico, que pode ser utilizado em mais de 4 milhões de mercados e restaurantes.

Vantagens de montar um pacote de benefícios atrativo

Diversos empregadores passaram a falar muito sobre estratégias para atrair e reter bons profissionais, no entanto é preciso aplicar essa teoria na prática. Os funcionários exigem benefícios cada vez mais atrativos.

A Google, por exemplo, oferece uma grande variedade de benefícios para os seus funcionários. Que vão desde caronas grátis, até apoio aos colaboradores que têm filhos. Dessa forma, a empresa é muito bem vista por aqueles que desejam trabalhar num local com bons benefícios.

Outro grande exemplo é a gigante das redes sociais, Facebook. Além de ser a empresa que disponibiliza as melhores refeições para os funcionários, possui um pacote de benefícios exemplar. 

Ainda assim é um investimento que vale a pena. Um pacote de benefícios mais atrativo motiva a equipe, melhora o bem-estar e a saúde dos trabalhadores, aumenta a produtividade, diminui atrasos e faltas e garante resultados positivos.

Caso você tenha se identificado com o tema e deseje saber mais sobre o cartão iFood Benefícios, clique aqui e descubra o que podemos fazer para tornar os seus funcionários mais satisfeitos. Confira!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.