O vale-alimentação é oferecido como cartão pré-pago aos colaboradores, possibilitando compras específicas de alimentos. Assim, para que ocorra a contratação do melhor vale pelo time de Recursos Humanos, é essencial saber onde aceita vale-alimentação e quais são as suas principais vantagens.

Dessa forma, é possível realizar uma análise completa, avaliando se o vale a ser escolhido atende às necessidades dos colaboradores. Mas, mais do que atender às suas necessidades, é essencial que os colaboradores também saibam onde aceita vale-alimentação e como usá-lo da melhor forma possível.

Pensando nisso, detalhamos, ao longo deste conteúdo, o que é vale-alimentação, quais são suas características, qual a diferença entre vale-alimentação e refeição, quais os aspectos legais do benefício, bem como quais são as suas vantagens.

Acompanhe o artigo e fique por dentro de todas as informações e detalhes de como usar vale-alimentação.

O que é vale-alimentação?

Saber onde aceita vale-alimentação é essencial. Mas, antes, entenda de uma vez por todas o que é esse benefício.

Afinal, o que é vale-alimentação? Em resumo, o vale-alimentação é um benefício corporativo fornecido aos colaboradores para a compra de produtos alimentícios em estabelecimentos como redes de supermercados. Com ele, é possível comprar alimentos e ingredientes para uso individual ou familiar, seguindo as necessidades e demandas de cada pessoa.

De acordo com o artigo 458 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o vale-alimentação não é uma obrigação das empresas e, quando ofertado, não conta com incidência de contribuição previdenciária e FGTS.

Contudo, mesmo não sendo obrigatório pela legislação, conceder o vale-alimentação aos colaboradores funciona como um importante diferencial competitivo no mercado.

Uma pesquisa da Robert Half, empresa de soluções em talentos, apontou que, mesmo após a pandemia da COVID-19, o vale-alimentação ou refeição seguem sendo os mais valorizados pelos profissionais. Além de tudo, é válido frisar que bons benefícios e condições de trabalho contribuem para a motivação, satisfação e engajamento dos times.

Mas, agora que você já conhece com mais detalhes o que é vale-alimentação, chegou o momento de saber se existe diferença entre vale-alimentação e refeição. Confira a seguir!

Existe diferença entre vale-alimentação e refeição?

Se você tem dúvidas se existe diferença entre vale-alimentação e refeição, a resposta é positiva. Nesse sentido, precisamos detalhar os aspectos específicos de cada um.

No caso do vale-refeição, o seu uso está associado a alimentos prontos e, geralmente, consumidos durante o período de trabalho dos colaboradores. Pode ser utilizado em restaurantes, lanchonetes e padarias para almoçar e lanchar nos intervalos das atividades.

Além disso, se o valor for pago em cartões físicos ou virtuais, como o do iFood Benefícios Elo, o vale-refeição pode ser cadastrado no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que assegura a saúde nutricional dos trabalhadores brasileiros e garante incentivos fiscais para as empresas.

Já o vale-alimentação é disponibilizado para compras de alimentos em redes de supermercados, mostrando-se uma opção mais flexível. Com ele, os colaboradores não ficam restritos apenas às opções de refeição disponíveis no local de trabalho, por exemplo. Para isso, é importante conhecer com detalhes onde aceita vale-alimentação.

Assim, notamos que a principal diferença entre vale-alimentação e refeição é o objetivo específico de cada uso. Enquanto o vale-refeição está mais relacionado à utilização no dia a dia de trabalho, principalmente nos intervalos das atividades, o vale-alimentação é pensado para as compras mensais.

Na maioria das vezes, os familiares dos colaboradores também se beneficiam com essa categoria de cartão de benefícios.

Portanto, quando uma empresa pretende escolher qual vale contratar para os seus colaboradores, é importante avaliar as redes credenciadas, isto é, o nível de aceitação dos cartões nos estabelecimentos da região.

Optar por uma bandeira amplamente aceita, como, por exemplo, a Elo, pode ser uma ótima alternativa para a maior flexibilidade do benefício.

Onde usar vale-alimentação?

Afinal, onde aceita vale-alimentação? Confira em quais lugares você pode usar esse benefício!

O vale-alimentação é disponibilizado pelo setor de RH aos colaboradores para ser utilizado na compra de alimentos, conforme comentamos antes. Ele surgiu, principalmente, para substituir as cestas básicas e descomplicar o acesso à alimentação mensal dos trabalhadores.

Esse benefício aumenta a flexibilidade de escolha dos itens e a autonomia na administração do valor recebido no vale-alimentação.

E onde aceita vale-alimentação? No geral, ele é aceito e pode ser usado em estabelecimentos como:

  • Supermercados;
  • Redes atacadistas de alimentos;
  • Padarias;
  • Mercearias;
  • Açougues;
  • Hortifrutis e feiras.

O principal objetivo do vale-alimentação é que os colaboradores comprem os alimentos e ingredientes necessários para o preparo das receitas e que, depois de prontas, possam consumir nos intervalos de trabalho.

Sanou suas dúvidas sobre onde aceita vale-alimentação? Agora, saiba como usar esse benefício da melhor forma possível.

Como usar vale-alimentação?

Agora que você já sabe onde aceita vale-alimentação, saiba os detalhes para usá-lo de forma correta e eficiente.

Para os colaboradores usarem o vale-alimentação da melhor forma e para que não corra o risco de faltarem recursos para todas as refeições necessárias, algumas estratégias podem ser adotadas e aprimoradas todos os meses.

O cartão pode ser utilizado de forma física (ou online, em alguns casos) em estabelecimentos como supermercados e outros que listamos no item anterior. Nesse sentido, cada pessoa consegue administrar o seu saldo da forma que desejar.

A maneira mais comum e prática de garantir os alimentos durante o mês todo é realizar as compras mensalmente ou semanalmente, sempre calculando a quantidade correta de alimentos e ingredientes necessários para todas as refeições do mês.

O que se pode comprar com o vale-alimentação?

A lista dos produtos e alimentos que podem ser comprados com o vale-alimentação é enorme, justamente por se tratar de um benefício mais flexível e adaptável às necessidades dos colaboradores e suas famílias para as compras do mês.

Confira, a seguir, o que se pode comprar com o vale-alimentação:

  • Frutas, verduras e legumes frescos;
  • Carnes frescas e congeladas;
  • Alimentos industrializados (biscoitos, molhos, massas, grãos, achocolatados, entre outros);
  • Temperos e condimentos utilizados nas receitas;
  • Ovos e leites;
  • Água, sucos e refrigerantes;
  • Produtos alimentícios no geral.

Desse modo, os colaboradores podem aproveitar as inúmeras opções de itens em redes de supermercados, açougues e padarias para comprar seus alimentos para o mês com o vale-alimentação.

O que não pode ser comprado com o vale-alimentação?

O uso do vale-alimentação é restrito para a compra de produtos alimentícios, ou seja, alimentos e condimentos utilizados para consumo em receitas ou em seu estado natural (in natura).

De acordo com a legislação brasileira (Portaria nº 03, de 1 de março de 2002), o benefício não pode ser utilizado para comprar produtos que não se encaixam nos que foram citados anteriormente. Assim, não podem ser comprados com o vale-alimentação os seguintes itens:

  • Refeições prontas em restaurantes e lanchonetes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cosméticos;
  • Eletrodomésticos;
  • Cigarros;
  • Produtos não alimentícios no geral.

Os estabelecimentos que realizam a venda desses itens aceitando o vale-alimentação como forma de pagamento podem receber multas e punições previstas pela lei.

Cartão iFood Benefícios Elo: conheça essa opção!

Onde aceita vale-alimentação, aceita o cartão iFood Benefícios Elo. Conheça essa opção!

Apesar de o vale-alimentação já ser uma forma flexível para os colaboradores comprarem seus alimentos das refeições do mês, ter um vale que une os benefícios de alimentação e refeição em um só cartão é melhor ainda.

É para isso que existe o cartão iFood Benefícios Elo, o cartão de benefícios com a maior cobertura do Brasil, aceito em qualquer estabelecimento, seja ele supermercado, restaurante, delivery, lanchonete, padaria e muito mais.

Dessa forma, os colaboradores não precisam se preocupar com o tipo de estabelecimento na hora de fazer suas compras de alimentos e refeições, aumentando o seu leque de opções.

Com os valores em um cartão físico Elo, é possível fazer compras em mais de 4 milhões de mercados e de restaurantes, além de realizar pedidos de refeições ou de compras em delivery em mais de 236 mil estabelecimentos diretamente pelo App do iFood.

Isso significa mais flexibilidade para os colaboradores e praticidade na gestão dos benefícios das equipes. Os times de Recursos Humanos têm todas as informações centralizadas em uma única plataforma, além de relatórios gerados de forma automática, simplificando a rotina e garantindo mais eficiência na gestão.

Oferecer bons benefícios para os funcionários é importante para deixá-los cada vez mais motivados, engajados, felizes e, principalmente, produtivos nas atividades do dia a dia.

Com isso, as empresas podem reduzir as taxas de turnover e atrair os melhores profissionais do mercado, gerando resultados ainda mais positivos para a organização a médio e longo prazos.Sanou todas as suas dúvidas sobre onde aceita vale-alimentação e como usá-lo de forma eficiente? Então, clique aqui e confira um conteúdo completo com mais detalhes de como funciona o cartão iFood Benefícios Elo e quais são as suas vantagens.

Gostou? Compartilhe!

Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.