Você sabe o que é OKR?

Em tradução livre, essa sigla corresponde a análises de objetivos e resultados-chave

Ele é comumente utilizado para rastrear o progresso de uma equipe à medida que o time se move em direção a objetivos alinhados com as necessidades da empresa. 

Para contextualizar, algumas das maiores empresas do mundo utilizam essa metodologia para atingir um crescimento contínuo. O Google, por exemplo, é uma dessas gigantes que vem utilizando ao máximo todos os recursos disponíveis pelo método. 

O objetivo do OKR é ajudar uma empresa a concentrar seus esforços naquilo que realmente importa para toda a organização, de maneira que todo o time andem na mesma direção. 

O OKR pode parecer um termo difícil por não ser amplamente divulgado, mas certamente ele vai mudar os resultados da sua empresa. 

Por isso, continue lendo o texto de hoje e descubra o que é OKR e como ele pode ajudar na gestão e comunicação positiva de qualquer negócio!

O que é OKR?

Os objetivos e resultados-chave de uma empresa foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew. S. Grove. A ascensão do OKR, no entanto, surgiu quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para a equipe da empresa em 1999. 

Na época, talvez Doerr não tivesse noção do tamanho crescimento que a metodologia OKR iria ajudar a proporcionar para o Google. Por meio dela, e claro, de outros esforços, a empresa saltou de 40 funcionários na década de 90 para números próximos a 100 mil atualmente. 

Assim, foram estabelecidas metas que fizeram com que a equipe saísse da sua zona de conforto e buscasse, acima de tudo, atingir os principais objetivos da empresa. Essa é uma das razões pelas quais o Google é uma das maiores empresas 

Sendo assim, antes de tudo você precisa saber o que é OKR: trata-se basicamente de uma estrutura popular de gerenciamento de metas que auxilia a executar estratégias

Os benefícios da estrutura incluem um foco melhor nos resultados que importam, maior transparência e melhor alinhamento estratégico com todo o time de uma corporação. 

Mas o que é OKR?

  • O (Objetivos): corresponde a qual direção a empresa deseja tomar.
  • KR (Resultados-chave): metas que impactarão diretamente o objetivo final decidido pela empresa. 

Basicamente, o objetivo é qualitativo e os resultados-chave são quantitativos

A metodologia OKR ajuda, portanto, empresas a corrigirem erros cometidos e identificarem oportunidades de crescimento baseadas no desenvolvimento das metas definidas pela gestão.

Qual a diferença para as metodologias tradicionais? 

As metodologias tradicionais, geralmente realizadas manualmente, fizeram muito sucesso em algum momento e ainda são implementadas por muitas empresas. No entanto, é necessário analisar a complexidade de seus processos e se elas ainda são válidas quando falamos em indicadores de desempenho.

Os métodos tradicionais possuem particularidades que acabam dificultando a compreensão de todo o time em relação à necessidade de aperfeiçoamento de um processo específico, por exemplo, algo que o OKR evita, uma vez que ele é estrategicamente definido, medido e reavaliado. 

Por exemplo, os OKRs permitem que as análises sejam automatizadas e os objetivos sejam direcionados a todo o time da empresa de maneira mais rápida e estratégica, fazendo com que os líderes e colaboradores ganhem tempo. 

Nesse sentido, sua principal diferença para métodos já consolidados no mercado é a praticidade da distribuição das informações. 

Desse modo, entender o que é OKR permite que todas as pessoas dentro de uma organização estejam alinhadas em um objetivo comum e claro. 

Com definições estratégicas, o OKR faz com que os colaboradores entendam quais são as prioridades, permitindo com que os objetivos sejam facilmente alcançados. 

Quais os benefícios da metodologia OKR e por que aplicá-la?

Acima, nós mostramos que os OKRs precedem um processo simples, facilitado e ágil, mas os benefícios são ainda maiores, uma vez que o método é projetado para manter a visão, metas e objetivos da empresa bem definidos e possíveis de serem alcançados. 

Nesse sentido, as pessoas sabem o que se espera delas e como seu trabalho se encaixa nas tarefas maiores da equipe, departamento ou empresa, podendo colocar suas soft skills em prática. 

A partir daqui, vamos pontuar alguns dos principais motivos para te ajudar a entender quais são os benefícios da aplicação dos OKRs nas organizações. 

Agilidade e precisão

O OKR trabalha com uma metodologia ágil e precisa, não seguindo, por exemplo, um planejamento anual estático. 

Assim, as metas e objetivos podem ser definidas trimestralmente, ou antes disso, possibilitando resultados mais rápidos e acesso às métricas mais importantes de maneira mais facilitada e precisa. 

Transparência

Os OKRs são públicos para toda a empresa. Ou seja, tanto gestores quanto colaboradores têm acesso aos OKRs de todos os setores. Dessa maneira, há um alinhamento mais organizado na empresa e todos os funcionários conseguem saber quais são as métricas mais fundamentais em cada período de tempo. 

Engajamento e motivação 

O time da empresa se torna engajado e motivado assim que os objetivos e metas são definidos, uma vez que eles sabem que é papel de cada colaborador executar sua função para que os objetivos sejam alcançados com excelência e agilidade. 

Colaboração

Visto que todos os OKRs estão disponíveis para toda a equipe, uma cultura de colaboração entre todos os setores é iniciada a fim de cumprir todas as metas e atingir os objetivos de maneira mais assertiva. Assim, a metodologia OKR permite que as equipes se unam e se tornem mais produtivas e alinhadas. 

Como implementar a metodologia OKR na sua empresa?

Até aqui, nós te explicamos o que é OKR e quais são os seus principais benefícios. No entanto, pode ser que você esteja se perguntando como implementar essa metodologia na sua empresa, né?!

Em primeiro lugar, você pode utilizar a fórmula de metas de Doerr, que consiste em: Eu vou (Objetivo) medido por (resultados-chave). Após isso, mostre para a sua equipe como os objetivos e métricas afetam a empresa e os resultados de cada colaborador. 

Em segundo lugar, juntamente com a sua equipe, defina quais são os objetivos primordiais que vocês pretendem alcançar por meio de resultados-chave ou metas. Nesse momento, defina quais áreas ficarão responsáveis por executar cada fase do processo e como os resultados serão mensurados. 

Fuja dos erros mais comuns

Acima de tudo, para você garantir 100% que seja um processo que conquiste resultados constantes e crescentes para a sua empresa, você precisa tomar cuidado com alguns dos erros mais comuns, como não definir os resultados-chave em ações claras, por exemplo.

Além disso, existem outros erros que podem evitar que os objetivos do seu negócio sejam cumpridos assertivamente:

Usar OKR como uma lista de tarefas 

O objetivo dos OKRs é medir se a sua empresa está realmente entregando valor. Não se trata, portanto, de um mecanismo para delegar tarefas.

Nesse sentido, entenda de uma vez por todas que o OKR é uma metodologia para melhorar os resultados da sua empresa e não para verificar se determinadas tarefas estão sendo cumpridas. 

Criar OKRs sem ter uma estratégia definida

Esse erro é consequência do anterior, por isso, lembre-se que OKRs correspondem às suas prioridades e não devem ser desperdiçadas com implementações de ações comuns e rotineiras. 

Não alinhar os OKRs

Não é recomendável definir o que é OKR de maneira individual. \ para metodologia OKR funcionar plenamente, ela precisa estar alinhada dentro de um objetivo comum.

Acompanhamento irregular

OKRs não devem ser analisadas ano a ano. O ideal é que a análise seja feita trimestralmente para que os resultados alcançados possam ser medidos de maneira mais segura e completa a fim de medir o desempenho da empresa por meio de indicadores de gestão

Bônus: exemplos de OKR 

No texto de hoje, explicamos/listamos passo a passo o que é OKR e como ele impacta diretamente no sucesso das empresas. Aqui estão exemplos  da aplicação dessa metodologia:

OKR para Marketing

Objetivo: ganhar visibilidade orgânica através de melhor posicionamento nos mecanismos de busca pelas palavras-chave estratégicas 

Resultados-chave: 

  • lançar pelo menos 2 conteúdos novos por semana, otimizados para SEO;
  • otimizar x conteúdos antigos semanalmente pelas palavras-chave estratégicas;
  • garantir que 100 conteúdos com maior quantidade de tráfego estejam otimizados para SEO, com aplicações estratégicas definidas;
  • alterar títulos e descrições de SEO quinzenalmente e conferir quais aplicações geram maior resultado.

OKR para RH

Objetivo: melhorar do bem-estar dos funcionários para diminuir o índice de burnout nas equipes

Resultados-chave: 

  • estabelecer uma cultura de feedback aberto através de série de workshops para liderança e funcionários mais produtivos.
  • lançar pelo menos 1 canal de comunicação de saúde mental para funcionários  
  • proporcionar sessões de terapia para os colaboradores. 

OKR para Vendas 

Objetivo: expandir mercado através da criação das novas parcerias s.

Resultados-chave: 

  • estabelecer parcerias com ao menos 5 empresas trimestralmente.
  • estabelecer parcerias com ao menos 10 novos revendedores por mês.
  • aumentar a receita de 10.000 para 30.000 com a ajuda de novos parceiros.

OKR para Sucesso do Cliente 

Objetivo: montar repositório dos feedbacks positivos dos clientes para utilização pelas outras áreas. 

Resultados-chave: 

  • aumentar a menção positiva dos clientes de 16 para 32. 
  • aumentar o número de avaliações positivas no Google de 10 para 23. 

OKR facilita os cumprimentos de metas maiores dentro de uma empresa, uma vez que elas são divididas em objetivos menores e atingíveis. 

Além disso, uma das maiores vantagens dos OKRS é que eles não demoram muito para serem configurados e são muito fáceis de usar, fazendo com que cada colaborador em uma empresa foque no que é importante e não precise perder muito tempo tentando entender como funciona a metodologia. 

Os OKRs são muito benéficos para uma empresa em âmbito geral, fornecendo um grande impulso para o foco e a produtividade de uma organização.

Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender o que é OKR, quais são os seus principais benefícios para organizações e como você pode aplicar essa metodologia no dia a dia da sua empresa. 
Por último, caso você esteja interessado em motivar ainda mais os seus colaboradores, opte por oferecer um iFood Card e deixe toda a sua equipe mais produtiva e alegre!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.