O que é Canvas e qual a importância para planos de negócios?

criado em 12 de Agosto de 2021

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Provavelmente, você já se deparou com a dúvida sobre o que é Canvas ao longo da sua carreira. Mas, talvez você ainda não saiba o porquê desse conceito ter ficado tão famoso ao longo dos últimos anos.

Em primeiro lugar, o que é Canvas? Isso se refere a uma ferramenta visual que tem como objetivo ajudar a organizar ideias sobre um negócio. 

Dessa maneira, o Canvas permite que um modelo de negócios mais organizado, prático e fácil seja criado e possa consultado por todo o time. Isso, a longo prazo, aumenta a produtividade do time e possibilita que a empresa se posicione à frente dos concorrentes em diversos cenários. 

Trata-se de uma solução muito simples e eficiente que ajuda gestores de negócios a visualizarem de maneira estratégica todas as questões mais importantes da sua empresa. 

Agora que você já foi introduzido ao assunto, continue lendo o texto e descubra como o modelo de negócios Canvas pode impactar positivamente os resultados do seu negócio, como também te ajudar a identificar indicadores de desempenho

O que é Canvas?

Canvas ou Business Model Canvas é uma ferramenta importante e útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. 

Basicamente, o modelo de negócio Canvas permite que a análise de informações das organizações seja: 

  • mais prática;
  • segura;
  • dinâmica;
  • econômica. 

Em outras palavras, trata-se de um panorama geral de como anda cada um dos pilares do negócio. Assim, o gestor e sua equipe conseguem saber se cada um dos pontos listados está recebendo a devida atenção e se os seus resultados estão sendo positivos. 

Para que serve o Canvas? 

Até o momento, te explicamos o que é Canvas. Trata-se de uma ferramenta para fornecer uma visão mais clara dos projetos atuais e futuros de uma organização.

Por isso, o modelo de negócio Canvas age como um guia para gestores de negócios, mostrando para eles, ainda que de forma indireta e simplificada, quais são os próximos passos que ele deve tomar para garantir o sucesso futuro da sua empresa, como também quais são os hábitos atuais que devem ser deixados de lado. 

Além disso, o Canvas ajuda o time de uma empresa a identificar potenciais de produtos, trabalhando criatividade e inovação da equipe durante o processo, ao passo que agregam valor ao que é oferecido ao consumidor. 

Assim, é possibilitado o desenvolvimento de uma vantagem competitiva muito interessante para o negócio em questão. 

Dessa forma, o principal objetivo do Canvas é fazer com que negócios sejam planejados visualmente de modo fácil e prático. 

Como fazer um Canvas?

O modelo do Canvas foi desenvolvido para ser um quadro dinâmico que auxilie a compreensão do time sobre as questões mais importantes de um negócio. 

Por isso, sua divisão é estratégica, prática e rápida, permitindo que qualquer pessoa possa observar todos os pontos fundamentais de um plano de negócios em apenas um documento ou folha. 

Agora, vamos explicar na prática o que é Canvas.

Proposta de Valor 

A proposta de valor se refere ao conjunto de benefícios que o negócio oferece. Por exemplo, por qual motivo os consumidores escolherão a sua empresa, em detrimento à empresa do seu concorrente? 

Desse modo, na parte de proposta de valor, o gestor e o time de uma empresa devem descrever, de maneira clara e simples, qual valor você está oferecendo para o seu público-alvo. 

Abaixo, listamos alguns exemplos de termos que você pode utilizar na construção da sua proposta de valor e que tornam a sua empresa e o seu serviço únicos: 

  • custo-benefício;
  • acessibilidade;
  • usabilidade;
  • novidade;
  • personalização;
  • atendimento eficiente ao consumidor;
  • marca/Status.

Segmento de Clientes

Isso se refere aos diferentes segmentos e grupos de pessoas que a empresa quer atingir. Dessa forma, nesse ponto é fundamental que você defina qual é o público-alvo que você deseja satisfazer as necessidades. 

Em primeiro lugar, você precisa saber que grupos de clientes representam segmentos diferentes quando exigem diferentes tipos de relacionamento, estão dispostos a pagar por aspectos distintos, são alcançados por canais de distribuição diferentes, entre outros. 

Em outras palavras, você precisa saber para quem a sua empresa está criando valor ou quais são os consumidores mais importantes dentro do seu negócio. 

Para te ajudar a montar esse tópico, você pode responder às seguintes perguntas: 

  • Para qual consumidor específico a minha empresa está criando valor?
  • Quem são os consumidores que merecem mais atenção da nossa empresa?

Os Canais

Isso se refere ao modo como a empresa se comunica com o seu público-alvo e entrega sua proposta de valor – os setores mais importantes de uma organização se conectam dentro do modelo de negócios Canvas.

Desse modo, as principais funções dos canais são ampliar o conhecimento dos clientes sobre produtos e serviços específicos, como também ajudar os consumidores a avaliar a proposta de valor e fornecer suporte durante a jornada de compra.

Relacionamento com Clientes 

Essa parte se refere aos tipos de relacionamento que uma empresa tem com segmentos de clientes específicos. 

Nesse sentido, é preciso saber que essa relação pode ser mais humana e consequentemente próxima ou automatizada, quando o cliente basicamente faz todo o processo de compra de um serviço/produto sozinho. 

Para você construir um relacionamento positivo com o cliente, você pode considerar implementar a metodologia NPS.

Escolher o relacionamento ideal com o seu grupo de clientes é fundamental para que o sucesso do seu plano de negócios seja possível. 

Por isso, a seguinte pergunta pode te ajudar a preencher esse quadro: 

  • Que tipo de relacionamento cada grupo do público-alvo espera que o seu negócio tenha com eles? 

Atividades-chave 

Essas são as ações fundamentais que uma empresa deve realizar para manter o seu modelo de negócios constantemente com bons resultados. 

Para montar esse bloco, você precisa analisar o seu modelo de negócios e quais são as atividades-chave da empresa. 

Recursos principais

Se refere aos recursos necessários para fazer o modelo de negócio funcionar. 

Nesse caso, os principais recursos presentes no seu Canvas podem variar de acordo com o objetivo do seu plano de negócio. 

Parcerias principais

Essa parte descreve a rede de fornecedores e parceiros importantes para o funcionamento pleno do negócio. 

Analisar as parcerias principais é essencial para saber o futuro de uma empresa, uma vez que são verificados quais são os parceiros responsáveis pelas atividades-chave, por exemplo, e quais delas otimizam processos e afins. 

Fontes de Receita

É o dinheiro gerado a partir de cada segmento de clientes e como eles pagarão pelo serviço/produto adquirido. 

Para preencher esse bloco, analise as seguintes perguntas e crie um modelo adequado para o seu negócio:

  • Qual orçamento nossos clientes estão dispostos a desembolsar?
  • Como meu cliente paga pelo meu serviço?
  • Quais são as principais fontes de receita do meu negócio? 

Estrutura de custos

Nessa parte, a organização descreve quais são os custos envolvidos no processo de construção do modelo de negócio vigente. 

Alguns exemplos de custo são:

  • custos fixos;
  • custos variáveis;
  • economia de escala;
  • economia de escopo. 

Para completar esse bloco você pode considerar quais são os principais custos envolvidos no seu negócio, como também quais são as despesas associadas a cada bloco do modelo de negócios Canva

Dicas fresquinhas para você construir o seu modelo Canvas

No artigo de hoje, trouxemos alguns dos principais pontos sobre a importância de um modelo Canvas para os negócios!

É fato: se trata de uma ferramenta simples e com um poder transformador dentro de qualquer empresa, facilitando a análise dos processos de plano de negócio e tornando mais práticas as análises fundamentais de cada área da empresa. 

Confira algumas dicas simples e fáceis para você aplicar esse modelo na sua empresa: 

  • combine imagens e palavras. Tornar esse modelo mais visual ajuda na compreensão do conteúdo por parte do seu time;
  • use post-its de cores diferentes para destacar informações e blocos mais importantes;
  • foque nos elementos mais relevantes para a necessidade da sua empresa;
  • comece pela proposta de valor e segmentos de clientes. Uma vez que você tem isso definido, você consegue montar os outros blocos de maneira mais fácil;
  • cuidado com o nível de detalhamento. Lembre-se sobre o que é Canvas, ele é feito para ser simples e prático. Por isso, coloque ali as informações mais importantes. 

Neste artigo explicamos o que é Canvas, para que serve essa ferramenta e qual é a sua importância no que diz respeito à liderança transformacional.

Qual o próximo passo? Aplicar isso no seu negócio.

Implemente o Canvas dentro da sua empresa e veja como a análise de processos e resultados será facilitada e como a dinâmica entre a sua equipe irá melhorar!

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