Nas últimas semanas, diversas empresas tiveram que mudar, às pressas, seu modo de trabalho. 

Com isso, equipes e departamentos inteiros, antes habituados ao trabalho presencial e tradicional, tiveram que passar ao home office.

Sem dúvidas essa é uma mudança brusca na forma de trabalhar e, se as atividades desenvolvidas pelos colaboradores não forem feitas de maneira satisfatória, pode haver não só prejuízo financeiro, como também problemas na relação destes com as empresas. 

Apesar de parecer simples trabalhar em casa, essa mudança de ambiente pode acarretar em uma falta de motivação no trabalho, ocasionando, por consequência, diversos desafios aos colaboradores e aos gestores.

Deseja dicas de como manter a motivação no trabalho em home office e qual a importância de manter a equipe motivada nesse modelo? Então continue a leitura!

Home office: uma nova realidade

Com o rápido e constante avanço tecnológico, a comunicação entre colaboradores e gestores ficou mais ágil e fácil nos últimos anos. 

Atualmente, pessoas podem estar conectadas umas às outras mesmo de diferentes lugares do mundo, sem que precisem sair de suas casas ou escritórios. 

Portanto, o home office, hoje, pode ser uma realidade para diversas empresas devido ao desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que possibilitam e estreitam a distância entre pessoas nessa nova forma de trabalho. 

A rotina em home office parece difícil, algumas vezes, mas existem dicas e práticas para manter a motivação no trabalho nesses momentos.

Mas apenas isso não é o bastante para um trabalho eficiente. Afinal, a capacidade de liderança dos gestores é ainda mais decisiva nesse cenário em que há muita liberdade e distanciamento. 

Afinal, se a supervisão e as trocas de experiências falharem, a produtividade e a motivação no trabalho podem cair drasticamente. 

Qual o papel dos gestores no trabalho em home office? 

Ter um líder que se preocupa com seus liderados em momentos de home office é essencial para o bem-estar e a motivação no trabalho dos colaboradores.

Neste momento, a principal atenção dos gestores deve ser com as pessoas. Dessa forma, ele deve sempre estar disponível para acompanhar e ouvir seu time. 

Um líder pode estar ao lado de sua equipe e mesmo assim não conseguir que haja uma motivação no trabalho ou liderá-los de forma adequada. Afinal, a liderança é um processo que exige atenção e disciplina, não importando a distância entre líder e liderados. 

Por isso, é preciso deixar claro que realizar um efetivo acompanhamento de equipes em home office é completamente viável. E que, para um bom gestor, exercer a liderança e motivar equipes no trabalho remoto também é algo possível.

Liderar a distância é uma tarefa que apresenta muitos desafios e está diretamente ligada a forma que o gestor procura se relacionar com sua equipe. Mas, fique tranquilo, aqui, vamos te ajudar com dicas de como manter a motivação dos seus colaboradores.

Então, como, sem contato face a face, manter a motivação no trabalho?

Saber como a equipe está se sentindo nesse período e estar disponível é imprescindível para a manter a motivação no trabalho e alta produtividade.

Também é extremamente importante que o gestor mostre sua própria motivação no trabalho, sendo otimista e passando segurança ao seu time. 

Nesse aspecto, ter uma estratégia na manga para “quebrar o gelo” durante as reuniões virtuais pode ajudar na integração de todos. Vale comentar sobre o final de semana, fazer perguntas sobre o dia-a dia a equipe, por exemplo. 

Como não estão juntos no escritório, cabe ao gestor tomar a frente dessas situações e encontrar alternativas para acompanhar o bem-estar de seus liderados. E, assim, ter um termômetro de como seus colaboradores estão passando por esse período de trabalho remoto. 

Além destas recomendações, listamos abaixo algumas outras práticas recomendadas para motivar e manter o bom ânimo das equipes em home office.

1. Mostre que a rotina é importante

A mudança na rotina é muito forte quando o colaborador passa do trabalho presencial para o remoto. Por isso, é importante mostrar a equipe que nortear os horários de trabalho, mesmo em casa, é crucial para manter a motivação e produtividade.

Assim como há horários bem definidos presencialmente, o mesmo pode ocorrer em casa. 

Portanto, montar uma grade de horários bem definida com o momento para almoço, pausas, checklist das tarefas do dia e a hora de encerrar o dia de trabalho, por exemplo, é muito importante. 

2. Deixe os canais sempre abertos

Com apoio emocional adequado é mais provável que colaboradores passem por períodos de crise e os encarem como um desafio, com senso de propósito e mais foco no trabalho. 

Assim, é importante que os gestores saibam entender a ansiedade dos membros da equipe e passem segurança. 

Frases como “nós vamos cuidar disso” ou “é difícil, eu entendo, mas sei que podemos resolver” ajudam a manter a confiança. 

Os bons líderes geralmente utilizam uma abordagem dupla, reconhecendo o estresse e reafirmando a confiança na capacidade da equipe

Já um gestor inseguro acaba deixando sua equipe desamparada e sem motivação no trabalho para tocar suas demandas.

3. Estabeleça contatos diários

Reuniões online com a equipe possibilitam a atualização de todos com relação às tarefas e demandas. Para que isso aconteça da melhor maneira, recomendamos que os gerentes busquem por ferramentas que auxiliam na comunicação corporativa.

Reuniões por Skype, Hangouts e Zoom auxiliam no contato diário com os colaboradores, melhorando a motivação no trabalho em home office.

Além disso, é importante que se estabeleça a frequência dessas reuniões e o seu tempo de duração. Assim, todos se programam para que o contato tenha um bom resultado.

4. Forneça boas ferramentas

A troca de e-mails ou ligações de voz podem não ser suficientes. Há no mercado diversas ferramentas que possibilitam a organização do trabalho remoto, como o Basecamp e o Trello, por exemplo. 

Com todas as ferramentas em mãos, sua equipe estará preparada para trabalhar em casa com eficiência, evitando uma desmotivação ocasionada pelo medo ou insegurança..

5. Atenção a momento de solidão e isolamento social

As reuniões de equipe têm grande peso no trabalho, mas é importante também estabelecer uma rotina de contatos diretos com cada membro do time. 

A maneira como cada um percebe e processa o isolamento é diferente, e falar com cada um ajuda a perceber como a pessoa está lidando com esses fatores. Assim, você poderá auxiliá-la, se for necessário.

Com colaboração, a experiência pode ser bastante positiva

Apesar dos desafios e possíveis problemas no percurso, a experiência em home office pode ser bastante positiva para empresas, gestores e equipe. E, quem sabe, se tornar uma prática efetiva, não é mesmo?

Trabalhar em casa pode ser muito agradável e motivador!

Afinal, quando pensamos no trabalho remoto, ficamos livres de vários problemas do dia a dia, como o estresse gerado pelo trânsito diário, por exemplo.

Gestores e empresas podem, no processo, tornar essa prática ainda mais agradável e produtiva se conseguirem o engajamento da equipe. 

Nesse quesito, interação virtual entre equipes é a palavra-chave!

Organizar confraternizações e happy hour virtuais, por exemplo, pode ser uma solução divertida e interessante para descontrair o time após um longo dia de trabalho. 

Afinal, mesmo tendo a equipe fora do escritório, é importante que a empresa mantenha – e até aumente, se puder – a interação e aproximação da equipe. 

A ideia é que as empresas possam incentivar, por exemplo, a “hora do cafezinho”, umas das diversas atividades de lazer e integração, utilizadas para estimular a criatividade e inovação, anteriormente realizadas no ambiente empresarial, e, agora, adaptada ao mundo virtual. 

Aqui no iFood, por exemplo, toda sexta-feira é dia de sorvete e iDog. E no trabalho remoto não foi diferente, distribuímos cupons para que nossos #Foodlovers pudessem fazer seus pedidos direto pelo app, além de criarmos uma campanha para que compartilhassem conosco fotos de pets acompanhando o trabalho em casa. 

Além disso, uma de nossa equipe teve a ideia de transformar as reuniões diárias em um café da manhã virtual, cada um na sua casa. E a gestora Aricelia relatou que, além do time ter adorado, a ideia foi super produtiva e está ajudando a manter a conexão de time.

E essa iniciativa não se limitou ao iFood e foi realizada também por outras importantes empresas, como a Wavy Global que distribuiu cupons para que seus colaboradores pudessem ter a Sexta do Açaí em suas casas.

E o happy hour também não ficou de fora das confraternizações virtuais! A empresa Monitora, por exemplo, manteve o Happy Hour das mulheres de modo virtual. E a 99, Brasoftware e Heineken também seguiram a mesma linha para manter a integração de seus colaboradores. 

Nesse sentido, o iFood dispõe das melhores opções para atender seu time! Com o iFood Card, você pode conceder mimos para a equipe em diversas ocasiões, por exemplo, para promover integração entre os times ou até mesmo para parabenizar aniversariantes e reconhecer méritos a distância.

E com iFood Office todos esses mimos podem ser facilmente gerenciados, através de nossa plataforma que possibilita o controle e a centralização dos gastos com comida corporativa em um só lugar. Assim, mesmo em home office, você garante o almoço corporativo e a liberdade de escolha dos colaboradores para a alimentação.

Com esses presentes, com certeza seus colaboradores vão ter uma explosão de motivação!

O que não fica melhor com comida? Apostar nessa estratégia é uma ótima maneira para aumentar a motivação no trabalho em home office dos colaboradores

Jogos e atividades que promovam um clima mais leve também são ótimos aliados

Uma boa ideia para incentivar a interação e a descontração online é fazer uso de jogos e brincadeiras com a equipe.

O bom e velho “stop” ganha uma versão moderna e divertida nas plataformas online (veja dicas de como jogar aqui) e como é tradição neste jogo, as equipes irão trocar experiências e se divertir ao mesmo tempo. 

A distância poderá até ser esquecida em meio à empolgação.

Na mesma linha, é possível criar um campeonato de “imagem e ação” usando a plataforma Gartic. No jogo, uma equipe deve adivinhar situações e palavras a partir dos desenhos dos membros do outro time.

Para os mais aficionados em videogames, os jogos online multiplayer (para vários jogadores) ficam ainda melhores se utilizados com o apoio da plataforma Discord, que permite a troca de mensagens de voz e chat entre os jogadores, dando mais emoção e interação aos times no processo.

De forma geral, as sugestões acima têm como objetivo deixar o clima mais leve entre os colaboradores, além de incentivar o engajamento e motivar a equipe a trocar experiências. 

Além destas, você também pode criar com a equipe jogos e ações específicas que tenham o perfil dos colaboradores de seu departamento ou empresa

Certamente, trabalhando e se divertindo juntos, o relacionamento de todos será bem melhor e a distância e o isolamento desse período serão amenizados! 

Além disso, uma equipe descontraída e unida consegue se concentrar melhor no trabalho e, por consequência, ter um rendimento melhor.

E então, gostou das nossas dicas para motivação no trabalho em home office? Então não perca tempo e continue navegando em nosso blog para mais informações valiosas!

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.