É comum no mundo corporativo que a missão, visão e valores de uma empresa sirvam apenas como decoração no site, nunca sendo devidamente aplicados e nem colocados em prática. 

As empresas que se encaixam nesse perfil não sabem o potencial que estão desperdiçando. A missão, a visão e os valores de uma empresa definem o seu propósito de existir, a sua função e seu lugar na sociedade, além de demonstrar aonde ela quer chegar e como é a sua lógica de trabalho.

Uma empresa que não leva isso a sério pode não saber como chegar ao sucesso e acabar ficando refém do acaso e da sorte para alcançar os seus objetivos, crescer e se estabelecer no mercado.

Pode parecer um assunto batido, mas o trio missão-visão-valores é um recurso muito importante para lhe ajudar a realizar o planejamento estratégico e a desenvolver novas formas de negócio, além de auxiliar no talent acquisition do mercado e na busca por clientes.

Nesse artigo, você vai entender melhor a importância da missão, da visão e dos valores de uma empresa, o que é e como definir cada um deles, além de estratégias para aplicar os conceitos definidos. 

Mostraremos, também, exemplos de sucesso de grandes marcas do mundo inteiro. Fique com a gente até o final e boa leitura!

O que quer dizer e qual a importância dos conceitos?

Seja um exemplo de sucesso no mercado definindo a missão, visão e valores de uma empresa.

Veja, a seguir, o conceito de missão, visão e valores de uma empresa e sua importância:

Missão

A missão deve comunicar qual a razão que a sua empresa tem para existir. O que ela quer oferecer ao mercado? Que papel ela terá? 

Nas palavras de Peter Drucker, também conhecido como um dos criadores da administração moderna:

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”.

Em resumo, a missão de uma empresa tem a função de orientar e delimitar sua atuação, auxiliando todos os envolvidos a focar seu empenho na mesma direção.

Visão

A visão de uma empresa tem papel fundamental na construção de seu futuro. Se a missão representa a sua essência, a visão de uma empresa simboliza como ela se vê em um determinado período de tempo. É a imagem de futuro da empresa, isto é, onde ela espera estar no longo prazo.

Para Burton Nanus, especialista e professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia:

“Não há máquina mais poderosa para direcionar uma organização para a excelência e o sucesso duradouro do que uma visão atraente, compensadora, realizável e amplamente compartilhada.”

Valores

Os valores de uma empresa são princípios e crenças que devem ser praticados e compartilhados por todos os seus colaboradores, servindo como guia para o comportamento, atitudes e decisões no ambiente de trabalho.

Quando os colaboradores se identificam com os valores da empresa e os adotam em sua vida, se sentem mais motivados e engajados para buscar melhores resultados para a companhia, trabalhando com mais afinco e aumentando a produtividade.

A importância de definir e aplicar esses conceitos

Sem a aplicação de missão, visão e valores em uma empresa, todo o trabalho é feito ao acaso.

Muitos veem a determinação da missão, visão e valores de uma empresa como uma mera formalidade, mas esses princípios podem gerar diversos benefícios para uma organização.

Isso porque eles contribuem para uma melhor imagem da empresa e relacionamentos de mais qualidade com colaboradores, clientes, parceiros e a sociedade em geral.

Esses conceitos definem a orientação de uma empresa, os seus hábitos, maneiras de trabalhar, resolver problemas, lidar com crises, realizar investimentos, traçar metas etc.

Nesse sentido, veja, a seguir, alguns benefícios em definir e colocar em prática a sua visão, missão e seus valores.

Vantagens para a sua empresa

Uma empresa que tem esses conceitos definidos e traduzidos em sua forma de atuar, colhe benefícios em diversas esferas, tais como:

Direcionamento

A missão, a visão e os valores servem para lembrar por qual motivo a empresa existe, o que ela busca e, principalmente, funciona como guia para a definição de estratégias e metas e para as tomadas de decisão. Esses conceitos são a bússola que aponta o norte da empresa.

Visão de futuro

Quando os colaboradores de uma empresa sabem aonde ela quer chegar, é mais fácil estar focado no que precisa ser feito para alcançar tais objetivos.

Cultura organizacional

Definir a missão, visão e valores de uma empresa é de extrema importância para o estabelecimento de uma cultura organizacional clara para os colaboradores e para a sociedade em geral.

Isso pode gerar diversos efeitos negativos para a organização, como dificuldades na construção de um ambiente de trabalho agradável.

Sobre isso, leia também: Entenda tudo sobre Employee Experience.

Inovação

Toda novidade gera insegurança, mas se a empresa tem esses conceitos bem definidos e os aplica no dia a dia, as inovações serão mais facilmente entendidas como um processo necessário para alcançar os objetivos da companhia.

Aprimoramento

Quando uma empresa tem objetivos claros e sabe aonde quer chegar, é muito mais fácil e seguro propor melhorias nos produtos e processos, assim como avaliar e implementar os aprimoramentos mais pertinentes.

Isso porque a empresa que tem definido o trio missão-visão-valores proporciona mais transparência para os seus colaboradores e promove um ambiente de constante aprimoramento de suas atividades.

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa?

Veja dicas de como definir a missão, visão e valores de sua empresa.

Até aqui você viu a definição e a importância de cada um dos conceitos, assim como as vantagens que a sua definição e aplicação trazem para uma organização. 

Agora, descubra como definir esses conceitos na prática.

Missão

Para traçar uma estratégia de crescimento, você precisa determinar para que a sua empresa existe e qual a razão para a sua criação. A missão é a base para a definição do plano estratégico da organização.

Uma boa missão deve deixar claro o benefício gerado pela empresa para seus clientes e para a sociedade em geral.

Isso porque uma empresa deve existir não para produzir determinado produto ou prestar algum serviço, mas para suprir uma necessidade e proporcionar um benefício a seu público-alvo.

A missão de uma empresa também deve ser curta, desafiadora e inspiradora. 

Deve ser curta para que seja facilmente lembrada e repetida no dia a dia da empresa, e desafiadora e inspiradora para que os colaboradores e parceiros sintam-se mais engajados e comprometidos com as atividades da empresa.

Visão

Após definir a missão da sua empresa, é hora de pensar em como você a vê no futuro próximo

Como você quer que a sua organização esteja nos próximos anos? Para responder essa pergunta é indispensável traçar objetivos com indicadores e metas mensuráveis.

Você pode querer que sua empresa seja a maior do segmento, a mais respeitada, a mais lucrativa, ou apenas manter um crescimento sustentável e gerar valor para a sociedade, mas é importante traçar metas que possam ser medidas e reavaliadas nos anos seguintes.

Valores

Os valores orientam o comportamento da organização, portanto, pense nisso no momento de defini-los.

Não são todas as empresas que, após definidos seus conceitos de missão e visão, revelam seus valores.

No entanto, se você pretende praticar tais valores no dia a dia da sua empresa, é uma boa estratégia colocá-los em evidência.

Como aplicar os conceitos no dia a dia

Uma empresa deve seguir os conceitos em todo o momento, se deseja um crescimento.

Definir o trio missão, visão e valores de uma empresa é um bom começo, mas a parte mais importante é transformar a teoria em realidade

E colocar esses conceitos em prática exige comprometimento e disciplina do empreendedor e sua equipe. Veja algumas dicas.

Entenda o seu negócio e o que ele proporciona o seu público

Como dito anteriormente, um negócio vai além de fabricar um produto ou prestar um serviço, traduzindo-se no benefício que ele proporciona a seu cliente e à sociedade como um todo.

Como exemplos, o Google não é só um mecanismo de busca, é uma maneira de organizar a informação do mundo e torná-la disponível para todos. 

A Natura não é só uma fábrica de cosméticos, mas uma forma de aumentar a auto-estima e o bem-estar das pessoas.

Já o McDonald’s, só se tornou o império que é hoje depois que um de seus colaboradores, não seus donos, pois percebeu que o principal negócio da empresa não estava no fast-food, mas sim no ramo imobiliário.

Esse funcionário visionário passou a adquirir os terrenos nos quais os restaurantes dos novos franqueados seriam abertos, e, assim, conseguiu poder suficiente para que os fundadores vendessem a corporação.

Esse se tornou um caso emblemático da importância da visão de futuro em uma empresa, e é mostrado no filme Fome de Poder.

Siga os modelos que você admira

Pense nas empresas que você admira, em diversos ramos de atividade, e pesquise quais são seus conceitos de missão, visão e valores. Faça uma reflexão sobre o que você pode aprender com essas empresas e siga melhores modelos.

Pense: o trio missão-visão-valores reflete o benefício gerado pela empresa? É fácil de lembrar e replicar? É inspirador? Analise diversas opções para desenvolver o seu próprio conceito.

Defina metas claras

Para uma estratégia ser planejada, gerenciada e atingida, ela precisa ter uma meta clara e mensurável

Por exemplo, a visão inicial da CacauShow era ser a maior rede de chocolates finos do mundo. 

O indicador era a quantidade de lojas, e a meta era deter mil unidades até 2010, objetivo que foi alcançado.

Fuja das armadilhas

Existem algumas armadilhas que você precisa evitar na hora de definir e aplicar os conceitos de missão, visão e valores de uma empresa.

Fuja das definições genéricas como “produzir com qualidade” ou “satisfazer nossos clientes” e também de palavras muito complicadas que significam pouco.

Procure formas mais simples e inspiradoras de mostrar para as pessoas como sua empresa leva até o público o benefício que seus produtos e serviços geram.

Para Guy Kawasaki, um dos especialistas em empreendedorismo mais importantes do mundo, mais que uma missão, as empresas devem ter um mantra, ou seja, uma mensagem simples que sirva de guia para a existência da organização.

Exemplos de sucesso

Veja, agora, alguns exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas ao redor do mundo.

Missão

Harley Davidson – Nós realizamos sonhos através da experiência de motociclismo.

Microsoft – Ajudar pessoas e empresas por todo o mundo a realizar todo o seu potencial!

Visão

Disney – Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

Coca-Cola – Matar a sede do mundo.

Petrobras Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Valores

Avon – Confiança; respeito; crença; humildade; integridade.

Petrobras – Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; resultados.

Coca-Cola – Inovação; liderança; responsabilidade; integridade; paixão; colaboração; diversidade; qualidade.

O mais importante é colocar tudo em prática

Como você viu, não adianta definir os conceitos de missão, visão e valores de uma empresa se eles vão ter papel simplesmente decorativo. 

Faça das intenções da sua empresa uma prática e mostre para o mercado o valor que você tem a oferecer para a sociedade.
Gostou do artigo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Rodrigues

Analista de Marketing de Conteúdo com formação em linguística e especialização em comunicação digital. Amante de marketing, negócios e tecnologia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.