Desenvolva um Mindset Positivo e torne-se um profissional mais confiante

criado em 24 de Agosto de 2023

última atualização 9 de Outubro de 2023

Todos os anos, empresas do mundo todo gastam milhares de dólares com treinamentos de gestores e equipes. Mas, apesar de todo o investimento, nem sempre os resultados são os esperados. O motivo talvez seja treinar sem mudar o mindset de cada colaborador, ou até mesmo das lideranças.

Mas, afinal, o que seria mindset e por quê se fala tanto da necessidade de mudá-lo? A seguir vamos explicar melhor sobre esse conceito, continue a leitura e confira!

Índice:

O que é Mindset?

Pessoa sorrindo, muito feliz.

Em tradução livre, o termo mindset quer dizer “configuração da mente”. Mas o que exatamente significa esse termo?

Desenvolvido ao longo de anos de pesquisa pela professora de psicologia da Universidade de Stanford, Carol Dweck, o conceito de mindset diz respeito à atitude mental, à forma como encaramos a vida e as questões do dia a dia.

E mais: é essa maneira que vai determinar ou não o sucesso de uma empreitada – seja ela pessoal ou profissional. O conceito é tema do livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, lançado por Carol. 

Diferentemente do que se pode supor, mindset, não é um simples traço de personalidade – mas, sim, a explicação dos motivos de sermos como somos na vida.

Em seu estudo, a professora Carol estabeleceu dois perfis de mindset, o que ela denominou mindset fixo e o mindset de crescimento (ou mindset empreendedor).

Em cada um destes perfis estabelecidos, Carol resume as características comuns às pessoas e suas maneiras distintas de encarar a vida e a carreira

Quais são os tipos de Mindset?

Tabela com diferenças entre mindset de crescimento e mindset fixo.

Como falamos anteriormente, a professora e psicóloga Carol Dweck, identificou dois tipos de perfis de mindset. Confira a seguir mais detalhadamente sobre cada um deles.

Mindset de crescimento

Um dos pontos levantados pela especialista em seu livro “Mindset – A nova psicologia do sucesso”, é se os bons gestores já teriam essa programação mental que lhes garante o sucesso. Mas os caminhos que levam cada profissional à posição de liderança são bastante variados. 

Entretanto, em geral, bons líderes conseguem entender que as circunstâncias têm um papel fundamental na forma como cada coisa acontece. E mais: usam dessa informação para estabelecer processos a seu favor. 

Assim, eles conseguem focar no desenvolvimento de habilidades novas que possam atuar como ferramentas importantes para chegar ao objetivo desejado, e acabam acumulando mais conhecimento e experiência no processo – o que, claro, faz deles melhores profissionais. 

Esses profissionais também têm a plena consciência de que durante o processo de aprendizado pode haver erros e acertos. E não se deixam abalar com as dificuldades. Pelo contrário, em muitos casos, fazem dessas dificuldades um processo rico de aprendizado e crescimento.

Pessoas com esse perfil possuem o mindset de crescimento.

Mindset fixo

Em um outro extremo, porém, há o perfil de pessoas cujas crenças são imutáveis e, por consequência, deixam de enxergar algumas questões e acabam passando a vida estagnadas. 

Essas pessoas são aquelas que acreditam na sorte (especialmente a dos outros) ou que um líder precisa contar principalmente com fatores externos, como aquele famoso “empurrãozinho” para chegarem ao sucesso. 

Assim, esperando que esse momento finalmente chegue e lhes agracie, acabam não crescendo de fato. 

E pior: tomam para si uma visão negativa que acaba sendo mais paralisante, dotada de rancor e desânimo que pode contagiar qualquer outra iniciativa ao redor.

Esse tipo de pessoa tem o chamado mindset fixo.

Como desenvolver seu Mindset?

Grupo de pessoas no trabalho sentadas e conversando
Adequar o mindset crescente na sua organização é uma boa prática para o desenvolvimento dos colaboradores.

Um mindset tem a ver com a visão de mundo que uma pessoa tem. E essa visão decorre na verdade das experiências que ela obteve ao longo da vida. Então, mudar isso requer uma profunda “reprogramação” do cérebro

É mudar o modo como se vê as coisas e como as sente, num primeiro momento. É mudar, também, a forma como se relaciona com questões em todos os âmbitos da vida. E, claro, pode não ser uma tarefa fácil, porém é perfeitamente possível.

O primeiro passo para conseguir mudar um mindset é entender as suas limitações. Dividir os objetivos em etapas é uma ferramenta importante. 

Por exemplo: se o seu objetivo é ser promovido, avalie com calma quais são as etapas para isso. Trace um plano. Como você deve se preparar? Que atitudes isso engloba? Fazer um novo curso de gestão? Um MBA? Que resultados no dia a dia você deve alcançar para esse fim? 

E seja positivo. Comemore as conquistas e sinta a cada novo degrau alcançado, que está evoluindo e sentindo prazer no processo. 

Em resumo: curta o momento, sem se preocupar com que ainda está adiante.

Para ajudar no processo, reunimos aqui três passos importantes para que a mudança de mindset ocorra.

1. Tenha foco

Saiba o que deseja e trace uma estratégia detalhada. Defina pequenas metas a serem alcançadas dia após dia até chegar ao resultado final. 

E, preste atenção, mantenha o foco – perder o foco é um dos grandes motivos de fracasso profissional.

Para isso, coloque no papel todos os planos e objetivos a serem alcançados. Liste metas, ferramentas disponíveis, métricas e indicadores. Isso dará uma visão geral sobre como deverá ser a sua atuação e como está progredindo.

2. Acredite sempre

Afaste os sentimentos negativos. 

Se logo no início você já achar que a missão é impossível, a chance de realizá-la será praticamente zero. 

Tente ver o copo meio cheio. Se conseguiu realizar apenas metade do que foi planejado, não se martirize. Isso só trará sofrimento e fará com que, mesmo que inconscientemente, resista às mudanças por medo de fracassar novamente.

3. Seja resiliente

Se algo saiu errado, não desanime. Reavalie, se recomponha e siga adiante, sempre. Não raro, mesmo com muito planejamento, para alcançar um objetivo, seja ele qual for, também temos que contar com fatores externos, que independem da nossa dedicação ou força de vontade.

Mas não deixe isso te desanimar. Se algo não saiu como planejado, é possível rever a estratégia e melhorá-la. Buscar um novo caminho ou solução é primordial.

Mulher trabalhando feliz no escritório
Bons líderes devem incentivar um mindset positivo em seus liderados.

Quais as vantagens de desenvolver um Mindset?

Quais são os motivos que levam as pessoas a desenvolverem seu mindset e quais vantagens essa prática proporciona? É sobre isso que falaremos a seguir, confira!

Resiliência

Um mindset bem consolidado cria um maior senso de resiliência, que ajuda o indivíduo a lidar melhor com as adversidades e desafios da vida. Assim, é possível se recuperar mais facilmente de contratempos e fracassos, focando no aprendizado que a situação oferece e menos no problema que ela trouxe.

Crescimento pessoal

Permite um olhar mais positivo para as situações, por mais difíceis que sejam, extraindo sempre o melhor e o que pode agregar o seu crescimento pessoal. Dessa forma, a pessoa sempre desenvolverá novas habilidades e terá uma evolução constante.

Autoconfiança

Em um constante estímulo para construir um mindset positivo, o indivíduo acaba aumentando a sua autoconfiança. Isso acontece porque ele começa a acreditar mais no seu potencial e capacidade de superar obstáculos.

Relacionamentos saudáveis

O mindset positivo gera maior empatia, compaixão, abertura e colaboração. Assim, temos, naturalmente, a construção de relacionamentos mais saudáveis.

Bem-estar emocional

Gera maior leveza na vida, pois o indivíduo busca desenvolver uma mentalidade de gratidão, esperança e otimismo. Todos esses ingredientes ajudam a reduzir a ansiedade, estresse e a depressão.

Sucesso e realizações

Com a motivação lá em cima, vemos uma tendência de aumento das chances de alcançar o sucesso e realizações em diversas áreas da vida. Assim, o atingimento de metas e aspirações torna-se mais frequente. 

Pessoa segurando uma lâmpada em um pôr do sol, representando que é possível ter um mindset posivito, gerando insights
É possível mudar um mindset, basta seguir as boas práticas e olhar o mundo de uma forma diferente.

Como o Mindset se aplica no mercado empresarial?

Se para promover individualmente a mudança de um mindset fixo para um mindset de crescimento já é preciso muito esforço e dedicação, como conseguir, então, alterar o mindset de todo um time ou de toda uma empresa?

O primeiro ponto é fazer com que o pensamento inovador seja parte da cultura organizacional da empresa. Ou seja, que este pensamento realmente esteja presente nas ações que norteiam o dia a dia.

Ao dar foco para a inovação no dia a dia das equipes, a empresa cria uma linha mestra para os esforços individuais de cada colaborador. 

Assim, gradativamente, o desejo pela inovação passa a fazer parte da cultura e deixa de ser algo apenas no plano das ideias. Mas, para que isso ocorra, o conceito deve estar arraigado, desde a operação até a direção da companhia.

Na prática

Antes de mais nada, é importante que a empresa trace e apresente metas à equipe para que todos acompanhem a evolução dos resultados.

Outro quesito importante tanto para empresas quanto para os gestores de cada área é estimular a cooperação, seja entre colaboradores, seja entre times diferentes. 

Além disso, é preciso investir em ações como comunicação com os colaboradores (a comunicação interna), criar ações que promovam a integração das equipes e determinar metas conjuntas mesmo para áreas distintas. 

Essas ações serão capazes de unir os colaboradores em torno de um objetivo comum.

Por fim, lembre-se sempre de valorizar as contribuições 

Se o objetivo é mudar o mindset de uma empresa e todo o seu time, há também que estimular esse processo valorizando as contribuições que cada um pode trazer para o processo. 

Valorizar pessoas e equipes, investindo em ferramentas para que se desenvolvam, por exemplo, pode ter um efeito bastante positivo no processo de mudança.

E aí, o conteúdo foi útil para você? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas a mudarem o mindset. Compartilhe conhecimento e aproveite para aprender em nosso blog, aqui no iFood Benefícios, temos fome de inovação.

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida