Está procurando um método ágil para tornar o trabalho no seu RH mais estratégico? Isso pode ser possível graças às diferentes maneiras de aplicação dessa estratégia, levando em consideração as necessidades de uma empresa. 

Sabendo que a gestão de tempo é um desafio enfrentado todos os dias, principalmente dentro dos negócios, o iFood quer te ajudar nessa jornada, para torná-la melhor, evitando demoras e problemas.

E com a velocidade que as informações chegam até nós, é importante tornar a organização de seu setor a melhor possível para garantir agilidade e eficiência. Quer saber como? Acompanhe este artigo e aproveite da melhor forma possível! 

Como funciona o método ágil?

O método ágil é uma estratégia que visa garantir alinhamento entre times multidisciplinares de forma que possam realizar entregas menores e mais rápidas, orientadas ao objetivo principal e com possibilidade de aplicação de melhorias constantes a partir do feedback do usuário, oferecendo assim serviços compatíveis com as necessidades dos consumidores e das empresas. 

Com uma ótima condução dos trabalhos, o método ágil vai potencializar seus processos, garantindo mais flexibilidade para as equipes, transformando assim seus comportamentos, o que pode trazer o sucesso para as empresas. 

Portanto, é com base nos projetos que ele será aplicado, analisando objetivo principal, etapas, cronograma, orçamento disponível que pode ser atualizado conforme a apresentação de dados e as possíveis mudanças a serem realizadas. 

Divulgada em 2001, essa estratégia era direcionada apenas para o desenvolvimento de softwares, mas devido o seu sucesso na execução eficiente de grandes projetos, hoje ela tomou dimensões de gestão para diferentes setores, facilitando processos e etapas, organizando o trabalho em equipes e tornando os resultados os melhores possíveis. 

Conheça agora os principais métodos dessa estratégia. 

Principais métodos

Eles são: Scrum, Kanban e Lean. Vamos detalhar a seguir cada um deles.

Scrum 

O Scrum é um método ágil utilizado para organizar, planejar e gerenciar projetos, de modo que a equipe possa acompanhar de forma transparente todos os processos, garantindo assim maior entrega e principalmente a motivação para as tarefas. 

Ele se baseia em sprints, que são atividades realizadas em ciclos, num período de duas ou quatro semanas para resolver problemas em equipe, além das daily meeting, que são reuniões diárias de até quinze minutos, no qual cada membro compartilha as tarefas que serão realizadas e os eventuais pontos onde precisa de apoio. 

Vale destacar que antes de iniciar o Scrum, é necessário realizar o planning, onde serão planejados os sprints. Após essa etapa, serão feitas as dailys e após o review dos sprints para fechar essa metodologia.

Através desse método será possível reorganizar tarefas e funções, para que os sprints sejam realizados com maior atenção e tranquilidade, garantindo a entrega do resultado esperado. 

Kanban

Agora, se você quer otimizar o tempo de sua equipe, tendo um controle mais visual e saber o que de fato cada pessoa de sua equipe está fazendo, sem atropelamentos, o método Kanban pode ser ideal. 

Ele consiste no uso de cartões, tabelas ou quadros separados por colunas, que vão identificar os processos e as etapas das funções, sendo estes geralmente elencados como a fazer, em produção e concluído

O ponto importante é a criação de backlogs de atividades, que devem ser organizados pelo gestor e compartilhados com a equipe, de modo que as prioridades e metas sejam atualizadas conforme vão sendo realizadas. 

Desse modo, será facilmente compreendido quanto falta para os processos serem concluídos, quanto tempo cada etapa demandou, apresentando maior transparência entre a equipe e garantindo maior controle do gestor, sendo um método ágil extremamente eficiente para organização e entregas contínuas. 

Lean

Conhecido principalmente por oferecer um método enxuto, o Lean, tem como objetivo reduzir e eliminar desperdícios, atuando para otimizar processos em diferentes áreas de uma empresa. 

Desse modo, ele vai oferecer através de seu método ágil entregas mais rápidas, decisões mais certeiras e fortalecimento da sua equipe, preparando da melhor maneira possível o seu setor de RH para lidar com projetos de diferentes tamanhos e complexidades. 

É com ele que será possível mapear e analisar todas as etapas, buscando identificar os processos que geram desperdícios e aplicar as melhorias necessárias, seja através de tempo, carga horária, utilizando tecnologias, materiais ou investimentos.  

Aproveite agora 4 dicas imperdíveis para tornar o RH ainda mais estratégico!

4 dicas para tornar o RH mais estratégico

Chegou o momento de tornar o RH estratégico, quer saber como? Acompanhe as dicas preciosas que separamos para você a seguir. 

1ª Dica – Use scrum no seu processo seletivo

O processo seletivo de uma empresa precisa ser feito de maneira clara, objetiva e planejada, desse modo utilizar o método ágil Scrum pode garantir mais fluidez nesse processo. De que modo? Investindo na política de recursos humanos!

Você pode optar por realizar os processos seletivos através dos sprints, entre duas ou quatro semanas e anterior a isso, realizar pequenas daily informando sua equipe como tem sido organizadas as entrevistas, solicitando dicas e apoios, além de apresentar os indicadores de desempenho de cada candidato. 

Vale destacar que será necessário realizar o planning e a review nesse processo, para alinhar o que será feito e depois de sua realização, discutir as melhorias que poderão ser adotadas. 

Além disso, através dele você terá maior clareza nas etapas de seleção, compartilhando com seus colegas as dores e dificuldades encontradas no momento das entrevistas.

2ª Dica – Escolha uma metodologia e crie metas individuais

Adaptar as metodologias com base nas necessidades do seu setor pode ser uma ótima pedida para tornar os processos ainda mais eficientes. 

Só você sabe quais são os objetivos necessários para trazer mais eficiência aos processos, por isso, analisar cada um dos métodos ágeis com base nas suas demandas, vai garantir maior envolvimento do seu grupo para a realização dos trabalhos. 

Seja através do esforço em conjunto, da transparência, da análise rápida de possíveis erros ou ainda na otimização do tempo aliado na redução de desperdícios, os três métodos apresentados podem ser ideais para entregar bons resultados. 

3ª Dica – Torne o Feedback rápido uma prática

Através da aplicação do método ágil, analisar e acompanhar as etapas de diferentes projetos pode ser ainda mais rápido e certeiro através dos feedbacks. Essa cultura tem sido implementada nas empresas para melhorar os trabalhos de forma eficiente. 

De fato, através dessa prática, será possível melhorar os trabalhos de todas as pessoas participantes dos projetos, tendo em vista que as conversas organizadas com frequência possibilitam maior interação entre as equipes. 

Invista nessa cultura e alcance o sucesso do seu trabalho, já que mapear, ouvir e transformar são bases importantes para a qualidade dos serviços e do trabalho em equipe. 

4ª Dica – Sempre busque o desenvolvimento de habilidades

Desenvolver habilidades é sempre importante e com o método ágil isso pode fazer parte da rotina das empresas, já que será organizado de forma clara e transparente cursos, debates e capacitações, garantindo assim a participação de todos. 

Além disso, essas metodologias buscam treinar seus colaboradores durante o processo de trabalho, garantindo que ele tenha maior fluidez em suas atividades, uma organização mais certeira da rotina, utilizando também dos feedbacks para continuar crescendo. 

Motivos para aderir a metodologia ágil

Você está prestes a aplicar o método ágil no seu setor de RH, para isso é necessário conhecer algumas vantagens que podem ser benéficas para garantir bons resultados. Elas são:

  • melhoria na qualidade das entregas;
  • cooperação entre equipes e flexibilidade;
  • clareza em todas as etapas de trabalho;
  • melhora na organização interna;
  • continuidade nos projetos de forma mais dinâmica;
  • auxilia na produtividade.

Esses são alguns dos benefícios de aderir ao método ágil na rotina de trabalho de sua equipe, levando em consideração que as metodologias  podem ser adaptadas para melhor se encaixar nas suas necessidades, sejam elas presenciais ou online.
E se você quer continuar otimizando os processos de sua equipe, garantindo o sucesso da sua empresa, o iFood pode te ajudar nessa! Conheça agora mesmo o iFood Benefícios, uma plataforma criada especialmente para você entregar mais agilidade e flexibilidade também no dia a dia do seu colaborador!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.