Metodologia Ágil: saiba o que é e como implementar para tornar seu RH mais estratégico!

criado em 29 de Setembro de 2021

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 9 min

Está procurando uma metodologia ágil para tornar o trabalho no seu RH mais estratégico? Isso pode ser possível graças às diferentes maneiras de aplicação dessa estratégia, levando em consideração as necessidades de uma empresa. 

Sabendo que a gestão de tempo é um desafio enfrentado todos os dias, principalmente dentro dos negócios, o iFood quer te ajudar nessa jornada, para torná-la melhor, evitando demoras e problemas.

E com a velocidade que as informações chegam até nós, é importante tornar a organização de seu setor a melhor possível para garantir agilidade e eficiência. Quer saber como? Acompanhe este artigo e aproveite da melhor forma possível! 

O que é metodologia ágil?

A metodologia ágil é uma estratégia que visa garantir alinhamento entre times multidisciplinares de forma que possam realizar entregas menores e mais rápidas, orientadas ao objetivo principal e com possibilidade de aplicação de melhorias constantes a partir do feedback do usuário, oferecendo assim serviços compatíveis com as necessidades dos consumidores e das empresas. 

Com uma ótima condução dos trabalhos, a metodologia ágil vai potencializar seus processos, garantindo mais flexibilidade para as equipes, transformando assim seus comportamentos, o que pode trazer o sucesso para as empresas. 

Portanto, é com base nos projetos que sua aplicação se dará, analisando objetivo principal, etapas, cronograma, orçamento disponível, que pode sofrer atualizações conforme a apresentação de dados e as possíveis mudanças a se realizar. 

Divulgada em 2001, essa estratégia era direcionada apenas para o desenvolvimento de softwares, mas devido o seu sucesso na execução eficiente de grandes projetos, hoje ela tomou dimensões de gestão para diferentes setores, facilitando processos e etapas, organizando o trabalho em equipes e tornando os resultados os melhores possíveis. 

Manifesto Ágil: a origem dessa metodologia!

Nos anos 90, com a internet vindo à tona, modificando a maneira de trabalhar das pessoas e exigindo novas atividades no mercado, como o desenvolvimento de softwares, foi necessário pensar em um modelo de trabalho que ajudasse esses profissionais.

Como o modo de trabalhar, até então, era muito rígido e inflexível, acabava atrapalhando as entregas dos desenvolvedores, já que softwares são produtos vivos e que precisam de mudanças constantes.

Dessa forma, no início de 2001, 17 desenvolvedores americanos se reuniram para discutir, a partir de suas experiências, sobre maneiras de trabalho de desenvolvimento que fossem mais leves para o dia a dia.

Assim, nesse momento eles assinaram o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, contendo 12 princípios e 4 fundamentos. Portanto, assim temos:

Fundamentos:

  • Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;
  • Software funcionando acima de documentação abrangente;
  • Colaboração com o consumidor/cliente acima de negociação de contratos,
  • Resposta às transformações/mudanças, mais do que seguir um plano.

Princípios:

  1. A prioridade é a satisfação do cliente por meio de entregas de valor rápidas e contínuas;
  2. Aceitar que existam alterações nos requisitos em qualquer fase do processo. Aliás, ambientes mutáveis são empregados em toda etapa do projeto para entregar ao cliente vantagem competitiva;
  3. Executar entregas frequentes (do produto ou serviço) no menor período de tempo possível;
  4. Ser colaborativo com as partes envolvidas em todo o projeto, diariamente;
  5. Fornecer o ambiente, as ferramentas e o suporte necessários aos indivíduos do projeto, além de acreditar neles para realizar as atividades;
  6. Estimular a comunicação pessoal, que transmite as informações necessárias ao time de colaboradores, sendo o meio mais eficiente. Nesse ponto, atenção especial para reuniões presenciais, consideradas mais eficazes para o sucesso do projeto;
  7. Um produto final de trabalho corresponde à medida final do êxito. No caso da tecnologia, a medida primária de progresso consiste no software em funcionamento;
  8. Os profissionais envolvidos no processo precisam manter um ritmo constante, de modo indefinido, pois fluxos ágeis estimulam um desenvolvimento sustentável. Da mesma maneira, o desenvolvimento sustentável é feito por intermédio de processos ágeis, por meio dos quais as partes interessadas conseguem manter um ritmo contínuo e cíclico;
  9. Manter atenção frequente à excelência de design e técnica eleva ou aprimora a agilidade;
  10. Eliminar o máximo de esforços que não geram valor ao produto, pois a simplicidade é fundamental;
  11. Equipes auto-organizáveis propiciam os melhores designs e arquiteturas, além de atenderem aos requisitos do projeto,
  12. Por meio de intervalos regulares, o time de colaboradores do projeto reflete sobre como melhorar a sua eficiência e eficácia para otimizar o seu comportamento.

Metodologia Ágil: seus objetivos e benefícios

Como o próprio nome diz, o objetivo principal da metodologia ágil é entregar atividades de forma mais rápida e eficiente. Mas não é só isso! Existem outros benefícios incríveis ao adotar esse método de trabalho na sua empresa.

Conheça algumas vantagens da metodologia ágil para garantir bons resultados, são elas:

  • melhoria na qualidade das entregas;
  • cooperação entre equipes e flexibilidade;
  • clareza em todas as etapas de trabalho;
  • melhora na organização interna;
  • continuidade nos projetos de forma mais dinâmica;
  • auxilia na produtividade.

Vale ressaltar que é importante levar em consideração que as metodologias podem se adaptar para melhor se encaixar nas suas necessidades, sejam elas presenciais ou online.

Em quais áreas se aplica a Metodologia Ágil?

Inicialmente as metodologias ágeis surgiram nas empresas focadas em desenvolvimento de software. Porém, esse conceito se espalhou pelo mundo e começou a fazer parte de outros segmentos, como:

  • Indústrias de software;
  • Tecnologia da Informação;
  • Setores operacionais;
  • Marketing;
  • Segurança;
  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Serviços financeiros;
  • Setor público.

Metodologia Ágil X Tradicional: quais as diferenças?

A principal diferença entre os dois métodos está na capacidade de mudanças. Isso quer dizer que as metodologias tradicionais geralmente operam em linearidade e estão pouco suscetíveis a mudanças constantes. Assim, possuem um orçamento muito bem definido e pouco espaço para alterações no cronograma.

Já a metodologia ágil permite que os planos de ação sejam mais maleáveis e se alterem de acordo com a resposta do mercado. Portanto, as mudanças de escopo, orçamento, cronograma e objetivos são feitas sempre que necessário. Por isso que seu papel é relevante em produtos e serviços que envolvem tecnologia, pois segmentos que precisam se inovar e se adaptar às novidades.

Conheça agora os principais tipos de metodologia ágil utilizadas pelas empresas. 

Principais metodologias ágeis para gerenciamento de projetos

Eles são: Scrum, Nexus, Kanban, Lean e Featured Driven Development. Vamos detalhar a seguir cada um deles.

Scrum 

O Scrum é um método ágil utilizado para organizar, planejar e gerenciar projetos, de modo que a equipe possa acompanhar de forma transparente todos os processos, garantindo assim maior entrega e principalmente a motivação para as tarefas. 

Ele se baseia em sprints, que são atividades realizadas em ciclos, num período de duas ou quatro semanas para resolver problemas em equipe, além das daily meeting, que são reuniões diárias de até quinze minutos, no qual cada membro compartilha as tarefas que serão realizadas e os eventuais pontos onde precisa de apoio. 

Vale destacar que antes de iniciar o Scrum, é necessário realizar o planning, onde serão planejados os sprints. Após essa etapa, serão feitas as dailys e após o review dos sprints para fechar essa metodologia.

Através desse método será possível reorganizar tarefas e funções, para que os sprints sejam realizados com maior atenção e tranquilidade, garantindo a entrega do resultado esperado. 

Nexus

Podemos dizer que o Nexus é a base para se executar o Scrum, que falamos logo acima. Sua diferença é tornar o modelo Scrum executável para uma equipe de muitos membros, ou seja, acima de pelo menos 100 pessoas.

Esse framework também considera que se tenha três responsáveis por conectar as equipes, sendo:

  • 1 Product Owner (PO);
  • 1 Scrum Master;
  • 1 membro de cada equipe Scrum.

Dessa forma é possível trabalhar o desenvolvimento de um produto grande de forma escalável e com bastante troca entre as áreas e os stakeholders.

Kanban

Agora, se você quer otimizar o tempo de sua equipe, tendo um controle mais visual e saber o que de fato cada pessoa de sua equipe está fazendo, sem atropelamentos, o método Kanban pode ser ideal. 

Ele consiste no uso de cartões, tabelas ou quadros separados por colunas, que vão identificar os processos e as etapas das funções, sendo estes geralmente elencados como a fazer, em produção e concluído

O ponto importante é a criação de backlogs de atividades, que devem ser organizados pelo gestor e compartilhados com a equipe, de modo que as prioridades e metas sejam atualizadas conforme vão sendo realizadas. 

Desse modo, será facilmente compreendido quanto falta para os processos serem concluídos, quanto tempo cada etapa demandou, apresentando maior transparência entre a equipe e garantindo maior controle do gestor, sendo uma metodologia ágil extremamente eficiente para organização e entregas contínuas. 

Lean

Conhecido principalmente por oferecer um método enxuto, o Lean, tem como objetivo reduzir e eliminar desperdícios, atuando para otimizar processos em diferentes áreas de uma empresa. 

Desse modo, ele vai oferecer através de seu método ágil entregas mais rápidas, decisões mais certeiras e fortalecimento da sua equipe, preparando da melhor maneira possível o seu setor de RH para lidar com projetos de diferentes tamanhos e complexidades. 

É com ele que será possível mapear e analisar todas as etapas, buscando identificar os processos que geram desperdícios e aplicar as melhorias necessárias, seja através de tempo, carga horária, utilizando tecnologias, materiais ou investimentos.  

Feature Driven Development

Também chamado de FDD, esse método surgiu nos anos 90 por Jeff de Luca, um estrategista de TI de Singapura. Ela possui 5 processos básicos:

  1. Desenvolvimento de um modelo abrangente;
  2. Construção de uma lista de funcionalidades;
  3. Planejamento por funcionalidade;
  4. Detalhe por funcionalidade;
  5. Construção por funcionalidade.

Geralmente o FDD tem associação direta ao Scrum para ajudar na otimização do Sprint Backlog.

Aproveite agora 4 dicas imperdíveis para tornar o RH ainda mais estratégico!

4 dicas para tornar o RH mais estratégico

Chegou o momento de tornar o RH estratégico, quer saber como? Acompanhe as dicas preciosas que separamos para você a seguir. 

1ª – Use scrum no seu processo seletivo

O processo seletivo de uma empresa precisa ser feito de maneira clara, objetiva e planejada, desse modo utilizar a metodologia ágil Scrum pode garantir mais fluidez nesse processo. De que modo? Investindo na política de recursos humanos!

Você pode optar por realizar os processos seletivos através dos sprints, entre duas ou quatro semanas e anterior a isso, realizar pequenas dailys informando sua equipe como tem sido organizadas as entrevistas, solicitando dicas e apoios, além de apresentar os indicadores de desempenho de cada candidato. 

Vale destacar que é necessário realizar o planning e a review nesse processo, para alinhar as ações e, depois de realizadas, discutir as melhorias a adotar. 

Além disso, através dele você terá maior clareza nas etapas de seleção, compartilhando com seus colegas as dores e dificuldades encontradas no momento das entrevistas.

2ª – Escolha uma metodologia e crie metas individuais

Adaptar as metodologias com base nas necessidades do seu setor pode ser uma ótima pedida para tornar os processos ainda mais eficientes. 

Só você sabe quais são os objetivos necessários para trazer mais eficiência aos processos, por isso, analisar cada um dos métodos ágeis com base nas suas demandas, vai garantir maior envolvimento do seu grupo para a realização dos trabalhos. 

Seja através do esforço em conjunto, da transparência, da análise rápida de possíveis erros ou ainda na otimização do tempo aliado na redução de desperdícios, os três métodos apresentados podem ser ideais para entregar bons resultados. 

3ª – Torne o Feedback rápido uma prática

Através da aplicação da metodologia ágil, analisar e acompanhar as etapas de diferentes projetos pode ser ainda mais rápido e certeiro através dos feedbacks. Essa cultura tem sido implementada nas empresas para melhorar os trabalhos de forma eficiente. 

De fato, através dessa prática, será possível melhorar os trabalhos de todas as pessoas participantes dos projetos, tendo em vista que as conversas organizadas com frequência possibilitam maior interação entre as equipes. 

Invista nessa cultura e alcance o sucesso do seu trabalho, já que mapear, ouvir e transformar são bases importantes para a qualidade dos serviços e do trabalho em equipe. 

4ª – Sempre busque o desenvolvimento de habilidades

Desenvolver habilidades é sempre importante e com a metodologia ágil isso pode fazer parte da rotina das empresas, já que será organizada de forma clara e transparente cursos, debates e capacitações, garantindo assim a participação de todos. 

Além disso, essas metodologias buscam treinar seus colaboradores durante o processo de trabalho, garantindo que ele tenha maior fluidez em suas atividades, uma organização mais certeira da rotina, utilizando também dos feedbacks para continuar crescendo. 

E se você quer continuar otimizando os processos de sua equipe, garantindo o sucesso da sua empresa, o iFood pode te ajudar nessa! 

Conheça agora mesmo o iFood Benefícios, uma plataforma criada especialmente para você entregar mais agilidade e flexibilidade também no dia a dia do seu colaborador!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida