Dicas de livros de administração de empresas

criado em 26 de Maio de 2020

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 8 min

Em uma pesquisa chamada Retratos da Leitura, elaborada pelo Instituto Pró Livro, foi constatado que 44% da população brasileira não possui o hábito de ler frequentemente, e que 20% sequer lê um livro por ano.

O estudo ainda revelou que cerca de 30% dos cidadãos ativos economicamente nunca chegaram a adquirir um livro físico, e quando pensamos em livros de administração, esse número fica ainda mais baixo.

Com base nesses dados fica evidente que o Brasil ainda está bem longe do patamar recomendado de leitura pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Se considerarmos o agravante das redes sociais como forma única de entretenimento para muitas pessoas, a tendência é que os números de leitores ativos diminuam ainda mais com o passar do tempo.

No entanto, o poder que um livro tem na construção de conhecimento é gigantesco. Por conta disso, é essencial, principalmente para quem trabalha dentro do mercado empresarial, ser um leitor ativo das novidades e do mercado em geral. 

Dessa forma, torna-se possível continuar sempre aprendendo sobre temas que agregarão a profissão com livros de administração. Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos, ao longo do conteúdo, os melhores livros voltados para a área de administração de empresas e seus respectivos assuntos. 

Prepare-se para organizar a sua lista de leitura para os próximos meses! Continue acompanhando e aprimore seus conhecimentos.

A importância da educação continuada para a gestão

Conforme pesquisa divulgada no G1, 74,6% dos brasileiros não desejam investir em qualificação profissional em um futuro próximo. Os dados são de 2014, mas continuam bastante reais dentro do cenário atual.

Afinal, um estudo da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), organizado pelo IBGE, constatou que em 2019, 24,3 milhões de jovens abandonaram seus estudos. 

Esse dado se torna ainda mais alarmante quando lembramos que as possibilidades de retomada das aulas diminuem consideravelmente após o afastamento da modalidade regular.

Ou seja, é provável que esses cidadãos não voltem mais a estudar em momento nenhum de suas carreiras profissionais. Dessa forma, a chance de conseguirem um trabalho qualificado é reduzida.

Nesse cenário, fica evidente que quem investe em qualificação e busca por conhecimento sai na frente dentro do mercado de trabalho. A dominância de diferentes temas pode fazer grande diferença, tanto na hora da contratação quanto durante as atividades dentro da profissão.

Homem fazendo anotações em quadro branco
Todo profissional que se qualifica por meio de cursos ou livros, será um profissional mais preparado para o mercado.

No entanto, isso não significa, necessariamente, continuar a carreira acadêmica dentro das modalidades regulares, como pós-graduação, mestrado e doutorado. A realização de cursos livres e, principalmente, a leitura de livros, podem gerar conhecimentos sobre diversos assuntos relacionados ao seu âmbito profissional.

Por isso, quem deseja estar sempre em alta e descobrir novos caminhos para se destacar no mercado de trabalho deve investir cada vez mais em si mesmo, bem como aprimorar as suas técnicas profissionais.

Os melhores livros de administração de empresas

Ao falarmos de literatura, muitas pessoas pensam no lado fantástico, biográfico e fictício. No entanto, os livros também podem ser grandes aliados de quem deseja aprender mais, mas sem voltar para a modalidade de ensino tradicional.

Através deles é possível se aprofundar em diferentes assuntos e descobrir abordagens diversas, adquirindo os conhecimentos necessários para a formação de conclusões próprias sobre os temas propostos e expandindo o seu conhecimento.

Sabendo disso, separamos aqui algumas dicas de livros sobre gestão de pessoas, finanças e vários outros temas cabíveis ao mundo empresarial. 

Confira abaixo!

Motivação nas Organizações – Cecília Whitaker Bergamini

Manter os colaboradores sempre motivados com toda a certeza é uma das tarefas mais difíceis de um gestor. 

É por conta disso que Cecília Whitaker aborda em seu livro técnicas e práticas simples e efetivas para conversar com seus funcionários, entendendo como a mente de cada um funciona individualmente.

Segundo a autora, a satisfação motivacional está ligada diretamente a personalidade de cada pessoa, seus gostos pessoais, autoestima e autogerenciamento.

Por esse motivo, é necessário entender e valorizar cada um dos colaboradores de maneira isolada. Só assim, o todo se encontrará em harmonia.

Cecília Whitaker é especialista em Psicopatologia Organizacional pelo Instituto Henry Pieron da Universidade de Paris e em Psicologia Clínica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

Atualmente, é docente de administração de empresas pela FGV e consultora de comportamento organizacional.

Administração da Produção – Nigel Slack, Alistair Brandon-Jones, Robert Johnston

Segundo o Censo da Educação Superior, Administração é a segunda graduação mais procurada no Brasil, perdendo apenas para Direito. Atualmente são mais de 800 mil matrículas em andamento e cerca de 100 mil na fase de início.

Esses profissionais, quando formados, na maior parte das vezes se voltam para o ramo da indústria, pois costumam existir maiores oportunidades de crescimento e ascensão profissional. 

No entanto, as grades de curso estão desatualizadas e pouco falam sobre a importância da gestão da produção, papel de todos os administradores que ingressam na área.

Para esses acadêmicos e para todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos no nicho, o livro “Administração da Produção” é uma ótima indicação.

Os conceitos repassados são básicos, mas de suma importância para a execução correta dos processos produtivos. Através dele pode-se aprender mais sobre vantagens competitivas e administração de diversas etapas da criação de material.

Escrito por 3 especialistas da área, Nigel Slack, Alistair Brandon-Jones e Robert Johnston, ele deve fazer parte da lista de leituras de todos aqueles que desejam melhorar ainda mais suas skills de gestão.

Psicologia para Administradores – José Osmir Fiorelli

Quem procura por um livro de gestão de pessoas com certeza deve conhecer mais sobre esse título. 

Escrito por José Osmir Fiorelli, graduado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ele se destaca dentre tantos outros relacionados ao tema.

Isso porque o autor aborda questões teóricas da psicologia sem os termos técnicos e maçantes que são comuns em outras obras. O estudo sobre o comportamento humano é conciso, incisivo e prático, proporcionando conclusões efetivas sobre a leitura realizada.

Durante o decorrer das páginas pode-se aprender mais sobre como analisar fatores influentes ao comportamento humano e administrá-los de maneira colaborativa a gestão de pessoas

Assim, criam-se boas práticas dentro das equipes, fazendo com que elas trabalhem de maneira focada nos resultados pretendidos por seus líderes, sendo mais produtivos e também melhorando o comportamento.

Manual de Treinamento – Roberto Kanaane e Sandra Aparecida Formigari Ortigoso

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, colaboradores de grandes empresas costumam passar apenas 16 horas por ano em treinamento. Esse número é muito baixo, considerando que a atividade tem influência direta na qualidade dos serviços prestados pela equipe.

O Manual de Treinamento escrito por Roberto Kanaane e Sandra Aparecida é um ótimo livro gestão de pessoas

Através dele, pode-se aprender mais sobre indicadores do processo de desenvolvimento humano, bem como diferentes metodologias de aprendizagem que podem ser implementadas no ramo empresarial.

A obra já é uma das preferidas dos gestores e está sempre entre as dicas de livros para administração comportamental.

Planejamento Estratégico na Prática – Adalberto A. Fischmann e Martinho Isnard R. de Almeida

Com toda a certeza um dos mais indicados livros de finanças e administração para quem deseja agregar conhecimento a execução de sua função de gestão. 

Através da obra, aprende-se de maneira prática os princípios para um planejamento adequado, bem como dicas efetivas para mantê-lo sempre dentro do escopo ideal e também como evitar falhas no planejamento.

Durante a evolução no livro pode-se saber mais sobre as Cinco Forças Competitivas de Porter, bem como algumas peculiaridades do plano de negócios para diversos tipos de empresas e nichos.

Adalberto possui graduação e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Manchester Business School (UK).

Martinho, por sua vez, possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e mestrado e doutorado em Administração pela USP.

Ou seja, ambos os escritores da obra são grandes nomes da educação nacional, tidos como referência e inspiração por diversos gestores que desejam seguir suas carreiras acadêmicas.

Administração: Fundamentos da Administração Empreendedora e Competitiva – João Pinheiro de Barros Neto

Segundo dados do IBGE, atualmente o Brasil possui cerca de 4,5 milhões de empresas com cadastro ativo. Mesmo que o número siga em queda desde 2013, ainda é extremamente relevante quando se trata de competitividade dentro do mercado.

Com uma quantia tão relevante, é necessário cada vez mais que os gestores busquem por meios de se destacar e oferecer diferenciais competitivos aos seus clientes. Isso, por sua vez, só pode ser realizado através de uma administração empreendedora.

Esse é apenas um dos temas que João Pinheiro trata em sua obra, na qual apresenta o que há de mais moderno sobre planos de negócios. Sendo assim, é um ótimo livro de gestão financeira e pessoal, pois proporciona dicas infalíveis, capazes de trazer muito sucesso ao ambiente corporativo.

Gestão de Pessoas: Realidade Atual e Desafios Futuros – Joel de Souza Dutra, Tatiana Almendra Dutra, Gabriela Almendra Dutra

Quando se fala sobre livro gestão de pessoas, são várias as abordagens que podem ser destacadas pelos profissionais. Na obra de Joel, Tatiana e Gabriela aprendemos mais sobre os conceitos básicos e relevantes a uma administração de equipes adequada e correta.

De maneira bastante leve e agradável, são abordadas diferentes reflexões contemporâneas sobre a área de Recursos Humanos. Além disso, o livro também conta com recursos didáticos bem bacanas, como casos pessoais exemplificados, exercícios e até mesmo indicações de vídeo aulas para complemento do tema.

Quanto a formação dos autores, Joel possui graduação e mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo.

Tatiana é Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-SP, mestre em Administração de Empresas pela FMU e possui diversas especializações no currículo.

Gabriela, por sua vez, possui pós-graduação lato sensu MBA com especialização em Recursos Humanos na FIA e cursa Mestrado em Administração Acadêmica na FMU.

Com base nessas informações, já fica evidente o quanto os autores, ainda ativos dentro da área da educação, possuem a oferecer em relação a conhecimento prático e relevante para a gestão pessoal.

Portanto, continuar se aprimorando através de bons livros de administração e gestão é uma ótima maneira de manter sua máquina mental ativa e com novas ideias para aplicar no trabalho.

E então, gostou do artigo? Se você deseja continuar recebendo dicas de conteúdo e saber mais sobre outros temas relacionados a gestão, continue acompanhando o nosso blog! Através dele manteremos você sempre bem informado sobre o que há de melhor na área da administração empresarial!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida