Liderança servidora: saiba como desenvolver e melhorar a gestão da sua equipe

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 5 min

Você já parou pra pensar que no mundo corporativo existem duas formas de poder? A primeira é o poder posicional, obtido pelo cargo que o indivíduo ocupa. Já a segunda, chama-se poder pessoal e se conquista através do reconhecimento dos feitos. Essa última está relacionada diretamente com um novo conceito chamado liderança servidora.

Ou seja, a conquista do poder pessoal, muitas vezes é mais complexa de alcançar, porém mais útil para os processos da empresa. Uma vez que essa forma de poder deve estar presente em todos os líderes de sucesso.

Nesse sentido, vale ressaltar que uma liderança de sucesso se pauta pelo encorajamento e motivação de sua equipe.

Quer entender mais sobre essas relações de poder e liderança servidora? Confira as próximas linhas e tire todas suas dúvidas. Boa leitura!

O que é liderança servidora?

Criada após 38 anos de pesquisa, a liderança servidora é um conceito inventado por Robert K. Greenleaf, na década de 70. Essa liderança tem conquistado cada vez mais sucesso no novo cenário empresarial e promete grandes frutos.

Visto que ela é pautada principalmente pelo encorajamento e motivação da equipe e ainda estabelece uma forma de poder mais horizontais entre os funcionários. Possibilitando assim colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, o sucesso da empresa.

Para o inventor do conceito, a liderança servidora somente se alcança por aqueles que desejam auxiliar os outros. E, apenas depois disso, que irão aspirar à liderança. Diferente daqueles funcionários ambiciosos que desejam ser líderes para ter poder sobre os outros.

Conheça sua importância!

Em seu livro “O servo como líder”, Greenleaf diz: “Enquanto o líder tradicional envolve a acumulação e o exercício do poder por alguém ‘no topo’, a liderança servidora o compartilha”. 

A partir dessa frase já é possível perceber que a liderança servidora é importante para romper com esse tabu de que um líder deve ser inacessível e que seus liderados devem ter medo de interagir com ele.

Num mundo corporativo que muitas vezes é pautado perante relações hierárquicas, muitos gestores apostam no poder posicional para se sentirem respeitados. No entanto, a distinção está principalmente na atenção que o líder servidor tem com a sua equipe.

O autor ainda afirma que quando o líder ajuda a sua equipe a crescer e se desenvolver, obtém como resultado trabalhadores satisfeitos. Que trabalham com mais alegria e vigor, interferindo positivamente no resultado da empresa.

Liderança Servidora: quais os benefícios?

Assim como essa prática é produtiva para a empresa, também garante benefícios para o líder e a sua equipe. Por exemplo:

  • alta eficácia organizacional;
  • aumento de confiança e motivação da equipe;
  • alto desempenho e eficiência da empresa;
  • ambiente colaborativo, humano e sustentável; 
  • maior satisfação no trabalho.

Até aqui ficou claro o poder da liderança servidora, não é mesmo? Confira a seguir como se caracteriza um líder servidor.

Características de uma Liderança Servidora

Por mais que um líder servidor seja bastante focado em pessoas, ele também continua sendo orientado a resultados. Até porque investir em pessoas é pensar em bons resultados a longo prazo.

Dessa forma, existem algumas características que são inerentes ao líder servidor, como a habilidade de dar espaço e direcionamento para a capacitação e desenvolvimento de pessoas, além de saber ser humilde e ter empatia com os demais em diversas situações. 

3 princípios básicos de um Líder Servidor

Uma liderança servidora é algo que se conquista. Ou seja, para conquistar essa posição, de nada adianta um currículo impecável, grandes feitos e palavras bonitas. É preciso realmente se importar com os seus funcionários e entender quais suas demandas.

Dessa forma, separamos 3 conceitos essenciais para desmistificar a liderança servidora. E ainda incentivar aqueles que já estão, ou almejam estar, em funções de liderança. Confira:

1. Sirva primeiro

Antes de tudo, esse líder serve às necessidades dos outros. Essa é a sua motivação no âmbito profissional. Mas isso não significa apenas atender às demandas dos clientes. A liderança servidora também tem como norte servir os funcionários.

Esse tipo de gestor ainda deve entender que tem como função apoiar e ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos. Nesse sentido, sempre colocam essa missão em primeiro lugar, a fim de garantir as necessidades da sua equipe e com isso um bom desempenho.

Os líderes servidores compreendem as pessoas de um modo mais completo e buscam identificar como provocar e utilizar o potencial de cada um.

2. Utilize da persuasão

Alguns pesquisadores a respeito do tema, apontam características que a liderança servidora deve ter. Uma delas é o uso da persuasão ao invés da ordem.

Em outras palavras, o melhor método de buscar resultados da sua equipe não é dando ordens diretas e ríspidas. Vale mais convencer o colaborador que aquele trabalho atribuído a ele, precisa ser feito.

Quando o trabalhador foi persuadido de que sua função não só é importante para a empresa, mas também para o seu desenvolvimento pessoal, os resultados serão cada vez melhores.

Ou seja, enquanto o profissional se sentir estimulado ao invés de comandado, ele irá permitir que o empregador tenha acesso aos seus maiores bens: criatividade, produtividade e desejo de conquistar sucesso para a empresa.

3. Empoderamento dos funcionários

Aqui, a função principal do líder é exercer a horizontalidade na hierarquia da empresa. Seja nas tarefas para a empresa, quanto nas decisões a serem tomadas.

A liderança servidora capacita a sua equipe compartilhando a autoridade da sua posição. Dessa forma, os empregados se empoderam a respeito dos resultados obtidos, sendo eles bons ou maus.

Além disso, ainda estimula ideias de inovações e o engajamento dos funcionários perante a empresa. Ou seja, cada colaborador se sentirá uma parte viva da engrenagem que faz os negócios girarem.

Aprenda a implementar a Liderança Servidora

Conforme já pontuado, a generosidade é uma das principais características dessa forma de gerenciamento de pessoas. Para entender como implementar este tipo de liderança, separamos as principais formas de gentileza que são adotadas por esses líderes:

  1. Tempo: entender qual será o período necessário para a realização de uma tarefa é primordial. Assim é possível acordar o tempo de entrega ideal de projetos.
  2. Informações: manter as informações da empresa mais acessíveis a todos, garante maior confiança dos trabalhadores.
  3. Conhecimento: a liderança servidora compartilha os seus conhecimentos ao invés de guardar para si. Dessa forma contribuem para que todos possam crescer e se desenvolver.
  4. Network: também é característica desse profissional partilhar os contatos que se encaixam nos projetos. Nesse sentido a rede de contatos aumenta e todos ganham.
  5. Autoridade: esse tipo de gestor não abdica da sua autoridade, mas compartilha parte dela com a sua equipe, a fim de que todos se desenvolvam juntos.

Esses são os 5 pilares básicos da liderança servidora. E são seguidos por todos aqueles que desejam gerir uma equipe com mais eficiência.

Portanto, é possível compreender que a liderança servidora possui uma grande eficácia nas empresas em que é aplicada. Apostar num modo de trabalho mais humano, é a chave para o futuro.

Assim, sua equipe ficará mais feliz e irá contribuir com mais vigor. Mas se você deseja garantir a satisfação completa do seu time, conheça o iFood Benefícios. Um programa que permite ao colaborador aproveitar mais de 4 milhões de mercados e restaurantes.

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