Job Rotation: saiba o que é e engaje sua equipe com essa prática!

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 5 min

O setor de RH das empresas sabe como é uma tarefa difícil manter os funcionários motivados, criativos e produtivos. E com o mercado cada vez mais competitivo, as corporações precisam se manter atualizadas para se destacar. Por isso, surge com força um movimento de nova estratégia para essas finalidades, chamado job rotation.

O que é Job Rotation?

Job Rotation se traduz como “rotação de trabalho” e seu significado é exatamente esse: fazer um rodízio de funções entre os colaboradores. Dessa forma, os funcionários passam a experimentar e conhecer diversos setores e atividades que a empresa desenvolve, e assim eles têm uma visão 360º do negócio.

Como o Job Rotation impacta as empresas?

O job rotation é uma prática excelente para as empresas que procuram dinamismo e engajamento na equipe, já que foca em aprimoramento profissional para aproveitar ao máximo as habilidades de seus funcionários. 

A estratégia é comumente aplicada em programas de trainee. Nela, os colaboradores são realocados em vários setores da empresa, para que eles possam conhecer suas atividades e procedimentos específicos. Isso potencializa o aprendizado e conhecimento sobre diferentes áreas. 

Assim, os profissionais conseguem descobrir como funciona cada departamento e a engrenagem que faz a corporação acontecer, sendo benéfico para todo mundo. A empresa terá funcionários mais preparados e engajados. E então os colaboradores conseguirão se desenvolver profissionalmente e se tornar mais experientes. 

As consequências são uma equipe mais motivada e unida, além de uma corporação mais forte e concretizada. Os funcionários podem continuar nomeados em um determinado cargo, sem alterar sua carteira de trabalho. Porém, caso ao final da experiência note-se uma melhor performance em outro setor, é possível promover esse trabalhador. 

Conheça os benefícios dessa prática!

Acabar com o turnover tem se tornado uma alta necessidade das empresas. Então, desenvolver seus funcionários, dando a oportunidade deles crescerem e terem reconhecimento é a melhor maneira de mantê-los na equipe. E é nesse âmbito que surgem as diversas motivações para as empresas buscarem aderir ao job rotation. 

Funcionários adquirem visão holística da empresa

Humanizar os processos é ideal para os colaboradores se sentirem pertencentes. E através do job rotation, há uma integração da prática ao conhecimento, fazendo com que os funcionários tenham uma visão holística da empresa. Eles conseguem vê-la na totalidade, entendendo como os departamentos se complementam. 

Dessa forma, gera-se comprometimento, respeito e valorização do funcionário com todos os setores da empresa. E, consequentemente, uma melhor comunicação, produtividade e capacitação profissional. 

Melhora as habilidades dos colaboradores

Com o job rotation, é possível melhorar as habilidades comportamentais e profissionais dos colaboradores. Isso porque, com o conhecimento em novas funções, percepções diferentes sobre os trabalhos realizados se desenvolvem ao longo do tempo. 

Isso é capaz de dar mais maturidade profissional, execução com maior qualidade e até trabalhar o espírito de liderança. Tudo isso coopera para que o funcionário queira se dedicar mais e crescer profissionalmente, buscando aprimoramento de forma espontânea. 

Ocorre a retenção de talentos

Como foi falado, o mercado se encontra cada vez mais competitivo, e ter uma alta rotatividade de funcionários é prejudicial para a empresa. Por isso, reter talentos é primordial. E a estratégia de job rotation estimula os colaboradores a contribuírem com pensamentos e aprendizados que ainda não foram aproveitados. 

Os desafios e dinamismos das novas funções também ajudam a empresa a encontrar os funcionários que demonstram ser proativos e energéticos. Assim, a gestão pode realocar aqueles talentos que irão trazer melhores resultados. 

Aumento do engajamento e da produtividade

A vontade de ser valorizado e reconhecido faz com que os profissionais se engajem e produzam mais. O intuito é ser realocado em uma vaga que mais lhe agrade, ou então ser promovido. Isso beneficia tanto o trabalhador como o coletivo, gerando maior admiração dos colegas em geral. 

Além disso, o aprendizado faz com que o profissional se sinta mais seguro para trabalhar e tomar decisões, gerando assim maior produtividade. Por consequência, há melhores resultados para a empresa, já que o engajamento e qualidade do trabalho se tornam uma crescente. 

Proporciona maior desenvolvimento profissional

Além de tudo isso, o job rotation ainda contribui para o preparo do profissional para o mercado atual. Ele consegue ficar por dentro das inovações e tecnologias, se mantendo antenado na evolução dos setores. 

Isso aumenta o conhecimento do trabalhador e da equipe, fazendo com que todos acompanhem o ritmo e as informações. O resultado são colaboradores confiantes, preparados, e com sentimento de pertencimento. 

Saiba como implementar o Job Rotation na empresa

As formas para implementar o job rotation são diversas. Com elas, é possível gerar resultados a curto, médio e longo prazo. Mas, para funcionar, é necessária uma boa estratégia. Alguns exemplos que você pode colocar em prática, são:

Passo a passo para implementar o Job Rotation na empresa.
Passo a passo para implementar o Job Rotation na empresa.

Analise o perfil de cada membro do time

Antes de qualquer coisa, é preciso entender se os membros da equipe possuem um perfil compatível com esse estilo de trabalho. Faça uma segmentação de perfis, a fim de priorizar no Job Rotation aqueles que têm mais afinidade com a dinâmica.

Dialogue com os colaboradores

Em seguida, converse, explique e exemplifique como funcionará a experiência, mostrando que a empresa estará disponível para qualquer dificuldade ou dúvida durante o processo.

Avalie e selecione os colaboradores

Depois, saiba quais são aqueles profissionais que estão abertos para crescer, que lidam bem com mudanças e se darão bem na experiência.

Tenha um plano de ação baseado numa rotação lógica

Faça a rotação conforme o fluxo de trabalho. Isso é uma maneira mais lógica para os profissionais associarem cada etapa do processo e saber o que é necessário fazer até a entrega final.

Defina coordenadores para auxiliarem

Como haverá um rodízio entre funcionários, é preciso que eles tenham alguém como referência para orientação e para tirar dúvidas no dia a dia. Portanto, defina quem serão os colaboradores responsáveis por isso.

Analise os resultados e feedbacks

Por fim, meça quais foram os resultados dessa dinâmica e pergunte aos participantes o que acharam dessa experiência, considerando pontos positivos e negativos.

Essas são algumas formas de colocar em prática o job rotation, e que podem beneficiar muito! Essa estratégia de aprimoramento é excelente para trazer os colaboradores para perto da empresa, além de crescerem profissionalmente. 

E é possível potencializar ainda mais o sentimento de pertencimento e valorização. Quando a empresa oferece benefícios de qualidade, são gerados mais sorrisos. Se você quer saber mais como o iFood pode te ajudar nisso, é só clicar aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida