Job Description: saiba o que é e aprenda como fazer para atrair e reter mais talentos para sua empresa

criado em 3 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

Leia em 9 min

Se você é responsável pelos colaboradores de uma empresa, certamente já passou pelo dilema de ter que selecionar o profissional adequado para a vaga certa. No entanto, muitas vezes você pode ter se perguntado: como fazer isso com eficiência? Assim, a melhor maneira de criar um processo de seleção eficaz é fazendo um job description assertivo e bem feito

Por isso, ao longo deste artigo, você saberá com mais detalhes o que é job description e como fazer uma descrição de cargos para atrair os melhores talentos. Então, acompanhe a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Índice:

O que é Job Description?

Mulher fazendo anotações em um caderno e outra mulher mexendo no celular.
Saiba o que é job description e confira como fazer uma descrição de cargos assertiva.

Job description ou, de forma traduzida, descrição de cargo, é o termo utilizado para caracterizar a atividade responsável por descrever a função de um cargo em um anúncio de vagas de trabalho, fazendo parte das etapas de recrutamento e seleção.

Assim, é por meio dessa descrição de cargos que o setor de Recursos Humanos especifica o tipo de profissional que busca, a fim de atrair candidatos com as melhores soft skills para a empresa.

A etapa de atração de talentos é extremamente importante e estratégica, e o job description é um ponto essencial desse processo. Se a descrição do cargo e a divulgação da vaga forem assertivas, os melhores talentos do mercado se sentirão atraídos e instigados a se juntarem à sua organização.

Por isso, confira, a seguir, como fazer uma descrição de cargos eficiente e contribuir com os resultados da sua empresa!

Para que serve o Job Description?

Para se fazer um job description assertivo, existem alguns propósitos que devem estar na mente dos setores de Recursos Humanos. São eles:

Atrair o candidato certo para a vaga 

Como já mencionamos anteriormente, quando a descrição está completa, você atrai o candidato certo para uma determinada vaga. Com isso, a organização melhora a qualidade do seu time de colaboradores.

Reter talentos

Um job description bem escrito ajuda na retenção de talentos, pois as pessoas que se interessam pela vaga têm a certeza do que a organização espera delas, e elas estão de acordo e satisfeitas com tudo aquilo que é exigido.

Além disso, os candidatos também saberão se a empresa investe em benefícios para os colaboradores. Bons benefícios são grandes diferenciais que auxiliam muito na retenção dos melhores funcionários!

Melhorar o processo de seleção

Se você deseja aprimorar o processo de seleção, saiba que um job description, além de te ajudar a encontrar a pessoa ideal, ainda reduz o tempo de busca pelo candidato perfeito, pois você o encontra com mais rapidez. 

Divulgar a missão e os valores da empresa

Se a empresa em que você trabalha é atenta ao mercado, você já sabe a importância de deixar a missão e os valores da organização claros.

Com um job description eficiente, você passa a mensagem do quanto a organização é séria e comprometida com o que faz.

Qual a importância de um Job Description?

Job description é mais do que um anúncio de vaga. Por meio de uma boa descrição de cargo, como já mencionamos, você pode conquistar os melhores profissionais, convencendo-os a fazerem parte do time da organização. 

Além disso, a divulgação da vaga ajuda o profissional a interagir com a marca da organização e sua identidade, passando, assim, pela avaliação do setor de Recursos Humanos (RH). 

Um job description detalhado e bem feito mostra a cultura da empresa, proporcionando que o candidato facilmente perceba se irá se adequar à organização.

Em outras palavras, a descrição de cargos é importante porque conquista talentos, inclusive os de outras empresas.

A seguir, saiba com mais detalhes quais são os propósitos de se fazer um job description.

Como o Job Description impacta no RH?

Um job description bem trabalhado e com informações relevantes ajuda a atrair candidatos mais qualificados e alinhados com o fit cultural da empresa. Isso torna a empresa mais atrativa, além de otimizar a busca por talentos que realmente possuem as qualidades e habilidades que a vaga necessita.

Dessa forma, o trabalho do RH é mais assertivo e o custo por contratação diminui, já que o tempo gasto no processo seletivo pode ser reduzido com uma boa descrição da vaga.

Aprenda como fazer um Job Description!

Checklist para montar uma boa job description.
Confira o que fazer na hora de montar um Job Description.

Se você deseja saber como fazer uma descrição de cargos, entenda que há alguns elementos que não podem faltar. Para te ajudar, listamos, abaixo, as informações necessárias para uma descrição de cargo eficiente e eficaz. Veja só:

Dê um título para a vaga 

Dar um título para a vaga anunciada é essencial. Por isso, não use clichês ou termos confusos. 

O que faz um candidato clicar no botão para saber informações e se inscrever na oportunidade é justamente o título, que serve como uma porta de entrada. Portanto, usar as palavras e termos mais adequados é fundamental.

Informe como será o cargo 

Uma outra dica de como fazer uma descrição de cargos é listar as responsabilidades do colaborador. Nesse sentido, faça o detalhamento das tarefas que serão executadas, as metas a serem cumpridas, os desafios e responsabilidades do novo colaborador, entre outras informações.

Seja uma empresa atraente: informe os benefícios

Lembre-se que, para atrair talentos, a sua empresa deve mostrar os diferenciais que irá oferecer para manter os colaboradores motivados. Desse modo, você pode, no processo de job description, discorrer sobre o plano de carreira oferecido, por exemplo.

Além disso, deixar evidentes os benefícios que o colaborador terá ao fazer parte da empresa, como vale-refeição ou vale-transporte, é um grande diferencial para você atrair e reter talentos. Portanto, não deixe de inserir essas informações na descrição do cargo.

Informe a localização do trabalho

Quando as pessoas buscam por oportunidades de emprego, geralmente um ponto muito importante é a localização.

Assim, ao divulgar a vaga, inclua o endereço da empresa no job description, caso o trabalho seja presencial. Ao informar a localização, você dá mais credibilidade para a descrição do cargo e para a organização, além de atrair quem realmente esteja interessado em trabalhar na região.

Deixe evidente a média salarial e carga horária de trabalho

Nada de esconder a faixa salarial e a carga horária em um job description! Disponibilizar essas informações atrai candidatos qualificados, além de ser uma forma de pré-selecionar quem realmente se interessa pelo cargo. 

É muito importante ter honestidade quanto à remuneração, informando somente as quantias que a empresa poderá pagar.

Se preferir, apresente apenas uma média salarial, em vez de expor um valor exato. Assim, você pode negociar o salário do colaborador na entrevista.

Descreva as habilidades e as qualificações necessárias

Um job description eficiente é aquele que atrai os profissionais certos. Dessa forma, detalhe as habilidades e os requisitos necessários para a vaga. 

O candidato deve ter um determinado nível de formação? Quais qualificações deve possuir? É necessário ter alguma certificação específica? Essas informações são muito importantes.

Além disso, no job description também devem ser informadas quais características serão diferenciais na seleção do candidato.

Quanto mais específico for o job description sobre o que é obrigatório, maior a chance de contratar o profissional que a sua empresa precisa.

Liste o que fazer para o interessado se candidatar à vaga 

Inclua a chamada para ação no job description. Use palavras que incentivem o candidato a se inscrever. Além disso, forneça as informações necessárias para que os profissionais saibam como devem se candidatar.

Descreva a empresa 

Ao divulgar a vaga, uma opção interessante é fazer uma breve descrição da empresa. Nesse sentido, disponibilize informações como, por exemplo, quando ela foi criada, com quais produtos trabalha, quais são os objetivos da organização, sua missão, visão e valores, entre outras relevantes.

Dessa forma, a cultura organizacional ficará mais clara para os possíveis candidatos e garantirá que os profissionais adequados se candidatem para a vaga.

O que não deve ser feito em um job description?

Mulher apontando para um papel
Conheça os propósitos de um job description e comece a tê-los em mente para conquistar novos talentos.

No momento de se fazer o anúncio de uma vaga de emprego, existem alguns erros muito comuns de descrição de cargo que podem ser cometidos pelos setores de Recursos Humanos responsáveis por esse processo. Isso pode ocasionar, por sua vez, o efeito contrário daquele pretendido com o anúncio.

Assim, existem alguns pontos em que os profissionais de RH devem colocar atenção para não serem feitos em um job description. São eles:

Divulgar cargos inexistentes 

Só divulgue o cargo que realmente existe em sua empresa. Ao fornecer informação enganosa, você causa uma má impressão para a organização.

Esquecer de informar a experiência necessária

É importante deixar informada a experiência que o candidato deverá ter para trabalhar no cargo. Assim, você otimiza o processo de seleção e recebe apenas as melhores candidaturas, de acordo com o que deseja para a vaga.

Incluir valores enganosos 

A pior experiência para um candidato é ele concorrer a uma vaga, ser escolhido e depois descobrir que o salário não é tudo aquilo que a empresa descreveu na divulgação da vaga. 

Portanto, não inclua valores enganosos, pois isso será ruim para a reputação da empresa.

Deixar de informar o que realmente é preciso

Um dos maiores erros em um job description é você não ser transparente com as informações. É necessário ser claro e objetivo para gerar desejo no candidato em clicar e se candidatar para o cargo.

Discriminar pessoas 

Sem querer, você pode cometer algumas discriminações na descrição do cargo. Se o sexo ou idade forem irrelevantes para o cargo, não escreva como se a função estivesse direcionada apenas para homens com determinada idade, por exemplo.

Os requisitos de formação também devem ser listados de acordo com a necessidade real do cargo. Se o cargo não exigir pós-graduação, não inclua o item no job description.

Exemplo prático de Job Description

Para deixar mais palpável tudo o que tratamos até agora, aproveite e veja esses dois exemplos de descrição de cargos:

Somos o Restaurante Peixe e Cia e estamos há 9 anos atuando no mercado food service. Estamos em busca de um profissional que possa somar a nossa equipe de trabalho. Se você gosta de trabalhar com o público, preste atenção a esta vaga:

Descrição de cargo: Caixa de Restaurante

Pré-requisitos:

  • Ensino Médio completo;
  • Experiência com atendimento ao público;
  • Experiência na função de Caixa;
  • Saber operar o pacote office, principalmente Word e Excel;
  • Ter disponibilidade para trabalhar aos sábados e domingos.
  • Dominar as principais operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Ter boa comunicação oral e escrita.

Desejável: 

  • Estar cursando ensino superior em Administração;
  • Ter conhecimento intermediário de inglês, já que atendemos clientes de outros países;
  • Residir próximo ao centro do Rio de Janeiro;
  • Ter experiência em atendimento de restaurantes ou lanchonetes.

Principais atividades: 

  • Atender telefone;
  • Anotar pedidos do delivery;
  • Atender os clientes no caixa.

Local de atuação: 

Centro, Rio de Janeiro.

Horário: 

De terça-feira a domingo, das 9h às 14h. Folgas às segundas-feiras.

Salário: 

Valor de mercado. Média salarial de R$1.500,00, a combinar.

Benefícios:

  • Vale-transporte;
  • Plano de saúde;
  • Vale-refeição.

Se interessou pela vaga? Acesse o formulário (aqui, inserir o link de acesso ao formulário) e participe da nossa seleção!

Viu como é importante produzir um job description eficiente? Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, não terá dificuldades para criar a próxima descrição de cargos para a sua empresa, não é mesmo?

Siga as nossas dicas e conquiste os profissionais certos para a sua organização! E, para continuar por dentro dos assuntos em alta, confira este outro conteúdo exclusivo do iFood Benefícios, em que detalhamos alguns aspectos importantes para que profissionais e gestores de RH continuem se mantendo atualizados no mercado!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida