Se alguém lhe contasse, há um ano, o que 2020 traria para a humanidade, você provavelmente não acreditaria, certo? Mas, entre tantos desafios, surgiu a possibilidade de trabalho em home office, uma solução que traduz a responsabilidade social das empresas nesse cenário difícil.

Então, hoje, milhares de trabalhadores estão exercendo suas funções de casa. E, muitos deles, pela primeira vez, encontrando obstáculos e dificuldades que chegam com o trabalho home office: afinal, como manter a concentração e o foco em meio a tantas distrações? Como evitar interrupções de familiares já que o trabalho é remoto? Como assegurar uma comunicação eficaz estando longe dos seus colegas e líderes?

Se está passando por alguma dessas dificuldades, este post é para você! 

Reunimos as melhores dicas sobre como trabalhar home office com eficiência e tranquilidade. Acredite: são práticas simples que fazem toda a diferença no dia a dia de quem precisa produzir, mesmo em tempos de quarentena e coronavírus. 

Acompanhe!

Por que o trabalho home office é importante?

Muitas empresas já ofereciam a flexibilidade do trabalho remoto para seus colaboradores. A prática também é comum entre profissionais autônomos e freelancers de diversas áreas.

Trabalhar em home office significa tranquilidade, personalização de tempo e, na maioria das vezes, aumento de produtividade.

Porém, o trabalho home office representa mais do que a possibilidade de trabalhar no conforto, comodidade e segurança de casa. Essa é uma das soluções mais eficazes para garantir a saúde, segurança e o bem-estar de todas as pessoas, além da sustentabilidade do sistema de saúde no país. 

Trabalho home office: será que funciona?

É comum as pessoas pensarem que o trabalho remoto não funciona, afinal, há diversas atividades que parecem mais interessantes dentro de casa, um local onde o olhar do chefe não alcança, simulando uma ideia de liberdade excessiva.

Trabalhar em home office significa tranquilidade, personalização de tempo e, na maioria das vezes, aumento de produtividade.

Claro, esse desafio pode acontecer. Mas, na prática, o que se vê são centenas de empresas que já adotam o trabalho em home office. 

E não é à toa: com ele, há economia de recursos que seriam destinados à manutenção do espaço físico; há certa motivação da equipe pela flexibilidade; e por vezes o aumento da produtividade. 

Conheça algumas das empresas que adotam o modelo:

Dell

A Dell é uma empresa de tecnologia que comercializa computadores, notebooks e outras soluções. Ela adota uma política de flexibilização do local de trabalho por entender que as funções podem ser desempenhadas de qualquer lugar do mundo, além de valorizar as necessidades pessoais do colaborador.

Dessa forma, pessoas contratadas pela Dell têm a possibilidade de escolher um estilo de trabalho que melhor dialoga com a própria vida.

Sodexo

A empresa mundial Sodexo oferece serviços de alimentação e adota o trabalho remoto, especialmente nos Estados Unidos. Ela já foi, inclusive, eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar que adota o sistema home office. 

“A qualidade de vida de nossos funcionários, o que inclui flexibilidade no local de trabalho, é importante para nós”, ressalta o vice-presidente e diretor de recursos humanos da empresa, Gerri Mason Hall.

Philips

A Philips é uma multinacional holandesa que comercializa produtos relacionados à tecnologia. Presente em diferentes países do mundo, incluindo o Brasil, ela reconhece e estimula o trabalho home office. No país, por exemplo, já são mais de 150 funcionários trabalhando de casa. 

Mas, para se tornar um colaborador da empresa, é preciso mais do que o desejo de trabalhar remotamente: o candidato passa por um processo mais rigoroso do que o realizado para as vagas presenciais.

Agora que você conheceu exemplos de grandes empresas que adotam o modelo home office e se convenceu de que ele pode funcionar muito bem, confira as dicas que lhe ajudarão a se adaptar ao trabalho remoto e ser muito produtivo!

7 dicas para trabalhar home office

Para trabalhar em home office, é necessário disciplina e organização.

Sabemos: o trabalho em casa é um grande atrativo para a procrastinação. É quando as notificações do celular soam mais interessantes que as tarefas do dia, a cama parece mais confortável e as idas e vindas da geladeira se tornam um grande ralo do seu tempo.

Por isso, reunimos as 7 melhores dicas para você não perder de vista o foco naquilo que precisa ser feito, mesmo a longas distâncias do seu chefe ou ambiente de trabalho. Vamos conhecer?

1. Silencie as notificações do celular

No home office, é importe silenciar as notificações do celular enquanto estiver a serviço. Caso contrário, a cada beep sua atenção se voltará para o novo like do Instagram ou para aquela mensagem no grupo de Whatsapp. 

Mas, claro, existem muitas organizações que utilizam o celular como forma de comunicação. Se esse for o seu caso, existem aplicativos que bloqueiam alguns aplicativos da sua escolha para você focar só no que é importante, como o appblock.

2. Organize o espaço para seu home office

Se possível, escolha trabalhar em um cômodo onde você possa ter privacidade e silêncio. Como isso nem sempre é possível dentro de casa, vale o ditado: se não puder fazer tudo, faça o que puder.

Escolha uma mesa confortável e organize o ambiente. Assim como estaria em um escritório, reúna perto de você tudo aquilo que precisará para fazer seu trabalho: caneta, lápis, papel, carregador do notebook, agenda e telefone, por exemplo. 

Ter um setup de home office confortável e organizado é muito importante para a sua produtividade.

Essa é uma medida simples que pode economizar minutos preciosos propensos à distração.

3. Vista uma roupa de trabalho

Essa é uma dica interessante. Ao colocar uma roupa de trabalho, como se você fosse sair de casa para desempenhar suas funções, há certa sensação de motivação e compromisso. 

É como se você realmente se preparasse para iniciar sua jornada. Só que home office.

Isso porque ao permanecer em casa com roupas de dormir, por exemplo, a sensação que fica no corpo é de que o dia ainda não começou. Ou seja, há um clima de preguiça e procrastinação — justamente o que queremos evitar no trabalho remoto.

4. Utilize ferramentas para compartilhar arquivos

Veja: trabalho a distância requer entregas, certo? Utilizar ferramentas que facilitam a troca de documentos e o trabalho em equipe contribui para um home office eficaz. Confira alguma delas:

  • Google Drive: solução da Google que permite o compartilhamento e criação de arquivos de textos, planilhas e apresentações, além do armazenamento na nuvem. É gratuita;
  • Wetransfer: permite o compartilhamento de arquivos grandes, acima de 2GB;
  • Dropbox: solução de armazenamento de arquivos na nuvem da Microsoft que também permite o compartilhamento de pastas com documentos de texto, foto, vídeo, etc.

5. Utilize ferramentas para a comunicação

A comunicação interna e externa é uma aliada fundamental para o home office. 

Já sabemos o quanto a tecnologia é capaz de encurtar distâncias, e a hora de utilizar as ferramentas que facilitem a comunicação é agora. 

Veja algumas que podem contribuir para o trabalho home office:

  • Google Hangout: ferramenta gratuita para videochamadas;
  • Zoom: ferramenta para a realização de reuniões virtuais e webinários com até 500 participantes. Há versão gratuita e paga;
  • Whatsapp: aplicativo de mensagens instantâneas que permite chamadas de áudio e vídeo. É gratuito;
  • Slack: aplicativo de comunicação por mensagens instantâneas. Diferencia-se do Whatsapp pela possibilidade de criar canais segmentados por tema ou equipes.

6. Prepare uma lista de tarefas

A produtividade aumenta quando você sabe o que é preciso ser feito. E nada melhor do que criar uma lista de tarefas para orientar o trabalho home office, certo? Por isso, caneta e papel na mão: organize as atividades por grau de urgência.

Quais tem o prazo curto? Quais precisam ser feitas imediatamente? Quais tarefas implicam o trabalho posterior de outra pessoa? Lembre-se que, mesmo em casa, o dever do colaborador é contribuir para o andamento produtivo dos processos do negócio.

Outra dica é começar pelas tarefas que são mais trabalhosas de fazer. Assim, a sensação de dever cumprido se torna combustível para as demais atividades.

7. Faça pausas programadas

Em casa há aquela vontade de fazer pequenas pausas para o descanso ao longo do dia, mas isso pode afetar a produtividade. Por isso, é essencial começar a jornada de trabalho delimitando seus horários. Comece estabelecendo o mínimo de entregas a se fazer ou de horas de trabalho. Depois, organize pausas estratégicas.

Priorize pausar após alguma refeição ou depois de um fluxo intenso de demandas. Mas cronometre o tempo. Às vezes, o que seriam 10 minutos de pausa pode se tornar uma hora de procrastinação no celular.

Trabalhar em home office traz diversos benefícios: flexibilidade de horário, otimização de tempo, comodidade e conforto. Mas, sim, pode se tornar um desafio para quem exercitou habilidades como disciplina e foco em potenciais ambientes de distração: a própria casa.

Ao colocar essas dicas em prática, você irá notar uma grande diferença na forma como se relaciona com o trabalho remoto!

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e aproveite para conhecer alguns incentivos que o iFood Empresas oferece e que pode aumentar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores em home office.

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

  • Patrícia

    junho 12, 2020 | 1:25 pm

    Olá, Interressadísima nesse assunto, home office é o futuro que chegou!

  • Gabriel

    abril 30, 2020 | 12:58 pm

    Espetacular!!!

  • Jussara Albuquerque

    abril 30, 2020 | 11:27 am

    Show! Como conheço pouco nessa área de home office gostei muito. Gratidão.

    • Marize Soares Fonseca Hermes

      junho 4, 2020 | 6:47 am

      Será que existe chance para uma pessoa trabalhar home office, mesmo estando fora do mercado à algum tempo?

  • Inocencio Santos

    abril 30, 2020 | 9:25 am

    Prezados Senhores, O trabalho em home Office é de facto bastante gratificante para as pequenas, medias e grandes empresas. É importante ter o sentido de responsabilidade acima de todas as actividades preconizadas. Criar um espaço com ambiente de home Office é um ganho na flexibilidade do tempo, comodidade e conforto. Tenho o meu home Office a mais de três anos tenho sabido separar as minhas actividades laborais das actividades domésticas. É de facto bastante gratificante.

  • Emília Furlan Leite

    abril 30, 2020 | 2:19 am

    Texto excelente! Claro e objetivo.