Headhunter: saiba qual a sua importância, como contratar ou se especializar nessa área!

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Headhunter é um termo muito conhecido no ambiente corporativo, mas nem sempre é corretamente compreendido em seu papel profissional. No entanto, ele pode ajudar muito na tarefa de encontrar aquele talento único, que faz toda a diferença no time da companhia. 

Esse profissional também é bastante requisitado por executivos que precisam de uma nova colocação no mercado.

Neste artigo, detalharemos quem é esse profissional e a importância desse player na missão de encontrar bons profissionais para integrarem as equipes de trabalho das empresas. Fique com a gente e boa leitura! 

Headhunter: o que é?

Traduzido literalmente para o português, headhunter significa “caçador de cabeças”, porém, o sentido mais apropriado é caçador de talentos. Este profissional é um especialista em procurar e identificar os melhores talentos para assumirem determinadas funções em uma empresa.

Ele pode prestar serviços como autônomo ou trabalhar exclusivamente para uma companhia, onde terá a missão de preencher vagas com pessoal mais qualificado para cada atividade.

A importância do Headhunter para a empresa

O Headhunter pode ser uma carta na manga para as empresas encontrarem bons talentos que irão agregar o time da companhia. Por conta de sua ampla rede de contatos e experiência no mercado de trabalho, o processo de recrutamento fica bem mais ágil e com muito mais chances de assertividade.

Sendo assim, apostar em um headhunter para contratações mais estratégicas, principalmente para cargos de gestão, diretores, vice-presidentes e mais, é uma excelente escolha.

Além disso, muitos headhunters são contratados a parte, ou seja, não fazem parte do quadro de funcionários da empresa, deixando-os mais focados na busca por novos talentos.

O papel do Headhunter na área de RH

Como falamos anteriormente, nem sempre o Headhunter fará parte da equipe de RH da empresa em que ele está prestando seu serviço.

Dessa forma, seu papel principal é oferecer um apoio estratégico na busca de novos profissionais para compor o time, principalmente quando a vaga é urgente, ou confidencial.

Com isso, podemos dizer que o Headhunter não precisa, necessariamente, realizar todas as etapas do processo de recrutamento com o candidato, pois isso pode ser feito pelo recrutador. Seu papel consiste em fazer a ligação entre as necessidades da empresa e os profissionais que mais possuem qualificações para supri-las. 

Diferenças entre Headhunter, Job Hunter e Recrutador

Apesar de serem bastante similares, esses conceitos possuem algumas diferenças pontuais que alteram seus casos de uso. Conheça as principais características de cada tipo de profissional!

Tabela com diferenças entre Headhunter, Job Hunter e Recrutador.
Diferenças entre Headhunter, Job Hunter e Recrutador.

As skills necessárias para ser um Headhunter

Via de regra, o headhunter deve ser dotado de competências técnicas e comportamentais estritamente importantes para o exercício de suas atribuições. Dentre as soft skills mais comuns, destacam-se os seguintes fatores:

Boa comunicação

A comunicação é indispensável para o headhunter, dado que este profissional deve falar de maneira estratégica, a fim de transmitir as vantagens de trabalhar em determinada empresa. 

Para tanto, é essencial que o headhunter se comunique de maneira individual com cada candidato, personalizando sua linguagem a partir de tais individualidades.

Comprometimento

O comprometimento é também uma característica inerente deste profissional. Afinal, cabe ao headhunter transmitir aspectos positivos sobre a organização, além das atribuições que serão desempenhadas — de modo a inspirar o candidato a seguir o desafio de compor o time de colaboradores, por meio de sua energia e entusiasmo.

Negociação

A negociação é mais uma competência fundamental para o headhunter que está em busca de um talento para as empresas que representa. 

Neste contexto, o profissional deve conhecer profundamente a organização, de modo que essa negociação ocorra dentro das expectativas de ambas as partes em relação à parceria que se iniciará.

Networking

Por fim, o sucesso na carreira de um bom headhunter passa diretamente pela qualidade de suas conexões. Portanto, o profissional deve contar com um excelente networking, além de se relacionar facilmente com diferentes tipos de pessoas.

Quando e como contratar um Headhunter?

Se tratando de um profissional de grande experiência e visão estratégica, um dos momentos mais adequados para contratar um headhunter é quando sua empresa possui posições mais seniores. 

Neste caso, o perfil procurado é também bastante peculiar, logo, requer cuidados importantes para o preenchimento de determinadas vagas.

Além disso, por meio do profissional, a atração e a retenção de talentos tornam-se tarefas mais simples e produtivas, visto que geram um maior engajamento dos colaboradores. 

Em consequência, os índices de rotatividade tendem a ser menores, justificando ainda mais a importância e necessidade de um headhunter.

Agora que você já sabe o que é headhunter e como funciona seu trabalho, já podemos trazer algumas dicas para sua empresa contratar um bom profissional. Confira:

Invista nas indicações

As indicações têm um grande valor na hora de escolher as pessoas certas. Então, aposte nas indicações de outros gestores, usando seu próprio networking para dar esse suporte. 

Faça uma busca na web

Procure nas redes sociais especializadas, como o LinkedIn. Lá, existem muitos headhunters marcando presença e isso pode facilitar o seu trabalho, uma vez que a plataforma disponibiliza uma ampla cobertura das especificações de cada profissional, seus currículos e até depoimentos de outros profissionais.

Avalie as referências de mercado

Nesta etapa, procure analisar a trajetória do headhunter. Entenda se ele conhece as dinâmicas do nicho da sua empresa e se já recrutou outros profissionais do mesmo segmento. 

Observe qual foi sua taxa de sucesso e, também, procure referências com outros profissionais de sua rede de contatos. Tudo isso em conjunto ajuda a traçar um perfil mais coeso.

Analise o networking do headhunter

O trabalho desse profissional requer uma rede de contatos diversificada e dinâmica. Por isso, tente mapear sua rede de relacionamentos no mercado e verifique como ele constrói essa rede. 

Além disso, vale dar uma conferida nos recursos usados por ele na hora de recrutar alguém.

Saiba qual é o tempo médio de contratação

Outra questão fundamental é investigar o tempo médio que o headhunter leva para ajudar a finalizar as contratações

Esse é um indicativo da performance do profissional em sua capacidade de entregar os resultados esperados pela empresa, lembrando que o período ideal para fechar uma colocação costuma ficar numa faixa de seis semanas.

Entreviste o headhunter

Agora é a sua vez de praticar a escuta ativa enquanto extrai informações preciosas sobre as capacidades do profissional que você pretende contratar. Procure observar atentamente como ele se sai na capacidade de análise, comunicação e argumentação, para se certificar de que o investimento vale a pena.

Essa etapa é essencial para esclarecer se o perfil do headhunter é compatível com as dinâmicas e ideais da sua empresa. Trata-se de uma relação profissional importante, então, é necessário ter certeza de que pode funcionar.

Hoje, as empresas têm investido em meios diferentes para procurar e encaixar os profissionais mais alinhados à sua cultura. É uma tentativa de diminuir o turnover, poupar recursos, além de manter equipes mais coesas e integradas. O headhunter já é uma dessas ferramentas e faz muita diferença no mercado de trabalho.

E então, gostou deste artigo? Agora que você já sabe os detalhes de como o headhunter pode atrair e reter talentos em sua empresa, conheça os benefícios oferecidos pelo iFood e fique por dentro de novas estratégias para motivar sua equipe. Clique aqui e saiba mais!

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