O ano de 2020 mudou o mundo corporativo devido a pandemia do novo coronavírus, fazendo com que as empresas se reinventassem. As organizações passaram a enxergar mais valor nas ações de marketing digital e tiveram que aprender a trabalhar de várias maneiras novas, inclusive em home office. E, claro, surgiram também os happy hours virtuais.

É possível fazer happy hours com os colaboradores que trabalham remotamente e também com aqueles que não podem se deslocar até o local da reunião para fazer uma comemoração com os colegas de trabalho. 

Mas, afinal, como organizar um bom happy hour virtual e manter as pessoas felizes no trabalho mesmo à distância? Siga a leitura e descubra! 

Qual é a importância do happy hour para as empresas? 

Os happy hours não são apenas eventos para que todos façam piada ou comam aquele petisco gostoso. Eles são muito importantes para a melhoria das relações interpessoais e para o aumento do espírito de equipe. Os happy hours também servem para que os colaboradores troquem ideias em um ambiente mais descontraído. 

E não é à toa que quando esses eventos acontecem, você consegue até mesmo fazer networking com profissionais de outras empresas. A partir daí criam-se novas oportunidades de negócios e podem nascer parcerias promissoras.

Quais os benefícios que o happy hour oferece?

Veja os principais benefícios dos happy hours para sua empresa:

Mantém o otimismo dos colaboradores

Os happy hours são importantes para manter a animação e motivação dos colaboradores.

Quando as equipes são integradas, elas têm um pensamento mais colaborativo. Assim, umas motivam as outras e geram uma energia positiva para o ambiente de trabalho. Isso é muito importante, principalmente quando se trabalha em um escritório compartilhado. 

Constrói uma cultura corporativa

Você já ouviu falar da feijoada da empresa “X” ou do churrascão da empresa “Y”? Os happy hours, quando realizados com frequência, se tornam uma cultura da empresa. Geralmente eles geram histórias importantes e, assim, ajudam a construir uma personalidade para a marca

Melhora a comunicação entre os setores da organização

Você já trabalhou em uma empresa onde não conhecia quase ninguém? Muitas vezes isso acontece porque não há happy hours e, com isso, não há oportunidades para os profissionais saberem quem é quem. 

Os happy hours melhoram a comunicação interna e socializam quem trabalha do pequeno ao grande setor. Com isso, as pessoas se comunicam mais diretamente e melhor.

Aumenta o engajamento e ajuda com o comprometimento

A empresa que pensa fora da caixa valoriza eventos como happy hours. Os seus colaboradores reconhecem que têm um tratamento diferenciado e, com isso, eles se esforçam para retribuir o que recebem de benefícios. 

Assim, os funcionários tornam-se profissionais mais felizes, engajados e comprometidos

Estimula a criatividade e gera boas ideias

Os happy hours estimulam a criatividade e geram boas ideias. As equipes que socializam criam um ambiente mais descontraído para falar sobre o trabalho ou algum insight que um colega teve. Quando você notar, soluções inovadoras estarão sendo colocadas na mesa.

Elimina a competitividade que não faz bem 

Sabe a competitividade destrutiva? Os happy hours eliminam esse tipo de competição. É uma rivalidade que não ajuda a melhorar o clima organizacional.

Se seus colaboradores disputam entre si, eles escondem ideias que poderiam ajudar a empresa a se desenvolver. Isso não ajuda e não estimula a socialização entre eles. 

Por que é importante a realização de happy hours virtuais? 

Com o happy hour virtual, todos os colaboradores poderão participar da comemoração, mesmo à distância.

Happy hours virtuais são uma forma que as empresas encontraram para todos interagirem em equipe, mesmo à distância. Quando você os realiza, não deixa de praticar a socialização com as lideranças e os colaboradores. 

Além disso, você passa a conhecer o seu colaborador como ele é de verdade, sem máscara e sem nenhum tipo de “truque”. Portanto, promover uma confraternização online é uma maneira para todos socializarem, mesmo quem trabalha em home office ou quem não pode participar de uma confraternização pessoalmente.

Por que manter essa prática mesmo após a pandemia? 

Como dito anteriormente, ao promover o happy hour virtual você oferece a oportunidade de todos os colaboradores conversarem.

Sabe aquele profissional que trabalha em home office em outra cidade e que, possivelmente, você nem conhece? Com o happy hour virtual você passa a conhecê-lo mais, trocar ideias e consegue motivá-lo para desenvolver as atividades com entusiasmo. 

Além disso, as pessoas que não podem se deslocar de onde estão até o local do happy hour não se sentirão mais excluídas. Elas poderão participar virtualmente, e é importante que todos os times fiquem juntos, pois as equipes precisam sempre trocar ideias e se conhecer de verdade

Como organizar um happy hour virtual? 

Veja as dicas para organizar um happy hour virtual de qualidade: 

Defina um horário para começar

Assim como acontece no mundo físico, no virtual você também precisa definir um horário para começar o happy hour, evitando que o colaborador mais “atrasadinho” tenha dificuldades para se conectar ao grupo. 

Portanto, é sempre bom ter uma hora para começar (e para terminar também).  

Use uma plataforma online para a confraternização

Há várias plataformas que você pode usar para realizar os happy hours virtuais da sua organização. Escolha o serviço que todos conheçam melhor. Algumas opções são: Google Hangouts, Zoom e Teams, muito utilizados para fazer reuniões.

Também tem o Skype, muitos usam para entrevistas, mas você também pode fazer happy hour por lá. 

O Instagram e o WhatsApp também permitem reunir vários colaboradores em uma mesma chamada de vídeo. O importante é você escolher uma plataforma que todos conheçam e tenham acesso. 

Peça aos colaboradores para que fiquem confortáveis em suas próprias casas

O happy hour em casa oferece conforto e praticidade aos colaboradores.

Para o happy hour em casa, diga aos colaboradores para ficarem no local que eles se sentem mais à vontade. Geralmente isso acontece na sala de estar ou de TV. 

Ele pode jogar umas almofadas no tapete ou sentar-se no sofá, o importante é que todos se sintam felizes e confortáveis.

Peça para que decorem o ambiente

Qual o tema da confraternização? Festa Junina? Anos 80? Verão?

Escolha o tema para o happy hour e peça para que façam uma pequena decoração com enfeites no cômodo onde estarão. Assim, todos se animarão e darão vida à festa. 

Garanta a entrega de petiscos e bebidas na casa de todos através dos benefícios iFood

Pipoca, tábua de frio e bolachas com patês são bons petiscos para um happy hour em casa com os amigos, não é? E não é porque o encontro será online que os petiscos devem faltar!

Com o iFood Card, o cartão presente do iFood, o colaborador pode pedir a comida que quiser nos melhores restaurantes da rede, e o pedido é entregue no local e horário que ele quiser! Assim, mesmo a distância a empresa dará a contribuição para o happy hour e todos poderão comer e beber à vontade!

Pense também na bebida que a maioria gosta. Quase sempre é a cerveja! No entanto, não se esqueça que há pessoas que não podem ou não gostam de bebidas alcóolicas. Com os benefícios iFood o colaborador pode escolher o que ele preferir e receber em casa! Assim, a confraternização ficará divertida para todos.

Como você viu no artigo, é fácil organizar happy hours virtuais, não é mesmo? Aproveite momentos como dia dos pais, mães, namorados, Natal ou Ano Novo e promova uma bela confraternização com os colaboradores. 

Lembre-se que eles se esforçaram durante o ano e merecem momentos de lazer! 

Quer garantir os melhores benefícios para seus colaboradores? Então saiba mais sobre o iFood Card! 

Gostou? Compartilhe!

Por: Fernanda Rodrigues

Analista de Marketing de Conteúdo com formação em linguística e especialização em comunicação digital. Amante de marketing, negócios e tecnologia.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.