Gestão Estratégica de Pessoas: saiba como desenvolver uma equipe qualificada e bem estruturada para sua empresa

criado em 2 de Maio de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

A gestão estratégica de pessoas é um assunto abordado dentro do setor de Recursos Humanos das empresas. Seria esse mais um tema clichê do RH? Com certeza não! 

Quanto mais se entende sobre o assunto, mais benefícios poderão ser colhidos na equipe de trabalho. Afinal, o maior patrimônio que a empresa tem são os seus colaboradores.

A seguir vamos falar sobre o que é a gestão estratégica de pessoas, qual a sua importância e seus benefícios, e como aplicar na sua empresa. Continue a leitura e confira!

Índice:

O que é Gestão Estratégica de Pessoas?

A Gestão Estratégica de Pessoas é um processo que envolve o desenvolvimento de profissionais por meio de treinamentos, orientações e outros. Esse papel é desempenhado pelo time de Recursos Humanos e pelas lideranças de cada equipe.

Sendo assim, sua principal função é unir os interesses da empresa com as necessidades dos profissionais, para traçar um plano de ação que seja capaz de agregar valor na carreira do colaborador e nos resultados da corporação.

Saiba qual a sua importância!

Uma gestão estratégica de pessoas aumenta a produtividade e a motivação dos colaboradores de uma maneira geral, o que contribui para o sucesso da corporação.

Além disso, percebe-se uma diminuição da Síndrome de Burnout e o aumento da satisfação pessoal, já que uma empresa que se dedica a investir no capital humano cria um ambiente saudável e favorável para se trabalhar.

Dessa forma, os funcionários se sentem mais valorizados, tendo vontade de se dedicar diariamente para atingir os objetivos e metas propostos pela empresa.

As diferenças entre Gestão Tradicional e Gestão Estratégica

Podemos dizer que a principal diferença entre eles é a presença do RH Estratégico para conduzir toda a gestão de pessoas.

A gestão tradicional se ocupa de tarefas operacionais, como recrutamento e seleção, e a aplicação de treinamentos básicos para os funcionários.

Por sua vez, o RH estratégico vai além e busca alinhar os objetivos da empresa com os objetivos de cada setor. Seu papel é integrar as áreas para que todos trabalhem na mesma direção.

Gestão Estratégica de Pessoas: quais são seus benefícios?

São inúmeros os benefícios de adotar a gestão estratégica de pessoas. A seguir separamos os principais, que causam maior impacto positivo em uma corporação, confira!

Alinhamento entre as necessidades da empresa e dos colaboradores

O equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos colaboradores torna a relação de trabalho mais leve no dia a dia. Isso porque as duas partes crescem e se desenvolvem juntas, aumentando assim a produtividade e senso de pertencimento.

Satisfação dos colaboradores

Como falamos, a satisfação pessoal aumenta, já que o profissional consegue enxergar sua evolução e ainda possui apoio da sua empresa para conseguir crescer ainda mais. A relação entre empresa e colaborador se torna de parceria.

Melhora das demandas e resultados

Com a motivação em alta, a dedicação para realizar entregas melhores e obter resultados acima da média se tornam premissas básicas na rotina de trabalho. Ao se sentir valorizado pela empresa, o colaborador se envolve mais nas tarefas e se preocupa em ter um impacto positivo constante.

Menor taxa de turnover

A gestão estratégica de pessoas fortalece a marca empregadora, o que, consequentemente, ajuda a reter mais talentos. Assim a taxa de rotatividade diminui bastante, já que o clima organizacional é bom e agradável para os colaboradores.

Melhora na imagem através do Employer Branding

As estratégias de employer branding podem ser bem trabalhadas a partir desse tipo de gestão de pessoas. O mercado valoriza bastante as empresas que se preocupam com plano de carreira, liderança humanizada e com o bem-estar do colaborador.

Conheça os pilares da Gestão Estratégica de Pessoas!

Pilares da gestão estratégica de pessoas.
Conheça os pilares da gestão estratégica de pessoas.

 O conceito de gestão estratégica de pessoas se apoia em 6 pilares, são eles:

Liderança humanizada

A liderança precisa manter uma comunicação efetiva com os seus liderados e os gestores da empresa. Isso diz respeito a motivar a equipe, passar segurança nas atividades, evitar mal-entendidos e facilitar a tomada de decisões.

Um mal entendido pode gerar diversos conflitos, então quanto mais clara for a comunicação, melhor será a convivência com a equipe. Dessa forma, um bom líder é aquele que se coloca no lugar do colaborador, entendendo as suas limitações, mas trabalhando para melhorar as suas habilidades.

Engajamento e motivação dos colaboradores

Contratar funcionários experientes é importante, mas mantê-los na empresa é um desafio que inclui o envolvimento e construção de um plano de carreira que seja benéfico para a organização e colaborador.

Gestão de desempenho

Diz respeito a unir as competências e os recursos disponíveis de cada colaborador para atingir as metas da empresa, resgatando o que há de melhor em cada um deles. Valorizar o trabalho individual e em grupo faz parte de uma gestão estratégica de pessoas.

Desenvolvimento de competências

Mesmo que os colaboradores tenham algum tipo de competência e formação para o cargo, a empresa deve continuar desenvolvendo as habilidades deles por meio de treinamentos, palestras e cursos. Além disso, liderar pelo exemplo é uma excelente forma de ensinar conceitos e soft skills para os colaboradores.

Boa comunicação interna

A comunicação interna precisa se apoiar em alguns pilares, como a transparência, a confiança e a disponibilidade para feedbacks. Com o desenvolvimento de uma boa comunicação com os colaboradores, as informações chegam de forma clara e assertiva a todos. Assim, o senso de pertencimento se faz presente, colaborando para melhorar a performance e desempenho dos profissionais.

Bom trabalho em equipe

É necessário que o RH e as lideranças explorem sempre o potencial máximo de suas equipes e mostre a força que eles têm ao colaborar e trabalhar em conjunto. A competitividade é saudável em certa medida, o ideal é incentivar sempre o trabalho em equipe.

Saiba como realizar uma Gestão Estratégica de Pessoas!

Se você chegou até aqui e deseja investir na gestão estratégica de pessoas, confira algumas dicas de como aplicar na sua empresa, seja enquanto RH ou liderança.

Defina objetivos e trace um plano estratégico

Saber onde a empresa quer chegar ao apostar na gestão estratégica é essencial para que ela tenha resultados positivos. A partir das metas estipuladas, será possível estruturar como a gestão de pessoas será realizada e como será possível equilibrar os interesses dos colaboradores com as necessidades da empresa.

Promova uma Educação Corporativa e Continuada

Um dos principais objetivos da gestão estratégica de pessoas é desenvolver e capacitar seus colaboradores. Por isso, promover e investir em ferramentas de educação corporativa, com metodologias atualizadas, como o e-learning, são caminhos muito positivos para ajudar no crescimento pessoal e profissional de cada colaborador.

Proporcione o engajamento entre as equipes

Manter o engajamento e a eficiência dos colaboradores não é algo que se conquista do dia para a noite. Pelo contrário, demanda muito tempo, dedicação, comprometimento e responsabilidade tanto do RH, quanto das demais lideranças na organização. 

Por isso, é importante identificar desafios e formas que podemos encontrar para resolvê-los no dia a dia de trabalho. Através de ações de endomarketing e dinâmicas internas é possível manter a equipe motivada e envolvida nos propósitos que a empresa acredita.

Tenha uma boa comunicação interna

É papel do RH aplicar e resgatar os princípios da organização, fazendo com que os colaboradores se sintam integrados. Os funcionários precisam saber qual é a missão, visão e valores da empresa e como promovê-los diariamente. 

Por isso, apostar em uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores se sintam parte da empresa e estejam alinhados com os objetivos da corporação.

Ofereça benefícios e vantagens aos colaboradores

Os benefícios são meios que as empresas podem usar para fidelizar seus colaboradores, deixando-os mais satisfeitos e engajados. 

Existem aqueles obrigatórios de acordo com leis trabalhistas (como pagamento de vale-transporte, FGTS, décimo terceiro, férias e etc). Mas também é possível oferecer outros opcionais, como:

  • planos de saúde (incluindo odontológico) e seguro de vida;
  • auxílio-creche;
  • bolsas de estudo;
  • vale-cultura;
  • vale-alimentação e vale-refeição.

O vale-alimentação é utilizado para as compras em supermercados e padarias. Já o vale-refeição é útil em restaurantes e locais onde servem pratos prontos. 

É ideal que as quantias sejam suficientes para o colaborador fazer as compras de supermercado ou almoçar com qualidade todos os dias, dependendo do benefício escolhido pela empresa.

O iFood benefícios por exemplo, oferece vale-refeição, vale-alimentação e iFood Card! Possuindo a maior rede de aceitação no Brasil (cartões com bandeira Elo), ele é próprio para ser utilizado por empresas de todos os portes! 

E como a gestão estratégica de pessoas se encaixa em tudo isso? Se pensarmos que os colaboradores estão buscando oportunidades melhores de trabalho e principalmente por empresas que valorizem o funcionário, então podemos acrescentar o fator benefícios aos colaboradores dentro da gestão de pessoas! 

Saiba como isso é possível, clicando aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida