A gestão estratégica de pessoas é um assunto abordado dentro do setor de Recursos Humanos das empresas. Sua função é analisar e criar planos de desenvolvimento para os colaboradores, com o fim de melhorar os resultados de cada um deles dentro da organização.

Esse é mais um tema clichê do RH? Com certeza não! Quanto mais se entende sobre o assunto, mais benefícios poderão ser colhidos na equipe de trabalho. Afinal, o maior patrimônio que a empresa tem são os seus colaboradores! 

Quais os principais desafios da gestão estratégica de pessoas

Manter o engajamento e a eficiência dos colaboradores não é algo que se conquista do dia para a noite. Pelo contrário, demanda muito tempo, dedicação, comprometimento e responsabilidade tanto do RH, quanto das demais lideranças na organização. 

Por isso, é importante identificar desafios e formas que podemos encontrar para resolvê-los no dia a dia de trabalho.  

  1. Desenvolvimento de competências: mesmo que os colaboradores tenham algum tipo de competência e formação para o cargo, a empresa deve continuar desenvolvendo as habilidades deles por meio de treinamentos e cursos. 
  2. Gestão de desempenho: diz respeito a unir as competências e os recursos disponíveis de cada colaborador para atingir as metas da empresa, resgatando o que há de melhor em cada um deles.
  3. Engajamento: contratar funcionários experientes é importante, mas mantê-los na empresa é um desafio que inclui o envolvimento e construção de um plano de carreira que seja benéfico para a organização e colaborador.

Como manter colaboradores motivados e alinhados com o propósito? 

Os colaboradores que se identificam com os valores, cultura e missão da companhia sentem-se mais motivados a trabalhar. Isso os leva a crescer e alcançar os objetivos da organização, promovendo a gestão estratégica de pessoas.

Por outro lado, também existem aqueles que não se identificam com a cultura da empresa e estão focados apenas em fazer o que precisam, chegar em casa no final do expediente e assim seguirem até o dia de receber o salário. 

Dicas de incentivo do trabalho em equipe

O que fazer nos dois casos? O primeiro já é um público bem engajado e pronto para trabalhar duro pela empresa. Mas o segundo não se vê dessa forma. 

É papel do RH aplicar e resgatar os princípios da organização, fazendo com que os colaboradores se sintam integrados.

  • Os funcionários precisam saber qual é a missão, visão e valores da empresa e como promovê-los diariamente.
  • Os líderes devem promover bons exemplos, servindo de inspiração para todos (sendo atenciosos, empáticos, sabendo resolver problemas e etc).
  • Reconhecer o esforço dos colaboradores por meio de elogios sinceros (escritos ou falados). 
  • Procurar entender que os colaboradores possuem uma vida fora da empresa, e que precisam de flexibilidade de horários para resolverem seus conflitos e questões pessoais (gerando uma relação de confiança e comprometimento). 
  • Criar um plano de cargos e salários que esteja sempre visível e de claro entendimento para todos os colaboradores.
  • Trabalhar em cima de metas, propor desafios tangíveis e estabelecer recompensas para os membros da equipe de trabalho. 

Benefícios atrativos

Os benefícios são meios que as empresas podem usar para fidelizar seus colaboradores, deixando-os mais satisfeitos e engajados. 

Existem aqueles obrigatórios de acordo com leis trabalhistas (como pagamento de vale-transporte, FGTS, décimo terceiro, férias e etc). Mas também é possível oferecer outros opcionais, como:

  • planos de saúde (incluindo odontológico) e seguro de vida;
  • auxílio-creche;
  • bolsas de estudo;
  • vale-cultura;
  • vale-alimentação e vale-refeição.

O vale-alimentação é utilizado para as compras em supermercados e padarias. Já o vale-refeição é útil em restaurantes e locais onde servem pratos prontos. 

É ideal que as quantias sejam suficientes para o colaborador fazer as compras de supermercado ou almoçar com qualidade todos os dias, dependendo do benefício escolhido pela empresa.

O iFood empresas por exemplo, oferece vale-refeição, vale-alimentação e iFood Card! Possuindo a maior rede de aceitação no Brasil (cartões com bandeira Elo), ele é próprio para ser utilizado por empresas de todos os portes! 

E como a gestão estratégica de pessoas se encaixa em tudo isso? Se pensarmos que os colaboradores estão buscando oportunidades melhores de trabalho e principalmente por empresas que valorizem o funcionário, então podemos acrescentar o fator benefícios aos colaboradores dentro da gestão de pessoas! 

Comunicação efetiva

Um líder, por exemplo, precisa manter uma comunicação efetiva com os seus liderados e os gestores da empresa. Isso diz respeito a motivar a equipe, passar segurança nas atividades, evitar mal-entendidos e facilitar a tomada de decisões.

Um mal entendido pode gerar diversos conflitos, então quanto mais clara for a comunicação, melhor será a convivência com a equipe. 

Desenvolvimento de lideranças 

Um bom líder é aquele que se coloca no lugar do colaborador, entendendo as suas limitações, mas trabalhando para melhorar as suas habilidades. Para isso acontecer, é preciso utilizar de algumas ferramentas essenciais para o processo:

  • promover treinamentos que motivem a parte criativa dos colaboradores, levando-os a colocar em prática os conhecimentos obtidos;
  • entender como é construído um feedback para alguém da equipe;
  • usar a Matriz SWOT (ou FOFA, em português – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) que visa a aproveitar as qualidades e fraquezas de toda a equipe, com o objetivo de alcançar as metas;
  • mensurar os resultados ao final de um período e assim compará-los ao longo do tempo;
  • executar o onboarding, que é conduzir a integração de um novo colaborador na empresa, mostrando a ele como funciona a organização, as funções que serão exercidas e etc.

Para otimizar a produtividade da sua equipe e aumentar a sua motivação, o iFood Benefícios possui vantagens que vão ao encontro da necessidade dos seus colaboradores e te levam a manter a gestão estratégica de pessoas.
Saiba como isso é possível, clicando aqui!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.