Vivemos em tempos modernos, principalmente com a chegada da tecnologia. Isso refletiu também na forma como as pessoas se relacionam tanto entre si como na gestão de RH, utilizando softwares de recrutamento e seleção, folha de pagamento, etc, que trouxe mais eficiência e rapidez nos processos. 

As empresas passaram a adotar medidas e oferecer benefícios que fazem os colaboradores se manterem na empresa e também aumentam a produtividade deles. Portanto, um bom salário não é o único diferencial atrativo para um candidato.

Os profissionais desejam ter qualidade de vida tanto na empresa, usufruindo de benefícios exclusivos, como na vida pessoal. 

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia atestou que funcionários felizes rendem 31% a mais no trabalho, sendo até  três vezes mais criativos (confira o artigo que fala sobre a pesquisa aqui). Isso prova que os benefícios melhoram a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora da empresa.

Neste artigo, você vai saber quais são os principais desafios em aplicar a gestão de benefícios na organização.

A gestão de benefícios pode tornar o setor de RH estratégico

Oferecer benefícios aos funcionários é parte de uma estratégia de gestão de RH que pode motivar a equipe, providenciando uma cultura empresarial saudável. Isso acaba se tornando uma vantagem competitiva da empresa com o mercado. 

Uma equipe assim irá criar soluções muito mais ágeis e únicas para os clientes, sendo mais fácil estabelecer metas e alcançar os objetivos em conjunto.

Motivar e engajar os colaboradores

A motivação deve fazer parte do dia a dia de todas as empresas. Sem ela, é impossível começar e terminar um trabalho com maestria. Uma pesquisa feita pela Catho em 2019 mostrou que 92% dos brasileiros se sentiriam motivados se trocassem de emprego (confira o link que fala sobre a pesquisa aqui).

Por isso, as pessoas que trabalham na sua empresa precisam se identificar com a missão, visão e valores da organização, sendo esse o primeiro passo para que os profissionais se inspirem em fazer um bom trabalho.

A gestão de RH é a parte da empresa que deve estabelecer meios de aumentar a motivação da equipe. Seja por meio de bonificações, gratificações, reconhecimento e uma boa comunicação, o importante é cultivar a produtividade e felicidade dos colaboradores. 

A importância de estruturar uma boa política de benefícios

Falando um pouco sobre vantagens, é preciso reforçar que os profissionais de hoje estão em busca de uma empresa que possui uma boa remuneração, mas que também oferece pacotes de benefícios.

Para estruturar uma boa política de benefícios, comece a fazer uma lista de quantos colaboradores a sua organização possui e quais benefícios você poderá oferecer. 

Aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores

Depois de fazer a estrutura do que será oferecido aos colaboradores, é hora de mensurar os resultados, verificando o aumento da produtividade e satisfação. 

Principais desafios de criar uma área nova 

A verdade é que criar uma área nova de benefícios dentro da empresa é um desafio. Caso ele já exista, você pode aperfeiçoá-lo com o líder da área. Mas, com um planejamento e alguns cuidados específicos é possível aplicar diversos benefícios na organização.

Avalie os benefícios

Fazer uma pesquisa dos principais proventos que podem ser oferecidos aos colaboradores é o primeiro passo para uma boa gestão de RH. Mas, ainda falta saber o que vai ser oferecido e o que os colaboradores esperam desses benefícios.

Perguntar para eles pode ser uma excelente ideia, inclusive deixar que os colaboradores sejam claros e assertivos nas respostas. Um dos principais são:

  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • seguro de vida;
  • vale-transporte;
  • plano de saúde;
  • plano odontológico;
  • gympass de academia;
  • acesso a clubes de lazer;
  • carro disponível para trabalhar.

Conformidade com as Leis 

Existem benefícios que são obrigatórios por lei, assim como o pagamento de vale-transporte e o décimo terceiro salário. Se a sua empresa tiver mais de 300 funcionários, o vale-refeição ou vale-alimentação também passa a ter obrigatoriedade.

Por isso, é importante conhecer e se inteirar do que a lei brasileira pede e o que a sua empresa está oferecendo aos colaboradores

Tenha uma boa comunicação interna sobre o tema

Ter uma boa comunicação funciona em qualquer setor da empresa e em qualquer assunto. Portanto, quanto mais você abre espaço para conversar sobre a gestão de benefícios que estão sendo oferecidos na empresa, mais os colaboradores irão confiar em você.

Pesquise com as equipes as necessidades dos colaboradores

Cada pessoa é única, assim como as suas necessidades. Portanto, conversar com cada equipe para saber o que ele espera dos benefícios é uma ótima maneira de manter um relacionamento com as pessoas 

Empresas referência em pacotes de benefícios

Hoje em dia, as empresas oferecem benefícios além das leis, ou seja, fornecem benefícios que chamam a atenção dos funcionários. Assim, eles ficam muito mais motivados e se sentem valorizados dentro da empresa.

Conheça algumas empresas que oferecem bons pacotes de benefícios aos colaboradores:

Google 

A maior empresa de tecnologia e informação do mundo oferece benefícios incríveis aos colaboradores. Ela é conhecida como uma organização que mima os colaboradores, oferecendo comida de graça, sala de jogos, cantinho de dormir e muito mais.

Ericsson

A empresa de fabricação de telefonia (fixa e móvel) e tecnologia, possui um clube exclusivo para funcionários. O lugar conta com salas de musculação, piscina, saunas, quadras etc. Os colaboradores podem levar toda a família para o clube e se divertirem em conjunto.

Grupo Boticário

Um dos Grupos mais famosos do ramo de perfumaria e cosméticos, oferece benefícios exclusivos às mulheres – que ocupam mais de 70% do quadro dos colaboradores. A empresa oferece um programa de gestantes, que ajuda as mulheres na amamentação e outros benefícios relacionados à maternidade.

Netflix

A maior empresa de streaming do mundo está agregando cada vez mais benefícios aos colaboradores. Um deles é a licença maternidade e paternidade por um ano. Depois, eles podem adaptar o seu horário de trabalho tornando-o flexível. 

Extra: iFood Benefícios

O iFood é uma das maiores food techs da atualidade. Além de oferecer oportunidades para empresas e consumidores interagirem em uma única plataforma, o iFood também oferece vale-alimentação, vale-refeição e iFood Card (vale-presente). 

Esses benefícios podem ser contratados para serem oferecidos aos funcionários das empresas de maneira fácil e rápida a um custo-benefício acessível. Clique aqui para conhecer e experimentar esses diferenciais em sua empresa.

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.