Com o avanço da tecnologia na sociedade, é cada vez mais comum vermos tendências sendo implantadas na gestão de equipe de uma empresa. Uma dessas tendências é o uso de softwares no RH, computadores cada vez mais modernos, etc. As organizações precisam se adaptar às mudanças ao mesmo tempo em que buscam gerar resultados.

Para que isso aconteça a gestão de equipe deve estar:

  • alinhada com os objetivos da organização;
  • visualizar o futuro dos processos de trabalho. 

Neste artigo vamos explicar como isso funciona na prática e quais os benefícios de uma boa gestão de equipe.

As novas formas de trabalho do pós-pandemia 

A pandemia do coronavírus afetou o mundo inteiro. As empresas passaram a lidar diretamente com a gestão de equipe e desafios do home office.

Ao mesmo tempo em que as equipes trabalhavam de forma presencial, outra parte estava trabalhando remotamente. Esse processo passou a gerar resiliência nas pessoas, gerando resultados positivos para a empresa.

A resiliência é uma habilidade que se aprende na prática, ou seja, no dia a dia com as pessoas. Vamos conhecer as principais formas de trabalho no pós pandemia a seguir.

Gestão de equipes remotas: desafio da boa comunicação

Comunicar-se em um ambiente remoto é um desafio que precisa ser resolvido. Afinal, essa é a realidade da maioria das empresas que estão gerenciando equipes em home office. 

Para solucionar esse problema, o gestor precisa tomar algumas decisões a fim de se comunicar melhor com a equipe, tais como:

  • Realizar reuniões por vídeo chamada a fim de engajar melhor com a sua equipe e conhecer cada pessoa de forma mais próxima
  • Usar ferramentas que aumentem a produtividade e organização do trabalho em casa, como o Trello e o Google Calendar.    

Tarefas e Processos Claros

Sabendo o que cada um precisa fazer, as tarefas passarão a ser concluídas de maneira mais assertiva. Para isso, o cronograma de trabalho precisa ser claro, bem como as datas de entrega de cada atividade.

Quanto mais informações relevantes os colaboradores tiverem, mais eles vão entender o que precisam fazer e o que a empresa espera deles.  

A era da transparência

Todos os membros da equipe precisam ser honestos sobre a quantidade de projetos que fazem parte. É melhor negociar os prazos, do que ter uma equipe sobrecarregada e desmotivada trabalhando em casa. 

Feedbacks

Eles devem ser constantes e construtivos. Os feedbacks não devem deixar os colaboradores assustados ou desmotivados, mas sim é um espaço para ouvir, deixar que eles falem e também expor as suas ideias com a finalidade de melhorar a convivência e a execução de tarefas dentro da gestão de equipe. 

Reforçar a cultura da empresa

O colaborador precisa saber o porquê está realizando determinada atividade. Isso começa quando a organização reforça os seus valores, a missão e a visão para com os colaboradores.  

Os gestores não podem deixar de compartilhar os insights sobre o que a empresa deve representar para eles. 

Ferramentas 

Não se trata de usar todas as ferramentas disponíveis no mercado para melhorar a produtividade da equipe. Mas, utilizar apenas uma que seja realmente funcional para os colaboradores é bem mais assertivo.   

Faça uma lista de todas as ferramentas que a sua empresa já usa e as que gostaria de testar. Depois, relacione-as com as necessidades da organização hoje com a gestão de equipe, tais como: melhorar a gestão do tempo, a rapidez na comunicação e nas entregas. 

Formas de trabalho que melhoram a relação com o cliente

A tecnologia faz parte das nossas vidas. O trabalho home office é uma das formas mais modernas de se fazer parte de uma empresa mesmo em casa. 

Essa interação faz com que gestores e colaboradores existam de maneira eficiente no trabalho, por causa da internet. Portanto, a forma de trabalho remota está super em alta.   

Tomadas de decisão baseadas em dados

As decisões precisam ser tomadas com base em dados, tais como: qual a porcentagem de entrega de tarefas? Quais delas estão em atraso? Esses questionamentos levam a reunir as informações em um relatório, fazendo com que as soluções apareçam.

Uma pesquisa feita pela empresa de software de gestão, o Runrunit, atestou que 80% dos gestores não desejam voltar a trabalhar presencialmente, mesmo que o isolamento social termine. 

A mesma pesquisa apontou que cerca de 88% das empresas estão trabalhando 100% de forma online, o que é um número bastante expressivo.

Aprenda como aprender: as novas formas de trabalho no pós-pandemia são diferentes

Trabalhar de forma remota é diferente, assim como a vivência dos colaboradores em casa no pós-pandemia. Essas mudanças serão aprendidas no dia a dia, na prática com a gestão de equipe.

Gestão de equipe e Trabalho colaborativo: a empresa abre seu ecossistema

Os colaboradores da geração moderna preferem um modelo de trabalho híbrido, mantendo a flexibilidade de horários e com benefícios exclusivos garantidos. 

O trabalho colaborativo também entra nessa questão, pois, enquanto as equipes trabalham na empresa e outras em casa, existem aquelas que preferem o coworking, que é uma espécie de trabalho em colaboração com outras pessoas, seja em um café, um restaurante ou em uma biblioteca.

Escritórios virtuais 

Mesmo sem poder atuar 100% em um espaço físico, as empresas estão encontrando soluções para resolver isso através dos escritórios virtuais. 

Eles funcionam como um espaço virtual pronto para ser usado por empresas de todos os portes, onde compreendem tudo o que os colaboradores e gestores precisam para trabalhar. 

HOME OFFICE E O “TERCEIRO” LOCAL DE TRABALHO

A flexibilidade de horários e de execução de atividades para os colaboradores é algo que traz qualidade de vida e aumento de produtividade. 

O terceiro local de trabalho tem se tornado não só em casa, mas também em espaços compartilhados como citamos o exemplo do coworking, sempre prezando pela segurança das informações compartilhadas pelos membros da equipe. 

A dinâmica de home office pede soluções práticas para o dia a dia dos colaboradores. Por isso, o iFood criou um programa de benefícios exclusivos para empresários ganharem com custo-benefício de vale-alimentação, vale-refeição e iFood Card (vale-presente) aos funcionários. 
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Por: iFood Benefícios

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