Confira 9 dicas imprescindíveis para fazer uma boa Gestão de Equipe remota!

criado em 4 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Com o avanço da tecnologia na sociedade, é cada vez mais comum vermos tendências sendo implantadas na gestão de equipe de uma empresa. Uma dessas tendências é o uso de softwares no RH, computadores cada vez mais modernos, entre outros. As organizações precisam se adaptar às mudanças ao mesmo tempo em que buscam gerar resultados.

Para que isso aconteça a gestão de equipe deve:

O que é Gestão de Equipe?

A gestão de equipes nada mais é do que um conjunto de ações e boas práticas para elevar o potencial máximo dos colaboradores, aumentando sua performance e produtividade diária.

Podemos dizer que seu objetivo é trabalhar o desenvolvimento do coletivo para atingir as metas e resultados que a organização precisa alcançar. Por isso, a gestão de equipes é feita de forma compartilhada entre vários departamentos, como RH, Diretoria, Comunicação Interna e mais.

Dessa forma, a figura de uma liderança é importante para fazer essa ponte entre o desenvolvimento dos colaboradores e as ambições da empresa.

A importância de se ter uma boa Gestão de Equipe

Se uma organização deseja prosperar e alcançar bons resultados, apostar em uma gestão de equipes é primordial. Isso porque, através dela, é possível:

  • desenvolver o trabalho em equipe;
  • evitar relações tóxicas;
  • promover maior interação entre os times;
  • permitir maior troca de conhecimento e experiências para obter soluções mais assertivas;
  • aumentar a produtividade e qualidade nas entregas;
  • e muito mais!

Gestão de Equipe X Gestão de Pessoas

Em resumo, podemos dizer que a principal diferença entre os conceitos é que a gestão de equipes trabalha com foco no coletivo e a gestão de pessoas com foco no individual.

Dessa maneira, a gestão de pessoas tem o objetivo de desenvolver cada colaborador individualmente, casando os objetivos da empresa com seus objetivos pessoais e profissionais.

Já a gestão de equipes é mais voltada para processos e como o time pode trabalhar junto, de maneira mais produtiva, para alcançar os resultados esperados.

Pós-pandemia e as novas formas de trabalho

A pandemia do coronavírus afetou o mundo inteiro. As empresas passaram a lidar diretamente com a gestão de equipes e desafios do home office.

Ao mesmo tempo em que as equipes trabalhavam de forma presencial, outra parte estava trabalhando remotamente. Esse processo passou a gerar resiliência nas pessoas. 

Além disso, a flexibilidade de horários e de execução de atividades para os colaboradores é algo que traz qualidade de vida e aumento de produtividade

O home office tem se tornado não só em casa, mas também em espaços compartilhados como o coworking, sempre prezando pela segurança das informações compartilhadas pelos membros da equipe.

Com essas novas dinâmicas de trabalho, pensar e trabalhar em uma gestão de equipes é necessário para conseguir deixar a produção em alto nível.

Saiba como fazer uma boa Gestão de Equipe remota

Lista de como fazer uma boa gestão de equipe remota.
Confira os itens essenciais para uma boa gestão de equipe remota.

Afinal, com a modalidade do trabalho remoto em alta, é preciso que as empresas se adaptem à essa nova realidade. Portanto, confira a seguir como estruturar uma gestão de equipes remota.

Tenha uma boa estratégia

Ter um planejamento é sempre importante, independentemente do contexto. Quando falamos sobre gestão de equipes de forma remota, isso é ainda mais evidente.

Portanto, os gestores precisam traçar um bom plano de ação e, a partir dele, definir o escopo de atuação da equipe e como essas tarefas serão desenvolvidas ao longo do tempo. Assim ficará mais fácil direcionar a equipe, mesmo que remotamente, na execução de cada atividade.

Reforçar a cultura da empresa

O colaborador precisa saber o porquê está realizando determinada atividade. Isso começa quando a organização reforça os seus valores, a missão e a visão para com os colaboradores.  

Os gestores não podem deixar de compartilhar os insights sobre o que a empresa deve representar para eles. 

Torne as tarefas e os processos claros

Sabendo o que cada um precisa fazer, as tarefas passarão a ser concluídas de maneira mais assertiva. Para isso, o cronograma de trabalho precisa ser claro, bem como as datas de entrega de cada atividade.

Quanto mais informações relevantes os colaboradores tiverem, mais eles vão entender o que precisam fazer e o que a empresa espera deles.  

Desenvolva uma boa comunicação interna

Comunicar-se em um ambiente remoto é um desafio que precisa ser resolvido. Afinal, essa é a realidade da maioria das empresas que estão gerenciando equipes em home office. 

Para solucionar esse problema, o gestor precisa tomar algumas decisões a fim de se comunicar melhor com a equipe, tais como:

  • Realizar reuniões por vídeo chamada, a fim de engajar melhor com a sua equipe e conhecer cada pessoa de forma mais próxima;
  • Usar ferramentas que aumentem a produtividade e organização do trabalho em casa, como o Trello e o Google Calendar.

Promova a cultura do feedback

Eles devem ser constantes e construtivos. Os feedbacks não devem deixar os colaboradores assustados ou desmotivados, mas sim tornar um momento para ouvir, deixar que eles falem e também expor as suas ideias, com a finalidade de melhorar a convivência e a execução de tarefas dentro da gestão de equipe. 

Motive e incentive as equipes

Trabalhar de forma remota já exige uma maior disciplina e concentração por parte dos profissionais. Estar em um ambiente recheado de distrações, principalmente com origem na vida pessoal, é desafiador.

Um caminho para tornar o dia a dia mais produtivo é promover ações de motivação e engajamento da equipe, seja em momentos de reconhecimento, seja em momentos de tensão. Ter esse incentivo por parte da liderança ajuda bastante na disposição dos colaboradores.

Compartilhe as tomadas de decisões

Ter uma comunicação aberta e transparente gera confiança entre os membros da equipe. Quando um líder toma decisões sozinho, ele se torna autoritário e temido. Portanto, busque tornar esse momento mais colaborativo e escute o que seu time tem a dizer. Nem sempre a voz da liderança é a voz da razão, e muitos insights podem sair de discussões com outros profissionais.

Promova treinamentos e educação corporativa

Continuar se desenvolvendo e aprimorando habilidades é essencial para o desenvolvimento profissional. Com a alta dos eventos e trabalhos remotos, promover uma educação à distância ficou ainda mais fácil.

Portanto, insira durante a semana momentos de estudo e crie canais de comunicação para compartilhar curiosidades e informações relevantes para o crescimento de todos.

Utilize as ferramentas mais assertivas

Não se trata de usar todas as ferramentas disponíveis no mercado para melhorar a produtividade da equipe. Mas utilizar apenas uma que seja realmente funcional para os colaboradores é bem mais assertivo.   

Faça uma lista de todas as ferramentas que a sua empresa já usa e as que gostaria de testar. Depois, relacione-as com as necessidades atuais da organização com a gestão de equipe, tais como: melhorar a gestão do tempo, a rapidez na comunicação e nas entregas. 

Clique aqui para saber mais sobre gestão de equipe e comece a aumentar a produtividade e satisfação dos seus colaboradores!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida