O guia completo: tudo sobre gestão de benefícios

criado em 4 de Setembro de 2020

última atualização 20 de Setembro de 2023

Leia em 11 min

Mesmo com o mercado em crise, por conta do momento complicado que enfrentamos, profissionais bem preparados permanecem com muitas opções de emprego, devido à escassez de mão de obra qualificada em muitos setores. Por isso, apenas um bom salário já não basta para que o colaborador sinta-se valorizado em uma empresa e é necessário ter uma excelente gestão de benefícios para atrair os melhores talentos do mercado.

Um plano de benefícios bem desenvolvido, que atenda as necessidades dos seus colaboradores e seja gerenciado de maneira eficiente é fundamental para manter a sua equipe motivada, além de atrair os maiores talentos do mercado de trabalho.

Existem três principais categorias de benefícios:

  • benefícios legais obrigatórios;
  • benefícios opcionais;
  • benefícios flexíveis e personalizados.

Os colaboradores que estão satisfeitos com o seu ambiente de trabalho e se sentem respeitados e reconhecidos tornam-se parceiros do seu negócio, fazendo muito mais do que só as suas obrigações. Eles passam a se preocupar com o andamento da organização, o que aumenta a sua competitividade e credibilidade no mercado.

Está pronto para entender melhor como a gestão de benefícios pode ajudar a sua empresa? Quer conhecer um pouco mais sobre como funciona cada benefício? Então vamos lá!

Benefícios legais obrigatórios

Uma pessoa escrevendo ao lado de um notebook.

Alguns tipos de benefícios para os colaboradores que trabalham no regime CLT são obrigatórios por lei. Entre eles estão:

  • Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS).
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno;

FGTS

O FGTS é um dos tipos de benefícios para funcionários obrigatórios, há um desconto de 8% da remuneração do colaborador, que é depositado em uma conta bancária. Este dinheiro poderá ser utilizado somente na compra de um imóvel, demissão por justa causa ou em condições que a lei prevê, e apenas nestes casos o colaborador pode sacar esse benefício.

13º salário

Dentre os benefícios obrigatórios, está também o décimo terceiro, que é um salário adicional recebido pelo colaborador anualmente.

Têm direito ao benefício os profissionais com carteira assinada (trabalhadores temporários, rurais, domésticos, aposentados e pensionistas), e essa gratificação salarial é paga no mês de dezembro, podendo ser dividida em duas parcelas.

A primeira parcela deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro.

Férias remuneradas

Pela lei da CLT, todo colaborador tem o direito a férias remuneradas pelo período de 30 dias, quando receberá adiantado o salário de suas férias mais 30%.

Vale transporte

O vale-transporte é um benefício pelo qual a empresa antecipa um valor para o colaborador custear seu deslocamento de casa para o trabalho. De acordo com a lei, o colaborador tem um desconto de 6% do seu salário, e o restante dos custos é coberto pela empresa.

Adicional noturno

O adicional noturno é um acréscimo ao salário dos profissionais com expediente no período entre as 22h de um dia até as 5h do dia seguinte.

Benefícios opcionais

Várias pessoas juntas em uma mesa com cafés.

Para agradar seus colaboradores, algumas empresas adotam benefícios extras, além dos exigidos por lei, como:

  • Assistência saúde e odontológica;
  • Vale-alimentação;
  • Vale-cultura;
  • Trabalho em home-office;
  • Vale-viagem;
  • Salas de convivência;
  • Bolsas de estudo;
  • Assistência saúde e odontológica.

Assistência saúde e odontológica

Geralmente, os benefícios corporativos que mais atraem os colaboradores são os relacionados à assistência em saúde e serviços odontológicos, uma vez que os custos com estes procedimentos são bastante altos no nosso país..

Através de um pagamento mensal, muitas vezes compartilhado com a empresa, o colaborador tem acesso a hospitais, médicos e laboratórios particulares, assim como à dentistas e tratamentos relacionados, no caso dos planos odontológicos. 

Em um cenário como o atual, este tipo de benefício é uma garantia de mais tranquilidade e melhor qualidade de vida para os colaboradores e seus familiares, sendo uma boa maneira de reconhecer e premiar a dedicação de uma equipe de profissionais e também de diminuir as faltas ao trabalho por motivos relacionados à saúde.

Alimentação

Grande parte do salário dos colaboradores é utilizada para a alimentação própria e de suas famílias. Deste modo, a empresa pode oferecer dois tipos de benefício, normalmente utilizados através de um cartão:

  • Vale-refeição – o vale-refeição é um valor oferecido mensalmente pela empresa para custear a alimentação do colaborador em horário de serviço, nos locais que fazem parte da rede estabelecida pela empresa, podendo ser utilizado em padarias, lanchonetes, restaurantes etc.
  • Vale-alimentação – é direcionado para ajudar na compra do mês das famílias dos colaboradores, e neste caso só pode ser gasto em supermercados, açougues e estabelecimentos que ofereçam insumos ou ingredientes para refeições.

Vale-cultura

Com esse benefício, o colaborador recebe um valor a mais para utilizar em seu lazer (cinema, teatro, shows e etc). Assim, a empresa proporciona bem-estar para seus colaboradores e ainda pode deduzir 1% do valor de seu imposto sobre a renda, de acordo com a lei 12.761/2012.

Vale-viagem

Uma ótima maneira de valorizar os seus colaboradores com mais tempo de empresa é oferecer uma viagem com tudo pago e com acompanhante. Pode ser um grande incentivo na hora de analisar uma proposta para trocar a sua empresa pela concorrente.

Salas de convivência

Além de funcionar como espaço de descanso, relaxamento e bem-estar, uma sala de convivência confortável pode estimular a boa relação e o trabalho em equipe entre os colaboradores. Oferecer um ambiente acolhedor e aconchegante pode afetar positivamente o desempenho dos profissionais.

Bolsas de estudo

Oferecer ao seu colaborador a oportunidade de crescer profissionalmente também resulta em ter um profissional cada vez mais capacitado para diferentes tarefas na sua empresa. 

Desta forma, algumas empresas investem em bolsas de estudos, cursos e especializações para seus colaboradores, melhorando a qualidade de sua mão-de-obra.

Benefícios flexíveis e personalizados

Várias pessoas ao redor de um notebook.
É importante escolher benefícios que se enquadrem com seus colaboradores.

Além dos benefícios exigidos por lei e daqueles mais comuns oferecidos pelas empresas, existe uma tendência para que, cada vez mais, os colaboradores tenham as suas necessidades atendidas de maneira individual, com criatividade e exclusividade.

Nesta modalidade, você pode oferecer um determinado valor mensal a seu colaborador, e ele pode escolher se prefere utilizar este valor em alimentação, viagens, lazer, atividades físicas etc., de maneira flexível. 

Além disso, diferentes benefícios corporativos são oferecidos para cada um dos colaboradores, que podem escolher aqueles que melhor se enquadram em suas necessidades, com um pacote individual de comodidades.

Além desses benefícios já citados, as grandes empresas também oferecem aos seus funcionários outras comodidades. Vamos conhecer um pouco mais delas abaixo:

Férias ilimitadas

Uma novidade para muitas empresas, mas que já conta com muitos adeptos devido aos resultados positivos, as férias ilimitadas são uma nova relação entre a empresa e o colaborador. Em vez da rigidez com horários e presença na empresa, a intenção é que os colaboradores tenham foco em suas responsabilidades e os seus resultados.

Deste modo, em períodos de menos trabalho, seu colaborador pode optar por tirar um dia de descanso, ou por um horário maior de trabalho em dias mais atribulados, tudo para evitar a exaustão e melhorar o rendimento.

Ambiente de trabalho pet friendly

Uma maneira bastante acessível de reduzir o estresse no ambiente de trabalho é permitir que seus colaboradores levem seus bichinhos de estimação ao ambiente de trabalho alguns dias da semana.

O investimento para garantir boas condições aos animais é baixo perto do benefício proporcionado a seus colaboradores. Não esqueça de estabelecer regras para evitar bagunça!

Salário sob demanda

Este é um dos benefícios ainda raros no Brasil, mas que já mostram sua eficiência, por evitar que seus colaboradores tenham custos com empréstimos, juros ou cheque especial.

Com o salário sob demanda, o seu colaborador pode solicitar o adiantamento dos dias já trabalhados no mês, para que compras emergenciais possam ser feitas, evitando que o colaborador entre no vermelho. Esta segurança extra pode ser fundamental na escolha do próximo emprego.

Qual a importância da gestão de benefícios para a sua empresa?

Uma mulher explicando algo no meio de várias outras pessoas.
Colaboradores melhoram seus desempenhos quando usufruem de bons benefícios.

A gestão de benefícios é, primeiramente, uma estratégia para potencializar o desempenho dos seus colaboradores e conquistar melhores resultados, com a possibilidade de proporcionar a eles uma melhor qualidade de vida e ainda melhorar o endomarketing da sua empresa.

No entanto, não basta escolher benefícios interessantes para seus colaboradores. Você precisa que os funcionários conheçam e consigam utilizar estas comodidades de maneira satisfatória para aproveitar ao máximo seu potencial. 

Para isso, é importante que a gestão de benefícios seja feita de maneira profissional, com parceiros consolidados no mercado. A administração destes processos pode ser feita pelo setor de RH da sua empresa ou ser terceirizada para uma especializada, a depender do tamanho e da quantidade de colaboradores da sua organização.

Principais vantagens da gestão de benefícios

Duas mulheres olhando para uma papelada.
Confira os resultados que uma gestão de benefícios traz para sua empresa.

Além de melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, a gestão de benefícios traz diversas vantagens para a sua empresa, veja as principais.

Atração e manutenção de talentos

Os profissionais do mercado de trabalho terão muito mais interesse em trabalhar na sua empresa se ela oferecer um bom pacote de benefícios corporativos, assim como os seus colaboradores terão mais interesse em permanecer em sua organização por mais tempo.

Além disso, uma boa oferta de benefícios ajuda na prevenção de litígios trabalhistas, uma vez que seus colaboradores terão a percepção de que seus direitos estão sendo respeitados.

Aumento da produtividade

Profissionais com uma boa qualidade de vida e satisfeitos com seu ambiente de trabalho sempre produzem mais. Portanto, os benefícios oferecidos aos seus colaboradores influenciam diretamente na satisfação e a integração de sua equipe, o que se reflete diretamente em crescimento de produtividade.

Facilitação dos processos

Colaboradores mais felizes se comunicam melhor e criam equipes que funcionam melhor, o que muitas vezes facilita os processos da sua organização, evitando retrabalhos e aumentando a produtividade como um todo.

Como fazer uma gestão de benefícios eficiente?

Uma mulher escrevendo em um caderno.

Para oferecer benefícios corporativos aos seus colaboradores de maneira que os resultados sejam satisfatórios, é preciso realizar um planejamento detalhado antes de partir para a ação e, neste sentido, alguns pontos devem ser considerados para realizar uma ótima gestão de benefícios.

Analise os seus recursos e o que deve ser obrigatório

O primeiro passo é planejar seu orçamento e projetar as despesas, para ter um panorama dos recursos disponíveis e entender o quanto você pode investir em benefícios corporativos, sem que esta estratégia vire um problema para sua empresa e tenha o efeito contrário ao desejado.

Ouça os seus colaboradores

Os benefícios serão oferecidos aos seus colaboradores, portanto, não há ninguém melhor que eles para dizer quais são suas prioridades. Obviamente, não será possível atender a todos individualmente, mas é importante considerar a opinião da sua equipe quando for escolher entre os diversos benefícios disponíveis.

Alinhe os benefícios oferecidos à cultura da sua empresa

Além de ouvir seus colaboradores para saber os benefícios que podem ter o melhor efeito sobre eles, também é importante que tudo esteja alinhado à cultura da sua organização.

Uma empresa mais conservadora, como um escritório financeiro, pode não combinar com uma sala de jogos e filmes, assim como uma empresa que produz jogos eletrônicos poderia oferecer mais liberdade para o vestuário de seus colaboradores.

Esteja atento à convenção coletiva e à legislação da categoria

Mesmo que muitos benefícios sejam obrigatórios, é indispensável ficar atento às regras estabelecidas pelas convenções coletivas do seu sindicato, para evitar processos trabalhistas. Além disso, é preciso estar atento aos pisos dos valores oferecidos aos seus colaboradores, que são normalmente estabelecidos pelas legislações.

Mantenha os seus colaboradores informados

Para que seus colaboradores tirem pleno proveito dos benefícios corporativos oferecidos pela sua empresa, é preciso que eles saibam que tais benefícios são ofertados, mas muitas empresas têm problemas de comunicação e acabam prejudicando o efeito positivo que a gestão de benefícios traz ao ambiente de trabalho.

Por isso, é importante tirar todas as dúvidas dos colaboradores e manter campanhas internas de comunicação, promovendo a utilização dos benefícios. Afinal, a intenção é que eles sejam aproveitados e que seu efeito seja sentido no resultado geral da empresa. Uma empresa que oferece benefícios e não se comunica bem com seus colaboradores está perdendo dinheiro.

Como o iFood ajuda na gestão de benefícios

Uma mão colocando a última peça de uma pirâmide de cubos.
Facilite a gestão de demanda por alimentos com o iFood Benefícios e iFood Office.

Como vimos até aqui, o clima da sua empresa está diretamente ligado aos benefícios que você oferece aos seus colaboradores. Por isso, é importante realizar uma gestão atenta do processo de implantação, comunicação e utilização dos benefícios oferecidos.

Oferecer benefícios relevantes para seus colaboradores que atendam suas necessidades e melhorem sua qualidade de vida é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa e, com isso, seus resultados e sua competitividade.

Para ajudar sua empresa a atender as necessidades de seus colaboradores, o iFood Benefícios está promovendo uma verdadeira revolução na alimentação corporativa, com um método simples para de gestão de demanda por alimentos e o lançamento de diversos produtos, como o iFood Benefícios e o iFood Office

O iFood Benefícios é um vale digital regulamentado pelo PAT e seu custo é zero e sem taxas, ou seja, você só se preocupa em pagar o valor dos benefícios aos colaboradores! Nele, você conta com uma plataforma que centraliza todas as informações sobre os benefícios do seu time e ainda disponibiliza relatórios para a sua organização.

Já com o iFood Office, você elimina os processos de reembolso relacionados à alimentação através de um pagamento corporativo, permitindo total controle dos gastos e dos pagamentos.

Gostou do artigo? Conte para a gente nos comentários como você usa a gestão de benefícios a favor do clima organizacional da sua empresa. E para entender melhor como nossas soluções podem ajudar sua companhia, é só conferir aqui!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida