Gestão 4.0: como esse método pode auxiliar no crescimento da empresa?

criado em 27 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 6 min

Que a tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido, e novos itens são criados a todo instante, não há dúvida alguma. Dessa forma, a busca pela inovação deve ser prioridade em todos os ramos de negócio, principalmente quando aliada a gestão 4.0 e ao novo RH.

Nesse cenário, toda e qualquer organização que queira se manter ativa, com credibilidade e competitiva no mercado precisa se adequar às novas tendências que surgem pelo mundo para conseguir entregar valor ao seu público.

O termo Gestão 4.0 veio para ficar, sendo uma necessidade na sociedade atual, assim como o novo RH.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura! 

Índice:

O que é Gestão 4.0?

O conceito de gestão de pessoas 4.0 está intimamente ligado ao que chamamos de Indústria 4.0, ou ainda, a quarta grande revolução industrial

Enquanto esse processo representa uma transformação enorme na maneira como as empresas fabricam os seus produtos, também é fato que esse movimento tende a automatizar a gestão de recursos humanos, criando a necessidade de novos tipos e modelos de gestores, baseando-se bastante em dados.

Sendo assim, o uso da Inteligência Artificial e do Big Data são bons exemplos de tecnologias atuais que tem auxiliado muitas empresas no processo de automatização dos seus RH’s. Isso revolucionou os processos seletivos e ajudou na escolha dos melhores profissionais para cada função, com base no cruzamento de dados e análise do perfil.

Dessa forma, é possível afirmar que a Gestão 4.0 é de fato uma revolução. Nesta era, a gestão de recursos humanos se torna mais ágil e efetiva, direcionando o seu foco nas atividades que envolvem questões estratégicas e não mais apenas em ações manuais, as quais são por natureza: burocráticas e repetitivas.

A origem dessa metodologia

O chamado conceito 4.0 teve início na indústria, surgindo pela primeira vez em 2011, na apresentação de um projeto sobre as novas estratégias direcionadas para a área da tecnologia do governo alemão. Isso aconteceu em Hannover, em uma feira de negócios.

Após isso, a revolução industrial chegou a um novo patamar, conhecido como indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, que se refere a todas as inovações tecnológicas e de automação dos processos. Consequentemente a esse movimento, surgiu o RH 4.0.

Ele vem acompanhando a revolução da tecnologia, principalmente através da automatização dos processos, assim como das funções. 

Isso agrega valor aos profissionais, que podem focar nas atividades essenciais, e assim melhoram, consequentemente, o ambiente de trabalho e o bem-estar dos funcionários, alcançando resultados mais interessantes e elevando o lucro da empresa.

Dessa forma, o surgimento da Gestão 4.0 nada mais é que uma resposta da área de RH para a quarta revolução industrial, também considerada a Era da Tecnologia. 

As características da Gestão 4.0

A característica principal da Gestão 4.0 é ser pautada em tecnologia e dados. Dessa forma, é necessário que o gestor tenha conhecimento técnico sobre as ferramentas e softwares que serão utilizadas nesse processo, bem como um olhar analítico e estratégico para tornar a gestão mais eficiente.

Além disso, podemos destacar o customer centric, ou seja, o cliente no centro do negócio. Quando falamos sobre RH, esse cliente nada mais é do que o colaborador, também chamado de cliente interno.

As vantagens de se aplicar a gestão 4.0

São diversas as vantagens da implementação da Gestão 4.0 para as empresas. Entre tantos impactos positivos podemos citar aqueles de maior relevância, como:

  • a redução de custos relacionados a MOD e materiais (papel, computadores);
  • maior facilidade para a tomada de decisão;
  • a ampliação do poder estratégico no que se refere a gestão de pessoas;
  • aumento da  probabilidade de atrair e reter profissionais qualificados;
  • melhora as facilidades para que o RH possa contribuir para o aumento da produtividade;
  • melhoria na otimização de processos;
  • a redução de erros e trabalhos manuais;
  • maior possibilidade de inovação na área, etc.

As bases da Gestão 4.0

Existem alguns pilares que sustentam a Gestão 4.0, são eles:

Entender as necessidades do consumidor

Saber o que seu cliente deseja e o que ele pensa a respeito do seu negócio é essencial para apostar em estratégias para melhorar e fidelizar o relacionamento com o consumidor.

O maior objetivo de qualquer corporação é ter uma base de clientes fiel, que irão consumir mais vezes e recomendar a sua marca para outras pessoas. Portanto, ao priorizar as necessidades do seu público, esse caminho se tornará bem mais acessível.

Explorar os canais de comunicação

Atualmente as empresas precisam ser omnichannel, ou seja, precisam estar presentes em diversos canais de comunicação. Assim o cliente pode entrar em contato através do canal que ele se sente mais confortável, facilitando o bom relacionamento entre as partes.

Analisar dados e informações

Como falamos, os dados são o ponto focal da Gestão 4.0. Portanto, coletar e analisar dados constantemente é essencial para identificar gaps e oportunidades de melhorias.

Automação dos processos

Automatizar processos é destinar mais tempo para atividades estratégicas e menos tempo para afazeres manuais. Isso muda a visão da empresa e dos profissionais, que garantem mais eficiência e produtividade na jornada de trabalho.

Associação dos diferentes setores

Uma empresa é o conjunto de setores, certo? Para que isso funcione, ter uma boa comunicação interna e integração entre times é muito importante. 

Dessa forma, a Gestão 4.0 preza bastante pela padronização de processos e fluxos, além do fortalecimento da cultura organizacional. Esses são caminhos para reduzir falhas e tornar o ambiente mais colaborativo.

Como implementar a Gestão 4.0 na empresa?

Pouco tempo atrás, todas as tarefas do setor de RH de uma organização eram realizadas por pessoas 100% dedicadas a esse fim. 

Agora, com a chegada da gestão 4.0, essas tecnologias estão sendo disponibilizadas e compartilhadas, fazendo com que todos os departamentos das organizações participem dos processos como recrutamento e seleção, administração de benefícios e gestão de desempenho.

No RH 4.0, a gestão de toda a hierarquia participa do dia a dia da gestão de pessoas. Isso ocorre através do uso de ferramentas e métodos que as auxiliam a colaborar com o RH, mantendo boas práticas e rotinas inteligentes dentro da cultura organizacional

Isso é muito positivo, pois coloca as pessoas como prioridade e passa o sentimento de que todos estão sendo acolhidos verdadeiramente pela empresa.

No entanto, a adaptação para a gestão 4.0 não é uma tarefa fácil. É preciso investir tempo e valor financeiro. Sendo assim, separamos aqui alguns pontos importantes para ajudar na etapa de implementação deste novo modelo de administração. 

Acompanhe!

Faça uma transição gradativa

Digitalizar não é simples. Porém, para que o processo comece a apresentar resultados positivos é necessário começar aos poucos, diminuindo a utilização dos papéis e automatizando os processos. 

Para isso, é necessário trabalhar em um setor de cada vez. Desse modo, pouco a pouco um ajudará o outro e contribuirá durante todas as etapas, fazendo com que em um curto período todas as áreas funcionem de maneira totalmente tecnológica.

Faça uso dos softwares

Atualmente, são muitos os softwares disponíveis no mercado que podem ser excelentes ferramentas para a gestão 4.0. 

Através deles, pode-se ter um controle mais simples e assertivo das atividades realizadas por cada um dos colaboradores, bem como sua produtividade e rendimento diário. 

Procure por aqueles sistemas que mais se adequam às necessidades e gaps da sua gestão. Desse modo, além de automatizar, poderá melhorar o desempenho geral da empresa também.

Crie uma cultura digital 

Um processo nunca receberá adesão completa enquanto toda a equipe não estiver completamente adaptada a ele. Por esse motivo, é muito importante que todos os colaboradores estejam cientes e entendam a importância da digitalização. 

Com isso, a gestão 4.0 se tornará muito mais simples e eficiente, já que os demais funcionários a compreenderão e trabalharão de modo a fazer com que ela funcione 100% do tempo.

Gostou do artigo? Clique no botão abaixo e conheça nossos serviços que prometem revolucionar os benefícios corporativos!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida