Geração z no mercado de trabalho: atuações e anseios
fevereiro 8, 2022 | Por: Paulo Pacheco
Nos últimos tempos, surgiu o debate sobre a geração Z no mercado de trabalho. A imersão da tecnologia, as mudanças comportamentais e os eventos históricos sociais e climáticos foram o ponto inicial para isso acontecer. Então é importante as empresas ...
Nos últimos tempos, surgiu o debate sobre a geração Z no mercado de trabalho. A imersão da tecnologia, as mudanças comportamentais e os eventos históricos sociais e climáticos foram o ponto inicial para isso acontecer. Então é importante as empresas saberem o que esses novos talentos pensam e como agem no âmbito profissional.
Panorama da geração z no mercado de trabalho
As empresas, na hora de realizar um recrutamento interno, precisam ser adaptáveis e mutáveis para seguir as tendências e comportamentos que surgem. Até porque, com a geração z no mercado de trabalho, os impactos de mudanças são grandes.
O que é a gen z
Essa geração agrupa as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, sendo o maior grupo populacional atualmente. Por isso, aqueles que nasceram no início dessa geração, já estão fazendo parte das equipes corporativas.
Eles conseguiram impactar a cultura organizacional, a estrutura e os processos das empresas. Isso é decorrência dos comportamentos, que são diferentes de tudo que havia antes no ambiente de trabalho.
É a geração mais ágil, energética, com rápida absorção e aprendizado que já existiu, além de ser hiperconectada. Sendo assim, o futuro da geração z no mercado de trabalho tende a refletir essas características.
Dados sobre essa geração
O que chama a atenção quando olhamos as influências da geração z no mercado de trabalho é a mudança de comportamento sobre o ambiente corporativo ideal. Segundo o estudo da Gente Globo, para 26% e 20%, o co-working e o home office são as grandes preferências. Já 16% deles gostam mais do escritório, e 38% deles não sabem qual das opções escolher.
Já quando o assunto é motivos para escolher uma empresa, o ranking aparece oportunidade de desenvolvimento como a principal razão, com 34%. Em seguida, a importância salarial e os propósitos da empresa ficam empatados, com 28% cada.
Isso mostra como a valorização profissional e a cultura organizacional é essencial para eles. Então, na hora de criar uma vaga na sua empresa, faça um job description que mostre todos os benefícios e valores da empresa.
Não à toa, a expectativa que a geração z tem sobre as empresas é, primeiramente, a atenção e cuidado com a saúde física e mental deles. Além disso, outros tópicos aparecem com destaque, como ter tempo livre e trabalhar remotamente. Por isso, levar esses diferenciais para a sua empresa pode ser valioso.
Além disso, a mentoria aparece em alta nos interesses dessa geração. Sendo assim, conforme o Gente Globo, 96% dela acredita que um bom líder é aquele que busca o desenvolvimento da sua equipe e compartilha conhecimento. Então, na hora de contratar esses talentos, é importante também treinar seus líderes.
Características geração z: entenda as principais
Como foi dito, essa geração tende a ser rápida e agitada, por isso prezam por tempo livre e horários flexíveis, além do imediatismo. Eles também são muito independentes, então se a empresa apresenta uma hierarquia horizontal, será muito bem vista.
A geração z costuma ser muito produtiva e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Além disso, conseguem improvisar e lidar com dificuldades com mais tranquilidade. As questões sociais e ambientais são muito importantes para eles, já que a diversidade, inclusão e o consumo sustentável são pautas que eles defendem.
Algumas outras características dessa geração, são:
- boa atuação nos trabalhos em grupo;
- visam o empreendedorismo;
- possuem tendência de liderança;
- são desapegados e individualistas;
- nômades digitais;
- muito interativos;
- apresentam uma comunicação virtual;
- absorvem múltiplas informações;
- são criativos.
Então, se você quer se relacionar bem com essa geração e atraí-las para a sua instituição, preze pela transparência, uma boa cultura e política organizacional. Além disso, também treine seus líderes para realizarem uma gestão mais humanizada e pessoal. Isso dará confiança e motivação para a geração z.
De que forma é possível se adaptar a essa nova geração em uma empresa
Se uma empresa quer ter um headhunter e se destacar para a geração z no mercado de trabalho, é primordial que invista em tecnologia. Essas pessoas nasceram conectadas a internet, e é por isso que sua cultura é totalmente online. Então, buscar meios tecnológicos para implementar no ambiente corporativo, atrairá esses talentos. Exemplos para isso, são:
Comunicação dinâmica
As redes sociais são uma extensão da geração z. É basicamente eles que ditam as tendências e os temas que surgem nas plataformas. Sem eles, muitos movimentos que aconteceram nos últimos anos não existiriam.
Por isso, ter uma comunicação objetiva, visual e interativa fará com que eles se sintam mais à vontade em uma entrevista. Mensagens de texto ou vídeos rápidos podem fazer parte do dia a dia da empresa. E, além disso, fóruns de discussões para dar opiniões sobre determinados trabalhos também são bem vindos.
Mais flexibilidade de horário
A juventude prioriza tempo livre e seus picos de momentos produtivos. Por isso, implementar uma cultura organizacional que ofereça horários flexíveis através do trabalho remoto pode ser uma excelente solução para eles.
Para a gen z, é importante não impor ou obrigá-los a seguir regras que não são necessárias. A liberdade fará com que produzam com mais motivação, organização e dedicação.
Inovação
A hiper-conexão da geração z faz com que eles busquem sempre por inovações e ideias tecnológicas criativas. Então estimular a participação deles na hora de dar soluções inovadoras é uma excelente estratégia.
Além disso, busque manter sua empresa atualizada e por dentro das tendências de ferramentas de trabalho. Isso fará com que a geração z fique mais realizada e confortável, já que eles gostam de descobrir coisas novas.
Implementar essas ações para adaptar sua empresa a geração z no mercado de trabalho fará a sua empresa se conectar com maior facilidade aos profissionais do futuro. Isso resultará em uma corporação avançada, atualizada, tecnológica e criativa.
Mas, além dessas mudanças, é preciso também oferecer bons benefícios para atrair os novos talentos. Por exemplo, dar um vale-alimentação que possa ser usado tanto no presencial quanto no delivery é um grande diferencial.
Por isso, conheça os benefícios que o iFood leva para a sua empresa, e agrade não só a geração z, mas todos os seus colaboradores. Para saber mais do vale-alimentação do iFood, clique aqui!
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