Flexibilidade no trabalho: saiba quais são as vantagens e como tornar sua empresa flexível

criado em 4 de Maio de 2023

última atualização 28 de Setembro de 2023

O trabalho tradicional tem como principal característica a carga horária rígida e presencial. No entanto, o mundo mudou e as organizações têm se preocupado cada vez mais com o modelo de carga horária de trabalho. Hoje, vemos empresas que oferecem mais flexibilidade no trabalho para os colaboradores. 

Mas, afinal, você sabe o que é a flexibilidade no trabalho e quais são seus benefícios? 

Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos um guia completo sobre o assunto. Nele, você aprenderá como funciona uma rotina flexível de trabalho, quais os tipos de flexibilidade e como escolher o tipo ideal. Também mostraremos quais as vantagens de uma empresa ser flexível. 

Siga com a leitura e entenda tudo! 

Índice:

O que é flexibilidade no trabalho?

Itens que compõe a flexibilidade no trabalho.
Saiba tudo o que faz parte de um trabalho flexível.

 

A flexibilidade no trabalho nada mais é que uma negociação de horário de trabalho feita entre o gestor e o colaborador. As duas partes entram em comum acordo e decidem quando, onde e como o trabalho será realizado. 

Atualmente, podemos considerar a flexibilidade de trabalho como uma boa alternativa para melhorar as relações trabalhistas. O gestor faz acordos com o colaborador para que as necessidades individuais desse profissional e da organização sejam atendidas.

A intenção é que a carga horária de trabalho seja vantajosa tanto para quem emprega quanto para quem produz. 

A flexibilização dá mais autonomia aos colaboradores com relação a sua carga horária semanal e as metas de produção. Assim, os funcionários têm mais tempo para cuidar da família e de outros assuntos pessoais, tendo equilíbrio entre a vida profissional e privada. 

Além disso, o empregador conta com colaboradores mais motivados, isso influencia diretamente na produtividade durante a realização das tarefas e, consequentemente, traz mais resultados positivos para a companhia.

Qual a importância da Flexibilidade no Trabalho?

A flexibilidade na jornada de trabalho é importante para diversos aspectos, como a manutenção da saúde mental. Quando o profissional é responsável por organizar a sua própria rotina, conseguindo conciliar melhor momentos de lazer e descanso com tarefas corporativas.

Além disso, é possível aumentar a produtividade, já que o colaborador pode trabalhar em horários que ele se sinta mais produtivo e eficiente.

Em 2019, um estudo realizado pelo International Workplace Group (IWG) ouviu 15 mil pessoas em mais de 100 países, incluindo o Brasil, sobre a flexibilidade no trabalho. Segundo os dados, 83% dos entrevistados acreditam que os tipos de jornada de trabalho são fatores decisivos na hora de aceitar um emprego

A pesquisa revelou, ainda, que 85% dos entrevistados acham que o aumento na produtividade tem a ver com um horário de trabalho diferenciado

Conheça os diferentes tipos de flexibilidade

Confira os tipos de flexibilidade no trabalho que você pode sugerir para sua empresa:

Fixa variável 

Nesse modelo de carga horária de trabalho, a empresa é quem sugere os turnos e o colaborador é quem escolhe qual é mais adequado para sua realidade.

Variável 

Nessa carga horária é o colaborador quem definirá o seu horário de entrada e saída. No entanto, ele terá que cumprir sempre a mesma carga. Afinal de contas, foi ele quem escolheu a melhor rotina de acordo com as suas necessidades.

Livre 

Na carga horária livre, o colaborador não tem um horário fixo para entrar e sair. Ele só terá que cumprir o que a empresa determinar diariamente ou semanalmente. 

Confira as principais vantagens de uma empresa flexível

Uma empresa flexível acolhe os funcionários e preza pelo bem-estar de todos. Ela garante diversos benefícios aos colaboradores e às empresas também. Veja as principais: 

Melhora a imagem da marca 

Quando a empresa adota políticas flexíveis, ela mostra que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Também demonstra o seu comprometimento em colaborar para que eles alcancem o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional

O resultado desse trabalho é uma empresa com imagem positiva no mercado.  

Retém talentos 

Sabe aquele colaborador que você não quer perder de jeito nenhum? Se a empresa adota a flexibilidade no trabalho ela tem mais chance de reter talentos, pois oferece aos colaboradores a possibilidade de um horário de trabalho diferenciado.

Além disso, uma empresa flexível também garante diversos outros benefícios, o que motiva muito mais os colaboradores. Isso tudo atrai e retém os melhores talentos, pois ninguém irá querer trabalhar em outras empresas concorrentes.

Satisfação dos funcionários

O colaborador tem diversos benefícios e a liberdade para escolher o seu horário de trabalho e conciliar as suas obrigações profissionais com a sua vida pessoal. Isso gera mais satisfação, pois o funcionário sabe que poderá passar mais tempo com seus amigos, família, ter lazer e atividade física.

Além disso, ele sente que é valorizado pela empresa.

Reduz os custos 

Quer um exemplo de redução de custos? O home office. A empresa poderá economizar os gastos com:

  • material de escritório;
  • água;
  • eletricidade;
  • telefone;
  • transporte do colaborador.

Aumento da produtividade

E por último, você terá o aumento da produtividade. Ela é uma consequência da flexibilidade no trabalho, pois funcionários felizes com a rotina tendem a se dedicar cada vez mais às suas atividades profissionais.

Além disso, aqueles que fazem os seus próprios horários evitam a perda de tempo e o desgaste emocional no trânsito. Eles também se comprometem melhor com a entrega dos resultados e isso impacta positivamente na produtividade. 

Saiba como desenvolver a flexibilidade na empresa

Veja o que fazer para oferecer uma carga horária diferenciada para os colaboradores da sua empresa:

Adote novas estratégias

É importante que a empresa adote novas estratégias e ações para que o colaborador consiga dar conta do seu trabalho. 

Não insista em conversar com o funcionário apenas sobre uma carga horária: é importante fazer a gestão de tempo e do fluxo de trabalho para que ele atenda o que a organização espera. 

Ao adotar novas ações, você ajudará o seu colaborador para que ele consiga desempenhar um bom trabalho na organização e ainda fazer o que deseja. 

Desenvolva a resiliência 

A resiliência é a capacidade das pessoas de compreender e ultrapassar as dificuldades pelas quais passam. Isso serve tanto para você quanto para o próprio colaborador.

Com isso, você busca o aprendizado e não se deixa abater. Pelo contrário, consegue seguir em frente e sabe que algo positivo poderá surgir em sua jornada. 

A dica para você aplicar a flexibilidade no trabalho é não se apegar aos problemas. Busque o crescimento profissional e encontre mecanismos para transformar as dificuldades a seu favor

Receba feedbacks dos colaboradores 

Essa é outra dica para você aplicar a flexibilidade no trabalho. Os colaboradores podem ajudar a empresa a definir o melhor horário de trabalho.

Converse com eles, anote as sugestões e reclamações e estude a melhor maneira para ajudá-los de forma que não prejudique o trabalho dentro da organização. 

Quando escutamos as pessoas ao nosso redor, vemos algo que talvez não conseguiríamos enxergar. Portanto, o feedback do colaborador servirá para você implementar melhorias através de um olhar externo e efetivo. 

Você escuta os colaboradores e extrai das sugestões o que é importante para aplicar a flexibilidade no trabalho. 

Estude e promova estudo 

O estudo gera conhecimento. Algumas dicas importantes para promover esse conhecimento são:

Tudo isso ajuda a ver o mundo corporativo com outros olhos e a expandir os horizontes da organização. Além disso, estruturar novos treinamentos, cursos, workshops, palestras e reuniões para os colaboradores permite que eles se capacitem e aprendam sobre diversos assuntos, inclusive produtividade no trabalho flexível.

Com isso, você e os colaboradores saberão como fazer a flexibilidade no trabalho funcionar da melhor maneira possível, gerando diversos benefícios para a empresa.

Faça períodos experimentais com os colaboradores 

Se você percebe que um colaborador rende mais no período da manhã, por exemplo, por que não conversar sobre a flexibilidade no trabalho? Faça testes de produtividade em diferentes horários com os funcionários da empresa.

Veja o que eles acham dessa proposta e fique com eles durante um mês na nova carga horária. Após esse período, converse e veja o que os funcionários acharam. Se eles gostaram e se foi bom para a empresa, adote a nova carga horária de trabalho.

Tenha empatia 

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Como gestor você deve praticar a empatia, pois essa é a melhor maneira de entender o que acontece com seus colaboradores. Pense como seria bom eles terem um equilíbrio entre o profissional e o pessoal. 

Não se esqueça que funcionários felizes e realizados produzem mais e melhor. Assim, irão vestir a camisa da empresa com mais dedicação e orgulho.

Reflita sobre a metodologia de trabalho

Reflita sobre a metodologia de trabalho proposta pela empresa. Veja, também, quais são os deveres que ela impõe aos funcionários. 

Quando paramos e refletimos, conseguimos enxergar se há injustiças cometidas pela organização e que antes não éramos capazes de enxergar se não tivéssemos analisado com calma e precisão. 

Ofereça um plano B ao colaborador 

Às vezes é preciso mudar a rota para que o colaborador atinja o resultado esperado. Isso não é ruim, pois há vários caminhos a seguir. Portanto, mostre ao funcionário um plano B, para que ele escolha e adeque a realidade da sua vida pessoal com a da organização. 

Como você viu nesse guia, a flexibilidade no trabalho gera muitos benefícios para a organização e, portanto, vale a pena adotá-la. Afinal, inovar nos processos garante que você tenha colaboradores satisfeitos e talentosos no quadro de funcionários da sua empresa.

Quer ler mais conteúdos como esse? No blog do iFood Benefícios você tem sempre conteúdos que ajudam na gestão das organizações e muita novidade com relação ao mercado corporativo. Acesse nossos conteúdos e fique por dentro de tudo sobre benefícios flexíveis para sua empresa!  

Aproveite também para conhecer o vale-refeição e o vale-alimentação do iFood para sua empresa!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida