Feedforward: alcance melhorias para a empresa com essa metodologia

criado em 27 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

O feedforward é um conceito usado no meio empresarial para aprimoramento de perfis profissionais e, consequentemente, de processos e resultados. Ele foca em comportamentos futuros, ao invés de passados, como é o caso com o feedback.

Esse método de desenvolvimento profissional permite uma troca ampla entre funcionários e gestores. Assim, aumentam-se as chances de uma equipe motivada, satisfeita e produtiva. Na outra ponta dessa relação está o crescimento da própria empresa.

Como qualquer técnica, é preciso saber como aplicar o feedforward da melhor maneira. Que tal aprender agora mesmo a usar essa nova metodologia no seu ambiente de trabalho? Continue a leitura!

Índice:

O que é feedforward?

Homem mostrando os resultados de um gráfico de colunas na tela do notebook.
Descubra o que é feedforward e sua importância para o crescimento de uma empresa.

Feedforward é um método de gestão de pessoas que faz um contraponto ao feedback, trazendo melhorias através do olhar para o futuro.

No mercado de trabalho, isso significa prevenção de erros e falhas. No âmbito humano, ganha-se também o sentido de melhoria pessoal, uma vez que a proposta é avaliar cenários e entender o que seria ou não aceitável em cada situação.

A procura por “feedforward significado” nos mecanismos de busca está se tornando cada vez mais extensa, conforme mais pessoas percebem o impacto que essa ferramenta pode ter na organização. A resposta é simples, mas a aplicação vai muito além.

Feedback X Feedforward: qual a diferença?

Homem e mulher sentados conservando num ambiente corporativo.
Acompanhe as melhores dicas para realizar um feedforward de qualidade.

Apesar do antagonismo nos significados, o feedback e feedforward não são mutuamente excludentes. Na verdade, o ideal é que os dois sejam utilizados regularmente na empresa.

A grande diferença entre eles é a abordagem. Alguns assuntos podem ser direcionados a partir de qualquer um dos métodos, enquanto outros só fazem sentido com um ou outro. 

Por exemplo, se um colaborador faz uma apresentação com algumas falhas de layout, há duas formas de conversar com ele sobre isso. Através do feedback, o líder apontaria os erros na apresentação. 

Com o feedforward, ele poderia sugerir melhorias — lembrando que sugestão é a palavra-chave! — com base na apresentação, mas sem necessariamente indicá-la como um erro. Só é preciso tomar cuidado para que essa abordagem não pareça um feedback disfarçado.

Em outros casos, a escolha mais acertada depende das variáveis. Se alguém comete uma falha pontual, o feedback será essencial para explicar o que aconteceu. Por outro lado, se há o desejo de mudança comportamental, sem que exista um ponto específico de atenção, o feedforward oferecerá o brainstorm necessário.

Saiba como funciona o Feedforward!

O Feedforward pode ser usado negativa e positivamente. Ele não existe apenas para corrigir falhas, mas também para demonstrar reconhecimento. 

Como sua intenção é traçar planos de ação para o futuro, o Feedforward funciona como um alinhamento de expectativas e serve para estipular metas a serem alcançadas. O olhar direcionado para melhorias traz mais leveza para a conversa, já que não há julgamentos sobre o que passou.

Dessa forma, podemos dizer que a Feedforward nada mais é que uma estratégia de engajamento e motivação, ajudando no clima organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores.

Características e importância do Feedforward

Homem escrevendo na lousa e um grupo de pessoas observando.

Cada característica traz um aspecto essencial da técnica. As principais características do feedforward são:

  • Tom de diálogo;
  • Autoavaliação;
  • Autoconhecimento;
  • Objetividade;
  • Plano de ação;
  • Incentivo.

A objetividade e o tom são os aspectos mais importantes do feedforward para criar uma cultura amigável na empresa. Toda a equipe tem muito a ganhar a partir dessas práticas.

Por mais importante que o feedback seja, ele traz consigo um posicionamento defensivo do colaborador quase que automaticamente. Se não for feito com bastante cuidado, pode dar a impressão errada e parecer um ataque pessoal. Nem precisamos dizer quantos conflitos poderiam ser evitados, não é?

No feedforward, o próprio conceito permite uma aproximação mais suave, sem que surjam acusações escondidas nas palavras. 

O conjunto dessas práticas e habilidades forma o princípio da metodologia. É importante ressaltar que o próprio colaborador tem grande responsabilidade no processo, visto que ele é o agente fundamental que deve analisar e compreender as possíveis melhorias em seu comportamento.

Dessa forma, o gestor apenas orienta, restando ao colaborador encontrar o melhor trajeto para seu aprimoramento pessoal. Esse processo de orientação pode, ainda, estreitar bastante os laços. 

As vantagens de se aplicar essa metodologia

Além das relações na equipe, o feedforward tem o poder de ajudar no desempenho. Conforme os processos são aperfeiçoados e os profissionais se sentem mais motivados, a roda da produtividade passa a girar mais rápido naturalmente. 

Os erros não são mais apontados apenas quando acontecem, mas conseguem ser prevenidos e, muitas vezes, evitados. O que faz maravilhas para a empresa, seja aumentando a agilidade, seja reduzindo custos.

Dicas para realizar um bom feedforward

Duas mãos fazendo sinal de negativo e duas mãos fazendo sinal de positivo.
O feedback trata do passado e o feedforward do futuro.

Esta é uma ferramenta de comunicação. Por isso, sua aplicação está inteiramente vinculada ao modo como colaboradores e gestores se relacionam.

O método começa e termina com perguntas. As duas partes, principalmente a que receberá o feedforward, deve estar aberta para receber sugestões e interpretá-las de modo a inseri-las em sua vida. 

Do outro lado, a pessoa que dá o feedforward deve ter em mente as limitações do que está sendo abordado. A ideia é a melhoria, o que deve partir de uma base já existente e mirar em um objetivo realista.

Portanto, o primeiro passo é entender qual é esse objetivo:

1. Foque no futuro

Imagine uma situação hipotética: um colaborador de um restaurante poderia ser mais solícito com os clientes. Para isso, ele e seus gestores conversam sobre o que pode ser feito para que a relação com o público seja melhor. Eles debatem como as coisas estão atualmente e encontram brechas de comportamentos que podem ser alterados.

Veja que a conversa já iniciou com um olhar adiante. Os gestores não afirmaram que o modo como o colaborador trabalhou era inadequado, nem falaram dos erros que ele cometeu anteriormente. Ao invés disso, a troca foi de ideias para os próximos passos.

2. Faça perguntas reflexivas

Com uma meta em mente, você deve elaborar perguntas que façam com que a conversa se desenrole e o profissional trace rotas próprias. Chegar a um consenso depende dos dois e quem mais precisa entender é ele.

Confira algumas questões que podem ser levantadas dentro do nosso exemplo:

  • Como você sente que está sua relação com os consumidores?
  • Você sente necessidade ou vontade de aprimorá-la?
  • Se trabalharmos para essa melhoria, como você acha que seria seu futuro na empresa? E na sua carreira?
  • Como você poderia iniciar um processo de mudança?

3. Mostre o caminho

Quem dá o feedforward tem mais um trabalho: o de sugerir.

Todo gestor tem o papel de orientar a equipe e aqui não é diferente. Com o bate-papo tomando forma, não será tão difícil pensar em soluções e pequenos ajustes, principalmente se o funcionário estiver engajado. 

Ele pode, inclusive, dar ótimas sugestões. Mas a pessoa primariamente responsável por isso é você. A conversa não pode terminar sem algumas dicas e orientações, ou terá sido improdutiva.

Outras boas dicas para um feedforward produtivo são:

  • Demonstrar apoio durante a jornada do profissional;
  • Pensar em como será feito o monitoramento dele dali para frente;
  • Deixar claro que você acredita e confia no potencial dele para alcançar o objetivo.

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O iFood Card faz todo o sentido com motivação para o funcionário. Não só é um sinal de reconhecimento, mas de confiança que os pontos debatidos serão trabalhados. Ou seja, a pessoa sai da reunião com grandes ideias para o futuro e ainda recebe um mimo para comprovar que as ideias são boas mesmo!

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