Qual é o diferencial que sua empresa oferece para os profissionais? Com essa resposta, é possível atrair novos talentos e reter os colaboradores qualificados que já fazem parte do seu time. Uma maneira de realizar esse feito é através do EVP. 

O Employee Value Proposition, ou EVP, foca em dar aos funcionários um bem-estar, conforto e benefícios que geram produtividade e engajamento da equipe. Entenda mais sobre essa estratégia neste artigo!. 

O que é o EVP? 

Employee Value Proposition é um conjunto de estratégias que envolvem os valores da sua empresa e dão um diferencial único a ela. O intuito é captar profissionais que possuem o mesmo interesse e cultura que a sua organização. Assim, é possível realizar contratações mais assertivas e diminuir o turnover. 

Algumas ações que você pode implementar na sua empresa, e assim colocar em prática o EVP, são:

  • benefícios de férias prolongadas, plano de saúde, horário flexível, vale-alimentação diferenciado e vale-cultura
  • política de promoções, salários e comissões; 
  • cursos de aperfeiçoamento, treinamentos opcionais, plano de carreira, acompanhamento de desenvolvimento e práticas de feedbacks; 
  • cultura organizacional com propósitos, planos, objetivos e relacionamento entre as equipes. 

Com essas estratégias, é possível melhorar o nível de satisfação dos funcionários. Isso faz com que eles melhorem sua produtividade, empenho, comprometimento, competitividade e motivação. Pois, quando o colaborador se sente reconhecido, ele passa a se sentir pertencente a empresa, querendo contribuir com bons resultados. 

Assim, com uma equipe realizada, consequentemente haverá uma elevação no respeito e reputação da sua empresa no mercado. Dessa forma, há atração de novos talentos, fazendo com que eles se candidatem para fazer parte do time. Por isso, de acordo com o crescimento da empresa, é possível também ir evoluindo o EVP. 

Você mantém o DNA da corporação atualizado, mantendo uma constante melhora no ambiente de trabalho e diferenciando sua empresa do mercado. Mas, para isso acontecer, a equipe de RH e os líderes precisam acompanhar de perto seus colaboradores para saber quais são as expectativas de trabalho deles. 

Porque é tão importante construir um EVP?

Quando se implementa um EVP de qualidade, seus funcionários não serão apenas pessoas que se candidataram para a primeira vaga de trabalho que encontraram. Sua equipe será composta de profissionais que acreditam no potencial da corporação, por isso investem seu trabalho para fazê-la crescer. 

É importante investir em um setor de RH e em líderes de qualidade, para que assim haja uma gestão de pessoas interligada aos valores da empresa, elevando o Employee Value Proposition. Dessa maneira, você terá os seguintes benefícios e vantagens para a sua corporação: 

Cultura organizacional

A cultura organizacional é responsável pela reputação da sua empresa no mercado e entre os funcionários. Com a ajuda do EVP, você consegue melhorar a cultura organizacional, e assim crescer competitivamente. A sua empresa fica em evidência, atraindo talentos e mantendo profissionais qualificados no seu time. 

Clima organizacional

Ter uma cultura de feedbacks positivos, um plano de soluções para possíveis problemas e um ambiente corporativo acolhedor coopera para se ter um bom clima organizacional. Trabalhar esses pontos na sua empresa oferece, consequentemente, uma melhor satisfação ao colaborador e uma maior qualidade e produtividade nas tarefas.

O EPV visa, principalmente, mudar e melhorar a organização da sua empresa. Por isso, suas ações estão relacionadas com a comunicação e avaliação dos funcionários. Assim, se tem um relacionamento transparente e de acolhimento, unindo seu time e elevando a eficiência do trabalho. 

Como gerar um bom EVP?

Para realizar a construção de um bom EVP, é necessário colocar em prática o processo de identificação, planejamento, melhorias e comunicação interna. Tudo isso precisa estar precisamente interligado com os valores da sua empresa. 

Dessa forma, há coerência entre a teoria e a prática no dia a dia de trabalho, trazendo para a empresa todas as vantagens abordadas anteriormente. E para implementar essas estratégias, você pode seguir o seguinte passo a passo: 

Conheça suas fraquezas

O Employee Value Proposition para ser bem-sucedido, precisa começar com a identificação das fraquezas existentes na sua empresa. Uma maneira de realizar isso é fazendo uma pesquisa com seus funcionários. 

Assim, você fica sabendo quais são as dificuldades que eles encontram no dia a dia. Limitação no transporte, falta de restaurantes na região, excesso de pressão ou horas extras. Tudo isso podem ser fraquezas e, ao descobri-las, você sabe o caminho para solucioná-las. 

Mudanças de clima e cultura

Com as informações que os seus funcionários forneceram, agora é possível fazer as melhorias organizacionais da sua empresa. Ou seja, não basta apenas oferecer um bom recurso financeiro para os profissionais, também é importante dar recompensas emocionais e experiências construtivas. 

Tenha um plano de carreira, acompanhamento psicológico, cultura de feedbacks, flexibilização de horários, além de uma boa relação entre os líderes e suas equipes. Essas são algumas ações que fazem o EVP agregar realmente o valor que sua empresa merece. 

Saiba o que os concorrentes estão fazendo

Agora que você já organizou sua estrutura interna, chegou a hora de compreender seus concorrentes. Essa é uma tarefa importante para o EVP de qualidade, pois é aqui que você descobre de fato quais são os diferenciais que você possui no mercado. 

Veja quais são os benefícios que eles oferecem, qual o motivo que os profissionais procuram se candidatar, e quanto eles destinam para cada vantagem. Você precisa descobrir essas respostas para conseguir comparar e analisar maneiras de melhorar e construir seu Employee Value Proposition

Avaliação dos profissionais

Por último, mas não menos importante, deve-se traçar o perfil desejado dos seus profissionais. Isso ajudará a manter o fit cultural, além de contratar colaboradores que possuam características comportamentais equivalentes com a vaga. 

Você pode realizar um questionário feito pelo RH, tanto para seus funcionários como para os talentos que se candidatam. Assim, sua equipe se manterá fiel aos valores da empresa, vendo o real benefício do Employee Value Proposition, e participando motivadamente do trabalho. 

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Por: Larissa Trento Oliveira

Formada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo, Larissa é BP no iFood há dois anos e tem paixão por trazer impacto diretamente no desenvolvimento de pessoas com sua profissão e, como consequência, agregar valor para o business. Mãe de pet de carteirinha, é amante de corrida e exercícios físicos, principalmente quando envolve passear com o Zeca, seu border collie. Larissa já atuou como BP do time iFood Colômbia, México, iFood Shop, Marketing e agora atua como ponto focal do RH para crescimento do iFood Benefícios.

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