EVP: saiba como se tornar uma empresa de referência no mercado!

criado em 28 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Leia em 7 min

Qual é o diferencial que sua empresa oferece para os profissionais? Com essa resposta, é possível atrair novos talentos e reter os colaboradores qualificados que já fazem parte do seu time. Uma maneira de realizar esse feito é através do EVP

O Employee Value Proposition, ou EVP, foca em dar aos funcionários um bem-estar, conforto e benefícios que geram produtividade e engajamento da equipe. Entenda mais sobre essa estratégia neste artigo!

Índice:

O que significa EVP?

Employee Value Proposition, traduzido como “proposta de valor para o colaborador”, é um conjunto de estratégias que envolvem os valores da sua empresa e dão um diferencial único a ela. O intuito é captar profissionais que possuem o mesmo interesse e cultura que a sua organização. Assim, é possível realizar contratações mais assertivas e diminuir o turnover. 

Algumas ações que você pode implementar na sua empresa, e assim colocar em prática o EVP, são:

  • benefícios de férias prolongadas, plano de saúde, horário flexível, vale-alimentação diferenciado e vale-cultura
  • política de promoções, salários e comissões; 
  • cursos de aperfeiçoamento, treinamentos opcionais, plano de carreira, acompanhamento de desenvolvimento e práticas de feedbacks; 
  • cultura organizacional com propósitos, planos, objetivos e relacionamento entre as equipes. 

Com essas estratégias, é possível melhorar o nível de satisfação dos funcionários. Isso faz com que eles melhorem sua produtividade, empenho, comprometimento, competitividade e motivação. Pois, quando o colaborador se sente reconhecido, ele passa a se sentir pertencente a empresa, querendo contribuir com bons resultados. 

Employee Value Proposition (EVP) e Employer Branding: há alguma ligação?

Podemos dizer que o EVP faz parte da estratégia de Employer Branding. Isso porque o EVP é um conjunto de benefícios que a empresa oferece para se tornar competitiva no mercado e reter talentos. 

Já o Employer Branding é o conceito de “marca empregadora”, que reúne várias características que uma marca tem para ser atrativa para os profissionais. Dessa forma, o EVP entra como uma dessas características, sendo um fator decisivo para que os colaboradores decidam recusar outras ofertas de emprego para continuar em sua posição atual.

Qual a importância do EVP para a empresa?

Quando se implementa um EVP de qualidade, seus funcionários não serão apenas pessoas que se candidataram para a primeira vaga de trabalho que encontraram. Sua equipe será composta de profissionais que acreditam no potencial da corporação, por isso investem seu trabalho para fazê-la crescer. 

Assim, com uma equipe realizada, consequentemente haverá uma elevação no respeito e reputação da sua empresa no mercado. 

Dessa forma, é importante investir em um setor de RH e em líderes de qualidade, para que assim haja uma gestão de pessoas interligada aos valores da empresa, elevando o Employee Value Proposition

Você mantém o DNA da corporação atualizado, mantendo uma constante melhora no ambiente de trabalho e diferenciando sua empresa do mercado. Mas, para isso acontecer, a equipe de RH e os líderes precisam acompanhar de perto seus colaboradores para saber quais são as expectativas de trabalho deles. 

Conheça os benefícios de se trabalhar o EVP nas empresas

Saiba o que a sua empresa ganha ao desenvolver uma boa estratégia de EVP!

Atração de candidatos mais qualificados

É importante traçar o perfil desejado dos seus profissionais para contratar colaboradores que possuam características comportamentais equivalentes com a vaga. 

Com o apoio do EVP, será possível ter candidatos mais alinhados com o que a empresa busca, já que este é um grande diferencial para muitos profissionais.

Auxilia na retenção de talentos

Mais importante que atrair é saber também reter talentos. O EVP é excelente para atingir esse objetivo, diminuindo o turnover e aumentando o nível de satisfação e de engajamento dos colaboradores atuais.

Melhora o fit cultural

Ao implementar o EVP, será um processo natural de manter colaboradores que estejam alinhados com a cultura da empresa e admitir novos talentos que também estejam nesse mesmo patamar. Assim, as chances de construir um time unido e colaborativo aumentam.

Cria uma marca mais engajada e forte no mercado

A cultura organizacional é responsável pela reputação da sua empresa no mercado e entre os funcionários. Com a ajuda do EVP, você consegue melhorar a cultura organizacional, e assim crescer competitivamente. A sua empresa fica em evidência, atraindo talentos e mantendo profissionais qualificados no seu time. 

Em que se baseia uma estratégia de EVP?

Afinal, qual é a composição de uma estratégia de Employee Value Proposition? Confira a seguir os principais itens.

Benefícios (monetários e não monetários)

Ter um bom pacote de benefícios é essencial para uma empresa se tornar competitiva no mercado. Atualmente as corporações buscam mesclar benefícios monetários, ou seja, vales refeição, alimentação e transporte, auxílio home office, auxílio creche, plano de saúde e mais, com benefícios não monetários. Esse segundo diz respeito à licenças maternidade e paternidade estendidas, day off no aniversário, ginástica laboral, entre outros.

Plano de carreira para os colaboradores

Bons profissionais prezam por empresas que possuam um plano de carreira consolidado. Isso porque o colaborador se sente valorizado e sabe que terá espaço para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Bom clima organizacional

Ter uma cultura de feedbacks positivos, um plano de soluções para possíveis problemas e um ambiente corporativo acolhedor coopera para se ter um bom clima organizacional. Trabalhar esses pontos na sua empresa oferece, consequentemente, uma melhor satisfação ao colaborador e uma maior qualidade e produtividade nas tarefas.

Engajamento entre as equipes

O EPV visa, principalmente, mudar e melhorar a organização da sua empresa. Por isso, suas ações estão relacionadas com a comunicação e avaliação dos funcionários. Assim, é possível ter um relacionamento transparente e de acolhimento, unindo seu time e elevando a eficiência do trabalho.

Como criar o EVP para a empresa

Para realizar a construção de um bom EVP, é necessário colocar em prática o processo de identificação, planejamento, melhorias e comunicação interna. Tudo isso precisa estar precisamente interligado com os valores da sua empresa. 

Dessa forma, há coerência entre a teoria e a prática no dia a dia de trabalho, trazendo para a empresa todas as vantagens abordadas anteriormente. E para implementar essas estratégias, você pode seguir o seguinte passo a passo: 

Faça perguntas relevantes sobre a empresa aos funcionários

O Employee Value Proposition para ser bem-sucedido, precisa começar com a identificação das fraquezas existentes na sua empresa. Uma maneira de realizar isso é fazendo uma pesquisa com seus funcionários. 

Assim, você fica sabendo quais são as dificuldades que eles encontram no dia a dia. Limitação no transporte, falta de restaurantes na região, excesso de pressão ou horas extras. Tudo isso podem ser fraquezas e, ao descobri-las, você sabe o caminho para solucioná-las. 

Alinhe uma boa estratégia

Diante dos pontos fracos e fortes, é possível traçar um plano de ação para melhorar o cenário ou realizar upgrades nos benefícios oferecidos. O time de RH será o principal responsável por estruturar e colocar em prática essa estratégia.

Faça melhorias organizacionais

Com as informações que os seus funcionários forneceram, agora é possível fazer as melhorias organizacionais da sua empresa. Ou seja, não basta apenas oferecer um bom recurso financeiro para os profissionais, também é importante dar recompensas emocionais e experiências construtivas

Tenha um plano de carreira, acompanhamento psicológico, cultura de feedbacks, flexibilização de horários, além de uma boa relação entre os líderes e suas equipes. Essas são algumas ações que fazem o EVP agregar realmente o valor que sua empresa merece. 

Estude o mercado e seus concorrentes

Agora que você já organizou sua estrutura interna, chegou a hora de compreender seus concorrentes. Essa é uma tarefa importante para o EVP de qualidade, pois é aqui que você descobre de fato quais são os diferenciais que você possui no mercado. 

Veja quais são os benefícios que eles oferecem, qual o motivo que os profissionais procuram se candidatar, e quanto eles destinam para cada vantagem. Você precisa descobrir essas respostas para conseguir comparar e analisar maneiras de melhorar e construir seu Employee Value Proposition

Um grande case de sucesso é o da empresa Nubank, que rapidamente se tornou um lugar referência para se trabalhar. Isso porque a construção da sua marca empregadora se deu em diversos pontos, desde a sua missão e valores, até os programas de diversidade e inclusão. Além disso, foi uma das primeiras empresas a implementar a licença paternidade de 120 dias para seus colaboradores.

Quer conhecer o benefício do iFood e construir um EVP de qualidade na sua empresa? Com ele, você consegue trazer o diferencial de um vale-alimentação diversificado, que não se limita apenas a alguns restaurantes. Veja quais são as vantagens de incluir os benefícios do iFood clicando aqui!

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