Você sabe o que é eneagrama? Se você pensou na figura geométrica, a resposta está certa. Mas, ela ainda pode ir além: o eneagrama é uma técnica de autoconhecimento que pode ajudar a otimizar a gestão de pessoas de uma empresa.

Isto porque esta metodologia ajuda a descobrir detalhes da personalidade e pontos fortes e fracos de desempenho. Assim, é possível trabalhar estes pontos e explorar o potencial pleno de desenvolvimento na vida pessoal e profissional.

Neste sentido, não é difícil supor que esta pode ser uma técnica muito útil para o setor de RH, certo? Por isso, hoje vamos falar sobre o que é eneagrama e como este método pode contribuir para auxiliar pessoas e empresas a conquistarem grandes resultados.

O que é eneagrama?

O eneagrama é um modelo de teste de personalidade. Ou seja, uma metodologia para identificar e descrever características pessoais que indicam traços de personalidade que podem ser observadas no dia a dia.

O modelo do eneagrama realiza esta análise baseado em nove tipos de personalidade:

  • Perfeccionista;
  • Prestativo;
  • Bem-sucedido;
  • Individualista;
  • Observador;
  • Questionador;
  • Sonhador;
  • Confrontador;
  • Pacifista.

A partir desta análise, o eneagrama traz à tona a consciência sobre padrões de comportamento construtivos e destrutivos. Além de ser utilizado para indicar maneiras de trabalhar estes pontos e potencializar o desenvolvimento pessoal. 

Origem

O termo eneagrama vem do grego. Da junção das palavras “ennea”, que significa “nove”, e “grammos”, que significa figura ou desenho.

Os registros já apontam indícios de uso deste modelo para explicar o comportamento humano desde o século IV. Tudo isto influenciado pelos monges do cristianismo na cidade de Alexandria.

No entanto, o eneagrama moderno, mais próximo do que conhecemos hoje, foi elaborado pelo pesquisador boliviano Oscar Ichazo em 1950. À época, Ichazo falou sobre o assunto em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” — ou “Eneágono das fixações do Ego, em tradução literal.

Foi a partir deste momento que o pesquisador começou a ensinar a técnica em workshops de desenvolvimento pessoal. Daí em diante, a abordagem foi atualizada e otimizada até chegar ao RH de grandes empresas.

Teste eneagrama

Apesar de ser uma metodologia conhecida, não se engane: não é qualquer pessoa que sabe o que é eneagrama e como aplicar o método da maneira correta. No geral, esta técnica de análise deve sempre ser orientada por um profissional especializado, como um psicólogo.

Neste sentido, o responsável por guiar o teste deverá fazer uma série de perguntas estratégicas para os indivíduos analisados. Assim, com base na análise das respostas para questões-chave, o profissional conseguirá dizer o tipo de personalidade de cada pessoa.

Com isso, o resultado poderá ser indicado em um mapa — o eneagrama. Esta representação descreve nove emoções humanas. Cada uma delas relacionada a um padrão de comportamento.

Quais são os tipos de personalidade mapeados?

Como vimos na hora de entender o que é eneagrama, esta técnica se baseia em nove tipos base de personalidade humana. Cada uma delas indicando características específicas do indivíduo.

Por isso, é importante conhecer quais são estes tipos base de personalidade para poder reconhecer alguns traços na sua equipe e otimizar a dinâmica de grupo. No geral, eles podem ser resumidos em:

1.Perfeccionista: pessoas perfeccionistas tendem a focar sua atenção nos erros e no que deve ser corrigido;

2. Prestativo: os prestativos geralmente querem ser amados pelos outros. Para isso, buscam ajudar em todas as situações possíveis;

3. Bem-sucedido: pessoas bem-sucedidas são competitivas e desejam o sucesso na vida pessoal e profissional. Elas precisam de reconhecimento e podem sentir medo de fracassar e serem rejeitados;

4. Individualista: os individualistas são introspectivos e mais focados no autoconhecimento e na autocompreensão;

5. Observador: observadores tendem a passar a maior parte do tempo observando e analisando para adquirir mais conhecimento sobre as pessoas e sobre o mundo;

6. Questionador: pessoas questionadoras são céticas, atentas e desconfiadas. Geralmente, elas têm medo do desconhecido e preferem estar preparadas para quaisquer mudanças;

7. Sonhador: os sonhadores estão sempre buscando pela felicidade. São pessoas otimistas e divertidas, prontas para embarcar em novas ideias a qualquer momento;

8. Confrontador: os confrontadores também são chamados de líderes. Eles são motivados pela ação e conseguem confrontar os demais motivando-os a atingir os objetivos do grupo;

9. Pacifista: pessoas pacifistas buscam a união entre o grupo. Por isso, são especialistas em resolver discórdias e conflitos organizacionais.

Eneagrama x Empresas

No contexto empresarial, esta técnica tem sido muito utilizada para otimizar a gestão de pessoas e a seleção de novos talentos. 

Afinal, os gestores podem utilizar esta ferramenta como uma maneira de conhecer os pontos fortes e fracos de personalidade, capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal dos colaboradores ou possíveis colaboradores. 

Assim, este conhecimento pode ser usado para otimizar a delegação de tarefas, fazendo com que as atividades sejam destinadas às pessoas que têm as características para desempenhá-las com o maior aproveitamento possível.

Além de garantir mais eficiência ao processo de seleção, já que os gestores poderão identificar quais candidatos têm maior afinidade com a vaga e com a missão e valores da empresa. O que gera uma grande economia de tempo e custos e índice de incompatibilidade futura.

Por que aplicar no seu negócio?

Mesmo para os mais céticos, que não acreditam no potencial desta análise mesmo depois de entender o que é eneagrama, existem dados que comprovam os benefícios desta estratégia para as empresas.

De acordo com o Relatório de Benchmark, publicado pela Enneagram in Business Network (EIBN), empresas que aplicam o eneagrama têm um crescimento expressivo em diversas habilidades. Entre elas:

Comunicação

As principais aplicações do eneagrama na comunicação interna incluem entendimento das diferenças nos estilos de comunicação, otimização da comunicação entre setores e minimização de conflitos baseados nos tipos do Eneagrama.

Clima organizacional

Outro grande benefício do eneagrama é a melhoria da interação entre pessoas dos nove tipos de personalidade. Assim, é possível otimizar o clima organizacional e proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável. 

Tomada de decisões

Além disso, esta aplicação permite que as pessoas tomem decisões mais estratégicas a partir da percepção do eneagrama. 

Tanto os colaboradores, que terão consciência da tendência dos seus padrões comportamentais, quanto os gestores, que poderão alinhar estas características às tarefas da organização.

Dessa forma, entender o que é eneagrama pode ser o primeiro passo para transformar positivamente o ambiente organizacional. Mas, sabe qual pode ser o segundo? Oferecer o iFood Benefícios para seus funcionários.


O iFood Benefícios é o vale-refeição e vale-alimentação do iFood. Com ele, os colaboradores têm mais flexibilidade e modernidade para utilizar este benefício. Clique aqui e conheça mais sobre os benefícios do iFood para a sua empresa!

Gostou? Compartilhe!

Por: iFood Benefícios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.