Em tempos nos quais a valorização dos colaboradores já deveria ser uma  prática bem difundida e aplicada nas empresas, sendo o endomarketing o centro dessa estratégia, pode parecer demagogia tratar sobre a necessidade de proporcionar qualidade de vida no trabalho. 

No entanto, é muito comum vermos empresas que, embora busquem as melhores soluções no atendimento aos clientes e tenham bons produtos, ficam para trás no mercado e perdem credibilidade justamente por não tratarem de forma adequada os seus funcionários. 

Na grande maioria das vezes, as estratégias de endomarketing são a melhor opção para solucionar esse problema

Essa é uma questão de extrema importância, pois é praticamente impossível que uma companhia que não se preocupe com os próprios colaboradores possa, de fato, atingir o sucesso e ter uma boa imagem. 

Os funcionários são a base de qualquer organização, afinal, uma equipe engajada e motivada, além de aumentar a produtividade, faz uma boa divulgação da empresa, atraindo os melhores profissionais para dentro da empresa. Isso se assemelha ao employer branding, conceito que surge com muita força dentro dos departamentos pessoais de uma organização.

O endomarketing é uma estratégia de gestão que visa melhorar a imagem da empresa perante os seus funcionários, aumentando, assim, o engajamento da equipe no ambiente de trabalho. 

Em épocas de trabalho home office torna-se ainda mais importante conservar esse vínculo com a equipe, ajudando a manter todos motivados e produtivos.

Manter a motivação no trabalho em home office com estratégias de endomarketing é essencial para o desenvolvimento e motivação dos colaboradores.

No artigo de hoje vamos falar detalhar essa estratégia que pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das equipes de alta performance que estão trabalhando remotamente. Continue a leitura e aprenda muito mais sobre endomarketing como estratégia de gestão. 

O que é endomarketing e como funciona?

Endomarketing, como o próprio nome sugere, se trata de um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o público interno. Ou seja, ao invés de proporcionar estratégias publicitárias aos possíveis clientes, são os funcionários que são expostos ao marketing da empresa.

O endomarketing é responsável por colaborar na motivação e produtividade do funcionário.

Através do endomarketing é possível analisar o índice de satisfação dos colaboradores e ainda os motivar no ambiente de trabalho. Ademais, essa estratégia também ajuda a diminuir a rotatividade dos funcionários, aumentando a produtividade e atendendo as necessidades de cada perfil. 

O Endomarketing auxilia as empresas a criar e desenvolver uma imagem de lugar agradável para se trabalhar, através de algumas estratégias como comunicação interna eficiente, capacitação das equipes, trocas de experiências e demonstrações de valorização do desempenho pessoal e da equipe como um todo, contribuindo, desta forma para o bom desenvolvimento da marca do empregador.

Qual a importância do endomarketing?

Para saber a importância de investir em ações de Endomarketing, é válido entender de que forma  elas podem impactar os colaboradores da empresa, e consequentemente os seus resultados. 

Para auxiliar na compreensão, trouxemos  alguns exemplos  de consequências positivas que as ações de endomarketing podem trazer para as empresas e seus funcionários:

Colaboradores mais motivados

As ações de endomarketing ajudam a manter a motivação dos funcionários, já que mostram que a empresa está aberta a receber ideias, trabalhando na inclusão das pessoas como parte da organização.

Produtividade otimizada

Com uma equipe motivada e engajada, a produtividade dos colaboradores tende a aumentar significativamente e com isso o lucro da empresa também sobe.

Menor rotatividade de funcionários

A motivação das equipes está relacionada de forma direta a redução da rotatividade de funcionários (turnover) na empresa. 

Atualmente, é cada vez mais comum encontrar profissionais que não baseiam as suas decisões de carreira apenas em salário. O clima organizacional, as oportunidades, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho são tão influentes quanto.

Colaboradores mais comprometidos com a empresa

É importante que os gestores se coloquem no lugar dos colaboradores, pensando em maneiras de fazer com que eles se sintam parte da organização. 

Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam atentas às necessidades e opiniões de seus funcionários, pois eles geralmente têm sugestões de grande valia para melhorar as tarefas da companhia.

Sendo assim, boas ideias de endomarketing impactam de forma direta na lealdade dos colaboradores, pois faz com que eles se sintam comprometidos com a empresa enquanto organização.

Clima organizacional mais agradável e saudável

Estar atento a qualidade de vida no trabalho e bem-estar dos funcionários faz com que bons fluxos de atividades aconteçam. 

É essencial ter uma equipe motivada e proativa.

Afinal, quanto mais produtivos e proativos estão os colaboradores, maiores são as chances que eles têm de se ajustar aos processos com facilidade e precisão.

Trabalho com mais qualidade e bem-estar

Realizar as mesmas atividades dia após dia pode ser bem desgastante e cansativo. 

Por esse motivo, é muito comum que os funcionários deixem esses momentos de fadiga afetarem o seu bem-estar, gerando riscos tanto para a saúde física quanto mental.

No entanto, quando a empresa demonstra preocupação com a saúde dos funcionários, investindo na criação de um ambiente corporativo agradável, assim como em estratégias de endomarketing, é possível haver uma melhora significativa neste âmbito. 

Quais os tipos de Endomarketing?

Embora seja um sinônimo de marketing interno, o endomarketing e suas ações envolvem esforços de diversas áreas na empresa. 

Alguns exemplos são os setores de comunicação, recursos humanos e também a gestão de eventos. Isso faz com que tipos diferentes de endomarketing sejam formados.

Confira agora quais os tipos de endomarketing presentes em uma companhia:

Endomarketing na comunicação

As estratégias de endomarketing interferem diretamente na forma como a empresa recebe e dissemina as informações internamente. Ao ser direcionada para o público interno, a comunicação tende a ser mais objetiva, clara e transparente, valorizando as ideias dos funcionários.

A comunicação entre a equipe é uma ferramenta e estratégia essencial para o bom funcionamento e harmonia do time.

Se por um lado a empresa aumenta a eficácia nos processos de comunicação e divulgação, esclarecendo os porquês de cada atividade que vem a acontecer, por outro, através de canais de comunicação simples qualquer profissional de qualquer nível hierárquico possui abertura para se manifestar. 

Bons exemplos são as caixinhas de sugestões, formulários online anônimos, um canal de ouvidoria.

Endomarketing nos recursos humanos

Está diretamente relacionado à qualidade de vida no trabalho e ao bem-estar dos colaboradores. As equipes atuam de maneira estratégica identificando as necessidades dos colaboradores e buscando soluções efetivas.

Bons exemplos são os programas de valorização e reconhecimento dos funcionários, que incentivam as boas práticas, assim como a construção de planos de carreira sólidos, que funcionam como bons atrativos para os colaboradores.

No que se refere ao capital humano, é preciso pensar além do bônus financeiro, que, embora importante, não é o suficiente para fidelizar um colaborador.

De acordo com Bendassoli, em seu livro Psicologia e Trabalho, a satisfação no trabalho vai muito além dos benefícios financeiros.

Endomarketing em eventos

Neste caso, falamos sobre semanas de integração entre funcionários, eventos internos da empresa e treinamentos

Ferramentas que promovem além do aprimoramento profissional, um ambiente agradável e uma boa sociabilização entre todas as equipes, as quais, em uma rotina da empresa, podem não se comunicar.

Confraternizações como recompensas para os bons resultados também são uma boa prática de engajamento com os funcionários, ajudando a manter os colaboradores motivados para executar de forma cada vez melhor as suas atividades diárias.

Por que trabalhar o Endomarketing?

Vários são os motivos que justificam o investimento por parte das empresas em endomarketing. Como falamos anteriormente, um dos principais é o aumento da produtividade, além da valorização do capital humano da empresa. 

No entanto, ainda é possível citar uma série de benefícios os quais, quando essa estratégia é realizada, podem ser colhidos por gestores e funcionários.

Um bom marketing interno gera uma conexão entre empregado e empregador, reduzindo assim a rotatividade de colaboradores. 

Esse com toda a certeza é um dos ganhos mais notáveis, pois a cada troca de funcionário a empresa precisa treinar uma nova pessoa, gerando um desperdício de energia e valores.

Além disso, o endomarketing é capaz de acabar com as interferências e ruídos na comunicação entre departamentos, pois facilita a troca de informações, valorizando o aprendizado e a otimização dos processos.

As empresas que possuem uma estratégia de marketing interna bem fundamentada estão um passo à frente, pois criam um clima de colaboração, fazendo com que os funcionários se sintam parte do todo e não apenas peças secundárias da máquina principal.

Ao estarem conectados a missão, visão e os valores da empresa, o trabalho ganha sentido e propósito. Nesse sentido, um plano de carreira garante uma motivação a mais, reduzindo os anseios por deixar a organização ou procurar propostas melhores.

Outro fator importante é que, ao estarem satisfeitos com a companhia, os colaboradores tendem a espalhar a sua visão positiva com amigos e familiares, fazendo com que a reputação da empresa cresça de forma positiva perante a comunidade, tendo como base a opinião de quem trabalha nela.

Como desenvolver o endomarketing na empresa?

Desenvolver estratégias de endomarketing na empresa, embora pareça complexo, pode ser feito passo a passo, agregando a cultura da organização.

Agora que os benefícios do endomarketing na empresa já são conhecidos, saiba como inseri-lo nas organizações, através de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença:

Realize pesquisas de satisfação

Através das pesquisas de satisfação é possível manter a comunicação clara entre todos os membros e departamentos da organização, bem como entender mais sobre as expectativas e frustrações dos colaboradores. 

Formulários, pesquisas de satisfação, e feedbacks são ótimas ferramentas de endomarketing

Desse modo, torna-se mais simples oferecer a eles o ambiente de trabalho que consideram ideal.

Crie uma cultura de feedback constante com os colaboradores

O poder do feedback vai muito além do que simples manutenção de comunicação. 

Através dele, é possível criar elos mais intensos entre gestão e equipe, bem como aumentar os elos dentro do grupo. 

Com isso, se torna mais fácil garantir um trabalho efetivo e eficaz, pois todos estarão cientes de seus deveres e responsabilidades com a produtividade da organização.

Invista em treinamentos, aumentando o engajamento das equipes

Os treinamentos são um tipo de estratégia que só produz benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo. 

Em um primeiro momento, os colaboradores aproveitam o ambiente de descontração e desfrutam de um tempo de qualidade com o a equipe. 

Depois, passam a apresentar resultados melhores em suas atividades diárias, 

devido ao aprendizado de novas técnicas. Nesse contexto, investir em capacitação é sempre uma boa maneira de implementar a cultura de educação continuada com os funcionários.

Além desses, alguns outros pontos podem se fazer bem úteis durante a criação de estratégias de endomarketing na companhia, são eles:

  • buscar iniciativas de integração entre os grupos;
  • criar planos de carreira robustos para os colaboradores, mostrando a eles as oportunidades;
  • oferecer benefícios como plano de saúde ou vale alimentação;
  • adotar horários flexíveis nas jornadas de trabalho;
  • criar um ambiente de trabalho diferenciado, que estimule a criatividade;
  • premiar os melhores funcionários e equipes, através de sistemas de recompensas, bonificações e reconhecimentos;
  • investir em workshops e palestras que tenham foco em inteligência emocional;
  • buscar elogiar em público, e deixar os feedbacks negativos  para serem dados em particular.

Ações de endomarketing para home office

Se desenvolver um marketing positivo para os funcionários mantendo o vínculo diário, face a face, já não é uma tarefa fácil, no regime home office tudo se torna ainda mais complicado. 

No entanto, em um cenário no qual seis a cada dez brasileiros estão trabalhando de casa, é necessário investir forte nessa estratégia, mesmo que seja feita a distância.

Afinal, vivemos tempos difíceis, no qual a grande onda de fake news tem ganhado força, gerando ansiedade, impactos sobre a saúde física e mental dos colaboradores e frustrações a todos

Sendo assim, para manter o engajamento entre as equipes, mais do que nunca é importante segurar o vínculo construído com os colaboradores.

Para isso, é preciso lembrá-los sempre que a empresa manter-se firme e atuante nem sempre é suficiente. 

Portanto, é necessário investir mais em políticas assertivas, que evidenciem aos funcionários as atividades que a companhia tem realizado para a manutenção de sua saúde financeira.

Além disso, para estreitar as relações com os colaboradores e não deixar a distância reduzir o espirito de equipe, algumas estratégias voltadas para a área das soft skills podem ser úteis. 

Alguns exemplos são o incentivo aos colaboradores para a prática de hobbies que ajudam a manter a saúde mental, como leitura e música.  

Ademais, compartilhar sugestões e experiências entre as equipes é uma ótima maneira de manter as relações interpessoais e ainda aprender novas técnicas para o trabalho remoto. 

Vale ressaltar também que é muito importante incentivar os colaboradores a utilizarem o tempo livre para fazer cursos EAD e gratuitos, aprimorando o currículo. 

Os gestores podem sugerir cursos ou leituras, com base em programas de treinamento voltados às atividades de cada funcionário, ajudando assim a desenvolvê-los.

Além disso, é muito importante que haja um suporte muito forte por parte dos gestores, enfatizando todos os dias, mesmo que de maneira sucinta, os valores e a missão da empresa, lembrando os colaboradores sobre as boas práticas que sempre aconteceram e não devem se perder.

Soluções do iFood empresas para incrementar o endomarketing da sua companhia

Nesse cenário, o iFood Empresas, que sempre trabalhou com foco intenso em cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho, trouxe ao mercado novos produtos bem úteis no cenário atual. 

Entre eles está o iFood Office, um sistema de reembolso automático de refeições corporativas. Através deles pode-se devolver o valor gasto com o almoço ou até mesmo proporcionar um coffee break, o que faz com que o colaborador sinta-se importante, melhorando sua motivação.

Além disso, vale ressaltar também a existência do iFood Card, um cartão presente voltado a proporcionar experiências gastronómicas inesquecíveis para os colaboradores. Utilizá-lo é uma excelente ideia para quem deseja recompensar o trabalho dos colaboradores ou proporcionar um momento especial em tempos de tanta incerteza.

O endomarketing é ferramenta chave para manter o sucesso das empresas mesmo em épocas de crise. Valorizar o capital humano é essencial para que o engajamento seja forte, tornando a empresa sólida em suas ações. Afinal, são os funcionários que produzem e mantêm a companhia funcionando, sendo os maiores divulgadores de suas ações.

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Por: Fernanda Capella

Coordenadora de Marketing de Conteúdo, copywriter, especialista em conteúdo de performance e comunicação. Amante de tecnologia, negócios, café e gastronomia.

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