Nos últimos tempos, a questão ambiental virou uma pauta urgente para a sociedade. E as empresas estão cada vez mais percebendo o gigantesco papel que possuem nesse tema. Por isso, segundo o Google Trends, em 2021 a procura sobre o termo empresa verde alcançou o pico máximo de popularidade. 

Com esse selo, você pode melhorar a imagem e reputação da sua empresa no mercado, ter um crescimento nos lucros, e claro, ter credibilidade e compromisso com a preservação do meio ambiente.  

Entenda o que define uma empresa verde

O selo de empresa verde é dado para aquelas instituições que possuem processos sustentáveis como parte da missão e valores da corporação. Ou seja, elas realizam diversas ações ecológicas, tanto de maneira institucional como organizacional. 

Adotar a estratégia de empresa verde garante-lhe o importante rótulo de responsabilidade ambiental. Isso significa atuar diariamente na diminuição dos impactos da indústria na natureza e reduzir qualquer desperdício de riquezas naturais. 

Uma maneira de medir essas ações é através do ESG, sigla para o termo “environmental, social and governance”. Através dele, é possível saber quais práticas ambientais, sociais e de governança a empresa tem feito. Isso significa que a instituição procura construir um mundo mais justo e sustentável, através dos seus processos corporativos. 

Ele também ajuda não apenas a conseguir o selo de empresa verde, mas também a destacar os índices financeiros para investidores. 

Ao cuidar do meio ambiente, possuir responsabilidade social corporativa e adotar boas práticas de governança, a empresa tem um aumento financeiro. E, por isso, diversos investidores procuram se relacionar com essas empresas. 

Como funciona o processo de obtenção do selo

O selo de empresa verde pode ser usado mundialmente, dando inclusive destaque internacional para a sua instituição. Mas, por ser um diferencial e oferecer tantas vantagens corporativas, o processo de obtenção do selo é um pouco burocrático. 

Primeiramente, sua empresa precisa solicitar um laudo técnico, feito por instituições de pesquisas cadastradas, e apresentar um percentual de reaproveitamento ou reciclagem de insumos. 

De acordo com os IMAs estaduais, os números que esses materiais devem ter é de, no mínimo, 82% para papelão, 54% para plástico, 89% para papel e 80% de matéria-prima com recursos sólidos provenientes da construção civil.

Após possuir a aprovação do laudo, a empresa precisa apresentar documentos comprobatórios para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) da sua região.  Além disso, é importante a instituição realizar ações de cunho institucional, como a plantação de árvores, o desenvolvimento de trabalhos naturais, entre outros. 

Importância e vantagens de negócios verdes

Como foi visto, não é tão simples conseguir o selo de empresa verde. Mas, ele é extremamente benéfico, tanto para o meio ambiente como para a corporação. As vantagens no mercado são inúmeras. Por isso, todo o esforço para conquistar o selo é válido. 

E, como a urgência de ajudar o meio ambiente está cada vez maior, é muito importante as empresas buscarem fazer a sua parte. Assim, você terá resultados ainda mais positivos, além de ajudar na preservação do planeta. Algumas vantagens de se ter o selo de empresa verde são:

Fortalecimento da marca

Toda empresa deve procurar manter sempre a sua marca com credibilidade e ética. Isso fortalece o nome da corporação, atraindo mais clientes e passando confiança para quem consome. 

Cada vez mais, os consumidores afirmam que a sustentabilidade empresarial é muito ou extremamente importante para comprarem. E é através da empresa verde que você consegue potencializar positivamente a sua imagem e mostrar sensibilidade e comprometimento com a causa ambiental.

Redução de custos

Pode parecer que para ser uma empresa verde, precise de muito investimento. E, visto pela perspectiva de curto prazo, pode ser necessário um gasto a mais. Mas, para o médio e longo prazo, sua empresa conseguirá reduzir, e muito, os gastos. 

Isso porque, os processos corporativos serão de desperdício zero, e assim é possível poupar nos custos de energia, água, insumos, e outros fatores. Além disso, sua empresa recebe incentivos fiscais governamentais para realizar práticas sustentáveis no dia a dia. Tudo isso somado, resulta em uma grande economia criativa ao longo dos anos. 

Inovação e maior competitividade

Outra vantagem que é o desejo de muitas corporações é o destaque no mercado. Por ser um selo não tão fácil de se conseguir, as empresas que o possuem ganham uma maior competitividade. 

Isso chama a atenção tanto dos consumidores como dos investidores, que passam a apoiar com mais inovação e tecnologia. Assim, sua empresa se moderniza, mantém seus processos rápidos e eficientes, ajuda o meio ambiente, e ainda se destaca da concorrência. 

Conheça as empresas que possuem selo verde no Brasil

A indústria brasileira tem buscado crescer em causas verdes, pois os investidores internacionais veem essa prática como essencial para os próximos anos. Essa é uma demanda que, para aquelas instituições que sãoempresa verde, totalizou uma captação de US $8,1 bilhões. E isso apenas no setor de valores mobiliários. 

Por isso, cada vez mais instituições brasileiras estão investindo em projetos que geram impacto ambiental positivo. E isso acontece principalmente nas áreas de redução de exploração florestal e de geração de energia renovável. 

Um bom exemplo disso é o Bradesco, que realiza um trabalho de reflorestamento na Amazônia, conservando mais de 10 milhões de hectares. Além dele, o Santander também realiza processos corporativos sustentáveis de grande impacto, o que lhe dá um destaque nacional na obtenção do selo empresa verde. 

E, por último, a IBM Brasil, empresa de inovação e tecnologia, que promove um programa chamado Smarter Planet, que oferece sustentabilidade aos clientes através da tecnologia. Além disso, eles também procuram fazer o reúso de água na construção civil e possuem uma política de consumo consciente de energia. 

Por isso, trabalhar e investir em empresas que possuem a sustentabilidade como um de seus pilares ideológicos é fundamental. Isso fortalece o mercado, valoriza o crescimento das instituições parceiras e ainda ajuda na preservação do planeta. 

O iFood sabe dessa importância e, por isso, é a primeira empresa de delivery brasileira a ter 100% das suas entregas neutras em CO2 de forma antecipada. Além disso, também possui diversos outros projetos ligados ao iFood Regenera

Então, na hora de implementar ações para obter seu selo de empresa verde, procure os serviços do iFood. Aqui, nossos benefícios ajudam não só a sua empresa como também a sustentabilidade. Saiba mais sobre, clicando aqui

Gostou? Compartilhe!

Por: Flávia Padilha

Psicóloga e especializada no Canadá em mercado e negócios, Flávia atuou por 8 anos na área de RH em treinamento e desenvolvimento de empresas. Na equipe iFood, trabalha com suporte psicoterapêutico, treinamentos, palestras sobre saúde mental e emocional e orientações de gestão. Acredita que bem-estar e saúde emocional são um dos alicerces do ser humano para alavancar suas histórias de sucesso, tem o desejo de sempre ajudar os colaboradores a encontrar seus potenciais e o equilíbrio. Flávia é mãe e, nas horas vagas, dançarina, amante de exercícios ao ar livre e boa ouvinte de histórias e pessoas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.