Você já ouviu falar em employer branding? Branding é a imagem que a sua empresa tem perante os consumidores e employer vem do termo “empregador”. 

Portanto, employer branding nada mais é que a imagem que os seus colaboradores, os demais profissionais do mercado de trabalho e a sociedade têm da sua empresa, como empregadora e da cultura organizacional que ela aplica.

Uma boa gestão do seu employer branding é fundamental para manter um ambiente organizacional saudável e promover o engajamento, além de atrair e reter talentos, o que reflete em mais competitividade de mercado e melhores resultados para a sua empresa.

Isso é importante porque é fundamental se destacar perante aos concorrentes. Nesse contexto, poder fazer a diferença e conseguir transformar o colaborador em um defensor da marca por meio de ações estratégicas pode ser muito eficiente para o sucesso da empresa. 

Dessa forma, isso envolve a aplicação de alguns pontos específicos, como a comunicação dos valores, princípios e desafios de uma empresa para que os colaboradores certos possam se identificar com a cultura da empresa e assim vistam a camisa da organização. 

O employer branding, portanto, entra como uma alternativa eficaz que trabalha a boa experiência dos colaboradores com a percepção positiva do público em potencial. 

Nesse contexto, isso define como a empresa é vista pela sua forma de trabalho atual, pelos funcionários que poderão ser recrutados um dia e pelos clientes que a organização deseja atingir. Sendo assim, trabalhar o employer branding garante diversos benefícios para a sua marca. 

Por isso, neste artigo, vamos explorar essa estratégia e as vantagens que ela traz para a sua companhia. Leia o artigo até o final para saber os principais benefícios desta estratégia e como implantá-la em sua empresa. 

O que é employer branding? 

Basicamente, um bom employee experience é uma oportunidade para a retenção e atração de trabalhadores. Ao mesmo tempo, o crescimento empresarial se transforma em possibilidades facilitadas e atingíveis.

Como resultado, as marcas têm uma identidade comercial consistente e atrativa frente ao mercado. 

Em linhas gerais, isso faz com que as empresas tenham bons empregados e se destaquem perante aos candidatos à procura de emprego. 

Por outro lado, ao não trabalhar o employer branding, os negócios atrasam seu crescimento, visto que pode haver uma dificuldade na contratação e retenção dos melhores talentos.

Por que você deve considerar sua aplicação na sua empresa?

Criar uma boa reputação que atraia os melhores talentos para a sua marca já deve ser atrativo o bastante. No entanto, existem diversos outros motivos que fazem com que aplicar o employer branding seja uma necessidade na sua empresa. São eles: 

  • possibilidade de atrair funcionários qualificados e que auxiliem na melhora de resultados da empresa; 
  • aumento da moral dos colaboradores,  uma vez que a reputação da empresa melhorará e eles poderão se sentir orgulhosos do ambiente de trabalho em que estão inseridos;
  • auxílio na diminuição da rotatividade entre os funcionários e na consequente retenção de talentos; 
  • construção de maior credibilidade com os clientes. 

Afinal, quais os benefícios do employer branding?

Agora que já sabemos o que é employer branding, a pergunta que não quer calar é: mas, afinal, quais os benefícios reais desta estratégia para a minha empresa?

Como vimos, o employer branding é fundamental para atrair novos talentos e, principalmente, manter profissionais qualificados no time. Embora isto seja ótimo, estes não são os únicos benefícios desta prática.

Isto porque, existem uma série de outros benefícios em consequência destes. E eles podem fazer toda a diferença na construção de uma marca sólida e respeitada no mercado.

Então, se você ainda não estava convencido da importância de adotar esta estratégia no seu negócio até aqui, continue a leitura! Aqui vão 4 benefícios que o employer branding pode trazer para a sua empresa.

Construção de um banco de talentos

A construção de um bom employer branding não faz apenas o seu negócio ser mais competitivo no mercado — ele o torna o sonho de muitos profissionais.

Assim, a sua marca será conhecida pelo diferencial do seu produto ou serviço e também da sua cultura organizacional. O que pode levar milhares de candidatos qualificados até a sua empresa.

Neste sentido, pode até ser que você não precise agora. Mas, acredite: este banco de talentos qualificado e ansioso por trabalhar com o seu time pode ser muito útil em situações emergenciais.

Redução de custos

Muitas vezes este é um fator que passa despercebido. Entretanto, a redução dos custos ligados às atividades de recursos humanos é um dos maiores impactos do employer branding.

Afinal, o custo para a empresa não termina com o desligamento de um funcionário. Ainda existe todo o processo de recrutamento, seleção e treinamento. Isto além do período de adaptação para que o novo colaborador atinja seu potencial máximo de produtividade.

Assim, investir nesta estratégia representa a redução da rotatividade e também os gastos que vêm em decorrência dela.

Divulgação da sua empresa

Hoje é comum vermos empresas que são conhecidas não apenas pelo seu produto ou serviço. Mas também pela sua cultura e participação social. Tudo isto também é resultado de um bom employer branding.

Isto acontece porque grande parte desta reputação acontece de maneira gratuita por parte dos funcionários. Seja por meio de conversas no convívio social ou em postagens em redes sociais onde os trabalhadores divulgam ações em que participam ou se sentem representados.

Assim, a marca consegue atingir uma série de pessoas que, possivelmente, não alcançaria por outros meios. E melhor: por meio de uma autoridade positiva validada pelo colaborador.

Aumento dos resultados

O resultado da soma de todos os outros benefícios que já citamos não poderia ser diferente: aumento dos resultados e uma prática de employer branding bem sucedida.

Dessa forma, a retenção de grandes talentos, o maior engajamento, a redução dos custos e a construção de uma boa reputação podem — e vão — impactar diretamente na experiência do consumidor final.

No geral, isto vai acontecer como uma consequência natural desta estratégia. É por isso que as grandes empresas já adotaram o employer branding. E é por isso que você também deve fazer isto.

Quais são as estratégias que podem atuar em conjunto com a reputação da empresa para fortalecer a cultura? 

De maneira geral, entende-se que corporações que atraem os melhores talentos são aquelas que trabalham bem o employer branding

Nesse sentido, cabe aos setores de Recursos Humanos, Benefícios Corporativos e de Comunicação das empresas trabalharem ações para que bons candidatos gostem da cultura e do ambiente de trabalho de uma marca específica. 

Então, quais são as estratégias que podem ser adotadas para que o employer branding seja estrategicamente aplicado e reverbere bons resultados? 

Antes de tudo, você pode auxiliar na criação e distribuição de conteúdos que visem, educar, engajar e resolver possíveis problemas dos setores de cada funcionário. 

Por exemplo, no momento em que o colaborador entrar para o time de funcionários da empresa, o setor de RH pode ficar responsável por compartilhar uma série de informações que expliquem para ele como funciona a cultura organizacional da empresa e como ele pode lidar em certas situações. 

Como tal, você incentiva a integração entre times e mostra para a sua equipe que a gestão e os setores mais ligados ao bem-estar dos colaboradores realmente se importam com o que a equipe tem a dizer. 

Além disso, adotar iniciativas que favoreçam a melhora do clima organizacional também pode ser uma ótima alternativa para abraçar um employer branding que dê resultados.

Dessa forma, criar dinâmicas e atividades que aproximem diferentes setores é uma boa maneira de contribuir para um maior bem-estar dos funcionários na empresa. 

Por meio de exemplos vindos de uma liderança inspiradora e um ambiente de trabalho que promova o crescimento profissional e pessoal dos funcionários, as marcas garantem que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa

Em outras palavras, esse conjunto de técnicas é tudo aquilo que uma empresa faz para mostrar sua proposta de valor para os colaboradores — o que acaba também afetando positivamente os clientes. 

Aqui estão algumas das atividades mais importantes que podem contribuir para o seu negócio adotar uma boa estratégia: 

  • usar as redes sociais e desenvolver uma campanha focada nos colaboradores. 

Por exemplo, a cada semana a empresa pode compartilhar o depoimento dos funcionários de cada setor do negócio. Isso auxiliará na humanização da marca e na percepção positiva do público — e de possíveis novos funcionários — para a empresa. 

  • criar um site de carreiras atraente para os profissionais se candidatarem. 

Nele, você pode compartilhar vídeos e/ou textos de depoimentos de clientes e funcionários, além de contar um pouco sobre a missão e valores da empresa. 

  • oferecer benefícios corporativos para os colaboradores, bem como benefícios flexíveis que são muito atrativos para os funcionários

Tendo a possibilidade de escolher quais são os benefícios que vão compor o seu pacote, o trabalhador pode optar entre vale-refeição ou alimentação, como também planos de saúde, odontológicos e vale-cultura

Employee Advocacy

Para trabalhar assertivamente o employer branding dentro da sua empresa, você pode utilizar um recurso de defesa muito utilizado nos últimos anos por grandes marcas: o employee advocacy

O objetivo geral dessa metodologia é motivar a participação dos funcionários na percepção positiva do público em relação a empresa. 

Isso é realizado por meio da execução de atividades estratégicas e do compartilhamento da missão e dos valores nas redes sociais pessoais de cada funcionário. 

Mas como assim? Isso quer dizer que o trabalhador vai auxiliar na construção de uma imagem atrativa no meio digital — e também fora dele — para os consumidores. 

Em linhas gerais, os colaboradores podem compartilhar imagens, mensagens e conquistas realizadas pela empresa nas suas mídias sociais, fazendo com que o reconhecimento da marca seja aumentado e o público entenda que se trata de um bom lugar para se trabalhar — e para se comprar, por exemplo. 

Assim, quando um funcionário promove organicamente as iniciativas da empresa em que atua, ele se torna um defensor da marca

Os benefícios dessa ação são inúmeros, visto que fazer com que os colaboradores divulguem a empresa é uma alternativa mais barata em relação ao marketing tradicional, por exemplo. 

Para que essa ação funcione, é essencial somente que haja colaboração e empenho por parte do time. 

 iFood Benefícios 

O iFood Benefícios foi desenvolvido para revolucionar a alimentação corporativa

Em outras palavras, com ele os funcionários têm toda a liberdade e facilidade para ter acesso aos seus benefícios de forma online e prática. 

Por exemplo, visto que começar a aplicar corretamente o employer branding traz vantagens no que diz respeito à qualidade de vida e saúde mental dos funcionários, como também atua positivamente na percepção de marca externa, oferecer benefícios corporativos para os funcionários pode ser uma maneira prática e assertiva de contribuir para a sua aplicação. 

Sendo assim, o iFood Benefícios entra como uma mão amiga nesse processo, motivando os funcionários por meio das vantagens corporativas que mais os agradam: fornecendo vale-refeição e/ou alimentação

Em linhas gerais, por meio do fornecimento de benefícios, a empresa garante que aja um employee advocacy voluntário, uma vez que os colaboradores estarão se sentindo motivados e satisfeitos com a valorização da empresa. 

Como você pôde perceber no texto de hoje, ter um bom employer branding faz com que as marcas sejam vistas positivamente no mercado, tanto pelos consumidores, como também por colaboradores que têm muito a contribuir para o sucesso corporativo. 

Quando as empresas motivam os trabalhadores, indiretamente elas fazem com que eles se tornem porta-voz do seu ambiente de trabalho.

Nesse contexto, ao ter funcionários falando bem da companhia, isso faz com que o público externo enxergue a marca com bons olhares. 

Viu como há vários benefícios nesse conjunto de técnicas? Agora que você já sabe, que tal começar a implementá-lo na sua empresa?

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Por: iFood Benefícios

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