Employer branding: como aplicá-lo no RH?
setembro 7, 2020 | Por: Fernanda Capella
Implante employer branding na empresa e fortifique sua marca no mercado, ganhe mais credibilidade e atraia melhores talentos.
Você já ouviu falar em employer branding? Branding é a imagem que a sua empresa tem perante os consumidores e employer vem do termo “empregador”.
Portanto, employer branding nada mais é que a imagem que os seus colaboradores, os demais profissionais do mercado de trabalho e a sociedade têm da sua empresa, como empregadora e da cultura organizacional que ela aplica.
Uma boa gestão do seu employer branding é fundamental para manter um ambiente organizacional saudável e promover o engajamento, além de atrair e reter talentos, o que reflete em mais competitividade de mercado e melhores resultados para a sua empresa.
Neste artigo, vamos explorar essa estratégia e as vantagens que ela traz para a sua companhia. Leia o artigo até o final para saber os principais benefícios desta estratégia e como implantá-la em sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!
O que é employer branding?
No employer branding, a estratégia de construção e manutenção de uma marca por parte de uma empresa é aplicada internamente.
Ou seja, você vai construir a imagem e a reputação da sua empresa em relação a seus colaboradores, ao mercado profissional e à sociedade como um todo.
Uma boa reputação em employer branding resulta em maior engajamento por parte da sua equipe e potencializa a percepção de marca da sua empresa como um todo, o que gera maior credibilidade no mercado e aumento dos lucros.
Isso porque uma empresa que respeita e valoriza os seus colaboradores desperta maior atenção e carinho dos consumidores e clientes no momento da compra de um produto ou serviço.
Ter os seus colaboradores verdadeiramente ao lado da sua empresa pode ser um grande diferencial para o seu negócio.
Por que é importante?
O employer branding traz benefícios tangíveis e intangíveis à sua empresa. Promover a saúde mental, a qualidade de vida e o bom ambiente de trabalho de seus colaboradores, por exemplo, tornam as relações da sua empresa mais humanas. Isso é algo que não pode ser medido, é intangível.
Porém, alguns benefícios práticos desta humanização são bastante tangíveis, e por isso podem ser medidos, como o aumento da produtividade, a redução da rotatividade e das faltas de seus colaboradores, o maior engajamento e trabalho em equipe e o aumento da capacidade de atrair os maiores talentos do mercado.
Principais benefícios
Agora que você já entende melhor o que é employer branding, é hora de ver com mais profundidade como este conceito pode ajudar você a construir uma marca sólida e respeitada no mercado.
Dentre as muitas vantagens trazidas pela aplicação do employer branding estão:
- Atração de novos talentos – devido à boa imagem da sua empresa como empregadora;
- Permite a construção de um banco de talentos – que pode ser útil em situações emergenciais;
- Redução de custos – principalmente os ligados a recrutamento e seleção;
- Retenção de seus colaboradores – devido ao prazer em trabalhar na sua empresa;
- Divulgação da sua empresa – por parte dos funcionários, de maneira gratuita;
- Aumento dos resultados – devido ao maior engajamento e trabalho em equipe.
Percebeu como o employer branding pode trazer muitos benefícios para o seu negócio?
Agora, vamos ver como este conceito pode influir diretamente na qualidade do ambiente da sua empresa e o que isso traz de bom para a companhia como um todo.
Employer branding e bem-estar
Casos de estresse e síndrome de burnout estão cada vez mais frequentes no meio corporativo. E as causas muitas vezes são a sobrecarga de trabalho, ambiente pouco agradável e funcional, gestão e processos pouco eficientes e abuso do poder por parte dos gerentes.
Como resultado, pode haver queda na produtividade, aumento das faltas e rotatividade de seus colaboradores, pois trabalhar em uma empresa com essas características acaba sendo desagradável.
Neste sentido, uma boa gestão do employer branding pode trazer diversos benefícios para o bem-estar, como:
- ambientes de trabalho positivos;
- atração de novos talentos.
- maior produtividade;
- maior satisfação e engajamento;
- menor absenteísmo;
- menor rotatividade;
- níveis reduzidos de estresse;
- retenção maior de colaboradores.
Como você pôde ver, mais que um mero agrado a seus colaboradores, a manutenção do bem-estar no ambiente da sua empresa é fundamental para o seu sucesso.
Employer branding e retenção de talentos
Outro ponto que merece atenção especial é a retenção de talentos. Ela cuida do papel estratégico com ações para deixar todos colaboradores mais desenvolvidos, para um bom crescimento na empresa.
A relação profissional humanizada, da qual tratamos acima, tem papel fundamental na atração e na retenção de talentos para a sua empresa. Já que o employer branding age diretamente na satisfação do colaborador no cotidiano de trabalho.
Mais do que um bom salário e bons benefícios, os grandes talentos do mercado profissional desejam ter uma experiência única ao trabalhar, traduzindo-se o conceito de employee experience.
Isso acontece porque a geração dos millenials está se tornando a maior força de trabalho no mercado. De acordo com pesquisa realizada pelo Pew Research Center, os millennials ultrapassaram a geração X e se tornaram a maioria da força de trabalho dos Estados Unidos já no ano de 2015.
Em outra pesquisa realizada pela Bayt.com, 75,6% das pessoas afirmaram que fazem pesquisas online sobre uma empresa antes de considerar uma oferta de trabalho. Mostrando que o employer branding é uma estratégia importante na atração e retenção de talentos do mercado.
Como implementar o employer branding na sua empresa?
Como vimos, o employer branding é formado por ações que promovem um ambiente de trabalho agradável e comunicam esta realidade aos próprios colaboradores e à sociedade em geral. Para construir este ambiente sustentável dentro da sua empresa, é preciso estar atento a alguns pontos:
Planejamento
Como em todo projeto, o planejamento é indispensável para o sucesso da sua estratégia. Nesta etapa é importante pensar nos objetivos do seu employer branding:
- reduzir a rotatividade;
- aumentar o engajamento;
- aproximar-se dos colaboradores;
- dentre outros listados anteriormente no artigo.
Após esta fase, você deve partir para o plano de ações que serão realizadas para atingir estes objetivos.
Apoio coletivo
É fundamental que todos da empresa estejam alinhados no mesmo objetivo, dispostos a contribuir com a sua parte para o sucesso do projeto. Para isso, a participação do setor de RH da sua empresa é indispensável.
Nesta empreitada, o RH tem um papel fundamental, sendo participativo, envolvendo as lideranças e os colaboradores e realizando a comunicação entre todos os setores da empresa, para que todos sintam-se valorizados neste processo.
A opinião de todos é muito importante na empresa! Com união em busca do mesmo objetivo e com um bom alinhamento estratégico é mais fácil resolver os imprevistos que aparecerão pelo meio do processo.
Experiências
Assim como a experiência de compra tem sido muito utilizada para conquistar e fidelizar clientes, este conceito também está por trás de toda a sustentação do employer branding.
As experiências que os seus colaboradores vivem em seu ambiente de trabalho definirão a imagem e a reputação de sua empresa perante eles. Portanto, é importante focar na construção de boas e significativas experiências dentro da sua empresa.
O que fazer para implantar a gestão de employer brand
Agora você vai entender como fazer do employer branding uma ação contínua na sua empresa. Adote as sugestões a seguir que se adaptam melhor à cultura da sua empresa para criar um ambiente mais agradável, engajado e produtivo:
Defina a sua mensagem
A primeira etapa do employer branding é definir qual será seu tom de voz, pois ele precisa estar relacionado ao perfil da sua empresa. O discurso da sua empresa precisa estar alinhado à sua cultura e personalidade.
Além disso, sua mensagem precisa gerar identificação junto a seus colaboradores, que devem se ver representados nela e “vestirem a camisa do time”.
Isso ajuda a definir os alicerces da sua organização, que passam a ser observados muito mais nas práticas do dia a dia do que em palavras no site da empresa. Ou seja, é necessário transformar o discurso em atos, para que a sua empresa obtenha credibilidade no mercado.
Crie a sua própria cultura
A mensagem é importante, mas a cultura interna da empresa tem grande influência na percepção criada pelo employer branding. É através da cultura interna da empresa que serão geradas experiências significativas para os colaboradores.
Exemplo disso é o fato de que oferecer videogames, sofás e decoração com cores quentes e vibrantes combina mais com o perfil de uma empresa como o Google do que com um escritório de contabilidade.
É a rotina de uma empresa que determina a cultura de sua corporação, com todos os comportamentos e hábitos do dia a dia dos colaboradores. A cultura da sua empresa impacta diretamente a visão dos colaboradores e da sociedade em geral em relação a ela.
Comunique sua marca no dia a dia
É muito importante gerar a noção de que a empresa acredita e realmente segue tudo aquilo que diz em seus valores institucionais, sua mensagem e sua cultura.
Além disso, você precisa comunicar isso aos seus colaboradores, mostrando que tais qualidades devem ser espelhadas no dia a dia, seja para lidar com um companheiro de trabalho, clientes ou com o público externo.
Consiga “advogados” para a sua marca
Uma cultura empresarial bem desenvolvida e consolidada significa que, com o tempo, seus colaboradores passarão a divulgar sua empresa como um bom lugar para trabalhar e fazer negócios.
Uma vez que a empresa se preocupa verdadeiramente com seu quadro de colaboradores, os resultados esperados são sempre:
- mais dedicação ao trabalho;
- mais disposição para se qualificar;
- menor rotatividade;
- menos faltas;
- menos problemas em relação à saúde do trabalho;
- defesa da empresa por parte dos colaboradores perante a sociedade.
Desta forma, é sempre um bom investimento apostar na qualidade de vida de seus colaboradores.
Utilize a tecnologia de maneira estratégica
A tecnologia consegue facilitar o trabalho cotidiano de seus colabores, otimizando processos e gerando resultados. A junção dos sistemas e ferramentas tecnológicos resultam em muitas possibilidades estratégicas.
A tecnologia supre as necessidades dos colaboradores de uma empresa, portanto, crie uma rotina integradora, prática e eficiente,. Isso certamente ajudará na promoção do seu employer branding e melhorará as estratégias das equipes.
Considere candidatos como consumidores
Tem uma vaga aberta na sua empresa? Esta é uma grande oportunidade de começar a criar experiências significativas para os candidatos desde a seleção. Apresentar a cultura da empresa fará com que o candidato sinta-se em um lugar especial.
A satisfação de estar em uma empresa que cuida de seus colaboradores é bastante comentada com outras pessoas. Assim, um simples candidato a uma vaga na sua empresa pode se tornar um “advogado” da sua marca desde o primeiro dia.
Abuse das histórias e narrativas
Histórias envolvem as pessoas, geram empatia, vínculos, identificação e projeção. Tudo isso é muito importante para que o employer branding seja grande diferencial da sua empresa.
Explore narrativas para contar a história da sua empresa e envolver os colaboradores através de vídeos, treinamentos, eventos, etc. Esta estratégia pode ser usada para integrar a equipe, discutir metas e divulgar resultados.
Estimule a comunicação interna da sua empresa
Com canais de comunicação internos abertos, os colaboradores podem compartilhar informações importantes para a estratégia da empresa e propor ideias, fazer sugestões, realizar críticas construtivas etc.
Quando o RH da sua empresa se mostra solícito ao ouvir seus colaboradores, cria-se um ambiente saudável de debates, garantindo um bom desenvolvimento das equipes e aumentando a cooperação para garantir o bom desenvolvimento da empresa.
Tenha um plano de carreira
Finalmente, uma excelente maneira de colocar em prática seu employer branding é ter um plano de carreira consolidado e efetivo na empresa, para reconhecer talentos e oferecer desafios.
O resultado com o tempo é o desenvolvimento do “sentimento de dono”, pelo qual o colaborador se sente responsável pela empresa, agindo sempre em favor dela e seus interesses.
E dentre as opções para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e fortalecer seu employer branding está o iFood Benefícios, uma verdadeira revolução nos benefícios corporativos.
O iFood Benefícios é um Vale Refeição digital e flexível que oferece melhor qualidade de vida aos seus colaboradores com uma gestão inteligente digital, pagamentos 100% online, sem taxas e a custo zero! Sua empresa terá uma imagem melhor de seus consumidores e enriquecerá seu employer branding!
Viu como o employer branding pode ser uma excelente estratégia para a sua empresa? Agora fique por dentro de outras novidades e ideias para seu negócio acessando o blog iFood Empresas!
Gostou? Compartilhe!
Deixe seu comentário