Que os formatos para acompanhar e analisar os processos do mundo corporativo têm se transformado nos últimos tempos, não há dúvida alguma. Cada vez mais os empresários e gestores entendem o quanto a produtividade pode ser influenciada por fatores terceiros, valorizando e esforçando-se para obterem ambientes mais organizados e confortáveis. É nesse cenário que o Employee Experience surgiu e ganhou notoriedade

Employee Experience trata diretamente da transformação do clima organizacional das companhias, visando criar um local de trabalho mais satisfatório para todos os membros das equipes, objetivando um crescimento corporativo.

Sabendo disso, criamos aqui um guia completo com tudo que você precisa saber sobre a experiência do funcionário e como ela pode se aplicar dentro da sua empresa. Você conhecerá uma das maiores tendências do mundo corporativo, e irá conseguir proporcionar um ambiente muito mais agradável para seus colaboradores. Continue acompanhando e saiba mais!

O que significa Employee Experience?

Implantar a Employee Experience é o segredo para uma empresa crescer!

Employee Experience, ou simplesmente EX, pode ser definido como todo o conjunto de sentimentos e percepções dos colaboradores dentro de uma empresa. Em outras palavras, se trata de uma espécie de cultura implementada pela própria gestão com o foco de apresentar um ambiente melhor e mais adequado para seus funcionários

O Employee Experience é uma espécie de derivação do conhecido Customer Experience, que tem como foco trabalhar e produzir itens, objetivando a satisfação total dos clientes e, consequentemente, beneficiar a empresa.

Em 2018, Denise Lee publicava na Forbes o que viria a se tornar um dos principais artigos guias sobre o funcionamento do EX dentro das empresas. Segundo a especialista, essa se trata de uma cultura que visa não apenas a construção de um RH mais humanizado, mas de toda uma cultura organizacional focada no bem-estar do capital humano.

Nesse sentido, tratamos não somente sobre a criação de um clima empresarial mais leve, mas sobre a implantação de melhores condições de trabalho para os colaboradores. Benefícios trabalhistas, planos de carreira, adesão a tecnologia para auxílio a mão de obra e maior comunicação interna são apenas alguns dos fatores de destaque nesse tipo de gestão. 

Employer Branding 

A criação de estratégias proporciona melhorias na imagem da empresa.

Dentro do Employee Experience, o Employer Branding é um tema que tem recebido bastante destaque, justamente por ter uma ligação direta com o primeiro. 

Em linhas gerais, ele se trata do conjunto de ações criado para melhorar a imagem da empresa no mercado, focando em sua relação com funcionários e colaboradores. Ou seja, uma espécie de estratégia publicitária que visa não apenas a divulgação e sim a aceitação interna dos próprios profissionais contratados.

O Employer Branding, quando bem executado, realiza um papel de marketing orgânico interessante, o que é ideal para empresas em fase de ascensão. Afinal, trabalhadores satisfeitos tendem a falar bem de suas respectivas empresas, construindo uma cultura agradável sobre a organização a nível local. 

Vantagens da aplicação do Employee Experience 

Um funcionário satisfeito é um funcionário produtivo!

Como você pode perceber, o Employee Experience nada mais é do que a linha de gestão que tem como foco aumentar o nível de satisfação dos funcionários com a empresa. Nesse sentido, a partir do momento que ele é trazido para a prática, podem ser notadas vantagens como: 

  • maior retenção de talentos;
  • facilidade nos processos de contratação, recrutamento e seleção;
  • melhoria no clima organizacional;
  • diminuição nos conflitos internos da empresa;
  • promoção orgânica da marca; 
  • aumento da produtividade, devido a maior satisfação dos funcionários.

Como melhorar a experiência do colaborador?

Saiba como aplicar o Employee Experience e garanta o sucesso empresarial! 

Como citado anteriormente, o Employee Experience pode ser muito vantajoso, tanto para as empresas que o aplicam quanto para os colaboradores que usufruem da nova cultura. Sendo assim, vale descobrir algumas dicas para trazê-lo para dentro da sua organização! 

Compreenda as necessidades dos seus funcionários 

Quando falamos sobre o Employee Experience estamos tratando diretamente sobre conceder benefícios aos colaboradores. No entanto, o único meio de entender qual a real necessidade dos funcionários é conversando com eles. 

Sendo assim, para explorar melhor as possibilidades e entender o que trará melhores resultados é essencial ter um contato direto com os funcionários. Isso pode ser feito através de reuniões, conversas individuais ou até mesmo formulários.

Através disso, é possível atender as necessidades dos colaboradores com maior precisão, o que tornará todo o processo de instauração da nova cultura muito mais simples, rápido e efetivo.

Entenda a rotina de seus colaboradores

O crescimento depende de cooperação. Ouça seus funcionários! 

É comum que dentro das empresas os colaboradores acabem criando uma ideia limitada sobre o que lhes seriam mais benéfico. Nesse sentido, é muito importante que a empresa tenha em mente o que seus funcionários sentem falta e se organize para providenciar. 

Desse modo, não apenas os surpreenderão de maneira mais efetiva, mas conseguirá implementar práticas que manterão o clima organizacional no alto por mais tempo. Conversas acerca de benefícios têm potencial agradável em eventos como confraternizações empresariais e coffee breaks.

Alguns exemplos de auxílios são um vale-alimentação, utilizado em mercados, para aprimorar a alimentação do colaborador e sua família, um vale-refeição, para que os colaboradores se alimentem durante a jornada de trabalho, uma bolsa creche, para colaboradores com filhos pequenos, cestas básicas de acordo com o número de integrantes da família do colaborador e os clássicos planos de saúde, grandes aliados em todos os casos.

Garanta oportunidades de crescimento 

Planejamento é uma ponte para economizar gastos!

Não há dúvida que o plano de carreira é um dos benefícios mais visados pelos profissionais ao adentrarem uma empresa. Afinal, ele representa uma perspectiva positiva, não apenas para a rotina corporativa e sim para todo um futuro com ascensão de cargos e salários

Nesse sentido, é necessário estruturar bem uma avaliação de desempenho dentro de uma empresa. Evidenciar aos colaboradores os processos de recrutamento interno e demais possibilidades que a empresa oferece é interessante para criar motivação e reter os talentos. Desse modo, os funcionários perceberão que estão sendo notados e, por esse motivo, trabalharão com maior motivação em todos os períodos do dia, resultando em melhorias de rendimento.

Além disso, é bom ressaltar que o recrutamento interno costuma ter um custo menor para a empresa quando comparado ao externo. Ou seja, é possível fornecer novas possibilidades aos profissionais e ascender economicamente, criando uma cultura de vantagens e benefícios dentro do dia a dia dos colaboradores. 

Como usar a tecnologia para o employee experience?

Não há dúvida que estamos vivendo na era digital. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada em 2019, três em cada quatro brasileiros fazem uso da internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas conectadas à rede mundial de computadores. 

É nesse cenário que as empresas estão encontrando e acolhendo seus colaboradores, dentro de um tempo onde permanecer fora das soluções tecnológicas é considerado descabido e regressista pelos clientes e pelos funcionários. 

Por esse motivo, a Employee Experience tem, cada vez mais, se unido a digitalização. Entre os benefícios e técnicas para melhorar o bem-estar dos colaboradores, a adesão da tecnologia está seguindo a largos passos, encontrando empresas e funcionários abertos a trabalhar em parceria com todos os tipos de softwares e sistemas. 

Nesse sentido, utilizar os meios digitais para a EX é não apenas um diferencial, mas uma necessidade que deve ser praticada da melhor forma possível. Para isso, o uso de sistemas ERP e da inteligência artificial merecem destaque, tendo em vista que são grandes aliados da praticidade e da produtividade na corporação. 

No entanto, o Employee Experience exige de seus praticantes uma constante busca por melhores condições e, nesse sentido, é fundamental estar sempre por dentro das novidades do mercado. Sendo assim, confira abaixo mais sobre o IFood Empresas, uma nova solução tecnológica ideal para empresas que querem trabalhar a favor da experiência de seus funcionários. 

Cursos para employee experience

Invista em conhecimento e capacitação na sua empresa!

Como você pôde perceber, o Employee Experience trata-se de um tema muito rico, com pontos positivos a seus adeptos. No entanto, assim como os demais assuntos relacionados ao mundo corporativo, ele é denso e precisa ser entendido a fundo para que se mantenha em uma perspectiva vantajosa para a empresa. 

Nesse cenário, cada vez mais cursos focados no tema estão surgindo dentro do ramo educacional, majoritariamente no formato a distância. Afinal, as estatísticas prosperam no Brasil, alcançando cerca de 26% de todos os alunos em território nacional.

Sendo assim, para os gestores que desejam aprender mais sobre o tema e trazê-lo para suas empresas, é interessante realizar um desses cursos para adquirir um maior embasamento teórico. Acompanhe abaixo algumas sugestões bem bacanas para quem deseja ingressar nessa área!

  • Certificação Online Employee Experience e Employer Branding – ConQuist;
  • Employee Experience – ESPM;
  • Curso Online RH Ágil: Employee Experience –  Alura;
  • Curso Employee Experience Design (EX) – Kogu Labs.

Com alguns desses certificados no currículo será mais simples se tornar um verdadeiro expert no tema, bem como um grande aliado dos colaboradores da empresa. Vale conhecer mais sobre eles de maneira individual e levar o conhecimento para a sua corporação o quanto antes.

Para quem trabalha no mercado comercial, é essencial não só realizar cursos, mas estar por dentro de leituras importantes para reflexões acerca de novidades do mercado em geral, como indicamos através desse post com dicas de livros de administração de empresas.

Ofereça benefícios flexíveis para seus colaboradores

Ouça seus colaboradores e esqueça benefícios burocráticos: invista no digital!

Uma empresa pode ir além dos benefícios padrões ofertados aos seus colaboradores. Muitas organizações flexibilizam benefícios para o alcance de resultados a longo prazo, visto que os tais benefícios são fatores decisivos na hora de um profissional escolher um trabalho.

Um modo para tornar benefícios burocráticos flexíveis é pensar na diversidade da equipe, para, assim, contemplar todos colaboradores segundo suas maiores necessidades. É importante dar o poder de escolha para seus colaboradores, visto que é fator principal para permear a satisfação com a empresa. 

Nos dias de hoje, a melhor forma de flexibilizar benefícios é torná-los digitais, pois retira toda a burocratização e aumenta o índice de inovação da sua corporação.

O iFood Refeição, por exemplo, oferta todos benefícios de acordo com o que o público deseja, inclusive, dentro da própria empresa, focando na diversidade e oferecendo programas de reembolsos, flexibilidade pós-gestação, suporte financeiro e psicológico na transição de gênero e subsídios para cursos de libras. 

IFood Empresas: o novo método de oferecer experiências gastronômicas 

Que o IFood é um dos maiores cases de sucesso dos últimos anos, não há dúvida alguma. O iFood decidiu impulsionar o âmbito corporativo possibilitando soluções práticas e sem burocracias.

É nesse cenário que o IFood Refeição surgiu. Com o objetivo de atender o mundo corporativo, ele se trata de um vale-refeição digital com soluções completas para o ramo alimentício, focada em trazer mais praticidade para gestores e funcionários, focando em liberdade de movimentação, com custo 0 e sem taxas e, principalmente, regulamentado no PAT.

O iFood Card é um cartão presente para sua empresa presentear seus colaboradores, parceiros e clientes para experimentarem diversos estabelecimentos gastronômicos, ideal para movimentar a equipe de uma forma ágil e criativa.

Já o iFood Office, facilita a eliminação do processo de reembolso dos gastos de sua empresa com alimentação. Nele, é realizado pagamentos corporativos que permitem centralizar todos os gastos num só local.

Ao ler todos esses tópicos, você já conseguiu perceber o quanto o Employee Experience pode ser revolucionário para a sua empresa. E se você gosta de ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo corporativo, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos materiais completos para você, que deseja tornar a sua gestão ainda mais efetiva e eficaz!

Gostou? Compartilhe!

Por: Helenoá Trevisan

Formação em Linguística com especializações em comunicação digital. Entusiasta da aprendizagem interdisciplinar e amante da união entre jogos, animação e tecnologia em ferramentas facilitadoras para a vida corporativa.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.