Educação Continuada: saiba o que é e qual a sua importância para a qualificação dos colaboradores!

criado em 26 de Abril de 2023

última atualização 19 de Setembro de 2023

Conceitos como a educação continuada, tradução do termo inglês lifelong learning, se fazem cada vez mais importantes. Isso porque, através do investimento em conhecimento e a capacitação dentro do âmbito escolhido, os profissionais adquirem mais oportunidades para exercer suas atividades no mercado de trabalho.

No Brasil, possuímos um percentual relevante em relação aos formados trabalhando fora de suas áreas. Entre todos os profissionais com ensino superior, apenas 38% atuam em nichos não relacionados ao seu diploma, o que demonstra que apenas a graduação não é suficiente, sendo necessário se especializar em outros campos.

Com base nisso, detalharemos aqui tudo sobre a educação contínua e campos relacionados, de forma a capacitá-lo ainda mais para sua área de atuação. Continue acompanhando e se destaque no mercado!

O que é educação continuada? 

Em linhas gerais, podemos definir a educação continuada enquanto aquisição constante de novos conhecimentos, seja para a área de formação profissional ou entretenimento próprio. Sendo assim, caracteriza-se como uma busca frequente por novos termos, dados e teorias que criem novos insights para os trabalhos já conhecidos. 

É comum ver profissionais das áreas de medicina, nutrição, enfermagem, didática e tecnologia tendo essa prática. No entanto, a técnica já se mostrou tão benéfica em diversos âmbitos que possui o apoio do Ministério da Educação, com a implementação de um projeto próprio relacionado. 

Portanto, é evidente que o termo está em pauta há algum tempo e tende a crescer cada vez mais, atingindo novos campos profissionais e rompendo os limites estáticos da formação acadêmica.

Seus benefícios no meio corporativo

A educação continuada é uma maneira de desenvolver habilidades, principalmente quando falamos de soft skills. Além disso, pode ser um descompressor da rotina e o desenvolvimento de um hobby, que é muito importante para qualquer profissional.

Quando a educação continuada é voltada para a função que o profissional exerce, há ainda a vantagem de ele se tornar um especialista no assunto e trazer mais insights e melhorias para a empresa.

As diferenças entre Educação Continuada e Permanente

Podemos resumir a diferença entre os dois conceitos da seguinte forma: a educação permanente é voltada para situações e processos do ambiente de trabalho, enquanto a continuada não há essa ligação com os temas corporativos.

Sendo assim, a continuada pode se dar em diversos contextos, e a permanente trata somente de temas profissionais.

Lifelong learning e o rompimento com a educação formal

O conceito de lifelong learning rompe com a ideia de carreiras pré-determinadas e cria uma nova concepção: um aprendizado novo, autodidata e livre

Por meio dele, aprende-se conteúdos diferentes, não limitados às grades curriculares estabelecidas pelo território nacional. Cursos livres, e-books, vídeo aulas e podcasts são apenas alguns exemplos de materiais utilizados nesse novo universo de conhecimento proposto pela educação contínua.

Desde pequenos somos acostumados, orientados e guiados por um caminho incentivador da carreira acadêmica. A partir de então, as opções oferecidas pela educação formal para quem quer continuar seus estudos são pós-graduação, mestrado, doutorado e PhD. 

Entretanto, a ideia de lifelong learning vem nos mostrar que existem outras possibilidades e etapas pelas quais um estudante pode passar para evoluir ao longo da sua carreira.

Como o RH pode auxiliar na Educação Continuada?

O RH tem um papel importante para influenciar e auxiliar os colaboradores a adquirir mais conhecimento, unindo seus interesses pessoais e profissionais com os objetivos da empresa.

Assim, é interessante que o time de Recursos Humanos veja o que é possível de ser feito para colaborar com a educação continuada, seja oferecendo treinamentos internos, disponibilizando bônus para compra de cursos e livros, entre outros.

Saiba como implementar a Educação Continuada na sua empresa

Para que a educação continuada seja uma realidade na sua empresa, aplique esse passo a passo no contexto da sua corporação e veja a mudança acontecer!

Passo a passo para implementar a educação continuada na empresa.
Passo a passo para implementar a educação continuada na empresa.

Conheça as melhores plataformas para Educação Continuada

Que o Linkedin learning é referência no mercado, não há dúvida alguma. No entanto, fazer uso da educação continuada é ser livre para buscar os melhores cursos e aprendizados de acordo com cada área de atuação, encontrando novas instituições e caminhos para o aprendizado.

Porém, é bom contar com instituições de qualidade e que agreguem valor ao currículo. Confira algumas das preferidas dentro do ramo!

Coursera

Famosa por suas parcerias com as universidades Harvard e Stanford, a melhor opção dentro da instituição é a especialização. Trata-se de um conjunto de cursos, que quando finalizados oferecem um certificado único e bastante valorizado no mercado.

Um ponto positivo é que o conhecimento ofertado pela empresa é bastante acessível e, em alguns casos, gratuito. Sendo assim, mesmo quem não possui uma grande quantia para investimento pode aprimorar seu currículo e se tornar competitivo no mercado.

Portal educação

Um dos mais tradicionais e conhecidos, o Portal Educação já recebeu diversas premiações ao longo do seu tempo de atuação.

Os cursos focam mais em áreas formais, como gestão, administração e engenharia. Portanto, são ótimas opções para quem deseja apresentar um diferencial visando o crescimento de carreira e a competitividade com a concorrência.

Udacity

Como foco na revolução tecnológica, a Udacity tem como professores profissionais que atuam em empresas como o Facebook e o Google. 

Os cursos ofertados possuem um enfoque na era digital, desde automação de processos até a introdução de softwares no mercado. Desse modo, é uma ótima opção para quem deseja investir no conceito 4.0 para a carreira.

Veduca

A plataforma Veduca é uma empresa com 8 anos de história com foco em ampliar o acesso à educação por meio de cursos on-line. Contam com parcerias grandes instituições, Harvard, USP e FIA, além de outras empresas e profissionais do mercado. 

Os cursos se dividem entre: gestão, carreira, inovação, inteligência emocional, diversidade e inclusão, vendas, sustentabilidade, finanças e ciências exatas. E são ofertados de forma gratuita ou paga, com valor acessível, para diversos tipos de público.

Trilha na prática

A fundação estudar é uma organização sem fins lucrativos que investe no desenvolvimento de jovens e na preparação de suas trajetórias. E em 2020 disponibilizou a Trilha na prática, focada no desenvolvimento de pessoas através de diversos conteúdos gratuitos liberados mês a mês. 

Nessa proposta, os participantes são protagonistas de sua própria jornada, embarcando em temáticas como autoconhecimento, liderança, inteligência emocional e comunicação interpessoal. 

Através desses aprimoramentos proporcionados pela educação continuada, todos podem se diferenciar dos profissionais estáticos, que se restringem à base de conhecimento antiquada nas universidades tradicionais.

Se você ficou interessado em saber mais sobre educação contínua e outros temas importantes do mercado atual, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida